6 LUGARES QUE FORAM CENÁRIOS DE VIDEOCLIPES PARA CONHECER NO BRASIL

Conheça um edifício histórico com terraço chamativo, uma ilha paradisíaca, uma livraria, um cinema consagrado e mais espaços que foram utilizados como locação para embalar canções de artistas nacionais. Todos os cantos são abertos ao público e esperam você.

O cenário musical brasileiro nos presenteia com uma variada gama de artistas, de diversos ritmos e histórias que enriquecem a cultura do país. Para somar com canções poderosas, os videoclipes ganham cada vez mais destaque e se utilizam de belezas naturais e locais históricos do próprio país para complementar a narrativa da música.  

Para quem tem interesse em conhecer de perto curiosidades das produções, confira a seleção do NÃO ÓBVIO com produções como as de Emicida, FranciscaLaBraza, Mallu Magalhães, Dingo Bells e o trio poderoso Aretuza Lovi, Pabllo Vittar e Gloria Groove. 

Várias regiões do país são aproveitadas para tornas ainda mais poéticas as histórias contadas pelos videoclipes. O NÃO ÓBVIO selecionou produções que apresentam espaços abertos ao público e valem sua visita. 

Confira (abaixo) e depois não deixe de visitar o nosso compilado com 6 lugares que foram cenários de séries e filmes para conhecer pelo mundo e 8 lugares que foram cenários de minisséries e filmes para conhecer no BrasilVeja, sem ordem de preferência (e, atenção: temos dicas extras no final):

1. Copan (SP) | Velha e Louca — Mallu Magalhães


O videoclipe da faixa poética Velha e Louca da cantora Mallu Magalhães foi gravado em 2012 do alto do Edifício Copan, localizado na região central da capital paulista. 

Sem muito destaque para a vista da cidade, a produção transformou o lugar para remeter à casa da cantora e apresenta a artista dançando, cantando e performando a canção com sua banda. O destaque principal fica, ainda assim, para o terraço da construção.

Mas para quem pensou que o edifício teria somente o mirante como ponto para visitas, se enganou. Lá existem diversas cafeterias, barzinhos e até uma galeria de arte, a Pivô.

Projetado por Oscar Niemeyer, atualmente o terraço do espaço está aberto para visitações gratuitas e guiadas. É possível curtir a vista panorâmica da cidade de segunda a sexta, em dois horários: às 10h30 e às 15h30 (exceto feriados) e é necessário chegar com 15 minutos de antecedência.

Veja uma lista com sete atrações para curtir no edifício. Aproveite e confira também mais cinco rooftops para curtir em São Paulo. | Veja, ainda, seis passeios para curtir os lados mais artísticos da capital paulista.

☌ A canção é o primeiro single de Pitanga, terceiro álbum de Mallu Magalhães lançado em 2011.

2. Ilha do Cedro (RJ) | Batida do Amor (FranciscaLaBraza) — BRAZA, francisco, el hombre


Faixa resultado da união entre as bandas Braza e Francisco, el hombre, Batida do Amor celebra a vida com uma produção gravada na Ilha do Cedro, em Paraty (RJ). 

O videoclipe conta com direção de Riccardo Melchiades e exalta as belezas naturais da região, embalados pelo ritmo que mistura português com espanhol. Lançado em dezembro de 2018, o trabalho é um convite para conhecer a pequena ilha do extremo sul do estado do Rio de Janeiro.

A Ilha fica na Costa Verde e está localizada a cerca de 45 minutos de barco de Paraty. Possuiu duas praias (Sul e Norte) e conta com uma infraestrutura para receber turistas, com banheiro, chuveiro de água doce e opções para comer e beber. 

Confira o making of da produção clicando aqui, e o resultado de Batida do Amor.

Saiba opiniões e mais sobre a Ilha do Cedro.

☌ O projeto entre as duas bandas ganhou o nome de FranciscaLaBraza e rendeu um EP com três gravações inéditas. Ouça o trabalho clicando aqui

3. Cine Roxy, Copacabana (RJ) | Joga Bunda – Aretuza Lovi, Pabllo Vittar, Gloria Groove


A colaboração Joga Bunda, feita entre as cantoras Aretuza Lovi, Pabllo Vittar e Gloria Groove teve sua produção filmada no cinema Roxy, localizado em Copacabana (RJ). 

Segundo clipe dirigido por Felipe Sassi da lista e com uma direção de arte elogiada, o material apresenta o universo do cinema com uma estética dos anos 80 e traz as três artistas representando personagens que trabalham no local e desejam ser divas do cinema. 

O espaço foi inaugurado em 1938 e é considerado um marco referencial na cultura cinematográfica da cidade. Após algumas reformas, o local passou a comportar três salas menores e a contar com poltronas numeradas.

Confira a programação e localização do espaço clicando aqui

☌ Confira os bastidores da produção, clicando aqui

4. Livraria Calil Antiquari (SP) | Passarinhos – Emicida ft. Vanessa Da Mata


Outra colaboração da lista, a faixa Passarinhos do rapper Emicida com participação da cantora Vanessa da Mata é uma celebração a leitura e contou com cenas de seu videoclipe filmadas na Livraria Calil Antiquária

Com uma história empolgante e inspiradora, a produção apresenta a narrativa de um engraxate encantado com uma livraria, que descobre o amor pela leitura. 

Gravado na cidade de São Paulo, as cenas em que os dois artistas interagem foram registradas na Livraria Calil Antiquária, que é aberta ao público no centro da capital. Um espaço com mais de 40 anos de história, que reúne quase 450 mil títulos na área de humanas, em sua maioria de assuntos relacionados ao Brasil.

O videoclipe foi dirigido por Rafael Kent e as cenas da faixada foram gravadas na Livraria-Sebo Liberdade

Saiba mais sobre o local e seu endereço no site oficial da livraria. 

Passarinhos faz parte do álbum Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa e está disponível nas plataformas digitais.

5. Vila Flores (RS) | Tudo Trocado – Dingo Bells


O complexo arquitetônico Vila Flores, localizado na cidade de Porto Alegre (RS), foi o palco para a gravação de Tudo Trocado, single da banda Dingo Bells.

O espaço é um associação cultural e colaborativa formada artistas, produtores e empreendedores que promove diversas ações sociais, culturais e educativas na cidade.

O divertido videoclipe da canção presente no álbum Todo Mundo Vai Mudar, foi gravado em plano-sequência e faz parte da série Videoclipers, dos cineastas Léo Longo e Diana Boccara (Couple Of Things). 

Conheça a agenda de eventos do local clicando aqui. Para mais informações e endereço: clique aqui.

☌ Um dos projetos da associação é a ONG Mulher em Construção, que oferece cursos de formação na área da construção civil e tem como objetivo promover a autonomia, cidadania e  empoderamento das mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica e de violência doméstica, e assim de inserir as mulheres no mercado de trabalho predominantemente masculino. 

6. Catedral Anglicana (SP) | Dona de Mim – IZA


Somando a sua letra poderosa, a canção da cantora IZA, Dona de Mim ganhou um videoclipe empoderado em uma narrativa emocionante. Gravado em São Paulo, a produção foi feita inteira em locações e nosso destaque fica para a cena onde a cantora aparece com um coral todo feminino dentro de uma igreja.

O local escolhido para a gravação foi a encantadora Catedral Anglicana, localizado no bairro da Alto da Boa Vista na capital paulistana.

É nessa locação que a cantora utiliza uma peça produzida exclusivamente para a gravação, um casaco com vários elementos da letra de canção.

Produção de 2018, a lista de cenários também conta com locações no prédio da Secretaria da Cultura, na Escola Conselheiro Antonio Prado e uma casa residencial no bairro da Barra Funda, na capital paulista. 

Com direção de Felipe Sassi, é possível conhecer os bastidores da produção através do making of divulgado no canal do YouTube da cantora.

Confira endereço, horários e informações para contato clicando aqui.

☌ Algumas semanas após o lançamento do videoclipe, a cantora Iza divulgou um mini documentário intitulado Mulheres que Inspiram, que apresenta histórias poderosas das mulheres que fizeram parte da sua produção. Assista, clicando aqui

EXTRAS

1. Feira de São Joaquim, Igreja do Senhor do Bonfim e mais pontos turísticos de Salvador (BA) | Baiana – Emicida ft. Caetano Veloso


O videoclipe da faixa Baiana é uma parceria entre o rapper paulista Emicida e o baiano Caetano Veloso e exalta os belos cenários de Salvador. 

Faixa do aclamado disco Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa (2015), a produção acompanha a letra da canção e retrata cenas apaixonadas do casal protagonizado pelas atrizes Ayana Amorim e Dandhy Braz, em diversos pontos turísticos da capital da Bahia. 

Entre as locações usadas para a gravação, nosso primeiro destaque fica para a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim e sua marca registrada, a famosa parede com fitas do Bonfim (lembrança  e amuleto típico de Salvador). 

E destaque também para a Feira de São Joaquim, maior zona de comercio popular livre da cidade. Criada na década de 1960, o local conta mais de vinte ruas e mil barraquinhas e está localizada na Cidade Baixa, no bairro do Comércio. O espaço oferece itens variados, desde alimentos típicos da culinária baiana, artesanatos, vestuários e artigos religiosos. 

☌ Lista com os demais cenários presentes no videoclipe: aeroporto Internacional de Guarulhos (São Paulo), Praia de Amaralina, Sede das Filhas de Gandhy, Pelourinho, Aeroporto Internacional de Salvador – Deputado Luís Eduardo Magalhães (Bahia), Trem da calçada, Mercado Modelo,  Farol da Barra e Hotel Adagio.    

2. Ladeira da Sé (PE) | Nas Asas De Um Passarinho – Alceu Valença


Como canta na música, Alceu Valença desceu a ladeira da Sé para a gravação do videoclipe de Nas Asas De Um Passarinho, música presente no álbum Amigo da Arte, lançado em 2014, que ganhou a produção visual apenas no ano de 2019.

O videoclipe acompanha o artista em um passeio pela rua São Bento, Centro Histórico de Olinda (PE). Gravado em plano sequência, a produção explora os belos e coloridos cenários da local e encerra com Alceu entrando dentro de sua casa, ponto turístico da cidade. 

A produção faz parte e abre a série Videoclipers, produzida e executada pelo casal de cineastas Diana Boccara e Leo Longo, conhecidos pelo nome Couple of Things.

☌ Confira os bastidores da produção, clicando aqui


Dica de leitor(a)! A sugestão da pauta foi da leitora Andressa Rivas

Autor: Jéssica Zoleti • @jessicazoleti

Produtora audiovisual, apaixonada por arte e viagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: