5 LISTAS COM MÓVEIS MULTIFUNCIONAIS PARA ESPAÇOS PEQUENOS

Com criatividade e boas pesquisas, os espaços pequenos podem ser transformados em ambientes mais práticos e aconchegantes. Confira dicas para encontrar o móvel ideal e veja imagens que servem de inspiração para o seu quarto, home office e outros cantos.

Responsável por trazer identidade para o ambiente, a decoração em espaços reduzidos é fundamental para o aproveitamento máximo do local. Com planejamento e criatividade, é possível transformar e valorizar o ambiente de forma eficiente, deixando a casa muito mais aconchegante e com a impressão de estar mais ampla.

Além de truques como utilizar mais espelhos pela casa, existem saídas ainda mais repletas de utilidades para aproveitar os ambientes menores. É o caso, por exemplo, dos móveis multifuncionais. Eles podem ser utilizados de diversas formas e servem para otimizar espaços, garantindo ambientes práticos sem abrir mão do conforto. 

Os móveis multifuncionais podem ser a peça chave para valorizar e aproveitar ao máximo os espaços de uma casa com menos metros quadrados. 

Confira dicas e imagens para se inspirar na hora de decorar seu quarto, home office, cozinha e até na hora de incluir plantas na decoração. 

1. Móveis para otimizar espaço no quarto

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

O ambiente mais intimista da casa, o quarto pede móveis que ajudem a criar um espaço que transmita a personalidade de seu dono, tornando um local especial, que ajude a relaxar. 

Uma opção interessante é utilizar a cama suspensa e aproveitar o espaço disponível para outras funções. Veja as inspirações acima.

Descubra opções de compra similares clicando aqui e aqui. A cama da última imagem da sequência esta disponível aqui.

Outra solução é utilizar as chamadas de cama box. Apesar de mais conhecidas, são diversos os novos modelos que circulam (até pela internet) e que podem ajudar na inovação. Confira modelos similares e disponíveis para compra, clicando aqui e aqui.

As próprias camas também podem ir além, apresentando um armário completo ou grandes áreas embaixo delas e ao lado, com estantes ou espaços abertos. É o caso da segunda, terceira e quarta imagens acima. Veja opções semelhantes aqui e aqui.

No quarto também é possível aproveitar os espaços atrás das portas para guardar acessórios e até sapatos. Para quem se interessar, a youtuber de decoração Nina Braz compartilhou um vídeo com dicas para quem deseja aproveitar melhor esses espaços. 

Os quartos infantis também ganham destaque nas nossas sugestões para inspiração. Nessa opção, os arquitetos da Andrade & Mello Arquitetura e Interiores trabalharam com opções onde as crianças pudessem ser independentes, priorizando sempre a segurança e conforto. 

Conheça opções similares disponíveis para compra clicando aqui e aqui.

☌ As cores são parte importante da decoração. Confira nessa matéria da Universa o significado de cada tonalidade para potencializar os benefícios e harmonizar sua casa.

2. Móveis para criar o escritório em casa

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Trabalhar em casa já é uma realidade para muitas pessoas mundo a fora, e cada vez mais essa possibilidade cresce no Brasil. Um relatório divulgado pelo LinkedIn aponta a flexibilidade, que inclui opções de trabalho remoto, como uma das 4 tendências que estão moldando o futuro do mercado de trabalho

Por isso, dedicar um espaço em casa para realizar essas atividades já é uma preocupação para alguns brasileiros na hora pensar nos ambientes da residência. Manter o local aconchegante, sem perder o conforto e ficar longa das distrações é o ponto chave para garantir produtividade.

Mas nem sempre é possível deixar um cômodo exclusivo para o home office. Para inspirar em soluções, separamos algumas imagens com soluções simples para quem precisa integrar o escritório a outros espaços. 

Opção interessante para quem não tem muita disponibilidade de espaço são os móveis retráteis. Além da otimização de um mesmo ambiente, ele transforma o local e, quando não necessário, libera espaço para circulação.

Colocar uma mesa grudada em algum outro móvel da casa é outra solução. O móvel já existente vai ajudar a dividir o espaço, enquanto a mesa com a cadeira cria todo o ambiente do escritório. Com gavetas, a mesa fica ainda mais multifuncional.

É possível adquirir mesas que são como estantes (sem pés), como na primeira imagem acima (ao lado da cama) ou, ainda, aquelas que ocupam um espaço menor, mas são maiores indo para o lado e se encontrando com algum outro móvel – como é o caso da mesa ao lado e abaixo da TV (acima).

É possível saber mais informações e adquirir a escrivaninha suspensa clicando aqui. O modelo com as pernas da mesa vazadas também traz a sensação de um espaço mais amplo e é possível encontrar opções em outras cores clicando aqui.

Confira modelos similares disponíveis para compra clicando aqui e aqui.

Outra alternativa são os móveis 2 em 1. A penteadeira escrivaninha com espelho retrátil das imagens a seguir é uma excelente opção para potencializar o ambiente e está disponível clicando aqui.

☌ Para os audaciosos que gostam de colocar a mão na masa, confira um passo a passo de como construir sua própria mesa usando pallet e gastando pouco.

3. Móveis para economizar espaço e manter a funcionalidade na sua cozinha

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Mesmo pequena, a cozinha não precisa perder seu charme para garantir um espaço funcional e aconchegante. Confira algumas imagens de projetos inspiradores que provam que é possível aproveitar ambientes reduzidos com criatividade.

A mesa para as refeições pode ser adaptada com opções de móveis retráteis.  

Descubra opções similares disponíveis para compra clicando aqui e aqui.

Outra dica interessante é aproveitar as paredes. Para ir além dos nichos e prateleiras, utilize o painel pegboard. Para quem gosta de colocar a mão na massa, a Food Network Brasil compartilhou um vídeo ensinando o passo a passo de como fazer o seu próprio painel em casa.

Assim como no escritório, as mesas dobráveis também podem ser utilizadas como mesas de jantar. Elas podem vir, ainda, com estantes que facilitam na hora de pegar copos e outros objetos mais usados no dia a dia.

Outra opção para aproveitar melhor os espaços pequenos são ainda, os buracos em pés de mesas, que também podem facilitar o cotidiano corrido – servindo não somente para colocar garrafas, mas objetos necessários com frequência.

☌ O designer industrial Paulo Biacchi compartilhou em um vídeo no seu canal do YouTube 20 truques para cozinha pequena. Confira!

4. Móveis para ter plantas otimizando o espaço

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Elas purificam o ar, minimizam alergias e fornecem energia. Esses são só alguns dos benefícios de cultivar plantas em casa.

Para quem procura trazer mais verde para o seu dia a dia, alguns móveis podem ajudar a decorar e transformar o ambiente. Uma maneira simples e cheia de vantagens de trazer a natureza mais perto da vida urbana.

Móveis que podem servir como mesas ou estantes para outros objetos trazem espaços para que vasos de plantas sejam também ali colocados. É possível, ainda, encontrar mesas com suportes embaixo que podem ser aproveitadas para a colocação das plantas (assim como de livros e outros objetos).

Para mais informações e para adquirir o suporte botânico, clique aqui. Já para adquirir a mesa redonda de centro, clique aqui. Lembrando que os objetos também podem fazer a mesma função das plantas e garantir ambientes mais mais leves e equilibrados.

Os vasos decorativos podem servir para que não somente plantas, mas também objetos e utensílios sejam colocados. É mais uma forma de aproveitar o encaixe do verde em casa e ainda achar espaço para guardar outros itens. É possível de encontrar os vasinhos em conjunto clicando aqui.

Outra solução possível para quem quer ter plantas de verdade em casa – sem ocupar espaço – é adquirir quadros com flores vivas. As molduras e os detalhes podem servir futuramente para quadros ilustrados e outras formas de reaproveitamento, sendo também uma maneira multifuncional e menos extensa de criar verde no ambiente.

Veja aqui como fazer seus próprios quadros de plantas vivas.

Mais uma ideia é utilizar outras formas de deixar as plantas pelas paredes e sem precisar necessariamente de vasos comuns. É o caso, por exemplo, da última imagem.

☌ Para quem busca inspiração e mais informações sobre como encaixar plantas em casa, confira a lista do NÃO ÓBVIO com 5 perfis do Instagram para incluir mais verde na sua decoração.

EXTRA: Mais inspirações!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

☌ Veja mais inspirações voltadas ao universo da decoração no Pinterest (clique para acessar a pasta específica) ou no blog Sem Quases, extensão aprofundada do NÃO ÓBVIO. Veja algumas postagens (do blog) com imagens criativas aqui e aqui.

☌ Veja também mais móveis multifuncionais clicando aqui.

Esta lista contou com a colaboração de Vanessa Brunt, editora-chefe do NÃO ÓBVIO.

Autor: Jéssica Zoleti • @jessicazoleti

Produtora audiovisual, apaixonada por arte e viagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: