SITES PARA LER OBRAS DE GRANDES ESCRITORES DE GRAÇA

Nada de trechos encontrados pela internet sem garantia das autorias ou com a possibilidade de terem sofrido modificações. Confira sites que disponibilizam, gratuitamente, textos raros e/ou obras completas de renomados autores .

Textos de autores que deixaram grandes legados estão espalhados por toda a internet. É fácil, por exemplo, encontrar trechos ou até escritos completos em plataformas como o Tumblr. Mas, logo pode surgir a dúvida sobre a verdadeira autoria da frase compartilhada ou sobre a possibilidade de cortes e modificações terem ocorrido na escrita ali repostada. Assim, a maneira mais coerente de descobrir obras certeiras de autores, prossegue acontecendo na compra de livros.

Existem, porém, sites diversos que são legalizados (vinculados aos direitos autorais dos escritores em questão) e que publicam, gratuitamente, obras completas de artistas como Machado de Assis e Fernando Pessoa. Nas plataformas, basta fazer o download para ter acesso aos livros e escritos em suas formas originais.


Além dos sites voltados para um autor específico, existem ainda aqueles que, de forma confiável e também legalizada, publicam textos raros de diversos autores em seus formatos completos (veja no número 5 da lista).

Resultado de imagem para gif book

Confira a lista de sites
para baixar ou ler
em apenas um clique
os livros completos (em PDF e em português do Brasil)
dos grandes autores:

1. Obra completa de Sigmund Freud para download

Foto: Freud Museum London/Divulgação

Considerado o pai da Psicanálise, Freud (1856-1939) foi um médico neurologista que criou teorias diversas, como a do complexo de édipo e a da repressão psicológica. O autor, que fazia análises do inconsciente, chegou a aprofundar, em algumas das suas obras, sobre os significados dos sonhos.

Freud teve escritos publicados por diferentes editoras e, na lista de 23 volumes a serem baixados, estão Obras Psicológicas da Versão Standard Brasileira Completas de Sigmund Freud da Imago. No site, é possível optar por um único volume ou baixar vários de vez. Ao clicar em um, automaticamente uma janela irá abrir para salvar o material.

2. Obra completa de Fernando Pessoa para download

Foto: Câmara Municipal de Silves/Divulgação

Conhecido pela criação de pseudônimos que foram personagens completos, com biografias próprias e estilos literários díspares, Fernando Pessoa (1888-1935) é o mais universal poeta português. Indo desde temas como morte e vida até reflexões que diferenciam amor e paixão, Pessoa teve alguns dos seus poemas mais conhecidos assinados pelos heterônimos Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro.

Outro dos seus pseudônimos de sucesso foi um semi-heterônimo, Bernardo Soares, autor do Livro do Desassossego, uma das obras fundadoras da ficção portuguesa no século 20. O personagem seria o próprio Pessoa na pele de um ajudante de guarda-livros da cidade de Lisboa.

No link acima, apesar da falta de uma ordem cronológica e de certas repetições editoriais, o portal Domínio Público disponibiliza para download a poesia completa de Fernando Pessoa.

3. Obra completa de Machado de Assis para download

Foto: OBVIOUS Lounge/Divulgação

Considerado por muitos críticos, estudiosos, escritores e leitores como um dos maiores (senão o maior) nome da literatura do Brasil, Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908) é considerado o introdutor do Realismo no país e possui uma extensa obra com mais de dez romances, duzentos contos, dez peças teatrais, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de seiscentas crônicas.

O portal Domínio Público e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística (Nupill), da Universidade Federal de Santa Catarina se uniram para sistematizar, revisar e disponibilizar para download a Coleção Digital Machado de Assis, reunindo a obra completa do autor.

A coleção, que traz um vídeo sobre a vida do autor, engloba contos, poesias, crônicas, teatro, críticas e traduções, além de romances como Ressurreição (1872), A Mão e a Luva (1874), Helena (1876), Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) e Dom Casmurro (1899).

4. 14 livros completos de Paulo Freire para download

Foto: Farofa Filosófica/Divulgação

Considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica, Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997) foi um educador, pedagogo e filósofo brasileiro.

O autor recebeu diversos prêmios, como o prêmio da UNESCO de Educação para a Paz, em 1986, e 29 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América. Em 13 de abril de 2012 foi sancionada a lei 12.612 que declara o educador como o Patrono da Educação Brasileira.

O site Farofa Filosófica publicou, no link acima, 14 obras de Freire para download, assim como fez o sistema de bibliotecas UERGS. Os livros foram inicialmente liberados pelo próprio acervo oficial do autor, que também disponibiliza vídeos e outros documentos online.

5. Portal da Crônica Brasileira

Foto: Divulgação

Rubem Braga (1913-1990), Clarice Lispector (1920-1977)Antônio Maria (1921-19640), Rachel de Queiroz (1910-2003), Paulo Mendes Campos (1922-1991) e Otto Lara Resende (1922-1992) são apenas alguns dos cronistas inclusos no Portal da Crônica Brasileira, novo site do Instituto Moreira Salles (IMS) que reúne textos do gênero que estão sob a guarda da instituição.

Portal reúne antigos e novos dos maiores cronistas brasileiros

O site reúne, por exemplo, textos que foram publicados originalmente na imprensa e guardados em recortes de jornais e revistas. O material também integra um banco de dados de literatura do IMS que, segundo a instituição, reúne cerca de 10 mil textos de diferentes gêneros literários.

Além dos antigos e grandes autores, o portal conta também com colunas de novos e já renomados cronistas, como é o caso dos escritos do editor Humberto Werneck, que aborda quinzenalmente aspectos e peculiaridades da crônica.

6. EXTRA: Obra completa de Gilles Deleuze para download

Foto: Farofa Filosófica/Divulgação

Filósofo francês, Deleuze (1925-1995) foi um dos marcos na lista de pensadores do século XX. Deleuze mistura as artes, a psicanálise, a filosofia, a psicologia, a literatura e o cinema para apresentar novos conceitos de vida, através, ainda, da releitura original de autores como Bergson, Nietszche e Espinosa Proust.

O site Conexões Clínicas colocou a sua equipe para vasculhar a internet em busca de todos os livros do autor que foram disponibilizados de forma legal. No final da curadoria, o portal conseguiu organizar os livros de Deleuze cronologicamente em 2016, ainda pontuando uma obra inédita da época.

Autor: Vanessa Brunt • @vanessabrunt

Vanessa Brunt é autora premiada internacionalmente, com nove livros lançados no Brasil e em Portugal. Especialista em Influência Digital, Persuasão, Vendas e Copywriting, é também mentora do SEBRAE e de corporações como O Boticário, além de empresária e dona da Agência CiAtive, de Crescimento de Marcas (com Assessoria de Imprensa, MKT e mais). Jornalista e colunista no Correio da Bahia e do Portal iBahia, Brunt produz conteúdos também no seu blog Sem Quases, no site Não Óbvio e em suas redes. Descreve-se como uma apaixonada por metáforas e ansiosa por compartilhar com você tudo de mais bacana e menos óbvio que encontra por aí. • Saiba mais em: https://vanessabrunt.com ou em @vanessabrunt, no Instagram.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: