TUMBLRS PARA ENCONTRAR ILUSTRAÇÕES VARIADAS

Depois do surgimento do Pinterest, o Tumblr não prosseguiu apenas como rede social para postagens de textos, poesias e outros escritos mais melancólicos. A plataforma ainda abriga ilustradores que a utilizam como site oficial, além de contas que misturam diferentes tipos de pinturas e desenhos; confira.

Muito antes do Pinterest, que surgiu em 2010, o Tumblr, surgido em 2007, era conhecido como o principal meio para salvar diversos tipos de imagens e gifs que pudessem compor as listas de inspirações dos usuários. Atualmente, o Pinterest conta com pastas ou contas específicas que reúnem fotografias ou ilustrações com a mesma intenção ocorrida no Tumblr, porém, a rede social que surgiu anos antes, também continua ativa na área.

Apesar de conter, principalmente, textos variados e poesias, o Tumblr continua ‘vivo’ com variedades imagéticas e, alguns deles, focam apenas nisso. Ilustradores, inclusive, muitas vezes utilizam a plataforma como o site oficial para além das outras redes sociais.

Imagem relacionada

Servindo como comprovações de perfis que seguem atualizados com desenhos e pinturas, artistas como Pascal Campion e Fernando Cobelo complementam uma lista com outros diversos endereços do Tumblr que trazem variados estilos de ilustrações. Confira:

1. Pascal Campion

Com ilustrações que representam o interior com “o exterior”, ou seja, a paz em meio ao caos, o desenhista Pascal Campion mantém, além do Instagram, o seu Tumblr, no qual compartilha as suas artes com maior qualidade de imagem (pixels). 

Com artes melancólicas, o autor costuma utilizar de jogos com luzes e sombras para representar sensações e respostas em meio a detalhes cotidianos, sejam eles contendo apenas amor-próprio ou relações (amorosas, familiares, sociais, entre outras). 

Campion, que já fez trabalhos para clientes como a Disney, Nickelodeon, Cartoon Network e MTV, já afirmou que desenha sobre aquilo que observa e sente. Ou seja, na maior parte dos casos, os personagens são inspirados em pessoas e momentos reais.

2. In-dissolúvel

O In-dissolúvel aglomera ilustrações de diferentes autores e temas. O tumblr capta variadas cores, formatos e mensagens, com meios para quaisquer identificações.

Em meio às tantas obras que misturam detalhes abstratos com literais, diversas ilustrações da Agnes Cecile, como as duas em aquarela acima, fazem parte dos compilados.

3. 100 Drawings

No 1000 Drawings, algumas das imagens que podem ser encontradas no início do site, são vistas novamente em continuações mais abaixo, contendo traços diferenciados, como em uma história em complementação, para que os internautas façam as próprias leituras.

As imagens são tão diversificadas quanto no In-dissolúvel, tendo pinturas em aquarela, desenhos feitos à mão ou imagens produzidas com as mais diversas ferramentas. 

4. Fernando Cobelo

Cobelo, que utiliza para a maior parte das suas artes o projeto pessoal The Ordinary Young Man. O ilustrador vive atualizando o seu tumblr e tem ainda Instagram e uma loja virtual com produtos variados em que as suas ilustrações poéticas estão presentes. As mensagens da suas artes são sempre metafóricas/poéticas, fazendo críticas sociais e aguçando meios de releituras internas. 

5. Drawings + Only Drawings 

Semelhantes, os dois tumblrs (Drawings + Only Drawings) do compilado acima misturam desenhos pretos e brancos com diversas imagens coloridas. Da listagem, podem ser considerados como os que mais trazem imagens ideais para ‘capas de celular’, incluindo frases em algumas das artes.

6. Protótipos em Rabiscos

No Protótipos em Rabiscos as ilustrações, em geral, costumam ser mais leves e animadas (quase sempre coloridas), com mensagens mais positivas e confortantes – principalmente de cunhos sociais –, porém sem deixar de lado, em alguns pontos pingados, os tons mais melancólicos, questionadores e/ou ‘revoltados’. 

É possível conferir mais ilustrações nos tumblrs: Conrad RosetRoseQuero Ser Picasso e Colorimos.

Autor: Vanessa Brunt • @vanessabrunt

Vanessa Brunt é autora premiada internacionalmente, com nove livros lançados no Brasil e em Portugal. Especialista em Influência Digital, Persuasão, Vendas e Copywriting, é também mentora do SEBRAE e de corporações como O Boticário, além de empresária e dona da Agência CiAtive, de Crescimento de Marcas (com Assessoria de Imprensa, MKT e mais). Jornalista e colunista no Correio da Bahia e do Portal iBahia, Brunt produz conteúdos também no seu blog Sem Quases, no site Não Óbvio e em suas redes. Descreve-se como uma apaixonada por metáforas e ansiosa por compartilhar com você tudo de mais bacana e menos óbvio que encontra por aí. • Saiba mais em: https://vanessabrunt.com ou em @vanessabrunt, no Instagram.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: