5 ROOFTOPS PARA CURTIR A CAPITAL PAULISTA NAS ALTURAS

Terraços que estão sempre ao som de boa música, com drinks e diferentes gastronomias se misturam em opções para quem quer calmaria ou badalação. Seja para curtir o pôr do sol em São Paulo ou para mergulhar em ambientes artísticos, confira as dicas fora dos clichês e veja tudo de cima.

A cidade mais cosmopolita do Brasil tem seguido a tendência mundial de apostar na ocupação dos terraços dos seus inúmeros prédios, explorando o visual surpreendente do panorama urbano e devolvendo à população o prazer e o fascínio de admirar a metrópole de cima.

Assim, diversos novos espaços chamados de rooftops – termo internacionalmente usado para bares e afins no topo de prédios – foram surgindo pela cidade e reunindo experiências únicas que mesclam entretenimento, gastronomia, música, arte e cultura.

Os rooftops ganharam o coração do público e as festas nos terraços são objetos de desejo e garantia de sucesso na noite das grandes cidades, como ocorre na maior capital do país.

Com a chegada das estações do sol e do calor, os terraços são uma ótima pedida para curtir a noite paulista ao ar livre. Mas seja para apreciar o sol se pondo, o dia nascendo ou para curtir as festanças, os charmosos rooftops oferecem opções para quem quer calmaria ou badalção.

O NÃO ÓBVIO foi, portanto, para além das dicas famosas, como o Skye no Hotel Unique e o bar do Terraço Itália no centro, e trouxe espaços que estão inovando São Paulo.

Veja os terraços que ficam sempre ao som de boa música, drinks e diferentes gastronomias. Espaços culturais, baladas, prédios históricos e bares despojados são algumas das opções para uma experiência diferenciada na maior metrópole do país.

Confira, sem ordem de preferências:

VEJA TAMBÉM: 5 terraços abertos ao público para curtir vistas incríveis em Salvador

1. Conheça o Tokyo東京, um toque oriental na noite paulista | @tokyo.sp

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

São Paulo abriga a maior comunidade japonesa do país e exibe referências orientais em costumes, tradições e gastronomia já incorporados ao dia a dia da cidade. Agora, a metrópole ganha referências da capital japonesa na noite, enriquecendo ainda mais a diversidade cultural e ampliando o ar cosmopolita da cidade.

Mais que a bela vista panorâmica de São Paulo, o complexo cultural Tokyo proporciona uma experiência inspirada na verticalização cultural urbana da descolada capital do Japão. O lugar oferece bar, karaokê, restaurante e festas no centro.

O espaço possui, ainda, cenários que remetem a filmes como Encontros e Desencontros, além de opções nada óbvias de entretenimento espalhadas pelos nove andares do prédio.

Logo nos primeiros andares do prédio fica clara a vocação cultural do Tokyo com salas para atividades ligadas a arte, como fotografia, design e cinema, entre outras. O espaço de entrenimento cultural e artístico fica localizado no Centro da cidade, no histórico Edifício ABC (de 1949), que passou por um processo de revitalização e ganhou ares futuristas em suas instalações.

O espaço abriga no rooftop uma pista de dança – onde um interessante jogo de luzes assume o protagonismo e transporta ao filme Blade Runner –, além de revelar a majestosa arquitetura de edifícios como o icônico Copan e o Edifício Itália.

Entre as atrações do local, estão as salas de karaokê coletivas e privativas, exposições de arte, bar e restaurante com gastronomia que mescla clássicos da Ásia e Ocidente. Há, ainda, uma seleção musical eclética que agita a capital paulista ao estilo nipônico.

Endereço: Rua Major Sertório, 110 – Centro – SP
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 18h às 6h; domingo, das 16h à 0h. Festas às 23h. 
Mais informações sobre programação e agenda consulte o site.

2. Jazz e expressão artística na Oscar Freire | @rooftopaugusta

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

O Rooftop Augusta, antes instalado no terceiro andar da Galeria Ouro Fino, um dos pontos tradicionais da Rua Augusta, agora ganhou novo endereço nos Jardins, na charmosa Oscar Freire.

A ideia do Rooftop Augusta é ser um ponto de encontro de amigos que, indo ao local, podem sentir como se estivessem na sala de sua casa acolhidos por obras de arte, decoração modernista, sofás e poltronas aconhegantes e até uma mesa de sinuca.

As peças artísticas e do mobiliário podem ser adquiridas pelos frequentadores do local, o que faz com que o lugar esteja sempre de cara nova.

O espaço funciona como um pólo de convergergência de expressão artística e abriga além do entretenimento, oficinas, palestras, encontros criativos, exposições, aulas de ioga, além de um coworking, que recebe profissionais das áreas de jornalismo, criação, fotografia e cinema.

No Rooftop Augusta os happy hours são animados por apresentações ao vivo de jazz e soul, entre outros ritmos, acompanhados de drinks e saborosos petiscos. Os visitantes podem curtir a paisagem enfeitada por luzes incandescentes, imersos na energia do lugar que respira arte, cultura e música em uma atmosfera agradável.

Endereço: Rua Oscar Freire, 565 – Cerqueira César – SP
Horário de funcionamento: segunda e terça-feira, das 9h às 20h; quarta a sexta-feira, das 9h à 0h; sábado, das 16h à 1h; e aos domingos a casa não abre.
☌ A casa não tem programação fixa: vale a pena consultar o site ou Instagram para saber sobre shows e reservas.

3. Pôr do sol no Butantã | @laemcimabar

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Bar de nome sugestivo, o Lá em Cima Bar fica na Zona Norte da Capital Paulista, no bairro do Butantã, em um Rooftop dentro do Vila Butantã: um centro de cultura e lazer que abriga gastronomia, lojas e serviços em contêineres marítimos reciclados. A Vila convida o público à diversão em uma área que preza a sustentabilidade e humanização.

O Lá em cima bar esbanja descontração em um ambiente nada óbvio que chama a atenção dos visitantes pelo charme inesperado da decoração do lugar projetada pelo cenógrafo Max Pochon. Ele foge do convencional e cria espaços inusitados combinando mesas de hélice e asa de avião, puffs de tonel e banco de estação ferroviária com uma caminhonete Ford Rural F75, que está entre as atrações do local.

Além do skyline privilegiado e um belo pôr do sol que valem a visita ao Lá em Cima Bar, o espaço ao ar livre é especializado em drinks e oferece um cardápio recheado de delícias criadas próprio chef Matheus Freiha, proprietário do local que dá preferência a opções saudáveis como a pizza de fermentação natural, entre outros sabores da casa.

O lugar é petfriendly (clique aqui) e os cachorros são sempre bem-vindos. O espaço também é de fácil acesso, já que fica próximo ao metrô Butantã.

Endereço: Rua Rua Agostinho Cantu, 47 – Butantã – SP
Horário de funcionamento: quarta a sexta, das 17h às 23h; sábado, das 12h às 23 horas; e domingo, das 14h às 22h.
Para mais informações consulte Facebook e Instagram.

4. Rooftop no Museu | @vistaibirapuera

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

O Bar Obelisco é mais uma das opções de Rooftop para tirar o pé do chão e perder o folêgo ao olhar São Paulo do alto: seja durante à noite, quando as luzes iluminam a cidade e dominam a paisagem urbana, ou no final da tarde com uma vista privilegiada para o pôr-do-sol.

O bar fica na cobertura do MAC (Museu de Arte Contemporânea da USP), anexado ao complexo gastronômico Vista Ibirapuera, restaurante premiado como melhor brasileiro pela Veja Comer & Beber 2018.

O edifício histórico projetado por Oscar Niemeyer empresta mais beleza e significância à experiência. No combo, está também a vista para o Parque Ibirapuera, onde o verde se mistura com os prédios e o colorido do céu.

O Bar Obelisco convida o público a degustar de um menu inspirado nos sabores brasileiros com petiscos assinados pelo chef Marcelo Corrêa Bastos. Com coquetéis peculiares feitos pelo mixologista Laércio Zulu, o espaço busca ingredientes mais antigos e já esquecidos da nossa culinária, garantindo um tempero nada óbvio aos drinks e a gastronomia do lugar.

A programação musical do local é eclética e presenteia os frequentadores com shows ao vivo de música brasileira, jazz, soul e pop, além de DJs com um amplo repertório de disco e house.

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 1301- Parque do Ibirapuera – SP
Horário de funcionamento: terça a quarta, das 18h às 01h; quinta, sexta e sábado, das 18h às 2h (limite para entrada no bar é até 1h); e domingo o bar abre das 16h até as 22h. Uma ótima opção para curtir o pôr do sol, no final de tarde do domingo.
Para mais informações e reservas consulte o site.

5. Terraço no Bixiga | @jamile_restaurante

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

O restaurante Jamile tem localização privilegiada em um dos bairros icônicos de São Paulo, o Bixiga, onde boemia, religiosidade, cultura e arte se misturam às cantinas e ao sotaque italiano do lugar.

O bairro colorido pela diversidade cultural por si só já vale a visita, mas a experiência ganha ainda mais sabor quando se combina a uma gastronomia de sabores inesperados. E é o que acontece no espaço, que une a modernidade da cozinha aberta ao público ao aconchego do Bar no Rooftop do terceiro andar do prédio.

Com vista para a pitoresca região central da cidade, o local ganhou cara nova e rusticidade com elementos como tijolos à vista, madeira, pedra e objetos garimpados pelos proprietários que imprimem personalidade à decoração do Jamile.

A cozinha, comandada pelo chef Henrique Fogaça, garante sabores surpreendentes e sofisticados fazendo jus à elogiada gastronomia paulistana, além disso, o restaurante é a escolha ideal para os amantes da coquetelaria que inova nas misturas clássicas conferindo um paladar original aos drinks.

Endereço: Rua 13 de maio 647 – Bixiga – SP
Horário de funcionamento: almoço de segunda a sexta-feira, das 12h às 15h; sábados, das 12h às 16h, e domingos das 12h às 17h.
Jantar: segundas, das 20h às 23h45h; terças às quintas, das 20h às 0h; sextas e sábados, das 20h à 1h.
Para mais informações e reservas consulte o site do restaurante.

EXTRA: Blue Note SP | @bluenotesp

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

O Blue Note, clube que é referência em Jazz, fica localizado em dos pontos mais interessantes de São Paulo, na esquina da Avenida Paulista com a Rua Augusta, no segundo andar do Conjunto Nacional, prédio que é parâmetro em cultura e entretenimento na cidade.

O espaço não é exatamente um Rooftop, mas possui uma varanda com vista privilegiada da Avenida Paulista.

Aos domingos, quando a Paulista é fechada, a banda residente da casa se apresenta na varanda, permitindo que o público que passeia por ali possa apreciar o som.

Para mais informações consulte o Facebook e Instagram do Blue Note SP.

Outra dica é curtir o RoofTop Balsa 26, que fica ao lado do Vale do Anhangabaú. Além de uma bela vista do centro, o espaço badalado (que conta com DJs) conquista também pelo ar despojado e aconchegante.

O espaço já foi cenário de filme e aparece na lista recente do NÃO ÓBVIO de 8 lugares que foram cenários de filmes e minisséries para conhecer no Brasil.

Autor: Iza Fernandes • @wilzanandes

Iza Fernandes é pedagoga, mineira de fato e paulista de coração, curiosa, ama pão de queijo, viajar e conhecer lugares novos. Apaixonada pelo mundo da escrita e pelo conhecimento.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: