5 MARCAS ARTESANAIS E BAIANAS PARA SEGUIR NO INSTAGRAM

Indo dos móveis coloridos e das cadernetas decoradas até doces sem açúcar, não faltam marcas baianas produzindo itens à mão e caprichando nos cliques constantes do Instagram. Confira a lista com fotos para inspirar e produtos criativos que podem ser comprados pela internet.

Móveis coloridos, cadernetas decoradas, bolsas com mensagens criativas, azulejos que parecem quadros e até doce (doce mesmo!) sem açúcar. Não faltam marcas baianas produzindo artesanalmente e caprichando nos cliques da maior rede social de fotos do mundo. O melhor é que tudo isso pode ser comprado pela internet.

Pode ser qualquer coisa. Desde uma peça de roupa até um carro. Quando o assunto é comprar, não faltam variedades. Diante de tantas opções, é preciso escolher critérios na hora de bater o martelo. E se uma das suas exigências for exclusividade, já pode correr até eles: os produtos artesanais.

Feitos à mão, em pequena escala e cheios de detalhes particulares, os itens artesanais existem há milhares e milhares de anos. A diferença é que agora eles estão cada vez mais estilosos e fáceis de serem consumidos. Basta um clique.

Integradas às redes sociais e super atualizadas sobre tudo o que está bombando por aí, essas marcas baianas fazem sucesso no Instagram com seus produtos cheios de personalidade.

Resultado de imagem para art hand gif

NÃO ÓBVIO garimpou algumas das lojas soteropolitanas que comercializam produtos criativos, de qualidade e, claro, com preço amigo. A dica é seguir todas nas redes sociais e ficar sempre de olho nas novidades. Confira a lista (que não está em ordem preferencial) e aproveite para se inspirar:

1. Ateliê Monstruoso | @ateliemonstruoso

Sabe aquelas cadernetas bem personalizadas, com frases inspiradoras na capa e design caprichado? São elas o carro-chefe do Atelier Monstruoso, estúdio criativo baiano que é especializado em papelaria rústica – aquela onde os produtos não são serializados e tudo é feito à mão, artesanalmente, bem diferente daqueles que encontramos em grandes lojas em shoppings. Mas não se engane: isso, nem de longe, significa produtos com qualidade inferior.

Além das cadernetas, outro produto chama atenção, de cara, ao entrar no perfil da marca. Ideais para quem precisa organizar a rotina, os planners são mega coloridos e têm uma pegada super estilosa. Se você quiser ainda mais exclusividade, basta optar pelos chamados bullet journals, apelidados de bujos. Eles são uma espécie de agenda customizável, onde você decide como e o que precisa organizar. A dica é abusar da criatividade e caprichar nos desenhos com lápis de cor, giz de cera e canetas coloridas – como exibem os itens da marca.

Os produtos do Atelier Monstruoso são vendidos no site oficial da marca e enviados para todo Brasil. Quem preferir realizar a compra fisicamente, pode ir na Coreto Store, localizada no segundo piso do Shopping Bela Vista, ou na Caixote, que fica no L2 do Salvador Norte Shopping. | SITE

2. D’Cor Ateliê | @dcoratelie

Se você é uma dessas pessoas que gosta de procurar referências de decoração na internet, principalmente no Instagram e no Pinterest, com certeza já percebeu que os pallets, aqueles caixotes de madeira estão sendo cada vez mais usados como móveis e objetos de decoração. E é exatamente essa a especialidade da D’Cor Ateliê.

Tem de tudo: banquinhos, mesas, estantes, sofá, quadrinhos de parede e até porta-vinil. O grande diferencial da D’cor é a personalização. Esqueça aquela imagem de caixotes de madeira de supermercado. Por lá, os móveis ganham cores vibrantes e um design arquitetônico todo especial, que não deixam nada a desejar em relação à grandes marcas nacionais.

A marca ainda traz no estoque panos para decorar a casa ou ainda ajudar na limpeza. O mais bacana desses itens é que todos vêm acompanhados de frases personalizadas com um designer especial.

Outro ponto importante da loja, que tem estúdio localizado em Itapuã, é a possibilidade de alugar a mobília para eventos. Ou seja, caso o cliente queira deixar a casa mais colorida apenas em uma ocasião específica, é só realizar a locação. Para ver para crer basta visitar o site oficial ou ligar para: (71) 98793-6004. | SITE

3. Person Azulejos | @azulejosperson

Às vezes, queremos presentear alguém com algo especial, mas não podemos pagar muito por isso. Ou então, bate aquela vontade de acrescentar algum detalhe no próprio quarto – para deixar o espaço ainda mais personalizado e não temos ideia do que comprar para dar esse up na decoração. Para os dois casos, existe uma excelente opção: Person Azulejos. Anotou?

Esqueça tudo o que se sabe sobre azulejos. Por lá, os quadradinhos de cerâmicas se transformam em verdadeiras obras de arte, que podem ser fixadas na parede ou até servir como uma espécie de porta-retrato. Qualquer desenho pode ser colocado no produto, desde uma frase bonita e motivacional até o registro de algum momento importante. Basta usar a criatividade!

Além dos quadrinhos, a marca também personaliza canecas. Para comprar, basta entrar no site oficial ou mandar um alô para os números (71) 99666-4473/3161-3915. | SITE

4. Injoy Nuts | @injoynuts

Sabe aquele tipo de coisa gostosa, que combina com diversos tipos de comida e a gente consegue repetir infinitas vezes, sem enjoar? Agora, pense que isso é pasta docinha, super cremosa, sem açúcar e com produção 100% artesanal. Pode chamar isso tudo de Injoy Nuts.

Nuts é como são chamadas as nozes, sementes e castanhas comestíveis, ricas em proteína, fibra, vitaminas e antioxidantes. O que a Injoy faz é transformá-las em uma espécie de creme multifuncional. É possível misturar com frutas, jogar na vitamina, colocar no açaí ou até comer puro, sem nada. As opções são várias. Na falta de criatividade, vale dar um Google e procurar receitas.

Atualmente, a marca produz quatro sabores: amêndoas com canela, amendoim com xylitol (adoçante natural), castanha de caju com coco e castanha de caju com cacau. Vale lembrar que é tudo vegano, ou seja, sem adição de qualquer substância derivada de animais.

Para adquirir os seus sabores, basta logar na loja virtual. | SITE

5. Ciclos Coletivo | @cicloscoletivo

Cadernos pequenos e repletos de mensagens amorosas, ecobags com estampas poéticas e até glitter biodegradável. Na Ciclos Coletivo, o importante é comunicar com afetividade. E basta uma olhada rápida nos produtos para sentir esse carinho.

Seja no papel ou no tecido, é tudo feito à mão – e a riqueza de detalhes impressiona. A coleção mais recente da marca, que é presença garantida em diversas feirinhas soteropolitanas, foi toda produzida por mulheres. O objetivo? Reverenciar a força e a potência feminina em seus múltiplos aspectos.

Uma boa dica para presentear alguém querido – incluindo você! Em Salvador, tem Ciclos Coletivo na A Feira Garagem e no Ateliê Casa 9. Outro point é em Praia do Forte, ao lado do Projeto Tamar, na Loja 10. Para conferir as novidades da marca, basta ficar ligado no Instagram.

Esta postagem contou com colaboração da editora-chefe do NÃO ÓBVIO: Vanessa Brunt (@vanessabrunt).

Autor: Rafaela Fleur • @rafaelafleur

Jornalista extravagante, faz-tudo de moda e beleza, apaixonada por vermelho e tudo aquilo que brilha - de glitter a David Bowie. Baianíssima.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: