5 CANAIS DO YOUTUBE COM ENTREVISTAS PARA QUALQUER PROFISSIONAL

Quantas histórias pelo mundo podem servir como inspiração para uma ideia que pode mudar todo o rumo da sua? É pensando na resposta que diversos canais não óbvios do YouTube têm trazido uma pluralidade de vozes para apresentar dicas valiosas e diretas sobre carreira, processos seletivos e lições de trajetórias inspiradoras para turbinar qualquer profissão.

Apesar da lista de 10 canais do YouTube para refletir e empreender, que segue presente nas nossas opções, é fundamental ratificar que a plataforma de vídeos, assim como diversas ferramentas e redes sociais da internet, vai além do entretenimento e traz profissionais de diversas áreas que compartilham vivências e ensinos técnicos, bem como os práticos.

A forma democrática e acessível de ensino, apesar de não dever substituir cursos oficiais, traz palestras como as do TED Talks e da Endeavor, canais de grandes eventos mundiais que são partilhados no YouTube constantemente.

Resultado de imagem para empreender gif

Mas, como na lista anterior do NÃO ÓBVIO, houve um foco principal em diversos canais filosóficos – que trazem problemáticas atuais do mundo e debatem temas diversos –, desta vez a nossa caça ficou para os projetos que não são conhecidos pelo grande público e que trazem uma pluralidade de vozes em cada um, estando totalmente conectados ao tema empreendedorismo.

Tem de tudo: desde os focos nos universos digitais até dicas para áreas específicas como artistas e professores. São dicas valiosas e diretas sobre carreira, processos seletivos e compilados de histórias inspiradoras para quem deseja tirar as ideias para muito além do papel. Confira:

1. Foras de Série

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Para quem não está com tempo hábil para devorar uma palestra ou um vídeo de uma ou duas horas de duração, o canal Foras de Série pode ser a saída ideal. Com entrevistas que contam, geralmente, com apenas 10 minutos, o canal traz (e aprofunda) histórias reais repletas de lições aprendidas por pessoas de diferentes áreas e faixas etárias.

Os chamados Foras de Série são esses personagens do nosso dia que às vezes podem passar despercebidos, mas que, nas palavras dos próprios idealizadores do projeto: fazem alguém tirar aquela ideia da gaveta, ter uma relação mais próxima com a sua comunidade ou então simplesmente levar o dia a dia com mais otimismo.

O intuito do canal é dividir as trajetórias, sejam elas de empresários, jornalistas, artistas, professores, ou de qualquer outra pessoa que criou seu próprio negócio e/ou reinventou um já existente. O enfoque fica, portanto, para quem questiona o status quo por meio de suas atitudes e seu modo de pensar, mostrando que é possível, sim, criar algo novo ou melhorar a sociedade em aspectos que nem sempre são óbvios.

2. Na Prática

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Para quem achou o canal Foras de Série a opção ideal por conta do tempo de duração dos vídeos, deve também ter na lista o Na Prática. Com dicas diretas sobre carreira e entrevistas com grandes figuras que se destacam no Brasil e no exterior, os vídeos interativos chegam a durar entre apenas um ou quatro minutos.

O projeto, que reúne as rápidas entrevistas com profissionais diversos, é um dos braços da Fundação Estudar, de Jorge Paulo Lemann, economista e empresário suíço-brasileiro. Em 2019, foi considerado pela Forbes como o segundo homem mais rico do Brasil, com uma fortuna estimada em US$ 23 bilhões.

O canal é voltado para atualizações sobre o mercado de trabalho, dicas para quem vai passar por novos processos seletivos e ainda apresenta diversas oportunidades profissionais dependendo do perfil, das experiências, dos objetivos e do momento atual de vida do espectador.

Além do canal, vale a pena conferir o portal do Na Prática, onde é possível encontrar textos, entrevistas e materiais diversos voltados para universos não apenas profissionais, mas também de autoconhecimento.

3. Man in the Arena

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Apresentado por Leo Kuba e Miguel Cavalcanti e In Hsieh, o canal Man in the Arena traz entrevistas que, apesar de um pouco longas – em torno de 40 ou 50 minutos –, podem ter o tempo passado despercebido, já que as conversas trazem também tons informais, em clima de bate-papos e com dicas práticas para os espectadores.

Nos assuntos principais, o projeto aborda temas como empreendedorismo, criatividade e mercado digital por meio das trajetórias e lições dos maiores criadores e especialistas de grandes negócios, com destaque para o empreendedorismo digital.

Apesar de estar sem novos conteúdos há três anos, são mais de 100 vídeos atemporais disponíveis no canal, o qual merece ao menos um dia da semana de quem deseja aprender sobre novos formatos ou aperfeiçoar ideias com erros e acertos de grandes figuras brasileiras. Assim, os vídeos acabam deixando também diversas dicas de perfis para quem desejar seguir (no Instagram, por exemplo) e prosseguir se inspirando nas áreas desejadas.

O legal também é que o projeto já foi indicado como um dos cinco podcasts de empreendedorismo em destaque na América Latina pela The Next Web, além de 9 dos melhores podcasts para empreendedores pela Endeavor e como um dos 8 canais do YouTube que todo empreendedor deveria acompanhar.

4. Bruno Picinini

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Sim. O canal indicado aqui não traz entrevistas como um dos principais focos, apesar de conter um quadro com podcasts, convidados e outros tipos de participações. Ainda assim, Bruno Picinini costuma citar as fontes de diversas das próprias inspirações, sejam elas escritores ou outros empreendedores, o que deixa um universo de dicas para além dos próprios vídeos.

Arquiteto de formação, mas apaixonado por empreendedorismo digital, Bruno é hoje uma das grandes referências brasileiras em empreendedorismo digital. Começou com um curso online sozinho sobre hábitos mais saudáveis para aumentar o tempo de vida dos cachorros, onde quebrou muito a cabeça até desenvolver seu próprio método para abrir seu negócio digital, fortemente inspirado no livro Trabalhe 4 Horas Por Semana, do autor Timothy Ferris.

Foto: Divulgação

No canal, Bruno dá dicas de lifestyle, com um foco para quem trabalha como freelancer (ou deseja se tornar um) sobretudo no mundo digital. Além disso, o agora youtuber fala também sobre a sua história de vida, compartilhando aprendizados constantemente e dando insights que vêm de seu próprio curso.

O mais legal, seja do canal ou seja do curso, é a oportunidade de abrir a cabeça e de enxergar um outro estilo de vida – para pensar se ele seria ou não interessante em algum âmbito da sua vida.

5. Geração de Valor

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Apesar da marca já bastante reconhecida em meios como o Instagram, são muitos os seguidores do Geração de Valor que não sabem que o projeto mantém um canal de YouTube com diversas produções.

Diverso, o compilado de vídeos aborda ideias empreendedoras, questionando padrões pré-estabelecidos na sociedade e no mundo de forma geral, o famoso “vamos pensar fora da caixa”.

Idealizado e fomentado pelo criador da rede de idiomas Wise Up, Flávio Augusto da Silva, o Geração de Valor nasceu de uma série de livros publicados pelo empresário, sem fins lucrativos, que falam de forma direta, lúdica e colorida sobre dicas de carreira e do despertar de maneiras diferentes de pensar.

Foto: Divulgação

Por meio de histórias de diversas pessoas mais famosas ou mesmo menos conhecidas, mas não menos inspiradoras, Flávio Augusto busca despertar a inquietação que reside dentro de cada um. Por vezes, porém, o autor aborda os temas sem entrevistados, falando diretamente com os seguidores e propondo práticas testadas para dar suporte nas caminhadas empreendedoras.

Apesar do canal ter ficado em torno de um ano sem atualizações, nos últimos meses novas postagens têm sido feitas. Vale a pena também conhecer o portal do projeto, além de baixar o aplicativo de mesmo nome para ter acesso ao conteúdo diário no seu celular.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: