5 TEXTOS NÃO ÓBVIOS QUE SERVIRAM DE BASE PARA FILMES PREMIADOS

Apesar deles não serem muito populares entre os leitores brasileiros, suas adaptações cinematográficas são tão famosas que dificilmente apareceriam em uma lista não óbvia. Confira a lista dos textos e livros que deram origem a boas tramas do cinema.

O filme Trilby e o Pequeno Bille, curta-metragem de 22 segundos lançado em 1896, é considerado a primeira adaptação da história cinematográfica. A obra levou para a sétima arte uma cena do livro Trilby, escrito dois anos antes pelo francês Gerald du Maurier. Assim foi inaugurada uma prática que seria amplamente reproduzida pelos roteiristas até os dias de hoje.

Desde o pioneirismo de Trilby, inúmeros filmes de sucesso foram criados a partir de livros, peças de teatro, poemas e diversas outras fontes. Essa é uma prática tão comum no cinema que desde a primeira cerimônia do Oscar, em 1929, entrega-se uma estatueta para o autor do melhor roteiro adaptado do ano.

É difícil se deparar com alguém que não sabe, por exemplo, que os filmes Os Miseráveis, Romeu e Julieta, O Auto da Compadecida e os da saga Harry Potter foram baseados em obras igualmente famosas.

Da mesma forma, não é fácil encontrar pessoas que sabem que as produções cinematográficas premiadas que o NÃO ÓBVIO separou aqui, na verdade, são adaptações de textos e/ou livros inteiros que podem ser devorados virtualmente ou fisicamente por você. Confira:

1. Filme Amnésia | Baseado no conto Memento Mori, de Jonathan Nolan


O conto Memento Mori foi escrito por Jonathan Nolan e publicado em 2001 na revista Esquire. Na pequena trama, após ser agredido e sofrer ferimentos graves na cabeça, Earl passa a ser incapaz de lembrar das coisas por mais de alguns minutos. Por conta dessa amnésia anterógrada, ele usa anotações e tatuagens para armazenar as informações.

Basicamente, a narrativa é dividida em dois períodos principais. No primeiro, Earl está preso em uma instituição mental e aprende as coisas a partir das informações que ele havia sistematizado. No segundo, ele tenta superar essa realidade e encontrar o homem que o agrediu e matou sua esposa.

O texto de Nolan deu origem ao filme Amnésia – que foi adaptado e dirigido pelo seu irmão Christopher Nolan. O longa, que foi muito premiado e aclamado pela mídia, chegou a concorrer em duas categorias do Oscar: Melhor Montagem e Melhor Roteiro Original. A propósito, o título do conto é uma expressão em latim que significa “lembre-se de que vai morrer”.

☌ O filme Memento (ou Amnésia) está, inclusive, na lista de filmes favoritos de Vanessa Brunt, editora-chefe do NÃO ÓBVIO e blogueira no Sem Quases.

☌ Em 2007, a revista Esquire disponibilizou o texto de Jonathan Nolan no site. Mas para os que não leem em inglês, a tradução está disponível no blog Homens Têm Estria”.

2. Filme Tropa de Elite | Baseado no livro Elite da Tropa, de Luiz Eduardo Soares, André Batista e Rodrigo Pimentel


O livro Elite da Tropa é nacional e foi publicado em 2006 pela editora Objetiva. A obra é baseada em relatos reais de ex-policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais, BOPE – esquadrão de elite da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Além de retratar a tropa como incorruptível e hiperviolenta, a história aborda o plano para assassinar o então governador do Rio, Leonel Brizola.

A adaptação do roteiro para o cinema trouxe outras visões para além da policial (mostrando também corrupções) e, com os incrementos, foi feita por Bráulio Mantovani, José Padilha e Rodrigo Pimentel. Tropa de Elite, o filme, fez muito sucesso e rendeu vários prêmios em 2008. O filme ganhou em oito categorias do Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro e o Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Cinema de Berlim.

Das histórias que compõem esta seleção, essa é a única brasileira e que não rendeu uma indicação Oscar. No entanto, para quem não lembra, a produção nacional Cidade de Deus chegou a concorrer a estatueta de Melhor Roteiro Adaptado em 2004. O romance homônimo de Paulo Lins só não aparece aqui como indicação de destaque porque o fato de que o livro serviu de base para o filme é uma informação divulgada em peso.

☌ A obra física de Luiz Eduardo Soares, André Batista e Rodrigo Pimentel está disponível em várias lojas online e nas principais livrarias do país. Entretanto, não é muito difícil encontrar o livro digital na internet.

3. Filme Um Sonho de Liberdade | Baseado na novela Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank, de Stephen King


Fãs fervorosos de cinema ou literatura provavelmente sabem que Carrie: A Estranha, IT: A Coisa e O Iluminado são best-sellers do autor Stephen King que serviram de base para filmes de muito sucesso. Mas a novela Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank, que também foi escrita pelo autor, não teve a mesma repercussão no Brasil.

Nessa obra, Andy Dufresne é um jovem banqueiro condenado injustamente pelos assassinatos da sua esposa e o seu amante. Dufresne é sentenciado a dupla prisão perpétua e vai parar na Penitenciária Estadual de Shawshank. Na redenção, o ex-banqueiro faz amizades que ajudam a construir a atmosfera de esperança e desejo de liberdade construída na história.

A novela faz parte do livro Quatro Estações, que foi publicado em 1982. A adaptação cinematográfica do texto de King resultou no longa Um Sonho de Liberdade – o qual foi apontado, em 2003, por uma pesquisa do jornal britânico The Independent como o filme mais injustiçado da história do Oscar. Na cerimônia de 1995, a adaptação estava indicada em sete categorias, mas não conquistou uma estatueta.

Apesar do “fracasso” no Oscar, o longa ganhou o prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira – no Prêmio da Academia Japonesa de Cinema em 1996 – e o de Melhor Fotografia de Cinema – no ASC Award em 1995.

☌ Quem se interessar por essa novela pode acessá-la rapidamente através deste site. Entretanto, na Amazon, a obra completa Quatro Estações está disponível para venda em livro físico e e-book. A propósito, neste caso, o livro digital também pode ser facilmente encontrado na internet.

4. Filme Shrek | Baseado no livro Shrek!, de William Steig


Uma década antes de fazer sucesso no cinema, o Shrek já era conhecido por quem não perde a oportunidade de explorar uma boa livraria. Publicado em 1990, o livro ilustrado foi escrito e desenhado por William Steig. A obra narra a história de um jovem ogro que, após sair de casa para explorar o mundo, conhece a princesa ogra que sempre sonhou encontrar.

O livro foi reconhecido com os prêmios de Melhor Livro Infantil do Ano (pela Publishers Weekly) e Melhor Livro do Ano (pela School Library Journal). No cinema, em 2002, Shrek ganhou o Oscar de Melhor Filme de Animação e concorreu na categoria Melhor Roteiro Adaptado.

☌ No Youtube, há um vídeo em que Michelle Davis apresenta as ilustrações e faz a leitura do livro original em inglês (veja acima). Mas a publicação nacional (traduzida) está à venda no site da Amazon.

5. Filme Moonlight | Baseado na peça Sob a Luz do Luar, Garotos Negros Parecem Azuis, de Tarell Alvin McCaraney


Tarell Alvin McCaraney escreveu a peça In Moonlight Black Boys Look Blue para um trabalho da escola de teatro. O título do texto pode ser traduzido como “sob a luz do luar, garotos negros parecem azuis”, mas a construção original possui outras referências.

O termo look blue pode ser entendido como parecem azuis ou parecem tristes. Além disso, Blue era o nome do namorado da mãe de Tarell, homem que o garoto tinha como referência de pai, mas foi assassinado quando Tarell ainda era uma criança.

O drama metafórico é, portanto, semiautobiográfico e se passa em uma pobre comunidade de Miami – cidade localizada no extremo sudeste da Flórida. Dividido em atos, o texto narra a vida de um homem negro gay em três momentos: infância, juventude e vida adulta.

Nessa jornada, o protagonista da história sofre bullying, passa por um período de crise identitária e é tentado a fazer parte do mundo das drogas e do crime. A peça, que foi adaptada pelo próprio Tarell em parceria com Barry Jenkins, fez a vida de Chiron ganhar as telonas através do filme Moonlight: Sob a Luz do Luar.

O resultado desse trabalho é uma obra muito poética que rendeu três estatuetas do Oscar. Mahershala Ali levou para casa o troféu de Melhor Ator Coadjuvante; Barry e Tarell venceram na categoria de Melhor Roteiro Adaptado; e o longa se consagrou como o primeiro filme com temática LGBT a ser reconhecido com o título mais importante da premiação: o de Melhor Filme.

☌ Infelizmente não se sabe se a peça escrita por Tarell Alvin McCaraney está disponível para o público. No entanto, o longa está na Netflix e o roteiro completo em inglês pode ser acessado através deste link.

Autor: João Victor Greco • @jaovictorgreco

“Apenas um rapaz latino-americano” de 21 anos que está sempre em contato com alguma arte. Cinéfilo, leitor, apreciador da relação da poesia com a informação, apaixonado por música e amante da fotografia – não necessariamente nessa ordem. Nas entrelinhas, mais um estudante de Letras e Jornalismo.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: