7 LISTAS NADA ÓBVIAS PARA QUEM É APAIXONADO POR FILMES E SÉRIES

Séries não óbvias para loucos por psicologia, tramas românticas e fora dos clichês na Netflix, cinebiografias e filmes com cachorros no protagonismo são somente alguns dos temas das listas que formam um compilado especial e que, de quebra, ainda traz dicas de aplicativos e sites para facilitar a vida de quem acompanha todo o tipo de trama.

Aplicativos, sites, série de vídeos com informações exclusivas e listas com indicações diversas de filmes e séries aparecem em compilados produzidos pelo blog e canal Sem Quases – vinculado ao NÃO ÓBVIO – ou através do jornal Correio da Bahia – também parceiro do NÃO ÓBVIO –, no qual a blogueira e jornalista que aqui vos fala atua (juntamente com o Sem Quases).

O Sem Quases apresenta e explica as simbologias de artes como filmes, séries, clipes e letras musicais. As críticas aprofundam os ângulos que podem ter passado despercebidos pelo público, destrinchando, assim, metáforas e lições deixadas nas entrelinhas de cada obra.

Por vezes, as produções ainda vão para caminhos mais diretos, com listas variadas que citam algumas metáforas, mas focam em apresentar rapidamente tramas nada óbvias.

Resultado de imagem para gif movie illustration

Foi pensando nas listas com indicações feitas para facilitar as vidas dos cinéfilos e seriados que o NÃO ÓBVIO separou alguns dos compilados mais curiosos do Sem Quases e do jornal Correio, com dicas que não podem ser encontradas facilmente em outros cantos pela web. Confira:

O NÃO ÓBVIO produz listas especiais com indicações de filmes e séries que fogem dos clichês na aba Cinema e TV. Já conferiu?

1. Doze sites e aplicativos para assistir gratuitamente, debater, organizar e descobrir filmes e séries | Acesse a lista

NetflixTelecine Play e Google Play Filmes são algumas das plataformas mais conhecidas para quem deseja descobrir e assistir novos filmes e séries. Mas, quais são os sites e aplicativos gratuitos que ajudam não somente a encontrar novos títulos, mas também a debater sobre longas e episódios de séries com outras pessoas, encontrar trilhas sonoras, conferir dicas específicas quando estiver indeciso e assistir gratuitamente de forma legalizada?

Confira um garimpão com endereços da web e aplicativos curiosos que contêm diversas utilidades para facilitar a vida dos cinéfilos e seriadores de plantão.

Inicialmente a lista foi produzida no blog Sem Quases (confira) e, após, a autora que aqui escreve formulou uma atualização em uma matéria para o jornal Correio da Bahia (acima).

☌ Não esqueça de conferir a lista do NÃO ÓBVIO de cinco sites para encontrar suas trilhas sonoras favoritas, sejam elas de novelas, filmes, séries ou outros programas de TV.

2. As séries mais românticas da Netflix | Acesse a lista

A maior plataforma de streaming para os cinéfilos e ‘seriadores’ de plantão reúne uma gama de opções que misturam diversos gêneros e mensagens, é fato. Séries como Grey’s Anatomy encaixam discussões de amizade, vida profissional e muitas pitadas de romance. A trama (que ganhou um spin-off) é somente uma das opções para quem quer suspirar, chorar e deixar o coração palpitando enquanto mergulha em fortes relações.

Uma lista com outras tantas indicações, que misturam casos variados em meio a belíssimas ou trágicas ocorrências amorosas, poderia ser feita com facilidade. The O.C., por exemplo, seria mais uma das opções. Gossip Girl entraria como a queridinha de muitos outros ships da Netflix. Confira cena da série abaixo:

Mas, e se o nosso desejo for de ter um casal como foco principal de toda a trama? Encontrar uma dupla apaixonante em meio a uma série que aborda muitas outras situações como focos, pode ser mais simples do que achar, certeiramente, uma produção que gire em torno da vida de um casal. Foi pensando nisso, que separei, como uma romântica incurável, uma lista recheada de séries da Netflix (com, ainda, alguns extras no final) que focam no romance principal.

Confira as séries mais românticas da plataforma na lista feita para o jornal Correio da Bahia, da mesma autora que aqui vos fala e que comanda o Sem Quases.

3. Um quadro sempre atualizado com notícias adiantadas sobre lançamentos de filmes e séries | Acesse a lista

Apesar do Sem Quases ser um blog e um canal de YouTube focado em analisar as simbologias e lições de cada arte, os vídeos também trazem listas curiosas diversas. É o caso, por exemplo, do quadro de notícias da semana.

Na sequência de vídeos em questão, basicamente em todas semanas é feito um compilado de informações voltadas para os mundos dos filmes e das séries. Lançamentos, alertas da Netflix, cancelamentos e outros detalhes: tudo está na lista do Sem Quases.

São detalhes sobre trailers que foram lançados, filmes e séries que estão em produção e que serão lançados daqui a meses ou anos e por aí vai. Todas as notícias são dadas para que você possa saber de tudo com antecedência e preparar a sua agenda.

Até mesmo aspectos relacionados como novos parques voltados a temas de algum filme ou novos streamings que estão chegando também não ficam de fora. E o mais bacana é que os vídeos não ficam velhos, ou seja, mesmo depois de meses, eles ainda servem como novidade para quem não assistiu, já que as dicas podem acabar apresentando séries e longas que foram lançados e que podem, então, ser acompanhados.

☌ Tudo nesses compilados é emitido sem spoilers e, por vezes, análises completas de alguns filmes também ficam inclusas em meio às informações.

4. Uma lista (com críticas) de filmes que trazem cachorros como protagonistas | Acesse a lista

Em uma época em que tanto se fala sobre empatia, tratar do tema em conexão com o respeito aos animais é fundamental. O Sem Quases, então, formulou uma lista especial com os principais filmes sobre cachorros de todos os tempos e ainda incluiu a crítica do longa A Caminho de Casa, lançado ainda neste ano de 2019.

A lista ainda conta com análises de outros longas que têm cachorros como pontos centrais das histórias. Comédias, dramas e diversos quesitos variados se misturam no compilado intenso e leve simultaneamente, no qual ainda se encontra uma obra que gerou grandes polêmicas.

5. Uma lista com cinebiografias fora do óbvio e outra com filmes de terror reflexivos | Acesse a lista

Com lembretes sobre a importância dos legados, as cinebiografias costumam brincar com os toques dramáticos e inspiradores que impulsionam o olhar para a vida por outros ângulos através do lembrete de que a estrada nunca é firme, a firmeza está no caminhante (Autor Desconhecido).

Pensando nas tramas que ratificam que para ser livre é necessário ser atencioso com o outro, foi que o Sem Quases separou as cinebiografias com as entrelinhas mais incríveis conferidas e que podem inspirar em todos os ângulos das vidas dos telespectadores. Seja no empreendedorismo, no romance ou na vida pessoal em si, os filmes vão da ação ao drama, tendo indicações para todos os gostos.

Já para a parte de filmes de terror reflexivos, está uma outra lista. O segundo compilado foi apresentado em conjunto com a crítica do filme Nós, que é um suspense (dito por alguns como terror) repleto de críticas sociais e metáforas que geraram teorias por todos os lados.

O Sem Quases foi para a cabine de imprensa da trama e, antes mesmo dela chegar aos cinemas neste ano de 2019, preparou uma análise especial que destrincha as entrelinhas, metáforas e mensagens escondidas do filme – que é do mesmo diretor de Corra, Jordan Peele. 

Para quem tem a impressão de que a maioria dos filmes do gênero são rasos, a lista pode ser um grande tesouro que comprova as mudanças atuais no estilo.

6. Filmes que emocionam e mostram a velhice de diferentes formas | Acesse a lista

A velhice é um tema delicado, que ainda chega carregado de estereótipos. Foi pensando em cortar preconceitos e trazer reflexões mais amplas sobre a temática, que o Sem Quases fez uma listagem especial.

O compilado mistura obras que tocam a alma não somente porque todos passam por tal fase, mas também por nos lembrar daqueles que estão ao redor e merecem mais do esforço e da atenção que podem ser oferecidos.

Um filme com ação e comédia, um com drama e peso e um com muita leveza. O blog foi para a cabine de imprensa do longa A Mula e fez, então, a crítica da obra trazendo as análises e indicações das tramas extras.

Em meio às entrelinhas dos filmes indicados, ainda foram citadas dicas de séries e outros longas.

7. Séries não óbvias para loucos por psicologia | Acesse a lista 1 | Acesse a lista 2

Psicologia: a ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento humano e de suas interações com um ambiente físico e social. Quem não se interessa por desvendar mais de si e do outro, por caçar evolução em entrelinhas?

Existem séries que estão na boca do povo, nos maiores sites de compartilhamentos, nos cliques das redes sociais, e que abordam a temática com maestria, como é o caso de Bates Motel, produção da Netflix que foi finalizada em abril deste ano; Dexter, que teve o desfecho em 2013 e também está disponível na plataforma; e, o mais recente lançamento da Netflix, Mindhunter (confira matéria sobre) que, até então com uma temporada, já conquistou grande audiência, fazendo a Netflix confirmar a segunda fase da novidade.

Bates Motel é um “prólogo contemporâneo” para o filme Psicose, de 1960, (baseado no romance de mesmo nome escrito por Robert Bloch), que retrata a vida do doente mental Norman Bates e de sua mãe Norma, antes dos eventos retratados no filme de Alfred Hitchcock (1899-1980). A trama explica como Norman acabou ampliando o seu transtorno dissociativo de identidade.

Dexter apresenta o psicopata e serial killer de mesmo nome, que caça e elimina assassinos que matam inocentes. Já Mindhunter, gira em torno de dois agentes do FBI, que estudam e apresentam a importância da psicologia para os casos que vêm a desvendar.

Mas, e aquelas séries que tratam do tema tão bem quanto, e que não estão nas indicações mais vistas por aí?

A lista fugiu de nomes como Lie To Me e produziu um garimpão, com séries que você provavelmente ainda não ouviu falar e que abordam a temática com diferentes angulações. Desde os enfoques em consultórios até aos tópicos mais íntimos fora das quatros paredes, a lista traz opções para vários gostos, com tramas que já foram finalizadas e outras ainda presentes no ar. Vem aumentar a lista de maratonas.

Na segunda lista é possível conferir, de forma mais aprofundada e em vídeo, outras quatro indicações de séries nada óbvias e que também estão inclusas no tema.

Autor: Vanessa Brunt • @vanessabrunt

Vanessa Brunt é autora premiada internacionalmente, com nove livros lançados no Brasil e em Portugal. Especialista em Influência Digital, Persuasão, Vendas e Copywriting, é também mentora do SEBRAE e de corporações como O Boticário, além de empresária e dona da Agência CiAtive, de Crescimento de Marcas (com Assessoria de Imprensa, MKT e mais). Jornalista e colunista no Correio da Bahia e do Portal iBahia, Brunt produz conteúdos também no seu blog Sem Quases, no site Não Óbvio e em suas redes. Descreve-se como uma apaixonada por metáforas e ansiosa por compartilhar com você tudo de mais bacana e menos óbvio que encontra por aí. • Saiba mais em: https://vanessabrunt.com ou em @vanessabrunt, no Instagram.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: