6 LUGARES QUE FORAM CENÁRIOS DE SÉRIES E FILMES PARA CONHECER

Diversos destinos nos Estados Unidos e na Europa são palco para histórias que fazem sucesso por todo o mundo. Para quem tem interesse em conhecer de perto onde séries e filmes foram gravados, conheça lugares abertos à visitação para incluir no seu roteiro.

Os cenários são peça-chave na criação da narrativa de uma história, e chamam atenção de espectadores que questionam se são lugares reais ou criados especialmente para as gravações. Para quem tem curiosidade de saber um pouco mais sobre os bastidores ou quer conhecer locais que vão te aproximar do universo da ficção, o NÃO ÓBVIO selecionou locais reais na Europa e Estados Unidos, abertos ao público e que todo fã vai querer incluir no roteiro de viagem.

São eles cafés, restaurantes, monumentos, casas, parques, ruas, praias e penitenciária, que foram eternizados em algumas produções nos últimos anos. 

Para quem gosta de acompanhar e ficar por dentro dos locais e curiosidades das locações, o Instagram @filmtourismus, oferece um belíssimo trabalho de reconhecimento dos locais. Gerenciado e alimentado pela alemã Andrea David, que desde 2004 viaja o mundo percorrendo cenários icônicas da televisão e do cinema.  

Por aqui, veja a nossa seleção com seis cenários de séries e filmes para conhecer na Europa e Estados Unidos, que vão proporcionar a incrível sensação de estar dentro da história. Confira:

1. Killing Eve

Abrindo nossa lista, a série Killing Eve conta com locações por toda a Europa. Inglaterra, França, Alemanha, Itália, entre outros países já foram cenário para as emoções que envolvem a história de perseguição entre uma investigadora da inteligência britânica obcecada em capturar uma assassina psicopata. 

Estrelada por Sandra Oh e Jodie Comer, a série britânica aposta em muitas cenas externas, em locais turísticos que podem ser facilmente reconhecidos pelo público. Como é o caso da Place Vendôme, em Paris na França. Porém o que poucos sabem é que o café, eternizado na cena de apresentação da personagem Villanelle, se chama Bar Caffe Garibaldi e está localizado em Colle di Val d’Elsa, na Itália. 

Para saber informações, como endereço e horário de funcionamento, clique aqui. E para quem deseja desvendar mais locação da série, confira (em inglês) a publicação da agência Condé Nast Traveler e conheça o perfil do Twitter @KillingEveSites, que se dedica a compartilhar informações sobre os cenários icônicos da narrativa.  

☌ As duas temporadas da série estão disponíveis online pela GloboPlay

2. Os 12 Macacos

O filme americano de ficção científica, Os 12 Macacos utilizou uma das mais impressionantes locações para construção de sua narrativa e teve cenas gravadas na antiga penitenciária de Eastern State, localizada na cidade da Filadélfia, no estado americano da Pensilvânia. 

Inaugurada em 1829 e conhecida como uma das prisões mais famosa do mundo, o local abrigou alguns dos criminosos mais famosos dos Estados Unidos, como Al Capone e Willie Sutton.

Terry Gilliam, o diretor do filme, adorou as histórias da antiga Eastern State Pen e aproveitou a oportunidade para gravar as cenas do manicômio, onde o personagem de Brad Pitt é institucionalizado.

O local é aberto para visitação mediante a compra de ingresso. Confira mais informações clicando aqui e compre seu ingresso, aqui

☌ O filme está disponível online pela Netflix

3. One Tree Hill

A icônica série que retrata os dramas da adolescência, One Tree Hill teve suas cenas externas filmada desde a primeira temporada na cidade de Wilmington, na Carolina do Norte (Estados Unidos). 

As locações foram gravadas em lugares comuns da cidade, incluindo as fachadas das casas dos personagens principais e a ponte, eternizada na abertura da série. O que muitos não sabem é a maioria desses lugares continua preservado e é possível conhecer cada um deles.

A cidade também conta com algumas lojas que vendem produtos exclusivos da série. Confira a lista (em inglês), com os 23 lugares que todo fã de One Tree Hill precisa conhecer em Wilmington.

Adquira os DVDs das nove temporadas da série.

4. 10 Coisas Que Eu Odeio em Você

A clássica comédia romântica 10 Coisas que Eu Odeio em Você, estrelada por Heath Ledger e Julia Stiles tem como cenário a cidade de Seattle, no estado americano de Washington. 

Em uma das cenas, a Fremont Troll, uma escultura pública, é ponto de encontro dos personagens Bianca (Larisa Oleynik) e Cameron (Joseph Gordon-Levitt). Outro ponto conhecido, é o parque Gas Works, eternizado nas cenas do jogo de paintball. Ambos os locais são abertos ao público e recebem a visita dos fãs do filme. 

Confira outras locações do longa, informações (em inglês) e endereços, clicando aqui

☌ O filme está disponível online pela Netflix, TeleCine Play e Net NOW.

6. The OC

Para os saudosos fãs da série que eternizou as paisagens do estado da Califórnia, The OC continua atraindo fãs para a praia de Redondo Beach. Foi lá que foram gravadas as inesquecíveis cenas do píer, dos personagens Ryan Atwood (Benjamin McKenzie) andando de bicicleta e Seth Cohen (Adam Brody) de skate. 

Lá também está localizado o café onde o quarteto, completado por Marissa Cooper (Mischa Barton) e Summer Roberts (Rachel Bilson), costumava se reunir. Chamado Redondo Coffee Shop, o espaço fica aberto diariamente e conta com opções bem americanas nos cardápio, como waffles e omeletes. Um quadro com a assinatura dos atores eterniza a participação na série.

Confira o mapa, com as localizações exatas para encontrar os pontos que foram utilizados como cenário para a história. 

Veja também fotos da casa real onde foram gravadas algumas das principais cenas da série.

☌ As quatro temporadas da série estão disponíveis online pela Netflix

5. O Lado Bom da Vida

Fechando nossa lista, O Lado Bom da Vida é mais um longa que tem sua narrativa apresentada em locações na cidade da Filadélfia, no estado da Pensilvânia (Estados Unidos).

Em uma das principais cenas, os personagens Pat (Bradley Cooper) e Tiffany (Jennifer Lawrence) se encontram no Llanerch Diner, um tradicional restaurante da cidade. Com mais de 50 anos de história, o estabelecimento permanece aberto durante o dia inteiro, todos os dias da semana. É possível conhecer o cardápio clicando aqui

Para quem se interessar, confira mais cenários e informações (em inglês) do filme, clicando aqui

☌ O filme está disponível online pela TeleCine Play, Net NOW e Amazon Prime.

Autor: Jéssica Zoleti • @jessicazoleti

Produtora audiovisual, apaixonada por arte e viagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: