5 VILAS ENCANTADORAS PARA CONHECER NA INGLATERRA

O romântico interior da Inglaterra esconde vilas pitorescas que parecem ter saído de um conto de fadas. Confira os locais nada óbvios para quem quer se sentir em um cenário de filme sem precisar ir para longe de Londres. De quebra, ainda veja onde se hospedar, onde comer e o que visitar nas vilas.

Para quem quer fugir um pouco do agito londrino e passar um dia, um final de semana (ou mais) próximo a Londres, o romântico interior da Inglaterra esconde vilas pitorescas que parecem ter saído de um conto de fadas e são um convite irrecusável para quem quer explorar um pouco mais da terra da rainha.

A Inglaterra, o maior país do Reino Unido, transborda história e cultura e, não por acaso, é um dos destinos preferidos de turistas, historiadores e de quem deseja aprender o idioma inglês.

Sua capital, Londres, ostenta 2 milênios de história, além de ser sede da Monarquia Britânica e centro financeiro da Europa. A cidade vibrante e cosmopolita abriga uma grande diversidade de povos e culturas que fazem dela mais do que um atrativo turístico, mas um importante ponto no cenário mundial da política, finanças, entretenimento, cultura e educação de um modo geral.

Vale lembrar que toda essa riqueza cultural e histórica da Inglaterra se estende pelo interior do país que surpreende com lugares fora do radar turístico, para além de Londres.

E é justamente por isso que o NÃO ÓBVIO foi para além de Londres, caçando vilas para quem deseja se sentir em um filme, mas sem querer, por outro lado, tomar muita distância da capital inglesa.

Para quem deseja conhecer mais do patrimônio histórico e cultural pelo interior do país, vai ser possível encontrar nesses lugares mais calmos diversos castelos, ruas históricas, passeios pela natureza, pubs charmosos e paisagens bucólicas.

Conheça cinco vilas nada óbvias e poéticas próximas de Londres que valem a pena ser adicionadas ao roteiro de viagem. Confira sem ordem de preferências:

☌ Saiba mais sobre a Inglaterra na nossa lista de 5 lugares nada óbvios para aproveitar o verão em Londres.

1. A charmosa Rye | @ryeeastsussex

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

A pequena Rye está localizada em East Sussex, no Sudeste da Inglaterra, a 130km de Londres. Cercada pelo mar, a vila desempenhou um papel importante na defesa da costa sul da Inglaterra.

O labirinto de ruas e passagens sinuosas de Rye é repleto de lojas peculiares, galerias de artes, casas tortas, pousadas medievais e cafés. Tudo lá pede para ser apreciado lentamente.

Uma de suas principais atrações é a Mermaid Street – rua do século X e que ainda tem muitas construções originais da época. Um ponto curioso da Mermaid são as casas que não possuem números de identificação nas portas, mas sim referências de alguma característica da construção.

Visitar a vila é fazer uma viagem de volta no tempo e perder-se pela história do lugar, avistando, por exemplo, os telhados cor de ferrugem ao subir na Torre do Sino, na Igreja de Santa Maria, construída no século XII.

Outra dica é explorar o Rye Castle Museum e a Ypres Tower, torre erguida no século 14 e que serviu a diferentes propósitos, como fortificação para defender a região, prisão e necrotério.

Apesar de pequena e de contar com poucas opções de pubs e restaurantes, o serviço e a gastronomia de Rye são sempre elogiados. Não deixe de provar o Ravioli de Trufas do restaurante mediterrâneo Tuscan Rye, uma opção saborosa e inesperada em uma tradicional vila inglesa.

COMO CHEGAR:
Trem: os trens para Rye saem de Charing Cross ou Kings Cross, mas é preciso fazer uma troca na cidade de Ashford ( ao comprar o ticket você tem acesso aos horários dos trens).
Duração: a viagem leva cerca de 1h30. A estação de trem em Rye fica apenas a 5 minutos do centro da vila.

SERVIÇO:
☌ Onde comer: Tuscan Rye, Mermaid Street Café
☌ Onde ficar: Hotel The Mermaid Inn, hospedagem histórica que virou atração turística da cidade, fundado no século XII.

PARA VISTAR:
Igreja Santa Maria
Endereço: 23A Lion St, Rye TN31 7LB, UK.
Horários: diariamente de abril a outubro, das 9h30 às 17h30. De novembro a março, das 9h15 às 16h30. A torre abre conforme as condições climáticas.
Preço: entrada gratuita

Museu do Castelo de Rye
Endereço: 3 East St, Rye, East Sussex TN31 7JY.
Horários: aberto durante os meses de abril a outubro, somente aos sábados e domingos, das 10h30 às 16h30. Fechado durante o inverno (novembro a março).
Preço: entrada gratuita.

2. O vilarejo de Castle Hedingham |@likehedinghamcastle

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Castle Hedingham fica no nordeste de Essex, na antiga estrada de Colchester para a cidade de Cambridge e a 103 Km de Londres.
A romântica vila repleta de casas de campo que remetem aos contos de fada se desenvolveu em torno do Castelo de Hedingham, sede dos Veres, Earls de Oxford, onde ainda vivem seus descendentes, a família Lindsay.

O Castelo, que fica em 160 hectares de jardins e bosques, é dividido em duas propriedades: a torre normanda, de 900 anos, construção central que é aberta ao público, e a Casa da Geórgia ou Mansão Georgiana, aberta apenas para eventos como casamentos.

A escadaria íngreme que leva aos cinco andares do castelo ostenta pedras decoradas na Europa Ocidental. E, além do Castelo, o Vale Ferroviário de Colne, as pequenas ruas da aldeia e a Igreja de São Nicolau, em estilo Gótico, construída nos anos de 1180, merecem uma visita e prometem encantar os olhos em uma viagem fascinante no tempo.

COMO CHEGAR:
Trem: trem para Braintree saindo da Estação Liverpool Street em Londres e em Braintree a Linha de Ônibus 89 em direção a Castle Hedingham.
Duração: a viagem leva cerca de 1h50.

SERVIÇO:
☌ Onde comer: The Bell Inn
☌ Onde ficar: Castle View Room e Hedingham Old Pottery.

PARA VISTAR:
Castle Hedingham
Endereço: Bayley Street, Castle Hedingham Essex, CO9 3DJ – UK
Horários: das 11h às 16h nos meses de abril a outubro. Consulte o site para saber mais sobre horários e eventos.
Preço: £8.50 adultos e £6 para crianças,

3. A minúscula e encantadora Bibury | @biburycotswolds

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

A charmosa Bibury fica na bela região de Cotswolds, um conjunto de pequenas colinas, onde nasce o rio Tamisa, a aproximadamente duas horas de Londres. A minúscula vila, rodeada por cidades históricas como Worcestershire, Bath e Oxfordshire, é um destino imperdível para quem quer conhecer um pouco mais da Inglaterra, além da capital londrina.

No século XIX, William Morris – escritor, ativista socialista e designer têxtil inglês – afirmou que Bibury era a aldeia mais bonita da Inglaterra. Além da paisagem exuberante, do vale do rio, dos decorados jardins e das propriedades históricas, a região cativa pelas belas casas de pedra calcária e telhados inclinados que conferem um ar nostálgico ao vilarejo.

As pequenas casas ou chalés tombados pelo Patrimônio Histórico eram moradias de tecelões e foram construídas nas famosas pedras de Cotswolds, junto ao rio Coln. Em meio a tais construções está a denominada Arlington Row, uma das atrações do lugar e que já foi cenário de filmes, como O Diário de Bridget Jones.

Outro lugar pitoresco para ver em Bibury é a antiga passarela usada para atravessar o rio Coln dentro da aldeia, a Row Bridge. A ponte de pedra é emoldurada entre Rack Isle e a rua principal e revela um cenário cinematográfico.

As atrações de Bibury não param por ai, o Rack Isle, local onde a lã era pendurada para secar nas prateleiras e agora é uma reserva natural e a igreja St. Mary’s Church, que data do século XII, também merecem uma parada, além da Bibury Trout Farm, uma das fazendas de trutas mais antigas da Inglaterra.

COMO CHEGAR:
Trem: trem saindo de Paddington em Londres a cada quatro horas e hegando a Kemble de onde a melhor opção seria o táxi (17min) até Bibury com custo aproximado de até £35.
Carro: alugar um carro em Londres e ir apreciando as belas paisagens é um dos meios mais indicados para chegar a Bibury.
Duração: a viagem de carro saindo de Paddington leva cerca de 2h e de trem saindo de Paddington aproximadamente 2h50 a 3h45.

SERVIÇO:
☌ Onde comer: o restaurante aberto ao público do The Swan fica em uma estalagem do século XVII, que vale a visita e o The William Morris Tea Room, cenário perfeito para uma xicára de chá.
☌ Onde ficar: Hotel The Swan e The William Morris Tea Room.

PARA VISITAR:
Bibury Trout Farm
Endereço: Bibury, Cirencester GL7 5NL – UK.
Horários: das 08h às 17h, de segunda a domingo. Consulte o site para saber mais.
Preço: consulte o site para saber mais.

4. A pequena veneza Bourton on the Water | @bourtonInfo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Por estar situada às margens do rio Windrush e pelas pontes arqueadas interligando suas ruas, a vila Bourton on the Water foi apelidada carinhosamente de Pequena Veneza de Cotswolds. Ela fica a aproximadamente 145km de Londres e é mais uma das surpresas incríveis do interior da Inglaterra.

Um dos encantos da vila é a sua pitoresca rua principal, conhecida como High Street. Na rua cortada pelo Rio Windrush, as pequenas pontes de pedra em arcos revelam um cenário de cartão postal.

Outro destaque da Pequena Veneza é A Model Village, construída por artesãos locais na década de 1930. Ela é uma réplica da cidade em miniatura e promove um passeio surpreendente.

Mais um local que merece a visita, especialmente para os apaixonadas por carros e meios de transporte em geral, é Cotswold Motoring Museum, que possui uma coleção de carros, motos, bicicletas, caravanas e outras referências automobilísticas do século XX.

COMO CHEGAR:
Trem: trens saindo de Paddington em Londres até Moreton-in-Marsh Station (estação mais próxima) ou Kingham Station. Descendo em Moreton-in-Marsh Station, tome o ônibus Pulhams, 801 e em Kingham Station, o Pulhams 802 até Bourton-on-the-Water.
Duração: a viagem dura aproximadamente 3h10.

SERVIÇO:
☌ Onde comer: Rose Tree Restaurant, restaurante familiar e The Mousatrap Inn, pub histórico que merece uma visita.
☌ Onde ficar: The Dial House.

PARA VISTAR:
Cotswold Motoring Museum
Endereço: Bibury, Cirencester GL7 5NL – UK
Horários: das 10h às 18h, de segunda a domingo. Consulte o site para saber mais.
Preço: £6.25 adultos e £4.50 crianças.

5. A incomum Wendens Ambo | Pelo Instagram

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Com história iniciada no período Romano, a vila Wendens Ambo tomou o nome do vale de Wenden, com o qual se encontra no Nordeste de Essex – a aproximadamente 76 km de Londres.

Wendens Ambo tem um ar bucólico com suas casas em estilo de chalés e telhados de colmo, além dos belos jardins campestres, tornando o lugar uma boa pedida para lentas caminhadas que apreciem a paisagem e a tranquilidade do ambiente.

No centro da pacata vila está a antiga igreja de ST Mary The Virgin, um dos destaques da Wendens Ambo que ainda preserva traços do seu estilo medieval e sua torre datada no final do século XI.

A vila abriga, ainda, uma estaçao de trem, um campo de críquete, dois pubs, esporte com inspiração medieval – difundido entre os ingleses – e já não possui escola ou posto de correios.

COMO CHEGAR:
Trem: trem saindo de Londres em Liverpool Street para  Audley End e caminhe por 6 minutos até Wendens Ambo.
☌ Outra opção é ir de trem para Cambrigde e de Cambridge para Wendens Ambo. Os trens saem da estação King’s Cross com destino a Cambridge Station a cada 30 minutos, a partir de 6h45 da manhã. 
Duração: a viagem dura aproximadamente 1h20.

SERVIÇO:
Onde comer: The Bell Inn Pub.
☌ Onde ficar: Não há opçoes de hospedagem na Vila, consulte opções em Cambridge, cidade próxima a apenas 29,8Km de distância.

PARA VISTAR:
Igreja St. Mary The Virgin
Endereço: Church Path, Wendens Ambo, Saffron Walden CB11 4JZ – UK
Horários: 9h30, aos domingos e segunda. Consulte o site para saber mais.
Preço: entrada gratuita

Autor: Iza Fernandes • @wilzanandes

Iza Fernandes é pedagoga, mineira de fato e paulista de coração, curiosa, ama pão de queijo, viajar e conhecer lugares novos. Apaixonada pelo mundo da escrita e pelo conhecimento.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: