10 FILMES NADA ÓBVIOS SOBRE O UNIVERSO DA GASTRONOMIA

A gastronomia serve como metáforas para tratar de temas como autoconhecimento, empreendedorismo e romance em diversas produções cinematográficas. Conheça tramas com roteiros fora dos clichês para dar água na boca e ampliar as lições de vida.

Quem nunca salivou assistindo às aventuras de Julia Roberts devorando massas e pizzas ou degustando vinhos no filme Comer Rezar e Amar? E quem nunca se imaginou na cozinha do ratinho Remy na animação Ratatouille?

No universo cinematográfico, a gastronomia costuma servir como metáfora para trazer lições sobre a vida amorosa, sobre empreendedorismo ou sobre autoconhecimento. É o caso, por exemplo, do filme Sem Reservas, que mistura mensagens sobre diversas áreas.

São diversas as formas com que os alimentos – ou a caminhada envolvida com eles – conseguem servir de analogias para os percalços da vida.

E justamente para trazer reflexões mais saborosas e entretenimento que vai desde os dramas até as comédias, foi que o NÃO ÓBVIO correu atrás de tramas que recheiam a vida dos seus personagens com cenas apetitosas. Confira as produções que passeiam por obras de 2018 até 1987.

☌ Depois de conferir a lista abaixo, não deixe de passar no compilado de filmes e séries nada óbvios sobre empreender, que traz mais três longas voltados para o universo da gastronomia.

1. Estômago

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Em meio às noções de que na vida há os que devoram e os que são devorados, Raimundo Nonato (João Miguel) descobre um caminho à parte: ele cozinha. É nas cozinhas de um boteco, de um restaurante italiano e de uma prisão – o que ele fez para acabar ali? – que Nonato vive sua intrigante história.

O cozinheiro se mudou para a cidade grande para tentar uma vida melhor e acaba sendo contratado para trabalhar em um restaurante italiano. Lá e na prisão, ele vai aprender e mudar as regras de uma sociedade perdida entre as ideias do péssimo e do excelente. Das regras já existentes, ele vai usar algumas ao seu favor, porque mesmo os cozinheiros têm direito a comer sua parte.

Com discussões sobre ética e diversas críticas sociais, o premiado longa promete um final surpreente e ao invés de ser uma trama fragmentada, funciona para o espectador atento às entrelinhas que vão desde as reflexões sobre a imigração até fortes noções empreendedoras.

Onde assistir: NOW
Gênero: Drama
Duração: 1h52
Lançamento: 2008
Direção: Marcos Jorge
Elenco: João Miguel, Babu Santana, Fabiula Nascimento
Nacionalidade: Itália, Brasil

2. Lunchbox

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

O Mumbai Dabbawallahs é um serviço de entrega de comida bastante conhecido em Mumbai, na Índia. Um dia, um erro na entrega faz com que uma pacata dona de casa conheça um homem que está na fase final de sua vida. Juntos, eles criam um mundo de fantasia a partir de mensagens trocadas através das embalagens usadas pelo Mumbai Dabbawallahs.

Em meio às cenas de dar água na boca através dos quitutes, o filme passeia por reflexõs sobre vários temas do cotidiano da Índia atual, mas aplicáveis em qualquer parte do mundo. Saudade, solidão, competição, velhice, vaidade, juventude, depressão e modernidade são somente alguns dos tópicos debatidos de maneiras profundas.

Onde assistir: Google Play | YouTube Play
Gênero: Romance
Duração: 1h42
Lançamento: 2014
Direção: Ritesh Batra
Elenco: Irrfan Khan, Nimrat Kaur, Nawazuddin Siddiqui
Nacionalidade: Índia, França, Alemanha

3. Românticos Anônimos

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Tímidos, românticos e apaixonados por chocolate, Jean René e Angélique se aproximam e meio a muitas dificuldades. Ela, chocolateira talentosa. Esconde seu talento com os chocolates (e a si mesma) em um codinome. Ele, dono de uma fábrica de bombons, tenta lidar com a dificuldade em se relacionar com as pessoas, principalmente as mulheres.

Após perder o emprego, Angélique procura uma vaga na Fábrica de Chocolates que está prestes a falir. Ela consegue uma vaga como representante comercial, o que não lhe dá muita credibilidade. Por outro lado, Jean faz terapias para tentar superar a suas dificuldades, e vê em Angélique a oportunidade de cumprir os desafios passados por sua terapeuta.

A aproximação entre os dois vem para salvar um ao outro das suas inseguranças, e por consequência salvar a fábrica da falência.
O chocolate é peça chave para curar os corações partidos, ajudar no processo terapêutico de Jean e provar as delícias do dia a dia.

A foto de abertura desta matéria é de uma cena do filme Românticos Anônimos.

Onde assistir: adquira o DVD
Gênero: Comédia romântica
Duração: 1h20
Lançamento: 2011
Direção: Jean-Pierre Améris
Elenco: Alexandra Morales, Alice Pol e Anny Vogel
Nacionalidade: França, Bélgica

4. O Tempero da Vida

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

“Canela, doce e ardente como toda mulher. Pimenta, picante e ardida como o sol. Sal, utilizado para dar mais sabor à vida.”

Frase do filme O Tempero da Vida.

Fanis (Markos Osse) é neto de Vassilis (Tassos Bandis), um filosófo culinário que ensina que a comida e a vida precisam de sal para ganhar sabor. Ao crescer, Fanis (George Corraface) se torna um astrofísico que usa seus dotes culinários herdados do seu avô para temperar a vida as pessoas que o cercam.

Mas é aos 35 anos que sua vida muda, quando decide retornar para Istambul para reencontrar seu avô e, também, seu primeiro amor; tendo a culinária como protagonista nos momentos mais importantes da vida de Fanis, como a canela o conduz nas cenas de desilusão amorosa, paixões e segredos.

Ao longo da trama Fanis descobre que lidar com temperos, assim como pessoas, exige muita sabedoria. A melhor parte é que ele está disposto a usar todos os condimentos (e sentimentos) necessários.

Onde assistir: adquira o DVD
Gênero: Drama/Comédia
Duração: 1h48
Lançamento: 2005
Direção: Tassos Boulmetis
Elenco: Georgs Corraface, Renia Louizidou e Ieroklis Michaelidis .
Nacionalidade: Grécia

5. A Festa da Babette

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

A festa de Babette acontece no século 19, em um vilarejo da Dinamarca. Duas filhas de um pastor luterano contratam Babette (Stéphane Audran), uma parisiense recém-chegada para ser cozinheira. Esta cozinheira, quatorze anos depois, oferece um baquete inesquecível na comemoração do centenário do rígido pastor.

Este filme dinamarquês premiado ao Oscar em 1988, foi inspirado no conto da escritora dinamarquesa Karen Blixen (11885 – 1962). Tem em sua trama um cardápio com todas as etapas de degustação preparado com esmero para os fieis do vilarejo.

Sob ameaça do pecado da gula, Babette realiza o preparo do banquete para a festa. No fundo, o que ela mais queria era proporcionar para aquelas pessoas algo que jamais tiveram em suas vidas cheias de limitações e regras. Resultado? Uma aula de gastronomia capaz de lambuzar a memória.

O menu do banquete vai de receitas como sopa de tartaruga, blinis com caviar e creme de leite, codorna recheada com foie gras e trufas negras dentro da massa folhada, salada de endívias, queijos, frutas e o tradicional bolo francês. Para os fieis, um desafio: não saborear a comida e focar no alimento da alma, a palavra sagrada.

Onde assistir: adquira o DVD
Gênero: Drama/Romance
Duração: 1h43
Lançamento: 1987
Direção: Gabriel Axel
Elenco: Stéphane Audran, Bodil Kjer, Birgitte Ferderspiel, Bibi Andersson, Jarl Kulle, Jean-Philipe Lafont e Vibeke Hastrup.
Nacionalidade: Dinamarca

6. Sushi à La Mexicana

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

East Side Sushi conta a história de Juana (Diana Elizabeth Torres), mãe solteira que tem a incrível habilidade de cortar qualquer tipo de alimento com extrema facilidade e rapidez.

Após receber uma proposta de emprego para trabalhar em um restaurante japonês, ela prontamente aceita e aprende a fazer uma multidão de Sushi por conta própria.

Mesmo sem ter sequer comido Sushi antes deste trabalho, ela aprende as sutilezas da culinária oriental. Durante a trajetória, dilemas que exigem autodeterminação e superação mostra os percalços comuns aos imigrantes.

Onde assistir: Netflix
Gênero: Comédia/Drama
Duração: 1h46
Lançamento: 18 de outubro 2014
Direção: Anthony Lucero
Elenco: Diana Elizabeth, Yutaka Takeuchi, Kaya Jade e Lane Nishikawa
Nacionalidade: Estados Unidos da América

7. Sideways – Entre Umas e Outras

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Baseado no livro semi-autobiográfico de Rex Pickett, Sideways conta a história de Jack (Thomas Haden), que está prestes a se casar, e Miles (Paul Giamatti), que decide dar ao amigo uma viagem pela Califórnia para conhecer os vinhetos da região. Nesta aventura memorável, eles degustam vinhos e fazem boas amizades.

A viagem começa com um brinde quando abrem uma garrafa de espumante quente. E a próxima parada é na cidade de Solvang, próxima de diversas vinículas, onde Miles convence Jack a jantar com duas mulheres locais, a garçonete Maya (Virginia Madsen) e a balconista Stephanie (Sandra Oh).

Entre uma dose e outra, diálogos como o de Miles explicando por que aprecia o vinho Pinot Noir usando a metáfora da fragilidade da uva e a necessidade que o vinicultor tem de apreciar seu potencial, dão um tom de comédia à trama em questão.

Onde assistir: Google Play Filmes
Gênero: Comédia dramática/ Romance
Duração: 2h07
Lançamento: 2005
Direção: Alexander Payne
Elenco: Paul Giamatti, Thomas Haden Church, Sandra Oh e Virginia Madsen.
Nacionalidade: Estados Unidos

8. Gosto Se Discute

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

De um lado, um restaurante sofisticado. Do outro, um food truck. Entre um e outro, alguns metros, uma rua, duas calçadas e um grande embate.

A trama começa quando o chef Augusto (Gabus Mendes) vê o seu comércio desmoronar, sobretudo com a chegada do food truck do outro lado da rua. Para lidar com a situação, ele recebe a visita de Cristina (Kéfera), uma representante do banco que pretende fazer mudanças no local.

Agora, ele terá que bolar um cardápio novo e salvar seu negócio. Desafiado, o Chef pretende fazer uma verdadeira revolução na culinária, mas algo dá errado: ele acaba perdendo o paladar.

Nas entrelinhas, o filme aborda a necessidade de romper com preconceitos. O longa apresenta o trabalho gastronômico como representação das tantas profissões que estão passando por mudanças drásticas no século, seja pela relação com concorrências que buscam firmar mais praticidades ou pelas novas ondas alargadas em redes sociais, como é o caso do seguimento fitness.

O filme, no entanto, vai ainda além, e traz a noção de que o velho e o novo não precisam necessariamente de uma visão dicotômica para manter raízes nas misturas entre si. A obra critica a forma do público de lidar com o que está na moda, com abordagem para a falta de valorização para o que já esteve em alta no mercado.

Entenda todas as metáforas e lições da obra na crítica de Vanessa Brunt (editora-chefe do NÃO ÓBVIO) no jornal Correio da Bahia.

Leia a entrevista com a Kéfera Buchmann sobre o filme Gosto Se Discute no blog Sem Quases, parceiro do NÃO ÓBVIO.

Onde assistir: Netflix
Gênero: Comédia
Duração: 1h30
Lançamento: 9 de novembro de 2017
Direção: André Pellens
Elenco: Kéfera Buchmann e Cassio Gabus Mendes
Nacionalidade: Brasileiro

9. Chocolate

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Baseado em Chocolate, de Joanne Harris, o filme se passa no ano de 1959 em um pequeno vilarejo na França. Vianne Rocher (Juliette Binoche), uma mãe solteira viaja levando chocolate pelo mundo. Ao chegar no pequeno vilarejo, Vianne tem a difícil tarefa e convencer os moradores com o chocolate em plena Quaresma.

Ao alugar uma confeitaria, que recebe o nome de Chocolaterie Maya, a personagem encontra um conflituoso relacionamento com o líder local, o conde de Reyaud, que faz a cabeça das pessoas do vilarejo contra Vianne.

O que o conde não contava era com o poder que o chocolate exerce sobre as pessoas, sendo capaz de transformar e revelar os sentimentos mais profundos.

Onde assistir: Google Play Filmes
Gênero: Drama/Romance
Duração: 2h01
Lançamento: 2001
Direção: Lasse Hallstrom
Elenco: Juliette Binoche, Johnny Depp e Judi Dench
Nacionalidade: Britanico-estadunidense

10. O Sabor da Magia

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

O Sabor da Magia é uma história sensual que mistura em sua trama romance e a descoberta do amor. Tilo (Aishwara Rai), a protagonista, é uma misteriosa dona de uma loja de especiarias e possui o dom de transformar seus ingredientes em porções que curam pessoas.

Mas há uma única regra: ela nunca poderá provar da sua própria receio e se apaixonar, em hipótese alguma. É quando Doug (Dylan McDermott) entra no seu caminho, e caso ela se entregue, tudo se perderá para sempre. A partir deste momento, os clientes começam a relatar problemas ocasionados pelas receitas que Tilo vendeu. Assim, ela precisa escolher entre esta paixão ou os seus dons.

Uma adaptação de A senhora das especiarias, o filme levou da bilheteria 1,338 milhões USD em seu ano de lançamento. Para quem não gosta de filme água com açúcar, O Sabor da Magia viaja até a Índia trazendo os temperos, simbologias e poderes mágicos.

Onde assistir: adquira o DVD
Gênero: Adaptação fílmica/Drama
Duração: 1h36
Lançamento: 2006
Direção: Paul Mayeda Berges
Elenco: Aishwarya Rai, Dylan McDermott e Nitin Ganatra
Nacionalidade: Reino Unido

EXTRA! Pegando Fogo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Apesar de mais conhecido, o filme Pegando Fogo fica como mais uma indicação para quem está caçando produções do gênero pela Netflix. Nele, Adam Jones (Bradley Cooper) é um chef egocêntrico e mal-humorado que após um tempo afastado decide montar uma equipe para estrear em um restaurante premiado.

Acontece que da última vez, tudo deu errado. Na tentativa de fazer tudo diferente, o Chef combinava a explosão de sabores, assim como o seu temperamento, igualmente explosivo.

Mas agora, para ganhar a tão sonhada estrela no concurso Michelin, ele terá que recrutar os melhores para estar ao seu lado. A equipe, por sua vez, terá que lidar com as loucuras deste chef.

Onde assistir: Netflix
Gênero: Drama/Comédia
Duração: 1h41
Lançamento: 10 de dezembro de 2015
Direção: John Wells
Elenco: Bradley Cooper, Emma Thompson e Omar Sy
Nacionalidade: Estados Unidos da América

Extra! Para quem é apaixonado por livros e quer degustar literatura de qualidade com diálogos que envolvem gastronomia de diversos lugares, confira a lista de sete livros que misturam literatura e gastronomia.

Esta lista contou com colaborações de Vanessa Brunt, editora-chefe do NÃO ÓBVIO.

Autor: Karol Amaral • @versoscafeinados

Karoline do Amaral é baiana de 1999, nascida em Feira de Santana. Acadêmica de Licenciatura em Letras Vernáculas na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Aspirante à poesia, autora do livro Versos Cafeinados, estudante e professora. Com os versos mais sinceros que vêm do coração, encontrou na escrita alento para os pesos e as levezas da vida.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: