10 ILUSTRADORAS BRASILEIRAS PARA ACOMPANHAR PELO INSTAGRAM

A ilustração tem o poder de carregar diversos sentidos em uma única imagem e é na maior rede social de fotos da atualidade que alguns artistas compartilham suas obras criativas. Entre desenhos e colagens, com mensagens variadas para refletir e inspirar, conheça 10 perfis de ilustradoras brasileiras ativas para deixar seu feed mais inspirador.

Nos últimos anos, o Instagram se consolidou como a maior rede social de fotos do mundo, mas foi-se o tempo em que a plataforma era utilizado para compartilhar fotos instantâneas. Com seu crescimento, alguns artistas começaram a utilizar a rede como forma de divulgação e já não é novidade que o Instagram virou uma poderosa ferramenta de compartilhamento de suas obras, servindo como portfólio.

Resultado de imagem para gif illustration instagram

Entre vários artistas, os ilustradores também aproveitaram o espaço visual e encantam com feeds cheios de produções com reflexões e mensagens importantes. Seguindo temas como cultura pop, empoderamento e cotidiano urbano e sentimentos universais.

Resultado de imagem para gif illustration instagram

E é por isso que o NÃO ÓBVIO garimpou perfis de mulheres ilustradoras, que entre desenhos e colagens, utilizam a arte como voz para tantas e, até, tantos.

Para conhecer e prestigiar o trabalho dessas artistas que fazem poesias em imagens, confira nossa lista com 10 perfis não óbvios de desenhistas brasileiras que utilizam a rede social para divulgar seus trabalhos ativamente e merecem o nosso follow. 

1. Juliana Pina | @juliana_pina

Juliana Pina, 22, é uma artista baiana que produz ilustrações, letterings, colagens e criações manuais. A ilustradora utiliza suas criações para tratar temas atuais e relevantes como empoderamento feminino e questionamentos sociais.

Principalmente nas colagens, a artista apresenta poesias imagéticas ao criar metáforas com universos que estão saindo de dentro ou que ficam ao redor de algum personagem. O mesmo acontece nas ilustrações em que segue a linha mais repleta de simbologias, com flores, por exemplo, representando a força.

Se formou em 2018 pelo Bacharelado Interdisciplinar em Artes na UFBA (Universidade Federal da Bahia), mas compartilha seu trabalho nas redes sociais desde 2012 e continua bem ativa divulgando suas artes na internet. Em seu Instagram é possível acompanhar os novos projetos, bastidores de suas criações, dicas criativas e culturais. 

Juliana também trabalha com artes personalizadas sob encomenda. Quem se interessar, pode entrar em contato com a artista pelo e-mail

☌ Em 2018, foi uma das 365 mulheres inspiradoras selecionadas pelo projeto Todo Dia Delas, do Huffpost. Confira a matéria clicando aqui

2. Carol Nazatto | @carolnazatto

Formada em Design de Moda, com especialização em Jornalismo, Carol Nazatto nunca exerceu a função de sua formação. Mas foi ao produzir colagens para seu TCC, em 2012, que despertou seu desejo por explorar o universo da criação visual. 

Vivendo na cidade de São Paulo, a artista é uma das criadoras do Estúdio Magenta, um projeto de ilha criativa com foco em design gráfico, fotografia e branding digital.

Carol faz um trabalho que explora temas como universo feminino e moda. Suas produções desprezam a lógica e misturam elementos de espaço, tempo e realidades diferentes em meio a metáforas diversas.

☌ Carol é responsável pelas criações de colagens da sessão semanal Horóscopo Fashion, do site da jornalista e consultora de moda brasileira Lilian Pacce

3.Juliana Russo Burgierman | @juliana_russo_

Desenhista e artista plástica, a paulista Juliana Russo Burgierman compartilha em sua rede social seus projetos e ilustrações. Com muitos detalhes e traço fino, a ilustradora reproduz cenas do cotidiano urbano.

Sabe aquele fotógrafo que capta os detalhes mais repletos de sentimentos, significados e reflexões críticas? Sabe aqueles cliques que nos fazem questionar o poder do acaso e o cruzamento de vidas, como se o mundo fosse todo voltado aos sentidos do filme Efeito Borboleta? Pois bem. É nessa repleta de profundidades linha que ficam as ilustrações de Russo.

A artista lançou, em 2015, o livro São Paulo Infinita, publicado pela Editora GG, com suas interpretações da capital paulista. E seu livro mais recente é Pequenos Acasos Cotidianos, Presentes e Desastres da Vida Urbana, lançado em abril de 2019 com o apoio do projeto Rumos, também retratando cenários de São Paulo em desenhos.

Além do Instagram, é possível acompanhar o trabalho da artista em seu Tumblr

☌ Juliana também é curadora da Sala Aberta, um espaço colaborativo que reúne arte, design, produtos locais e gastronomia vegetariana em São Paulo. É possível conhecer mais do projeto clicando aqui e acompanhar a programação de eventos da sala na página oficial do Facebook

4. Gabriela Sakata | @bbbibilandia

Formada em Artes Visuais pela UNESP-SP, a paulista Gabriela Sakata, 24, compartilha suas ilustrações no projeto @bbbibilandia. Entre os temas abordados pela artista estão cultura pop (com personagens diversos de filmes e séries, por exemplo) e o universo feminino.

Com críticas sociais, principalmente as voltadas para a força e necessidade do empoderamento feminino, a ilustradora brinca com personagens em meio a detalhes corriqueiros do cotidiano ou em conexão com aspectos da natureza, por exemplo.

Nos Stories da rede social, Gabriela divide com o público parte de seu processo criativo, divulga algumas de suas ilustrações para serem utilizadas como wallpapper de celular e interage com seus seguidores. É possível adquirir peças exclusivas da artista em sua loja no Colab 55 e fazer pedidos de encomendas através de mensagem direita em sua rede social

☌ A artista é colaboradora da revista online Capitolina. Um veículo independente que produz conteúdo para garotas adolescente. Conheça o trabalho da Gabriela para revista clicando aqui

5. Mia Dalponte | @miacolagens

Mia Colagens é o perfil de divulgação dos projetos gráficos da artista Mirna Dalponte, 26. Formada em design gráfico, a artista é natural de Cuiabá (MT) e atualmente reside no Rio de Janeiro. 

Produzindo colagens desde 2017, Mirna tem como inspirações os devaneios de sua própria imaginação e a vontade de ressignificar. A artista cria seu próprio mundo em suas colagens, misturando realidades criadas através de sua percepção do universo. 

Sempre com diversas analogias sendo criadas através das misturas das suas colagens, entre os temas abordados pela artista estão o universo feminino e questões políticas. É possível adquirir suas obras entrando em contato pelo e-mail da designer.

Mirna faz parte do grupo de artistas da Well Well Well, iniciativa independente que visa a interação entre artistas visuais e divulgação de seus projetos. Criado em 2016, o projeto tem parceria com espaços culturais em São Paulo, onde são organizados exposições com obras dos artistas participantes do projeto. 

6. Jamila Lima | @_jamilalima

Jamila Lima, 32, é uma artista de Recife que utiliza a técnica de aquarela em suas ilustrações e aborda temas como autoconhecimento, universo e natureza. Todos os detalhes aparecem em tons e mensagens formulados poeticamente, utilizando a cidade ou as flores como metáfora para a casa interior, por exemplo.

Em sua rede social, divide com seus seguidores seus novos projetos e os processos de criação de suas produções – sempre com legendas provocativas que complementam as reflexões expostas em suas criações.

Além de compartilhar seu trabalho nas redes sociais, Jamilia também passa a diante seus conhecimentos ensinando práticas de técnicas básicas de desenho e de aquarela na Nova Acrópole Recife

☌ É possível adquirir produtos com suas obras através de seu site oficial. Entre as peças disponíveis estão ilustrações originais, camisetas desenhas e pintadas à mão livre e prints. 

7. Mariana Corteze | @marianacorteze

Artista visual e designer gráfica, Mariana Corteze, 27, é uma profissional freelancer de projetos criativos, entre eles ilustrações, letterings e porcelanas personalizadas.

A artista de Porto Alegre (RS) compartilha em seu perfil registros de seu processo de criação e novos trabalhos. Entre os temas abordados pela designer estão feminismo, sororidade e questões sociais. 

É possível conhecer mais sobre o trabalho da artista em sua página no Behance

☌ Mariana ilustrou o calendário literário 2019, presente no kit de dezembro do projeto TAG – Experiências Literárias, com artes sobre os 12 livros que mais encantaram os associados ao longo da história do projeto. TAG é um clube de assinatura de livros que entrega experiências literárias na sua casa. Saiba mais clicando aqui

8. Huíolla Ribeiro | @huiolla

Huíolla Ribeiro, 23, é uma artista autodidata que compartilha suas criações com seus mais de 16 mil seguidores. Em meio a diversos desenhos, a artista mostra, em alguns vídeos, parte de seu processo criativo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A desenhista utiliza a técnica de pintura com aquarela e produz ilustrações de temas como personagens da cultura pop (os quais ela apresenta com toques poéticos: como o escudo de um herói derretendo em diferentes cores), galáxias, animais e outras formas poéticas.

☌ Além de compartilhar seus trabalhos no Instagram, Huíolla também tem um canal no YouTube onde divide com seus inscritos registros do processo de criação e dicas de desenho e pintura em aquarela.

9. Larissa Câmara | @vazioespaco

Larissa Câmara é designer e ilustradora e compartilha suas produções em colagem no seu perfil alternativo @vazioespaco. A artista tem como inspiração formas do cotidiano na história e folclore, que geram as poesias em desenhos e colagens mesclados.  

Bacharel em Design, pela Universidade Federal do Maranhão, Larissa expressa sua criatividade e explora texturas em suas produções. Entre os temas abordados pela artista estão reflexões, devaneios sobre sentimentos diversos e questões atuais da sociedade como educação, universo feminino e economia.

É possível conhecer mais trabalhados da artista em seu perfil no Behance

☌ Conheça o outro perfil da artista na rede social, focado em seus desenhos, clicando aqui.

10. Rebeca Silva | @rbecasilva

Formada em Artes Plásticas na Escola de Belas Artes – UFBA, Rebeca Silva, 32, teve contato com artistas e técnicas até encontrar sua preferida: a aquarela. Mas a artista não se limita entre materiais e gosta de explorar suas possibilidades conforme as necessidades de seu projeto. Entre eles estão ilustrações para livros infantis e murais.

Entre os temas que mais gosta de representar estão pessoas, flores e vegetações, formando simbolismos sobre renascer (entre outras metáforas). O cotidiano urbano também surge como arte crítica. Em sua rede social, é possível acompanhar seus novos projetos e criações. 

É possível conhecer mais o trabalho da artista acessando sua página no Flickr.

A produção desta lista foi feita em conjunto com Vanessa Brunt (@vanessabrunt), a editora-chefe do NÃO ÓBVIO.

Autor: Jéssica Zoleti • @jessicazoleti

Produtora audiovisual, apaixonada por arte e viagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: