5 SITES GRATUITOS E INTUITIVOS PARA CRIAR PORTFÓLIOS DIGITAIS

Essenciais para quem deseja impressionar na hora de apresentar um projeto, uma empresa ou até o próprio currículo, os portfólios, no mundo atual, precisam ser criativos, dinâmicos e, ao mesmo tempo, simples para serem criados. Confira cinco plataformas não óbvias e totalmente gratuitas que permitem a personalização de um site que apresente o seu negócio de maneira intuitiva. É possível jogar o seu projeto no ar, em formato de site, ou até deixar tudo salvo para apresentar em momentos específicos.

Quando o assunto é arrumar emprego, é essencial saber vender o peixe. Não basta ter talento, formação acadêmica, mil cursos e uma cabeça cheia de criatividade. Se essas informações não chegam no contratante, de nada adianta. Só falar as suas qualidades e o que você sabe fazer para a empresa desejada ou o possível cliente que você quer conquistar, também não é o suficiente.

Em situações assim, é preciso mostrar. Para isso, os portfólios são certeiros. Ainda mais se forem digitais. Fáceis de serem compreendidos, cheios de imagens e dinâmicos, eles podem fazer toda a diferença na hora de fazer alguém garantir o job.

Quando o caso é online, aquele currículo clássico vai ser hospedado em um site, cheio de imagens e informações relevantes. No portfólio de tal estilo, você destaca os seus diferenciais e pode conquistar também um pouco mais pela estética organizada. Se pergunte: o que eu já fiz de mais incrível? E o que eu sei fazer? Pronto. É isso o que deve estar lá.

Qualquer profissional, de qualquer área, pode montar esse tipo de apresentação. Basta pensar na melhor forma de dispor tudo que é interessante sobre seu trabalho – e de uma forma ainda mais visual. Aqui vão algumas dicas: aposte em modelos simples, textos curtos e sites simples de navegar.

O modelo pode servir, ainda, para apresentação de Mídia Kits e de outros formatos requeridos para quem deseja apresentar um projeto específico ou todo o currículo próprio.

Resultado de imagem para gif laptop work

Deu vontade de criar o seu próprio endereço na web, seu portfólio ou seu Mídia Kit, mas não sabe onde fazer isso? Pois não precisa ser nenhum super programador ou designer descolado para montar um portfólio digital bacana. O NÃO ÓBVIO listou cinco plataformas que fazem o serviço. Nelas, é possível jogar o projeto no ar, em formato de site mesmo, ou até deixar tudo salvo para apresentar em locais específicos ou enviar apenas para quem deseja que acesse. As opções são cheias de estilo, fáceis de mexer (intuitivas) e, de quebra, gratuitas.

A maioria dos sites são em inglês. Vale abrir uma aba do Google Tradutor para esclarecer possíveis dúvidas.

1. Squarespace

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Todo em português, o Squarespace tem diversas opções de templates criativas e simples de serem utilizadas e personalizadas. Logo na abertura do site existe uma lista de templates para inspirar que mostram a pluralidade das áreas dos usuários. Existem templates listados que podem ajudar em algumas temáticas específicas, como fotografia, música e gastronomia.

O site oferece também formatos prontos – que podem ser modificados pelo usuário – para quem deseja criar lojas online. Com opções ideais para quem quer vender produtos, como as partes de carrinho e colocação de preços de uma maneira clean, fica mais fácil de fazer uma vitrine virtual para além do Instagram.

Na plataforma, é possível também já criar (lá mesmo) o próprio domínio do site do portfólio desejado (exemplo: meutrabalho.com). Para complementar, ainda dá para fazer inscrições em workshops e/ou receber um atendimento personalizado por e-mail ou chat online.

2. Cargo Collective

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Templates belos, fáceis de serem alterados e com um catálogo imenso de possibilidades. Assim é a Cargo, uma plataforma especializada na produção de portfólios. A ferramenta parecer complicada inicialmente por conta das muitas funcionalidades disponíveis – o que, consequentemente, causa muita informação. No entanto, basta navegar um pouco pelo projeto para que tudo fique mais simples.

Um dos maiores diferenciais da Cargo é possibilidade de personalizar tudo nos mínimos detalhes. Dá para inserir imagens, vídeos e editar completamente tudo no seu site. E, o mais bacana: já vem tudo responsivo (como em todos os outros desta lista), ou seja, com formato já pronto também para quem estiver visualizando do mobile/celular/tablet.

O diferencial da Carga para a parte de responsividade, é que no próprio site, mesmo do computador, fica disponibilizada a chance de visualizar diretamente como o seu site vai aparecer nos aparelhos móveis.

No endereço, onde é possível utilizar imagens em movimento, também dá para criar o próprio domínio do seu site. Para complementar, dá para ganhar inspiração com a aba do site que mostra outros diversos portfólios finalizados.

3. Cambonmade

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Mais fácil de manipular do que a Cargo, o Carbonmade também é especializado em sites para divulgar trabalho. É todo em inglês, mas bastante intuitivo, bem mais simples de compreender.

Apesar das poucas opções de templates disponíveis, as que estão lá não deixam a desejar. Super modernas, clean e dinâmicas, é possível ajustar alguns detalhes, como cores e posição de alguns álbuns – que é como são chamadas as ‘páginas’ na plataforma.

Para acessar a plataforma, é necessário criar, rapidamente, um login. Após, os temas vão aparecer criando a possibilidade de simples edições a serem feitas. Caso o usuário deseje mais opções de layouts, dá para contratar alguns planos premium. O mais barato custa R$ 15 por mês.

4. Format

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png
Essenciais para quem deseja impressionar na hora de garantir um job, os portfólios precisam ser criativos, dinâmicos e, ao mesmo tempo, muito simples. Confira quatro plataformas gratuitas que permitem a criação do modelo curricular e escolha seu favorito.

Lembra daquilo que falamos no início sobre a importância de um portfólio clean, simples de ser compreendido? Voilà!

Os layouts do Format são minimalistas, com fontes legíveis e cores neutras. Mas não se engane: isso, nem de longe, é sinônimo de falta de charme. Os templates são animados e cheios de movimento, o que torna a navegação bem divertida.

Com variedade de temas, é possível personalizar brincando com fontes, cores, imagens e formatos diversos. Para os profissionais que trabalham em áreas mais visuais, por exemplo, existem os templates chamados de slideshows, que focam em passar imagens de uma forma mais dinâmica, além de conter as abas com categorias do site criado e outras possibilidades.

Para quem desejar ainda mais possibilidades de templates, é possível criar contas pagas. O endereço também exibe nitidamente, desde o template idealizado, como vai ficar o seu projeto de site nos dispositivos móveis.

5. Coroflot

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

O site Coroflot ganha destaque não somente pela possibilidade de disponibilizar portfólios completos de forma online, mas também e, principalmente, por servir como um tipo de rede social. É lá que times de grandes empresas como Nike, Google e Facebook buscam talentos para compor seu time de designers, por exemplo.

A plataforma não segue uma linha que pode ser totalmente proveitosa para qualquer profissão, tendo foco nas mais visuais. Escritores podem apresentar frases e capas de livros, assim como publicitários e especialistas de outras áreas mais criativas, podem aproveitar o espaço sem tempo ruim.

Nela, o profissional pode criar um tipo de banco de imagens com seus trabalhos, além de escrever uma apresentação sobre cada uma (que pode ser lida por quem clicar na foto). O usuário pode, ainda, escrever na parte About, onde é possível destrinchar partes necessariamente escritas do próprio currículo.

Além disso, a ferramenta oferece o upload ilimitado de trabalhos e a opção de ver quem visitou o seu perfil. O site também dedica boa parte do seu foco à divulgação de jobs para os quais você pode se inscrever. E, para fechar com chave de ouro, existe uma aba com opções de salários para os profissionais.

Uma ferramenta semelhante é o site Behance.

Esta postagem foi feita em colaboração com Vanessa Brunt (@vanessabrunt), editora-chefe do NÃO ÓBVIO.

Autor: Rafaela Fleur • @rafaelafleur

Jornalista extravagante, faz-tudo de moda e beleza, apaixonada por vermelho e tudo aquilo que brilha - de glitter a David Bowie. Baianíssima.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: