4 LUGARES QUE MISTURAM LITERATURA E VINHO PELO BRASIL E PELO MUNDO

Obras da literatura clássica nacional se misturam a livros contemporâneos de diversos gêneros em locais que indicam o melhor tipo de leitura para cada vinho, Conheça espaços para ler, escrever e mergulhar nas culinárias pelo Brasil e pelo mundo.

A verdade está no vinho“, afirmavam os antigos romanos. Com isso eles queriam dizer que a embriaguez soltava a língua e fazia a verdade. O provérbio no próprio latim é dito como in vino veritas e acaba sendo utilizado em cenas de tramas diversas para arrancar confissões.

Para além das produções cinematográficas, porém, o vinho está também na vida real, seja para um momento mais sociável ou reflexivo. Utilizada com moderação, a bebida pode vir acompanhada de um bom livro e, para muitos cantos do mundo, a experiência que mistura as duas coisas pode ficar intensa na medida certa: tanto para a leitura como para a degustação do vinho em si.

“Boa é a vida, mas melhor é o vinho.” (Fernando Pessoa)

Conheça locais repletos de eventos artísticos e que indicam a melhor leitura para o melhor tipo de vinho. Veja ainda espaços que contam com grandes estantes literárias para que o cliente escolha livremente a sua obra favorita, ou veja, ainda, ambientes que trazem cantos para escrever e ler.

Indo dos romances e das produções mais filosóficas até os clássicos nacionais e outros best-sellers, conheça opções fora óbvio para descobrir mais da literatura e dos gostos vermelhos:

1. Gabo Livros & Vinhos | Curitiba

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

O Gabo Livros & Vinho fica em um casarão de 1970 que foi transformado em um espaço repleto de estantes com livros, de artes pelas paredes e dos mais diversos tipos de vinhos.

O projeto assinado por Alessandra Gandolfi deu ao ambiente um toque especial para quem deseja degustar da bebida enquanto faz a leitura de obras de sucesso. Entre os livros estão, principalmente, títulos de literatura clássica nacional, latino-americana e quadrinhos.

O cliente pode optar pela leitura livremente, passeando pelas várias opções e trocando ideias com outros leitores no ambiente.

“É divido em dois andares: no térreo, um salão integrado (bancada, exposição de vinhos, caixa, copa, depósito e jardim externo) e um banheiro; no piso superior, um salão para cursos e degustação de vinhos, outro salão para leitura e um banheiro. Para a criação do projeto, as referências partiram de espaços para beber vinho, livrarias, literatura, arte de grafites e jardinagem.”

Site da arquiteta de interiores, Alessandra Gandolfi

Confira clicando aqui a playlist da Gabo Livros & Vinhos no Spotify.

Instagram (clique aqui) | Site (clique aqui)
Endereço: Rua Silveira Peixoto 601, Água Verde, Curitiba – PR
Horário de funcionamento: Terça à sábado das 15h às 22h
Telefone para contato: (41) 9202-0601

2. Vinhoteca | São Paulo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

A Vinhoteca, além de ter um site para compra de vinhos – com mais de mil opções –, tem também uma loja física que fica localizada na grande São Paulo. O espaço realiza e recebe eventos culturais com a proposta de discutir temas relevantes para a atualidade em rodas de conversas.

Além da venda de vinhos, também é possível adquirir os livros no local e levá-los para casa. O diferencial da Vinhoteca é que o cliente recebe dicas de “harmonização” entre o melhor vinho e o livro que seria ideal para acompanhá-lo.

Os livros encontrados no espaço vão desde obras sobre vinhos até romances, produções de autoajuda e diversos outros gêneros.

“Em nosso site há mais de 1.200 rótulos catalogados. A quantidade de disponíveis é variável, entre 500 e 800.”

Informa Marco Pace, propietário da Vinhoteca

Instagram (clique aqui) | Site (clique aqui)
Endereço: Av do Anastácio, 431, City América
Horário de funcionamento: De Segunda à sexta das 09h às 18h |
Aos Sábados das 09h às 13h
Telefone para contato: (11) 4116-4851 | (11) 99609-8214 (WhatsApp)

3. La Belle Hortense | Paris

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Apesar de estar localizado em um bairro agitado de Paris, o La Belle Hortense é um lugar calmo, tranquilo e simples. O balcão de entrada é para quem deseja observar a vida parisiense e pedir coisas simples, como uma taça de vinho e um sanduíche artesanal. Já na salinha do fundo, como assim é conhecida, os corredores são estampados com livros e ao final, é possível encontrar alguns banquinhos para ler e escrever.

Com arquitetura e decoração preservadas desde a construção, o local também é frequentado por artistas, devido os eventos de arte que o ambiente proporciona.

O espaço ainda costuma receber encontros que reúnem apresentação de obras literárias, com a presença do autor do livro e degustações de vinhos, també com a presença do produtor do vinho.

Instagram (clique aqui) | Site (clique aqui)
Endereço: 31, Rue Vieille du Temple, 75004 Paris
Metrô mais próximo: St. Paul ou Marie Bridge
Horário de funcionamento: Aberto diariamente das 17h às 02h
Telefone para contato: 33 1 48 04 71 60

4. Matteo Corregia | Itália

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Pensando na proposta de unir vinho e literatura, a agência de design Reverse Innovation propôs à venícola Matteo Correaggia a criação da Librottiglia, que é a junção de livro e garrafa em italiano, tendo livros compactos que uncionam como rótulos para as garrafas de 375 ml.

O projeto se apresenta em uma trilogia que funciona em sintonia com o tipo de vinho, mas, obviamente, todas as obras estão em italiano. “La Rana nella Pancia” (A Rã na Barriga), assinada pela cantora e compositora italiana Patrizia Laquidara, é uma fabula enigmática e combina com o vinho seco brachetto Anthos, por exemplo.

O romance “Ti amo. Dimenticami” (Te amo. Esqueça-me) é uma proposta da escritora brasileira Regina Nadaes Marques, que combina com o vinho tinto nebiolo. E, claro, uma ação policial com um tom satírico do autor Danilo Zanelli acompanha o vinho branco Roero.

Site (clique aqui)
Endereço: Via Santo Stefano Roero, 124 1203 Canale d’Alba (CN)
Telefone para contato: 39 0173 978009
E-mail: cantina@matteocorreggia.com

Autor: Karol Amaral • @versoscafeinados

Karoline do Amaral é baiana de 1999, nascida em Feira de Santana. Acadêmica de Licenciatura em Letras Vernáculas na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Aspirante à poesia, autora do livro Versos Cafeinados, estudante e professora. Com os versos mais sinceros que vêm do coração, encontrou na escrita alento para os pesos e as levezas da vida.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: