7 LISTAS PARA CONHECER LOCAIS ARTÍSTICOS NADA ÓBVIOS DE SALVADOR

Galerias de arte nada óbvias de Salvador, locais para fazer cursos artísticos (como fotografia, pintura e modelagem de argila), lojas colaborativas e grafiteiras baianas. O que todas essas pautas têm em comum além de apresentarem os lados mais artísticos da capital baiana? Todas elas estão em uma extensão do NÃO ÓBVIO e você pode conferir tudo com apenas um clique. Descubra essas e várias outras listagens curiosas.

Galerias de arte nada óbvias de Salvador, locais para fazer cursos artísticos (como fotografia, pintura e modelagem de argila), lojas colaborativas e grafiteiras baianas são apenas algumas das pautas das últimas listas feitas na extensão do NÃO ÓBVIO.

Para quem não está por dentro: este site não ganha produções somente por aqui. Parceiro do jornal Correio da Bahia e do portal iBahia, dois maiores veículos digitais e informativos do Norte e Nordeste do país, o projeto ganha uma extensão também pelas mãos da própria criadora e editora-chefe, Vanessa Brunt

A jornalista traz, em sua coluna do jornal Correio, uma extensão do NÃO ÓBVIO com listas especialmente produzidas para o veículo parceiro. A diferença é que nas matérias especiais, o foco fica apenas para mostrar artistas, pessoas inspiradoras, locais, projetos e eventos baianos. 

O site NÃO ÓBVIO traz também destaques para detalhes da Bahia (como locais nada clichês para conhecer pelo estado). É possível perceber, por exemplo, as duas abas singulares – sobre a Bahia – e grifadas de amarelo em meio às outras categorias (acima). 

Confira a primeira parte postada aqui no site com as primeiras listas da coluna.

Resultado de imagem para gif map illustration

As listagens exclusivas do @nao.obvio para o Correio trazem um top 5 a cada semana, com novas e frescas descobertas dos lados mais artísticos da Bahia para os leitores. 

O NÃO ÓBVIO, então, reuniu sete das últimas listas lançadas nessa extensão própria para apresentar aqui as curiosidades caçadas e listadas para além do próprio site. Confira abaixo as introduções de cada uma delas e os links de acesso.

Para ler todos os textos da coluna daqui para frente clique aqui.

1. Cinco locais para fazer cursos artísticos em Salvador

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Se de louco, médico e poeta todo mundo tem um pouco, essa parte da poesia não precisa ser descoberta somente através do papel. Aulas musicais ou cursos de desenhos são algumas das outras formas de colocar para fora o artista que existe em si e de encontrar uma porta para um melhor autoconhecimento. 

E na capital baiana não faltam opções de espaços com cursos artísticos diversos. Atualmente, inclusive, muitos se misturam com aulas voltadas para a tecnologia, dando suporte para um currículo mais recheado em qualquer áreas profissional – já que Edição de Vídeos e Marketing para Redes Sociais são apenas algumas das opções extras.

☌ PARA RESPIRAR MAIS AR-TE | VEJA A LISTA
Conheça, na lista, locais para fazer aulas artísticas que vão da Fotografia à Costura, do Design ao Canto e da Pintura à Argila em Salvador.

2. Cinco galerias de artes plásticas nada óbvias de Salvador

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Pinturas, ilustrações, esculturas, fotografias, colagens e outras artes visuais se misturam em galerias nada óbvias de Salvador. Elas são não óbvias não somente por fugirem das mais conhecidas pelo grande público, mas principalmente pela sede de inovação.  

Apresentando as obras poéticas e decorativas, diversos desses espaços, inclusive, têm apostado em manter o Instagram atualizado com inspirações de decorações prontas que contam com obras dos próprios acervos.

Com preços variados e artes para os mais variados gostos, os locais repletos de exposições têm misturado novos artistas do Brasil e da Bahia (ou, até, do mundo) com os mais renomados e antigos.

☌ PARA DECORAR COM SIGNIFICADO | VEJA A LISTA
Entre possibilidades de cursos, compras, mostras e até bate-papos, conheça cinco galerias de arte para visitar na capital baiana ou, ao menos, para acompanhar pelas redes sociais.

3. Cinco perfis do Instagram para curtir Salvador com outros olhos

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Agenda cultural, gastronomia, produtos criativos, locais curiosos e achados variados. Qualquer capital do país pode ter tópicos principais semelhantes quando o assunto é: dicas do que fazer ou comprar pela cidade. Mas Salvador tem um diferencial. Terra da mistura, a capital baiana é repleta de ângulos que podem gerar diversas indicações nada óbvias não somente para os turistas, mas também para quem já é nascido no meio do axé.

É indo para fora do que já é tradicional que o @nao.obvio,  por exemplo, traz, no próprio perfil do Instagram, dicas preciosas para quem quer curtir a Bahia com outro olhar. 

☌ PARA SORRIR DIFERENTE EM SALVA-DOR | VEJA A LISTA
Confira,  para além do perfil do NÃO ÓBVIO, outros cinco arrobas do Instagram com dicas valiosas para quem quer aproveitar e observar a capital baiana de novas formas.

4. Grafiteiras que estão movimentando o cenário em Salvador

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

No universo do grafite baiano ainda há poucos nomes de mulheres. Mas elas estão na área, até poucos anos dominada pelo universo masculino. “Não podemos grafitar sozinhas nas ruas, porque, apesar de haver respeito dos outros grafiteiros hoje,  fora da cena as pessoas não olham pra nossa arte e nos objetificam por estarmos ali fora. Não enxergam ainda como trabalho e lugar de mulher”, diz Andressa Monique, uma das entrevistadas pela coluna, que ainda falou com a grafiteira Sarah Barbosa.

As artistas participaram do vídeo do NÃO ÓBVIO no quadro Entrevista Não Óbvia, que pode ser conferido aqui. Após as afirmações das grafiteiras, que mostram os diversos pontos positivos das suas movimentações na profissão e que citam mudanças ainda necessárias e graduais para que o machismo seja quebrado na cena, a nossa coluna resolveu enaltecer mais delas.

☌ PARA TER POESIAS NAS PAREDES | VEJA A LISTA
Conheça mais de cinco grafiteiras que estão movimentando o cenário na capital baiana e fique atento(a): existem mais dicas pelos meios dos textos.

5. Cinco lojas criativas e colaborativas nada óbvias de Salvador

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Em meio à crise financeira do país, a criatividade do brasileiro não se deixa sufocar e encontra novas formas e brechas para seus respiros. Foi buscando soluções para alcançar maiores públicos que diversas marcas independentes saíram do online e foram também para as lojas físicas, unindo forças para criarem espaços que vão além de sites ou perfis do Instagram.

A alternativa ganhou o título de loja colaborativa e deixou, para os clientes, um gosto especial pela variedade dos produtos que podem ser encontrados em cada estabelecimento desses. Em geral, as lojas colaborativas comercializam itens de diferentes segmentos. Tudo com as várias marcas em um só espaço.

Na capital baiana, sustentabilidade e produtos feitos à mão são alguns dos temas principais que surgem nessas lojas. Projetos como a @elementua@coretostore@a_feiragaragem@somos.coletivocriativo @lojathibum(focada no público infantil), são alguns dos exemplos de colaborativas mais conhecidas em Salvador.

☌ PARA CONFERIR DE UM TANTO EM UM SÓ CANTO | VEJA A LISTA
Pensando no quanto as lojas colaborativas são meios diferenciados para quem quer conhecer marcas independentes e nada óbvias, confira a lista que conta com opções de espaços que fogem das indicações vistas por aí e que trazem propostas diferentes entre si.

6. Cinco editoras baianas com livros para todos os gostos

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

O que é que a Bahia não tem? Muito além dos livros didáticos, editoras baianas têm renovado e conquistado seus espaços pela capital e pelo país com uma variedade de obras que vão da ficção até os livros mais repletos de imagens artísticas. Poesias, títulos infantis e diversas outras possibilidades ficam disponíveis nos catálogos de editoras nada óbvias.

Com a possibilidade de ajudar leitores a descobrirem novos autores baianos e nacionais, os acervos dos projetos locais chegam até a sair do universo virtual e vão alcançam também, em muitos dos casos, seus espaços físicos, como livrarias próprias ou stands espalhados por Salvador.

☌ PARA CONHECER OUTRAS REALIDADES PELAS MÃOS BAIANAS | VEJA A LISTA
Conheça cinco editoras baianas em uma lista que vai das mais recentes até as que já têm seus espaços consagrados no universo literário. No compilado, veja ainda opções de livros em destaque das indicadas, que misturam diversos gêneros literários e apresentam sites intuitivos com todas as vendas das suas obras.

7. Cinco sites para ler e conhecer autores da nova literatura baiana

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Dos contos ao cordel e das poesias aos ensaios, a leitura baiana vai para muito além das reflexões sobre o próprio povo (que também podem enriquecer quaisquer outras regiões). Com questões e questionamentos cabíveis para quaisquer mentes e corações, existem diversos autores baianos com trabalhos inovadores abafados pelos novos mercados e que apresentam muitas obras apenas dentro da própria internet. Existirem ainda (ainda bem), os que têm conquistado prêmios e reconhecimentos pelo território nacional.

Mas, como encontrar listas acessíveis que trazem os nomes dessas novas vozes das artes escritas? Não somente nos catálogos das editoras baianas é que estão as promessas para os novos marcos da literatura local. Em sites que catalogam ou entrevistam autores da terra do dendê, é possível saber de todos os títulos já lançados por eles, ler trechos, obras completas e até acessar alguns dos seus e-books gratuitos, além de conhecer curiosidades sobre cada um.

☌ PARA LER NOVOS AUTORES COM NOVOS OUVIDOS | VEJA A LISTA
Conheça cinco projetos online que enaltecem a literatura baiana, indo de um site que mapeia escritoras negras até outro que lista escritores contemporâneos dos mais diversos gêneros e das mais variadas faixas etárias. Conheça as trajetórias e as obras de cada um, além de escritos já disponíveis nos portais.

Autor: Vanessa Brunt • @vanessabrunt

Vanessa Brunt é autora premiada internacionalmente, com nove livros lançados no Brasil e em Portugal. Especialista em Influência Digital, Persuasão, Vendas e Copywriting, é também mentora do SEBRAE e de corporações como O Boticário, além de empresária e dona da Agência CiAtive, de Crescimento de Marcas (com Assessoria de Imprensa, MKT e mais). Jornalista e colunista no Correio da Bahia e do Portal iBahia, Brunt produz conteúdos também no seu blog Sem Quases, no site Não Óbvio e em suas redes. Descreve-se como uma apaixonada por metáforas e ansiosa por compartilhar com você tudo de mais bacana e menos óbvio que encontra por aí. • Saiba mais em: https://vanessabrunt.com ou em @vanessabrunt, no Instagram.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: