6 LISTAS PARA CONHECER SEBOS, ROTEIROS DE VIAGENS E MAIS PELA BAHIA

Dicas do que fazer pela Bahia se misturam a listas que apresentam fotógrafas poéticas da capital, além de compilados de filmes e séries nada óbvios que agora também fazem parte das produções extras feitas na extensão do NÃO ÓBVIO. Confira cachoeiras, empresas para ajudar na sua viagem com ecoesportes e muito mais.

Sebos de livros e diversas raridades pelas ruas de Salvador, cachoeiras fora do óbvio para conhecer pela Bahia, roteiros para quem quer se aproximar da natureza e fotógrafas baianas com olhares poéticos são apenas algumas das pautas das últimas listas feitas na extensão do NÃO ÓBVIO.

Para quem não está por dentro: o site do NÃO ÓBVIO não ganha produções somente aqui pelo site (e no Instagram). Parceiro do jornal Correio da Bahia e do portal iBahia, dois maiores veículos digitais e informativos do Norte e Nordeste do país, o projeto ganha uma extensão também pelas mãos da própria criadora e editora-chefe, Vanessa Brunt

A jornalista traz, em sua coluna do jornal Correio, uma extensão com listas especialmente produzidas para o veículo parceiro e o NÃO ÓBVIO, por vezes, compartilha aqui algumas das produções especiais criadas.

☌ Confira a primeiraa segunda, a terceira e a quarta parte postadas aqui no site com listas da coluna.

As listagens exclusivas do @nao.obvio para o Correio trazem um top 5 a cada semana, que antes se restrigiam apenas a novas descobertas pela Bahia. Agora, porém, a coluna abarca outros temas, como filmes, séries e dicas que vão para além do solo baiano. 

O NÃO ÓBVIO, então, reuniu cinco das últimas listas lançadas nessa extensão própria para apresentar aqui as curiosidades caçadas e listadas para além do próprio site. Filmes e séries também estão inclusos em alguns dos compilados. Confira abaixo as introduções de cada uma delas e os links de acesso.

Para acompanhar e ler todos os textos da coluna daqui para frente clique aqui.

1. Cinco cachoeiras para mergulhar na Bahia | VEJA A LISTA

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

A natureza da Bahia abre alas para uma interatividade convidativa, como acontece nas cachoeiras próprias para banhos que o estado guarda nos seus interiores. Das menores e aconchegantes, como a Cachoeira de Dona Zilda,  em Imbassaí, até as mais famosas, como a de Pancada Grande, em Ituberá, são diversas as opções para quem quer mais contato com o ecoturismo de forma tranquila e saudável – com águas realmente limpas.

Mas, para quem está em busca de cantos menos movimentados ou simplesmente quer fugir das indicações mais vistas por aí, separei cinco cachoeiras que vão desde as que parecem cenários de contos de fadas até as mais próprias para levar a criançada.

O mais bacana é que os locais indicados (onde ficam as cachoeiras) são repletos de outras atrações turísticas. Leve seu lanche – porque a maior parte delas não tem comércio no entorno –, recolha o seu lixo e mergulhe nas paisagens de tirar o folêgo que diversos cantos baianos podem trazer.

☌ VEJA A LISTA!

2. Cinco sebos de livros para visitar pelas ruas de Salvador | VEJA A LISTA

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Quem nunca ficou caçando uma forma de encontrar aquele livro que está esgotado nas prateleiras das grandes livrarias? Como escritora, o meu primeiro conselho seria: tente comprar diretamente com o autor. Muitos estão ativos nas redes sociais atualmente e disponibilizam as obras com vendas via Direct do Instagram, por exemplo. É uma ação que dá suporte não somente para o lucro do artista, mas também para um contato de importância com os leitores.

Mas, apesar da internet trazer diversas possibilidades, é claro que existem obras de autores que não estão pelas redes sociais, que não estão mais entre nós ou que não permitem vendas com tal contato mais direto. E é aí que os sebos de livros trazem as melhores soluções, ainda podendo surpreender com diversas outras raridades ou best-sellers nas estantes.

Para além dos livros, os sebos soteropolitanos ainda acumulam vinis, filmes, revistas, outros impressos e até roupas em muitos dos casos – e eles ainda dão suportes para quem está buscando produções requeridas por escolas.

Que tal, então, aproveitar qualquer passeio pelas ruas da capital baiana para pagar pouco e adquirir mais conhecimento? Salvador traz desde os sebos espaçosos com cafeterias convidativas até os menores, mas repletos de promoções. É possível alugar livros, comprar, trocar e ter diversas outras ações nos espaços.

Um dos sebos mais aconchegantes e conhecidos da capital é o Porto dos Livros, um dos poucos ativos no Instagram. Ele já foi indicado aqui na coluna na lista de eventos culturais e mensais para nunca perder em Salvador. Mas agora é hora de ir além do óbvio e partir para outros espaços. Conheça outros sebos que podem surpreender sem machucar seu bolso.

☌ Veja também belas livrarias de rua para conhecer na capital baiana.

☌ VEJA A LISTA!

3. Cinco roteiros para curtir a natureza da Bahia com ecoesportes | VEJA A LISTA

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Diferentes locais baianos famosos pelo turismo, como Itacaré, Praia do Forte e Chapada Diamantina vão para além da simples contemplação de paisagens costumeiramente aproveitada pelos visitantes. Ecoesportes como rafiting, trekking, arvorismo, mergulhos, canoagem e até passeios com quadriciclos que param para banhos no rio estão inclusos em roteiros pela natureza feitos por empresas de confiança dos lugares.

Com possibilidade de abarcar desde crianças até adultos, as atividades surpreendem pelos relatos dos participantes, que afirmam ter vivido algo mais tranquilo e relaxante do que imaginavam (como foi o meu caso). Afinal, além de serem formas diferenciadas de conhecer a natureza dos locais, os benefícios para a saúde são diversos após cada um dos passeios.

Confira empresas que levam os turistas para aproveitar a natureza da Bahia de formas nada óbvias – e seguras – e conheça, ainda, detalhes sobre cada um dos ecoesportes indicados. O mais bacana é que dá para procurar essas possibilidades também em outros lugares que forem visitados pela Bahia ou pelo mundo. Vem explorar as águas, o verde e até as montanhas de uma forma leve.

☌ VEJA A LISTA!

4. Cinco fotógrafas de Salvador para fazer o seu ensaio ou evento | VEJA A LISTA

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Um ensaio fotográfico pode servir como meio de quebrar a timidez, ampliar o autoconhecimento ou enxergar ângulos repletos de metáforas que antes não via nos arredores. Já os cliques em um evento podem servir para imortalizar sensações que passariam despercebidas ou que podem gerar novos abraços ao serem lembradas. Independente do que for captado, é fato que estar confortável com a presença do fotógrafo é um dos principais pontos para que tudo saia bem.

Mulheres com as câmeras nas mãos vêm despertando cada vez mais um debate acerca dos preconceitos sobre a figura feminina, deixando as clientes com o tal do conforto aflorado de outras maneiras. Com o lugar de fala que elas têm, suas visões podem trazer acréscimos singulares no momento de clicar uma gestante, uma outra voz feminina, crianças ou até casais.

Indo dos ensaios mais poéticos e sensuais até os casamentos e as fotos de crianças e bebês, fotógrafas da capital baiana ganham os corações dos clientes por fugirem dos clichês e captarem o que foi pouco percebido nas situações. Conheça seis fotógrafas soteropolitanas confiáveis e que fazem poesias nas imagens. Veja os trabalhos para acompanhar pelo Instagram, para inspirar suas próprias fotos ou até para contratar para o seu evento ou ensaio.

☌ VEJA A LISTA!

6. Cinco séries leves para rir e chorar ao mesmo tempo | VEJA A LISTA

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Séries como Anne With an E, Disque Amiga Para Matar e The Boldy Type misturam leveza e debates reflexivos em suas cenas. Tramas assim têm ganhado novas temporadas após alcançarem sorrisos e choros em uma mesma cena.

Em meio às tantas problemáticas do mundo atual e às pressas que ele imprime, acompanhar personagens que ajudam a rir dos problemas pode ser um dos melhores remédios para sentir que tudo pode ter solução. Talvez seja justamente por isso que tramas como as citadas acima consigam cada vez mais audiência nos dias de hoje.

Sem nada de comédia do estilo pastelão e sem clichês do humor, fui atrás de outras tantas séries que não são tão indicadas por aí e que também deixam o coração quentinho. Com vozes para todas as idades e para diversas realidades, confira tramas que vão da fantasia à dramédia e dos anos 50 aos dias atuais sem perder temas que falam muito sobre o agora e ajudam tudo a parecer mais simples.

☌ VEJA A LISTA!

6. Cinco filmes nacionais com finais surpreendentes | VEJA A LISTA

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Indo das tramas repletas de mistério e suspense até as mais poéticas e feitas para deixar o coração quentinho, o cinema brasileiro consegue brincar com variados gêneros em filmes que trazem finais para deixar o queixo no chão.

Sem roteiros clichês ou rasos, confira longas nacionais de diferentes gêneros que trazem roteiros inteligentes, reviravoltas bem amarradas e temas relevantes que surgem como meio para diversas críticas sociais. São indicações ideais para quem quer um balde cheio de pipoca, não saindo do sofá até o último segundo. 

☌ VEJA A LISTA!

Autor: Vanessa Brunt • @vanessabrunt

Vanessa Brunt é autora premiada internacionalmente, com nove livros lançados no Brasil e em Portugal. Especialista em Influência Digital, Persuasão, Vendas e Copywriting, é também mentora do SEBRAE e de corporações como O Boticário, além de empresária e dona da Agência CiAtive, de Crescimento de Marcas (com Assessoria de Imprensa, MKT e mais). Jornalista e colunista no Correio da Bahia e do Portal iBahia, Brunt produz conteúdos também no seu blog Sem Quases, no site Não Óbvio e em suas redes. Descreve-se como uma apaixonada por metáforas e ansiosa por compartilhar com você tudo de mais bacana e menos óbvio que encontra por aí. • Saiba mais em: https://vanessabrunt.com ou em @vanessabrunt, no Instagram.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: