4 GRAFITEIROS BAIANOS: ENTREVISTA NÃO ÓBVIA

No primeiro vídeo do quadro Entrevista Não Óbvia, do canal de YouTube do Não Óbvio, quatro grafiteiros da nova cena baiana falam sobre os bastidores da arte, explicam diferenças entre termos como ‘grafite’ e ‘pichação’ e tratam de temas como preconceitos sociais perante a profissão. 

Os entrevistados explicam leis e abordam curiosidades, como os limites da legalização do grafite, as barreiras enfrentadas pelas mulheres/grafiteiras e, ainda, as formas de lucrar trabalhando com a arte de rua, em 2018, em Salvador. Na entrevista, Daniel Hirs, Andressa Monique, Trigo e Sarah Barbosa (clique nos links para ir para os perfis do Instagram), apresentam também as perspectivas que enxergam para o futuro da área.

Veja exemplos dos trabalhos de cada um dos entrevistados durante a entrevista. Para assistir, não esqueça de optar pela qualidade em HD:

DICAS NOS BASTIDORES

Após as gravações, os grafiteiros convidados bateram papo com a equipe do Não Óbvio e deixaram mais indicações e alertas, como foi o caso de Monique, que indicou o trabalho de Mônica, mulher pioneira na cena do grafite baiano, conhecida apenas pelo primeiro nome.

“Não consigo nem imaginar o que ela sofreu. Atualmente, mesmo com os preconceitos sociais, há muito respeito entre os homens e as mulheres dentro da profissão. Se não fosse pela jornada de Mônica, talvez até dentro do universo artístico ainda existissem olhos masculinos duvidando da gente”, contou a grafiteira Andressa Monique, 25, que ainda concluiu: “Essas pessoas são ‘os nossos heróis’. Precisam ser valorizadas”.

Quem também deixou sua indicação foi Sarah Barbosa, 23, que afirmou admirar e fazer trabalhos com Marcos Costa, conhecido pelo seu @ do Instagram: @spraycabuloso. “Ele me incentivou e me levou mais para o universo artístico”, afirmou a jovem.

Daniel Hirs, 26, e Trigo, 26, indicaram “a única loja de grafite que existe na Bahia” (como afirmam). “Antes a gente tinha que usar produtos importados. A maioria vinha da China e o spray, por exemplo, não funcionava muito bem no calor de Salvador. A loja Mil Muros foi pioneira e é a única que vende produtos destinados à nossa arte. É nossa salvação e esperamos que inspire mais esse mercado”, exclamou Daniel.

Autor: Vanessa Brunt • @vanessabrunt

Vanessa Brunt é autora premiada internacionalmente, com nove livros lançados no Brasil e em Portugal. Especialista em Influência Digital, Persuasão, Vendas e Copywriting, é também mentora do SEBRAE e de corporações como O Boticário, além de empresária e dona da Agência CiAtive, de Crescimento de Marcas (com Assessoria de Imprensa, MKT e mais). Jornalista e colunista no Correio da Bahia e do Portal iBahia, Brunt produz conteúdos também no seu blog Sem Quases, no site Não Óbvio e em suas redes. Descreve-se como uma apaixonada por metáforas e ansiosa por compartilhar com você tudo de mais bacana e menos óbvio que encontra por aí. • Saiba mais em: https://vanessabrunt.com ou em @vanessabrunt, no Instagram.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: