5 PERFIS DO INSTAGRAM FEITOS POR MULHERES COM DICAS PARA EMPREENDER

Branding, SEO, mindset e tantas outras nomenclaturas podem parecer um bicho de sete cabeças para muitos, mas são ferramentas fundamentais para quem deseja impulsionar os próprios negócios. Seja para um público feminino, masculino ou para quaisquer seres humanos, perfis do Instagram feito por mulheres deixam dicas de como aprimorar a própria carreira na web e fora dela. Confira os indicados, que ainda trazem indicações de filmes, séries e muito mais.

Um estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a desigualdade salarial entre homens e mulheres continua. Mesmo com uma queda no desequilíbrio entre 2012 e 2018, as trabalhadoras ganham, em média, 20,5% menos que os homens no Brasil.

São vestígios históricos como esse, vindos de uma era patriarcal, que não podem deixar de ganhar atenção e combate social. Por motivos assim é que falar de empreendedorismo diretamente para mulheres é apresentar um lugar de fala tão necessário.

Obviamente, porém, quando dicas de empreendedorismo são dadas, elas podem servir para quaisquer públicos e para impulsionar a vida profissional online e offline.

Resultado de imagem para work gif illustration

Portanto, pensando nas mulheres (e também nos homens) que desejam o crescimento das suas marcas, o NÃO ÓBVIO separou cinco perfis do Instagram de mulheres profissionais que deixam dicas práticas de branding e outros tópicos no intuito de dar suporte para quem deseja impulsionamento na web e fora dela.

Indo para além das indicações mais óbvias (como o renomado Tudo Orna), os perfis indicados podem ir, inclusive, para além da linha empreendedora, servindo para qualquer um que deseja também melhorias em perfis pessoais ou linhas profissionais que seguem outros caminhos. Confira (sem ordem de preferências):

1. Branding Lab | @branding.lab

Criado pela gerente de marketing e blogueira Ellen Medeiros, o Branding Lab acumula mais de 37 mil seguidores no Instagram e tem como pilares dos conteúdos a criatividade, o propósito e o branding – que é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca.

Com e-book sobre autoconhecimento profissional lançado, a autora do perfil dá dicas práticas de como posicionar uma marca no mercado. Além das indicações – que são muitas vezes direcionadas para melhorias em perfis do Instagram, por exemplo –, o perfil ainda publica frases de famosos que podem ser inspiradoras e reflete sobre elas de forma mais aprofundada nas legendas.

Dicas de filmes, séries e outras artes que podem impulsionar o lado empreendedor e emitir diversas lições também não ficam de fora das postagens. Ao indicar uma série, por exemplo, o perfil destaca os melhores episódios na legenda e faz uma breve análise da importância da obra.

☌ Para além do feed, Ellen responde perguntas nos Stories, onde também aborda mais indicações de livros e documentários. E não para por aí, já que as lives também são parte dos conteúdos e muitas das vezes contam com convidados, como é o caso de Débora Alcântara, do Tudo Orna, a última entrevistada.

2. Mulheres CEO | @mulheres.ceo

A empreendedora Laryssa Alves, dona da marca de acessórios Rozez, criou o Mulheres CEO para “incentivar mulheres a começarem hoje com o que têm disponível agora”, de acordo com as próprias palavras da criadora de conteúdo.

O perfil, que acumula mais 30 mil seguidores, posta frases motivacionais, estudos de casos que podem inspirar e trazer lições para empreendedoras e dicas diversas mais voltadas para negócios online. SEO, e-commerce e mindset são alguns temas abordados e aprofundados no feed.

Dicas de cursos e eventos também costumam aparecer com legendas que trazem as principais informações sobre os indicados. Nas legendas, ainda são compartilhadas experiências próprias de Alves, que indica cursos ou eventos dos quais já participou.

A profissional também já lançou um e-book, O Guia Completo Para Começar Sua Loja Online.

☌ Nos Stories, Laryssa costuma apresentar perfis do Instagram dos seguidores, fazendo o que ela chama de Análise de Perfil. Além de destacar os pontos positivos do @ mostrado, a empreendedora deixa também dicas de possíveis melhorias.

3. Mulheres Artistas | @mlhrsartistas

A ilustradora Mariana Corteze, que já foi indicada na nossa lista de ilustradoras brasileiras para acompanhar, criou o perfil Mulheres Artistas para divulgar e dar visibilidade à produção artística de mulheres de todo o mundo.

Com enfoque em artistas brasileiras, colagens e ilustrações acabam sendo as principais artes divulgadas. Não ficam de fora, porém, diversos outros projetos artísticos, como os das artesãs, fotógrafas e até designers.

Nas legendas, é sempre possível encontrar o nome e o @ de cada artista (quando existir um perfil do Instagram daquela que foi referida). Assim, o perfil acaba apresentando diversas mulheres que vivem das próprias artes e que podem inspirar em diversos aspectos, como na organização das redes sociais e nas formas de lucrar com as obras feitas e apresentadas.

☌ Apesar de não levar tantas atividades extras para os Stories, por vezes o perfil indica outras artistas ou trabalhos a mais de profissionais já indicadas no feed. Para quem prefere saber de todo o conteúdo principal de um perfil apenas pelo feed dele, a indicação é, portanto, a pedida ideal.

4. Nara Prado | @naraprado.mkt

Nara Prado, consultora de redes sociais para negócios, utiliza o perfil intitulado de Marketing Digital para deixar dicas para aqueles que desejam impulsionar suas marcas via web. Hoje o perfil ultrapassa os 10 mil seguidores.

Com estratégias estudadas e comprovadas por profissionais, Nara compartilha dados e detalhes a serem colocados em prática por empreendedores ou futuras empresas. Para explicar as dicas, ela costuma postar artes que explicam por si só o que deve ser feito, mas as legendas trazem sempre acréscimos fundamentais.

Vídeos e postagens que são melhor destrinchadas e esclarecidas nas legendas (como é o caso da foto sobre a Netflix, acima) também ficam presentes. Estudos de caso, indicações de filmes, séries e aplicativos são algumas das partes extras que também não ficam de fora.

Na própria biografia do perfil, é possível clicar em um link que leva diretamente ao WhatsApp da consultora para quem desejar um suporte mais específico e direto.

☌ Nos Stories, Nara compartilha mais dicas, tanto de práticas a serem aderidas como de filmes, aplicativos e outros detalhes que podem servir de inspiração e suporte. Depoimentos de clientes da profissional também são compartilhados, exibindo a seriedade do trabalho e as mudanças causadas nas vidas de quem recebeu a consultoria.

5. Mais Conteúdo | @mais.conteudo

Recente, o perfil Mais Conteúdo foi criado em março deste ano de 2019. A jornalista e criadora de conteúdo Vitória Ohana, criadora do @, é licenciada em Produção de Conteúdo para Web pela Universidade Rock Content e graduanda em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte.

No perfil, Vitória tem o costume de trazer perguntas nas fotos, respondendo-as nas legendas ou já deixando alguns tópicos principais das respostas na própria imagem.

Listas de motivos para investir tempo em algo também são inclusas no perfil, juntamente com dicas de como fazer da melhor maneira possível. Frases motivacionais e estudos de casos, como o da cantora Taylor Swift, também não ficam de fora.

☌ Nos Stories, Vitória responde perguntas, deixa dicas extras e mostra os bastidores da própria profissão – com enfoque para o ângulo como criadora de conteúdo.

Autor: Vanessa Brunt • @vanessabrunt

Vanessa Brunt é autora premiada internacionalmente, com nove livros lançados no Brasil e em Portugal. Especialista em Influência Digital, Persuasão, Vendas e Copywriting, é também mentora do SEBRAE e de corporações como O Boticário, além de empresária e dona da Agência CiAtive, de Crescimento de Marcas (com Assessoria de Imprensa, MKT e mais). Jornalista e colunista no Correio da Bahia e do Portal iBahia, Brunt produz conteúdos também no seu blog Sem Quases, no site Não Óbvio e em suas redes. Descreve-se como uma apaixonada por metáforas e ansiosa por compartilhar com você tudo de mais bacana e menos óbvio que encontra por aí. • Saiba mais em: https://vanessabrunt.com ou em @vanessabrunt, no Instagram.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: