6 MARCAS BAIANAS COM BORDADOS FORA DO ÓBVIO PARA SEGUIR

Acessórios, roupas, objetos decorativos e diversos outros itens ganham significados exclusivos com bordados que vão para fora do óbvio. Confira marcas baianas que fazem envios para todo o Brasil e que vão das frases aos desenhos criados com a costura.

Bordar é uma arte que ao contrário do que muitos pensam, não se limita apenas aos tradicionais crochês ou frases soltas em roupas ou toalhas. Muito além do óbvio, o bordado em narrativa tem contado histórias entre linhas, cores e imagens.

A prática está sendo também abraçada por diversos baianos, que aos poucos têm se interessado pela forma diferenciada de bordar, não somente para utilizar as peças, mas também para aprender a confeccionar. 

O estilo mais poético está presente em decoração, acessórios e até mesmo nas roupas procuradas por artistas – como é o caso dos contadores de histórias.

No Instagram, as marcas que seguem tal linha diferenciada do bordado apresentam propostas e produtos com cliques inspiradores para comprar e também aprender com as oficinas ministradas por bordadeiras baianas.

Com marcas que fazem envios para todo o Brasil e que vão das frases aos desenhos, confira a lista com produções que personalizam tudo para os clientes e que podem encantar qualquer apaixonado(a) por ilustrações e/ou artes visuais:

1. Dôra | @bordarcomdora

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Dôra Araújo é formada em Artes Visuais pela UFBA, mas aprendeu o básico do bordado ainda na infância, com sua mãe. Há cerca de seis anos foi que ela trouxe a sua linguagem – porque reconhece o bordado como linguagem – para o seu trabalho como artista. Assim, surgiu o Instagram @bordarcomdora, com nuances de bordado em roupas, acessórios e decoração. Rostos, flores e outros formatos ficam presentes em braceletes e outros itens da marca.

Em fevereiro deste ano, Dora deu início às oficinas de bordado para pessoas interessadas nas narrativas em bordado. Participam das oficinas mulheres com faixa etária variada que encontram o seu lugar de fala através do bordado.

Mas, antes mesmo de ministrar as oficinas de bordado, a artista já promovia de forma gratuita as oficinas em galerias de artes, museus, escolas públicas e para crianças com síndrome de Down.

Há um ano, Dôra começou a coordenar o Bordaduras Contemporâneas, grupo de bordado que une artistas visuais que estudam o bordado e levam esta prática para a sua arte particular.

“O bordado é este lugar de encantamento onde o tempo não conta. É olhar para si mesma sem que haja ruptura com o mundo ao redor.”

Diz Dôra Araújo, em entrevista ao NÃO ÓBVIO.

☌ Além do perfil profissional @bordarcomdora, Dôra divulga seu trabalho como artista visual, processo criativo, exposições de artes das quais participa, dentre outras formas de expressões do bordado através do Instagram @doraaraujo.art.

2. La Tina Atelier de Bordado | @la_tina_atelier

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Tininha, idealizadora do La Tina Atelier, e também do Clube do Bordô, é baiana nata. Aprendeu a arte do bordado com sua mãe, ainda na infância, mas foi há cinco anos que resolveu se dedicar de forma especial para o bordado.

Com flores, frases e outros desenhos, a artista produz em roupas e tecidos diversos, arriscando outros produtos quando for também do desejo do cliente.

O Atelier, sua marca, oferece oficinas mensais continuadas e particulares e produtos artesanais para decoração e vestuário. Promovem, também, o bordado infantil como instrumento do desenvolvimento motor da criança.

As oficinas acontecem na cidade de Salvador e tem como proposta ensinar os pontos básicos para bordar desenhos de figura humana e natureza.

☌ No Instagram, o Atelier divulga a agenda dos cursos e oficinas.

☌ A artista ainda mantém um quadro de divulgações de outros bordadeiros no seu Instagram. Ela reposta fotos de outros bordados que a inspiram, como foi o caso das três primeiras imagens acima (que são da @flaviaitibere, artista de São Paulo – com colaboração de @rafael_silveira_art).

3. Zirin Zirin Ateliê | @zirinzirin_atelie

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Idealizado por Josi Borges, o Zirin Zirin Ateliê nasceu pelo desejo da proprietária em oferecer arte, vida, encanto e beleza através do bordado.

Paisagens completas, frases inteiras, rostos de pessoas, flores ou misturas de vários desses formatos se encontram nas artes de Borges, que mescla cores para decorações.

A marca se apresenta como Ateliê Criativo que dá forma a sonos e encantamentos. O projeto ainda oferece oficinas de bordado em bastidor que acontecem em Salvador.

“Sou muito grata ao bordado. 
Ele me cura.
Me conecta com a natureza que há em mim, com os pássaros, as árvores, os seres encantados, as pessoas e ao cosmos.
Através dele e da sua prática, me autorizei a criar e a trazer ao mundo meus sonhos, imagens, sensaçōes e sentimentos. Perdi o medo de ousar, de ser inventiva e resolvi buscar a minha tonalidade, a minha nota, o meu aroma, a minha identidade.”

Josi Borges em depoimento ao Site Zirin Zirin.

☌ No Intagram, são disponibilizadas fotos dos bordados e agenda para inscrição de oficinas . No site, o Ateliê disponibiliza os produtos para venda online, além do número para contato e fotos.

4. Di_vertir | @nanda_leturiondo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

A educadora e artista visual, Nanda Leturiondo, mistura linguagens e possibilidades de narrativas através do bordado. Com página no Instagram desde 2017, a artista é responsável por alguns figurinos do Conto das Sete Mulheres e da Canastra Real, dois grupos de contadores de histórias já citados no NÃO ÓBVIO (confira aqui).

Com um leque de produções variadas, a artista borda narrativas em roupas como vestidos, blusas, saias e até acessórios, através de imagens, poesias e muita cor.

Além disso, oficinas como Quem Aumenta um Ponto, Tece um Conto, que acontecerá em São Paulo em outubro de 2019, mas que também acontecem na capital baiana.

☌ No Instagram, é possível acompanhar as produções, figurinos e acessórios. Além de fazer inscrição para as oficinas ofertadas.

5. Lia Gonzalez | @byliagonzales

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

A baiana Lia Gonzales produz roupas de narrativa em bordado 100% algodão. Com página no Instagram há cerca de um ano, a artista já bordou as roupas das Contadeiras, grupo de contadora de histórias baianas.

Lia borda desenhos como árvores, pássaros, cata vento, flores, cactos, peixes, entre outros, em seu trabalho autoral. Tem-se como resultado saias, blusas, vestidos e calças pantalonas.

“Criar é inundar os olhos e o coração.”

diz Lia Gonzales em sua biografia do Instagram.

☌ No Instagram, é possível acompanhar o trabalho da artista através de fotos.

6. Bordô | @clube_bordo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

O Clube do Bordô ou simplesmente Bordô, foi fundado por Lua Costa e Tininha Lhanos. Lua é baiana, da terra do dendê; e Tininha, embora não seja da Bahia, já vive há 20 anos na capital.

O Clube se apresenta como um projeto de bordado que valoriza o conhecimento ancestral. O trabalho deste clube consiste em mapear e bordas as PANCS – plantas alimentícias não convencionais. Com nomes escritos e plantas diversas, elas podem personalizar as obras para os clientes.

Em 2016, o Clube começou a se encontrar a cada 15 dias para compartilhar conhecimento tradicional do bordado. Em meio às conversas, perceberam que a alimentação e preocupação com o que consomem no dia a dia era um pensamento em comum. Foi assim que surgiu as PANCS, nome dado às plantas que são comestíveis e que são encontradas em algumas regiões.

☌ No Instagram, o Clube divulga os bordados acompanhados de legendas explicativas sobre as plantas bordadas e publicações especiais que recebem o nome de Cartografia do Clube Bordô com detalhes sobre as plantas.

Autor: Karol Amaral • @versoscafeinados

Karoline do Amaral é baiana de 1999, nascida em Feira de Santana. Acadêmica de Licenciatura em Letras Vernáculas na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Aspirante à poesia, autora do livro Versos Cafeinados, estudante e professora. Com os versos mais sinceros que vêm do coração, encontrou na escrita alento para os pesos e as levezas da vida.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: