8 LUGARES QUE FORAM CENÁRIOS DE MINISSÉRIES E FILMES PARA CONHECER NO BRASIL

Vinícola, trens, espaço de eventos, bares badalados, terraços, praças com vistas incríveis, laboratório e construções históricas. Estas são somente algumas das opções que serviram para cenários de filmes e minisséries nacionais e que você pode conhecer pelo país.

Não é preciso ir muito longe para conhecer destinos eternizados nas produções nacionais. Várias regiões do país são aproveitadas e servem de palco para contar histórias representadas na televisão e no cinema. 

Para quem tem curiosidade de conhecer locais que conseguem levar para dentro de narrativas diversas, o NÃO ÓBVIO selecionou lugares espalhados pelo Brasil que são abertos ao público e vão garatir espaço no roteiro da sua próxima viagem.

Saindo das novelas e entrando no mundo do cinema e das minisséries, muitas cidades brasileiras também já serviram de locação para criar cenários eternizados.

O NÃO ÓBVIO foi atrás de cantos que oferecem detalhes interessantes para turistas e nativos e selecionou oito lugares que já fizeram parte de cenas de filmes e séries. De quebra, ainda receba indicações de tramas para assistir.

Confira (abaixo) e não deixe de visitar o nosso compilado com 6 lugares que foram cenários de séries e filmes para conhecer pelo mundo. Veja, sem ordem de preferências:

1. De Onde Eu Te Vejo | Balsa 26 (São Paulo)

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Você já imaginou quantas histórias cabem nessa cidade?

Abrindo nossa lista, a comédia romântica De Onde Eu Te Vejo (já indicado pelo NÃO ÓBVIO na lista de 5 filmes leves da Netflix para aumentar a autoestima), explora a arquitetura da cidade de São Paulo enquanto conta a história do casal Ana Lúcia (Denise Fraga) e Fábio (Domingos Montagner).

Criando um paralelo entre a relação de casal e a história da capital, foram utilizadas 53 locações para a gravação do longa. Destaque para o espaço palco da aula de Kundalini (um tipo milenar de yoga), frequentada pela protagonista e sua amiga Olga (Marisa Orth). Confira a cena na integra clicando aqui.

O local utilizado para gravação foi o bar e casa de encontros Balsa 26. Um espaço de festas, eventos, cursos, coletivas, palestras e locações. 

A atração principal do espaço é a vista do terraço refrescante ao ar livre, logo ao lado do Vale do Anhangabaú. É possível se esparramar nos sofás enquanto curte o som do local.

☌ O bar-que-não-é-bar, como é conhecido, abre toda quinta-feira e não é preciso colocar nome na lista. A entrada custa R$ 5. Para quem ficou curioso e quer conhecer o ambiente, confira horários, valores e próximos eventos do local clicando aqui.

☌ O filme está disponível online pela Netflix, YouTube Filmes e Google Play.

2. O Pagador de Promessas | Igreja Santíssimo Sacramento da Rua do Passo (Salvador)

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Depois de seu asno de estimação ter sido atingido por um raio, Zé do Burro faz a promessa de carregar nas costas uma imensa cruz de madeira até a igreja de Santa Bárbara. Porém, sua jornada para cumprir o que foi dito em um ato de fé acaba se tornando um pesadelo. Assim é a base da trama O Pagador de Promessas (1962), que se tornou o único filme brasileiro a vencer a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

A obra, baseada no livro de Dias Gomes, chegou a ser adaptada de outras formas e virou uma minissérie da Globo anos mais tarde. O local onde a trama foi gravada é a Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, considerada um dos importantes símbolos da arquitetura religiosa baiana.

Localizada em Salvador, ela passou passou por reforma que durou 3 anos. Após ficar mais de 20 anos fechada por conta do mau estado de conservação, em 2018 a Igreja foi reaberta e agora pode novamente ser visitada. Mesmo quando fechada, inclusive, fãs da trama ou religiosos diversos não deixavam de parar na frente do local.

A beleza da arquitetura com estrutura de pedra e tijolos, interior neoclássico e fachada clássica das linhas baianas atrai a curiosidade dos turistas e nativos, ganhando agora um ar renovador.

☌ Para mais informações, o telefone da igreja é (71) 3241-6297. O horário de funcionamento fica das 9h às 17h, fechando às 18h terças, quintas e sábados.

☌ O filme pode assistido no NOW.

3. O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias | Edifício Martinelli  (São Paulo)

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Dirigido por Cao Hamburguer, O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias aborda da história de Mauro (Michel Joelsas), um menino de 12 anos que tem sua vida alterada depois que os pais são obrigados a fugir da perseguição da Ditadura Militar.

Ao chegar em São Paulo, Mauro observa a paisagem da capital paulista através da janela do carro. Pelo reflexo, é possível identificar (com destaque) o Edifício Martinelli, primeiro arranha-céu da América do Sul.

Atualmente o local é aberto para visitação gratuita, e seu mirante garante uma das mais belas vistas da cidade, sendo mais um rooftop/terraço indicado nesta lista.

☌ É possível acessar diariamente o espaço após inscrição realizada 30 minutos antes de cada visita. Confira os horários e endereço clicando aqui.

☌ O filme está disponível online pelo YouTube Filmes, Now, Itunes e Google Play.

4. Quincas Berro D’Água | Praça Castro Alves (Salvador)

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Quando um funcionário público conhecido como “o rei dos vagabundos” morre de tanto fazer farra, sua família tenta organizar um enterro respeitável, mas seus amigos planejam levá-lo em uma última aventura. Assim é o enredo do filme Quincas Berro D’água, baseado na obra de Jorge Amado.

O centro histórico de Salvador, a Ladeira da Montanha e a Praça Castro Alves são alguns dos locais onde Quincas (Paulo José) viveu suas histórias de festanças e bebedeiras pela capital baiana.

A Praça é um logradouro situado localizada na parte central do antigo centro urbano, na Cidade Alta. Lá, além de bancos para sentar e do monumento dedicado a Castro Alves (poeta baiano que deu nome à praça), é possível também curtir o Teatro Gregório de Mattos e o espaço de cinema Glauber Rocha, que já foi indicado no NÃO ÓBVIO na lista de lugares para curtir o pôr do sol na capital baiana.

O Glauber, assim como outros espaços da Praça, exibem do alto a vista para o mar da Baía de Todos os Santos, que é repleto de barcos coloridos e do encontro entre sol, água e carros da cidade que circulam logo em frente.

☌ O filme pode ser assistido no YouTube Play ou Globo Play.

5. Amores Roubados | Santa Maria/Rio Sol (Pernambuco)

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Minissérie brasileira produzida e exibida pela Rede Globo em 2014, Amores Roubados teve cerca de 70% de suas gravações feitas nas locações em Petrolina e Lagoa Grande (Pernambuco) e em Juazeiro e Paulo Afonso, na Bahia.

Livremente inspirada no livro A Emparedada da Rua Nova, contou a história de Leandro (Cauã Reymond), um sofisticado sommelier que se envolve com três mulheres: Celeste (Dira Paes), Isabel (Patrícia Pillar), e Antonia (Isis Valverde).

A obra vai apresentar as consequências da falta de prioridades e a noção de que não merece o fundamental quem não sabe abrir mão do trivial.

Para as gravações como cenário da fictícia Vieira Braga, comandada por Jaime Favais (Murilo Benício), foram utilizados os espaços da vinícola Santa Maria/Rio Sol, localizada em Lagoa Grande.

Com estações ferroviárias, construções históricas e muito verde, o local é ideal para quem quer fugir dos agitos da cidade e relaxar descobrindo mais da cultura do país.

☌ É possivel visitar a fazenda da Rio Sol e degustar vinhos e espumantes. Saiba mais infomações sobre o passeio, valores e horários, e solicite sua vistita, clicando aqui.

☌ A série está disponível online pela GloboPlay

6. As Melhores Coisas do Mundo | Praça Pôr do Sol (São Paulo)

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Longa de 2010 da diretora Laís Bodanzky, As Melhores Coisas do Mundo conta a história de Mano (Francisco Miguez), um adolescente que precisa enfrentar o divórcio dos pais enquanto lida com os momentos de drama e diversão típicos da adolescência. 

Com cenas gravadas em locações na cidade de São Paulo, é possível identificar ruas do conhecido bairro da Vila Madalena e também a praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiros, popularmente conhecida como praça do Pôr do Sol, no Alto de Pinheiros.

Lá, as pessoas costumam fazer piqueniques, sentar ou deitar na grama e nos bancos, apreciar o verde ou focar no pôr do sol. O local, que passou por requalificação em maio, também recebe eventos. O espaço conta, ainda, com brinquedos para as crianças e áreas para cachorros/pets.

Em uma cena do longa referido, Mano toca violão com seu irmão Pedro (Fiuk) em na vista privilegiada da capital.

A Praça fica a cerca de 2km do metrô Vila Madalena (Linha Verde) ou da estação Faria Lima (Linha Amarela).

☌ Para mais informações de como chegar no local, que tem acesso gratuito, clique aqui.

☌ O filme está disponível online pela GloboPlay.

7. Estômago | Mercado Municipal (Curitiba)

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Outro filme já mencionado por aqui, o premiado longa Estômago abriu as indicações da lista de 10 filmes nada óbvios sobre o universo da gastronomia e aborda a intrigante história de Raimundo Nonato (João Miguel). Saiba mais sobre ele na nossa lista indicada.

Do diretor curitibano Marcos Jorge, a capital paranaense é o cenário da narrativa, com cenas gravadas em locais tradicionais da cidade. Destaque para as cenas no Mercado Municipal, que foram gravadas em duas noturnas e mobilizaram cerca de 150 pessoas.

O Mercado conta com venda de mantimentos, presentes, itens de decoração e outros objetos, além de alguns restaurantes que se tornaram famosos na cidade.

Confira o roteiro do blog Viagem de Cinema, que visitou outros locais de gravação da história em Curitiba.

☌ Acesse o site do Mercado Municipal para mais informações.

☌ O filme está disponível online pelo Now.

8. O Homem do Futuro | Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (São Paulo)

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

O longa nacional Homem do Futuro, que apresenta a narrativa de do cientista João/Zero (Wagner Moura), utilizou várias locações da cidade de Paulínia, interior de São Paulo. Mas o destaque da nossa lista fica por conta do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, localizado em Campinas.

O Laboratório faz parte do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), uma Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e é responsável pela operação da única fonte de luz síncrotron da América Latina, que permite a execução de experimentos em diversas técnicas de análise microscópica da matéria usando radiação infravermelha, ultravioleta e raios X.

☌ Para visitação do público, o evento Ciência Aberta realiza visitas guiadas, estandes, oficinas entre outras atrações. É possível acompanhar mais informações pelas redes sociais e esperar por novas datas do eventos.

☌ O local também sedia e organiza congressos e encontros científicos nacionais e internacionais que reúnem pesquisadores e estudantes. Confira os próximos eventos, clicando aqui.

☌ O filme está disponível online pelo Itunes e Microsoft.

Extra! Bacurau

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Sensação de 2019, o longa Bacurau conquistou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes contando a história da fictícia cidade brasileira. Na vida real, as filmagens aconteceram no povoado de Barra, cidade que fica a quase 300 quilômetros de Natal, no Rio Grande do Norte. Conheça mais sobre o local nesse vídeo gravado pelo youtuber Wanderley Filho.

Esta lista foi produzida em conjunto com Vanessa Brunt (@vanessabrunt), editora-chefe do NÃO ÓBVIO.

Autor: Jéssica Zoleti • @jessicazoleti

Produtora audiovisual, apaixonada por arte e viagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: