10 REPORTAGENS COM CURIOSIDADES PARA CUIDAR MELHOR DO SEU BEM-ESTAR

Corpo e mente são pilares para o bem-estar e pensando nos dois aspectos é que foi feita uma lista especial com reportagens que contam com curiosidades e, em muitos casos, com diversas listas rápidas dentro delas mesmas. São matérias que vão de dicas de alimentos para desinchar até dicas de decoração que podem estimular o cérebro ao que desejar. Confira para estar mais saudável a longo prazo.

Corpo e mente fazem parte dos pilares para um bem-estar em dia. O conhecimento é porta de entrada para muitas das precauções que tais bases requerem. E é claro que não existe ninguém mais ideal para passar tais indicações do que médicos, ainda mais quando especialistas em uma área.

Mas é aí que também entra o trabalho jornalístico, já que as vozes médicas ou de outros especialistas necessários surgem durante as reportagens, dando embasamento correto para alertas necessários em diferentes questões que podem ser imprescindíveis ou bons extras para um bem-estar mais enriquecido.

Resultado de imagem para gif health illustration

Foi pensando em curiosidades assim que o NÃO ÓBVIO listou matérias de bem-estar dos seus dois parceiros (o jornal Correio da Bahia e o portal iBahia).

Além das reportagens, diversos dos conteúdos contam também com listas especiais repletas de aspectos extras, como dicas de canais de YouTube ou alertas que podem ser anotados e observados no dia a dia. Basta um clique para conferir as reportagens que vão de dicas de alimentos até indicações do que fazer para estimular o cérebro ao que deseja.

1. Saiba curiosidades sobre o açúcar e descubra alimentos que cortam o desejo | Acesse

POR VANESSA BRUNT | NO JORNAL CORREIO

Sabe aquele açúcar de cor mais escura que você encontra em algumas casas com a justificativa de que “é mais saudável e ajuda a diminuir a quantidade de carboidrato”? Não é bem assim que funciona. O açúcar mascavo (de cor marrom) e o demerara (de cor amarelada), como são chamados, têm exatamente a mesma quantidade de carboidrato que o açúcar branco refinado.

Na reportagem acima, é possível compreender e descobrir curiosidades como essa, além de receber diversas dicas para diferentes faixas etárias sobre como lidar de maneira saudável com o açúcar e os carboidratos em geral.

Na matéria, além das entrevistas com especialistas, é possível conferir listas como a de alimentos e a quantidade de colheres de sopa (cada uma equivale a 15 ml) que eles teriam de açúcar. É possível, ainda, verificar alguns nomes pelos quais o açúcar é chamado na indústria de alimentos (para ter atenção nos rótulos) e, de quebra, uma lista especial ainda traz dicas para sentir menos vontade, incluindo alimentos que podem cortar a vontade.

2. Inicialização artística serve como cura e evolução para crianças | Acesse

POR VANESSA BRUNT | NO JORNAL CORREIO

Pediatras, fonoaudiólogas e psicólogas explicam como a inicialização artística pode ajudar crianças a barrarem o deficit de atenção, a ampliarem a facilidade de compreensão, a terem mais tranquilidade para lidar com o público, entre diversos outros benefícios, como o suporte para crianças autistas.

Seja com aulas de música, pintura ou teatro, os profissionais apresentam diversos pontos positivos dos cursos para os pequenos. Na reportagem, ainda existe uma lista sobre como perceber a necessidade de algum tratamento específico para a criança (já que as aulas podem ajudar, por exemplo, a perceber questões como o autismo).

De quebra, no final da matéria é ainda possível conferir uma lista de locais confiáveis na capital baiana para matricular os pequenos em aulas artísticas.

Confira também no NÃO ÓBVIO: grupos baianos artísticos para a criançada.

3. A Cura Google: Como pesquisar sobre doenças de forma confiável e saudável? | Acesse

POR VANESSA BRUNT | NO JORNAL CORREIO

“Não pesquise sobre seus sintomas na internet, você sempre vai achar que está morrendo”. Frases desse tipo são predominantes quando o assunto é caçar questões médicas pela web. Mas, não tem jeito. Impacientemente, todo paciente vai dar uma ‘googlada’ aqui e outra acolá.

Foi com tal consciência que a reportagem especial de bem-estar falou com médicos de diversas áreas e variados pacientes para descobrir maneiras mais saudáveis de driblar informações errôneas de saúde pela internet.

Além das dicas e dos alertas deixados por especialistas, a reportagem ainda traz uma lista com os mais confiáveis canais de YouTube, sites e aplicativos que são para quem é um paciente impaciente.

4. Neuroarquitetura ensina a usar o ambiente para influenciar reações no cérebro | Acesse

POR CARMEN VASCONCELOS | NO JORNAL CORREIO

Cada cor e cada formato de móvel podem incentivar positiva ou negativamente no desempenho de quem está em determinado ambiente. Em casa, determinados tons, por exemplo, podem ampliar a ansiedade, enquanto no trabalho, certos tipos de móveis podem ajudar na criatividade.

A reportagem sobre neuroarquitetura, que estuda todos esses aspectos, traz dicas de como ambientes integrados, cores específicas e itens diversos na decoração podem dar suporte para influenciar as reações desejadas para o cérebro.

A matéria ainda divide indicações para residências e locais de trabalho, deixando uma lista rápida no final com algumas das dicas principais. O mais bacana é a porta aberta que fica para quem desejar aprofundar o assunto, descobrindo as bases dele na própria reportagem.

5. Consumo consciente: quando ter menos é ter mais | Acesse

POR VANESSA BRUNT | NO JORNAL CORREIO

O consumo consciente ou o estilo de vida minimalista podem ajudar na organização da casa e da vida de quem segue os conceitos. Assim, o bem-estar mental também pode ser melhor garantido. Com menos chance de estresse por estar em um ambiente ostil ou pela necessidade de adquirir mais do que não é tão necessário, o formato de vida pode ser uma saída ideal até para ter menos dores no bolso.

A reportagem explica os conceitos primordiais do consumo consciente e do minimalismo como forma de levar a vida, baseando as pontuações por meio de entrevistas com especialistas, blogueiras e até criadores de projetos sustentáveis. Curiosidades diversas são inclusas, como, por exemplo, a questão dos menores gastos e de como aplicar tudo isso para além da moda (ou nela mesma).

No final da matéria, é ainda possível conferir listas especiais: de 10 atitudes para começar uma vida de consumo consciente; 6 canais de YouTube para acompanhar e entender cada vez mais do assunto; e marcas que podem servir como incentivo (de quebra, tem até dica de aplicativo).

Confira também no NÃO ÓBVIO: 5 marcas sustentáveis e baianas para acompanhar pelo Instagram.

6. Saiba quais são as atividades físicas liberadas durante a gravidez | Acesse

PELA REVISTA ABM EM POSTAGEM DO PORTAL IBAHIA

Os exercícios físicos durante a gravidez podem ser iniciados em qualquer fase da gestação, e ser feito até final da gravidez. Mas embora seja recomendada, a atividade física é indicada apenas para gravidez de baixo risco, e sempre com orientação médica.

Além de ajudar no controle de ganho de peso, a atividade física ajuda a gestante a ganhar força muscular, flexibilidade corporal, coordenação motora e agilidade.

Ainda que tudo esteja bem pelos olhos médicos, é importante seguir certas precauções na hora de quaisquer exercícios. A matéria, portanto, traz uma lista especial com alertas que devem ser seguidos na hora das atividades, como é o caso da indicação de que as sessões sejam de 30 minutos, de 5 a 7 dias por semana e de que devem evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, caso seja ao ar livre.

E as listas não param por aí. Listas de exercícios mais recomendados, de contraindicações relativas e de casos em que não são permitidas as atividades também estão presentes.

7. Alimentos que ajudam a desinchar | Acesse

PELA REDAÇÃO DO PORTAL IBAHIA

Não é exatamente sobre estética, até porque é sabido que o peso não necessariamente serve como indicativo de doenças e muito menos de beleza. É sobre o quanto a sensação de inchaço pode atrapalhar a saúde e a rotina de qualquer um. É incômodo e pode ser alerta para problemas como a gastrite.

Na matéria, é possível conferir uma lista rápida de alimentos que ajudam a diminuir o inchaço e, consequentemente, as sensações causadas por ele. Na lista, estão as justificativas que explicam o motivo de cada alimento ter tais funções, mas é bom lembrar que caso prossiga com a sensação de inchaço, principalmente se seguida de dores, é necessário buscar orientação médica.

8. Alimentos que ajudam a prevenir doenças e retardar envelhecimento | Acesse

PELA AGÊNCIA O GLOBO EM POSTAGEM DO IBAHIA

A boa alimentação é mais do que um bom amigo para quem quer manter uma vida saudável. Ela não significa necessariamente eliminar alimentos com mais gordura ou açúcar, mas sim equilibrá-los com um dia a dia mais repleto de nutrientes diversos e menos carboidratos.

Tudo isso pode não parecer novidade, mas a jornalista italiana Eliana Liotta, autora do best-seller A Dieta Smartfood: Os 30 Alimentos Que Estimulam a Longevidade (Editora Rocco), consegue fazer os tópicos se tornarem ainda mais interessantes e repletos de aspectos pouco citados por aí.

O livro serve como base para a matéria indicada, que traz dicas e listas de alimentados citados por Eliana, explicando como eles podem ajudar para uma vida mais saudável a longo prazo.

9. 11 mitos e verdades sobre o cérebro | Acesse

PELA AGÊNCIA O GLOBO EM POSTAGEM DO IBAHIA

Muito já foi dito por aí sobre como os seres humanos utilizam apenas 10% do cérebro ou sobre como não é preciso estudar ao longo do semestre, somente na véspera da prova (porque assim o cérebro iria conter mais informações). Mas são mitos assim que a matéria indicada vem a desconstruir, explicando como verdadeiramente funciona o cérebro humano em cada um desses casos.

Entre verdades confirmadas e destrinchadas, falsas afirmações definidas e ideias que são relativas, a matéria – repleta de falas de neurocientistas – traz uma lista repleta de alertas para que não haja subestimação da própria mente.

10. Confira alimentos que ajudam a dormir melhor | Acesse

PELA REDAÇÃO DO PORTAL IBAHIA

Alguns alimentos podem dar suporte para regular os níveis de estresse ou para produzir hormônios e/ou nutrientes que o corpo humano não produz naturalmente, mas que podem ser transformados em estímulos para um bom sono.

A insônia pode ser causada por diversos aspectos e descobrir quais são eles não deixa de ser importante, mas ter a saída prática de ajudar o próprio sono a chegar não deixa de ser um bom acréscimo para quem está sofrendo com o caso.

Na matéria, é possível conferir alimentos que podem ajudar não somente a combater a insônia, mas também no estímulo de um sono mais profundo e saudável. A cada alimento, a justificativa vem repleta de estudos renomados ou dados que embasam as informações.

Outro suporte bom para um sono mais tranquilo é a yoga. Confira aqui o poder dela e seus benefícios para a saúde.

Autor: Vanessa Brunt • @vanessabrunt

Vanessa Brunt é autora premiada internacionalmente, com nove livros lançados no Brasil e em Portugal. Especialista em Influência Digital, Persuasão, Vendas e Copywriting, é também mentora do SEBRAE e de corporações como O Boticário, além de empresária e dona da Agência CiAtive, de Crescimento de Marcas (com Assessoria de Imprensa, MKT e mais). Jornalista e colunista no Correio da Bahia e do Portal iBahia, Brunt produz conteúdos também no seu blog Sem Quases, no site Não Óbvio e em suas redes. Descreve-se como uma apaixonada por metáforas e ansiosa por compartilhar com você tudo de mais bacana e menos óbvio que encontra por aí. • Saiba mais em: https://vanessabrunt.com ou em @vanessabrunt, no Instagram.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: