5 SÉRIES DE TERROR NADA ÓBVIAS PARA IR ALÉM DO MEDO

Do terror psicológico até aquele que utiliza inspirações clássicas, como lobisomens, conheça séries atuais do gênero que apresentam personagens profundos e muitas reflexões enquanto conseguem causar aquele frio na espinha. Aproveite e veja, ainda, as nossas indicações de séries mais óbvias no texto inicial.

Presente em pinturas, fotografias, cinema, séries e literatura, o terror ficou ainda mais famoso pelos livros. Mas é inegável o crescimento das tramas nas telonas e, atualmente, no universo mais contínuo das séries. Tramas recentes e famosas como The Haunting of Hill House têm apresentado, inclusive, formas irreverentes e fora do comum de apresentar um terror mais reflexivo.

Desde os livros, as inspirações para os enredos amedrontadores foram em folclores, mitos, religiões, vidas após a morte, espíritos, questões psicológicas reais e outros aspectos que assombram os questionamentos humanos.

No século XVIII surgiu o terror gótico, que foi escrito em grande parte por mulheres e alcançou uma forte audiência feminina. Mas foi no século XIX, misturado com modernismo, que o terror assumiu muito da personalidade que continua presente até hoje.

Naquela época, surgiram obras como Drácula, de Bram Stoker, O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson e Frankestein, de Marry Shelley (este último considerado o primeiro livro de ficção científica). Esses três livros foram tão marcantes que continuam sendo inspiração para diversas produções, inclusive algumas que o NÃO ÓBVIO trará aqui.

Como diria H. P. Lovecraft, um dos maiores autores de terror gótico e ficção científica do século XX, “A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido”O Horror Sobrenatural na Literatura.

No âmbito do cinema, Alfred Hitchcock revolucionou o gênero com o clássico Psicose. Outro filme que acabou mudando o gênero foi O Bebê de Rosemary. Devido ao sucesso, ambos foram adaptados a televisão, mas apenas Bates Motel acabou sendo bem sucedida como série.

Quando American Horror Story estreou, começou uma espécie de corrida para o próximo sucesso de terror televisivo. Algumas séries, então, trouxeram grandes narrativas, com personagens complexos e análises profundas, como é o caso da que relembramos logo no primeiro parágrafo.

Para fugir das tramas hoje mais conhecidas e trazer um terror atual e mais aprofundado, o NÃO ÓBVIO separou uma lista de cinco séries nada óbvias para quem é amante do estilo. Elas possuem narrativas que vão desde as inspirações clássicas, como vampiros e lobisomens, até o terror psicológico.

ATENÇÃO: temos indicação extra ao final da lista.

1. NOS4A2

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Baseada no livro NOS4A2, de Joe Hill (lê-se Nosferatu), a série é sobre Charlie Manx (Zachary Quinto), uma criatura vampiresca que se alimenta das almas de crianças. Ele as sequestras, suga suas almas e coloca o que restou delas numa aldeia chamada Christmasland. Lá, todos os dias é dia de Natal e é proibido (por lei) ser triste.

Porém, Manx vê seu reinado ser ameaçado por Vic McQueen (Ashleigh Cummings), uma jovem artista da classe operária que descobre que tem um dom. A vida de Vic é marcada por um lar turbulento, em que seu pai é alcóolatra e a mãe, após perder oportunidades, trabalha para uma antiga amiga. Manx e Vic não se conhecem, mas a medida que a jovem vai desenvolvendo seus poderes, seu encontro será inevitável.

NOS4A2 acaba fugindo dos clichês justamente por seus personagens serem complexos. Suas narrativas possuem tons diferentes, cada qual carrega um lado sombrio. A série estreou faz pouco tempo e já foi renovada para uma segunda temporada.

 Ano: 2019
☌ Quantidade de temporadas: 1
☌ Duração: 1h.
☌ Finalizada? Renovada para segunda temporada.
☌ Onde assistir: NOW e AMC Brasil

O autor do livro, Joe Hill, é filho do autor Stephen King, conhecido como o mestre do terror.

2. Typewriter

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Estreada no final de julho na Netflix, a série indiana se passa em Goa, um estado no oeste da Índia, e é sobre uma casa mal assombrada e um grupo de crianças que quer ser caçadores de fantasmas. Quando era criança, Jenny (Palomi Ghosh) morava com seu avô Madhav Matthew (Kanwaljit Singh), um escritor de histórias de horror e que ficou famoso por ter escrito o livro O Fantasma de Sultapore. Os dois moravam no casarão Bardez. Após a morte do avô, Jenny deixou a casa e se afastou de tudo e de todos.

Porém, ela retorna ao casarão Bardez anos depois, já casada e com dois filhos. Com seu retorno, coisas estranhas começam a acontecer e pessoas do seu passado começam a ser assassinadas. Enquanto isso, um grupo de crianças fãs do livro do avô de Jenny, resolvem investigar os mistérios do casarão.

A narrativa segue uma linha semelhante a de Stranger Things: crianças investigando mistérios ao estilo Os Goonies, só que bem mais gráfica que ambas as produções. Mas quem curte esse estilo, poderá gostar dessa série.

 Ano: 2019
☌ Quantidade de temporadas: 1
☌ Duração: 48 min.
☌ Finalizada? Até o momento, a Netflix não se pronunciou sobre a possibilidade de uma segunda temporada.
☌ Onde assistir: Netflix

3. The Terror

Baseada no livro O Terror, do autor Dan Simmons, a série acompanha a viagem da Marinha Real entre 1845-1848 em busca da Passagem Noroeste pelo Ártico, em um território inexplorado. Porém, devido às condições do tempo, recursos limitados e medo do desconhecido, a tripulação é levada à beira da extinção. O Capitão Francis Crozier (Jared Harris), do navio Erebus e o Capitão Sir John Franklin (Ciarán Hinds), do navio Terror e o comandante James Fitzjames (Tobias Menzies), precisam lidar com motins, canibalismo e uma criatura monstruosa que assombra ainda mais a tripulação.

O livro em que a série foi inspirada na verdade foi inspirado na viagem da tripulação do Erebus e do Terror e que desapareceu em condições inexplicadas.

O sucesso de The Terror foi tão grande que o canal de exibição original garantiu já uma segunda temporada. Entretanto, a série agora será uma antologia, com narrativas independentes, pois a primeira temporada tem um arco fechado.

A segunda temporada se chama The Terror: Infamy. Ela se baseia no encarceramento de imigrantes japoneses e cidadãos americanos de origem japonesa em campos de concentração após a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

 Ano: 2017
☌ Quantidade de temporadas: 2
☌ Duração: 1h.
☌ Finalizada? Não.
☌ Onde assistir: AMC Brasil

A segunda temporada de The Terror estreia hoje, 12 de agosto, nos Estados Unidos.

4. Kingdom

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Kingdom é uma série sul-coreana e se passa durante a Dinastia Joseon (1382 – 1897). Em uma tragédia, o rei acaba tornando-se um sedento comedor de carne humana. Para impedir que o príncipe – herdeiro Lee Chang (Ji-Hoon Ju) assuma o trono, pois o considera irresponsável, a rainha Jo (Kim Hye-jun) esconde a verdade de todo o reino, seja a plebe aos nobres, até que o filho que está esperando, nasça.

Chang parte em uma missão suicida para achar o antigo médico responsável por seu pai e investigar sua morte, enquanto é acusado de traição. Em sua missão descobre que uma praga tem assolado o país, que é um surto de zumbis e a verdade coloca o reino sob ameaça.

A série mistura ficção, elementos históricos, zumbis e muita ação. Ela traz um fôlego ao gênero de terror justamente por essa mistura, ainda mais numa época em que há várias narrativas sobre zumbis. Além disso, o foco não fica apenas nos mortos-vivos: há todo um enredo sobre jogos políticos, que aqueles que gostam de tramas assim podem se interessar.

 Ano: 2019
☌ Quantidade de temporadas: 1
☌ Duração: 45 min.
☌ Finalizada? Renovada para segunda temporada.
☌ Onde assistir: Netflix

5. Lore

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Série antológica em que cada episódio conta uma história diferente, com atores diferentes, Lore surgiu primeiro como um podcast, contando histórias assustadoras de não-ficção. O criador do podcast, Aaron Mahnke, também é o responsável pela série.

A série busca indagar sobre a existência de seres sobrenaturais, tais como vampiros, lobisomens, zumbis, trazendo a forma como cada mito surgiu, cada contexto histórico. A narrativa costuma vagar entre passado e presente e mistura o estilo documentário com cinematográfico para contar suas histórias.

É indicada para aqueles que gostam de saber sobre histórias reais e macabras e origens de cada mitologia moderna.

 Ano: 2017-2019.
☌ Quantidade de temporadas: 2
☌ Duração: 40 min.
☌ Finalizada? Sim.
☌ Onde assistir: Prime Video

6. EXTRA! Penny Dreadful

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Uma mistura de terror, drama e fantasia, Penny Dreadful se passa no submundo da Londres vitoriana, onde as histórias de alguns personagens da literatura de terror gótica da época, tais como Drácula, O Médico e o Monstro, O Retrato de Dorian Gray e Frankestein se entrelaçam com personagens originais.

No centro da trama, há Vanessa Ives (Eva Green), uma mulher que vive uma luta interna entre as trevas e a luz. Sua amiga, Mina Harker (Olivia Llewellyn), foi sequestrada por uma criatura. O pai de Mina, Sir Malcom Murray (Timothy Dalton) se junta a Vanessa numa caçada sobrenatural, em que contam com a ajuda de Ethan Chandler (Josh Hartnett), do Dr. Frankestein (Harry Treadaway) e de Sembene (Danny Sapani). Além disso, Vanessa precisa lidar com o misterioso Dorian Gray (Reeve Carney), enquanto Ethan conhece Brona Croft (Billie Piper), uma mulher que sofre de tuberculose.

Eles lidam com questões de possessão demoníaca, vampirismo, ressuscitação e bruxas, enquanto que os londrinos desconhecem a verdade, achando que tudo não passa de uma história de um penny. Aliás, penny dreadfuls era como se chamavam as histórias de terror publicadas na época, pois todas custavam um penny.

Penny Dreadful conta com um grande elenco de peso, mas o destaque fica para Eva Green. A atriz foi indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série Dramática em 2015 por sua interpretação como Vanessa Ives.

 Ano: 2014 – 2016
☌ Quantidade de temporadas: 3
☌ Duração: 1h.
☌ Finalizada? Sim.
☌ Onde assistir: Comprar BOX (DVD)

A série ganhou um spin-off chamado Penny Dreadful: City of Angels, que se passará em Los Angeles em 1938 e não seguirá os acontecimentos da original. A previsão de estreia é ainda para 2019.

A foto de abertura desta lista é de uma cena da série Penny Dreadful.

Autor: Catarina Barbosa • @catarinapbarbosa

Catarina Barbosa é jornalista e fotógrafa. Baiana, atualmente mora em São Paulo. Amante de café, nerd assumida e apaixonada por viagens, sonha em sempre ter uma mochila nas costas para desbravar o mundo.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: