5 RESTAURANTES DE SALVADOR QUE MISTURAM ARTE E CULINÁRIA

Danças, shows, pinturas, esculturas, fotografias, grafites e diversos eventos se misturam em variados restaurantes da capital baiana. Com a proposta de valorizar artistas locais, sejam plásticos, da voz, da poesia ou do corpo, esses ambientes mesclam uma culinária nada óbvia com toques artísticos pelo ambiente e pela programação que apresentam.

Cozinhar pode ser uma arte repleta de mensagens diferenciadas – e os baianos a conhecem bem. Para além do famoso acarajé e dos temperos mais fortes, a culinária riquíssima espalhada nos restaurantes da capital podem provar que este lado artístico está presente nos pratos e espaços. Quadros, pinturas, músicas que vão para além do axé e muita cultura se mesclam em diversos dos restaurantes.

Salvador tem uma vida cultural agitada e, assim, sair do óbvio pode ser a melhor pedida para quem quer provar da arte e da comida boa. O que é que a capital baiana tem? Tem tempero mexicano, espanhol, brasileiro. Tem arte, show folclórico, exposição de artistas baianos e homenagem aos orixás.

Confira cinco espaços com opções variadas para os pratos, que vão desde a típica comida baiana até os temperos e molhos mexicanos; e para completar: fazem tudo rodeados de boa arte, seja na ornamentação do ambiente ou até mesmo no samba, maculelê, salsa e em artes plásticas.

ATENÇÃO! Temos dicas extras no final.

1. O Coliseu | @restauranteocoliseu

O restaurante O Coliseu tem a missão de oferecer serviços de alta qualidade no segmento gastronômico aliado a trabalhos artísticos como shows e exposições que retratam a cultura baiana. O início de cada apresentação é marcado por um ritual de limpeza e preparação da ambiente, que recebe o nome de Padê.

Em seguida vem o Sacodimento, onde são espalhadas folhas sagradas dedicadas a Ossaim. A mitologia africada é narrada por 18 artistas em cena, sendo eles músicos, dançarinos e capoeiristas. Apresentações das divindades denominadas Orixás (Ogum, Oxum, Oxossi, Omolu, Iansã, Oxala, Xangô, Iemanjá), dança do fogo, puxada de rede, xaxado, dança afro, maculelê, capoeira e sampa de roda são marcas do show folclórico do Coliseu.

☌ No site, O Coliseu divulga em sua galeria fotos da inauguração, no ano de 1999, com a presença de celebridades como Adriana Galisteu, Daniela Mercury, Matheus Nachtergaele, Gilberto Gil e Fernanda Montenegro.

O cardápio especial do restaurante é tipicamente baiano. Moqueca de peixe, bobó de camarão, rabada com legumes e feijoada. Além de saladas, massas e acompanhamentos, como vatapá, caruru, acarajé, purê e arroz. O restaurante também oferece Buffet Degustação e À La Carte com 200 lugares.

Endereço: Cruzeiro do São Francisco, 9/13, Pelourinho. Bahia, Brazil. 4020-280.
Horário de funcionamento: Almoço segunda à sábado das 12h às 16h e Jantar exclusivamente com reservas das 19h às 22h.
Telefone: (71) 3321-698 | (71) 332-5585 | (71) 98876-1011 | (71) 98633-8150.
Site | Instagram | Facebook

2. Rango Vegan | @rangovegan.ssa

A Rango Vegan é um restaurante 100% vegetariano, localizado no Centro histórico de Salvador. Formado por mulheres, há treze anos pratica o veganismo, novas relações de trabalho, eco-feminismo, agroecologia e economia solidária.

Além da decoração rústica e vintage, que mistura pinturas pela parede e fotografias diversas, o espaço também encontra a arte pela música ao vivo constante e por eventos pontuais que chegam a misturar, por exemplo, exibição de vídeos produzidos na Bahia e shows com ritmos como samba e bossa.

Recital de poesias e outras atrações culturais também ganham espaço no microfone do local, que sempre tem os artistas divulgados previamente nas redes sociais do espaço.

O restaurante desvenda os segredos da gastronomia sem leites, ovos e derivados, em suas oficinas de culinária. Com a temática, ainda são disponibilizadas aulas com dicas funcionais para simplificar as dietas, além dos temperos e acompanhamentos. Oficinas de tortas e doces veganos, por exemplo, é uma das opções recorrentes. Além das aulas, também acontecem bate-papos sobre o tema.

☌ No site, além do cardápio completo do restaurante, a Rango Vegan é possível encontrar as datas das oficinas e ficha de inscrição online.

Opções completas para buffet, totalmente vegetal, também estão presentes. Os doces e salgados clássicos, sem glúten e sem açúcar, fazem parte. A Rango Vegan ainda possibilita a facilidade de cozinhar em casa, com visitas agendadas no restaurante.

Endereço: Rua do Passo, 2. Santo Antônio do Carmo, Salvador. 40301408.
Horário de funcionamento: Terça à sexta das 12h às 20h, sábado das 2h às 22h e domingo à segunda das 12h às 15h.
Telefone: 71 348-2756
Site | Instagram | Facebook

3. Casa de Tereza | @casadetereza_

“Onde tem um tê de Tereza, tem um quê de Bahia.”

Casa de Tereza

A Casa de Tereza tem como proposta reunir arte, cultura e gastronomia na capital baiana. A recepção é convidativa por si só, ao reunir obras de Bel Borda, como forma de homenagear um dos mais renomados artistas plásticos da Bahia. O outro salão presente na Casa, que recebe o nome de Yemanjá, é uma verdadeira galeria de arte. São obras de 11 artistas plásticos baianos, compondo um cenário que reúne originalidade à gastronomia.

E o salão terreiro, é um espaço abençoado pelos orixás. Este salão homenageia as mais diversas expressões do candomblé em suas mesas e paredes. Para completar a diversidade cultural presente nesta casa, o Espaço Barroco traz em sua decoração fragmentos de anjos e um teto de igreja no forro, lembranças do movimento cultural barroco.

☌ No site da Casa de Tereza é possível fazer um tour virtual de 360° por todo restaurante, além de conferir o cardápio completo.

O Menu Experiência da Cozinha de Santo é um convite para provar as mais diversas comidas baianas, sendo também servidos sem glúten/lactose. Além deste, a Casa também serve pratos conhecidos como Cozinha do Autor, onde a chef elabora as refeições com ingredientes da região. Além de sopas, saladas, especiais veganos/vegetarianos/dietas hipoproteicas e sobremesas. Mas, antes mesmo de fazer o pedido, os olhos percorrem arregalados a decoração do local.

Endereço: Rua Dr. Odilon Santos, 45, Rio Vermelho, Salvador, Bahia, Brazil. 41940-350.
Horário de funcionamento: Aberto de segunda à quarta das 12h às 23h, quinta à sábado das 12h às 00h e domingo das 12h às 21h30.
Telefone: (71) 3329-3016
Site | Instagram | Facebook

4. Nacho’s Mexican Bar|@nachosmex

O Nacho’s Mexican Bar é encontrado em três unidades: Shopping Paralela L2, Vilas do Atlântico e Barra. Em todas elas o ambiente retrata a cultura mexicana em cada detalhe. Arte de caveira nos cardápios, copos de vidro e paredes, com muita cor. Além de chapéus tipicamente mexicanos pendurados no teto.

Mas o melhor do bar é a programação. Show de Rock’n Rumba, Mambolada, Salsa, noite carimbenha, DJ e atrações especiais que sempre surgem em datas comemorativas como Dia dos Namorados e Dia dos Mortos, tradição no México.

☌ Todas a programação e novidades são divulgadas no Instagram do bar.

Além de boas atrações, o que não pode faltar em um bar: drinks. Margarita Blue, Frozen e Roscka Gourmet fazem sucesso. E claro, os aperitivos. Nachos, tacos, burritos, talonera, quesadilla, são algumas das opções disponíveis no cardápio.

Endereço: Av. Luís Viana, 8544. Paralela, Salvador (Shopping Paralela L2)|Av. Luis Tarquínio Pontes, 2899. Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas (Vilas do Atlântico)|Av. Almirante Marques de Leão, 6. Barra, Salvador (Barra).
☌ Delivery no Ifood
Horário de funcionamento: Domingo à quinta das 12h às 22h e Sexta das 12h às 03h (Paralela) |Domingo à quinta das 17h às 00h e Sextas e sábados das 17h às 03h (Vilas do Atlântico)|Segunda das 17h às 05h, Terça à quinta das 11h às 05h e Sexta, sábado e domingo das 13h às 05h (Barra)
Telefone: 71 3032-6040 (Paralela)|71 3026-3443 (Vilas do Atlântico)|71 98800-0902 (Barra)
Instagram | Facebook

5. La Taperia |@lataperiasalvador

Para além dos elogios para as opções culinárias, o restaurante La Taperia sempre recebe seus clientes com mimos nos pequenos detalhes da decoração. Nas mesas, os guardanapos são enfeitados com corações e mensagens carinhosas escritas em espanhol. Nas paredes, quadros com frases da artista Frida Kahlo. Nas lâmpadas, pequenos corações pintados.

E antes mesmo de entrar na Taperia, a arte do talentoso Eder Muniz decora a fachada com muita cor. Completando a entrada, algumas plantas em vaso de barro penduradas no alto dão um toque especial. À noite com tons vermelhos, amarelos e verdes, as lâmpadas iluminam o ambiente.

☌ No Instagram o restaurante divulga os cardápios especiais para comemorações (dia dos namorados, Iemanjá, dia da mulher, entre outros).

As tapas espanholas do Chef Morchon conquistaram um grande público na capital baiana. Outras opções são bem pedidas, como o Carpaccio de polvo e a lagosta com molho de tomate e batatas, camarões, queijos, presuntos, polvos, que podem variar toda a semana, há um cardápio com comida mais tradicional, como paellas.

Endereço: Rua da Paciência, 251. Rio Vermelho, Salvador, Bahia, Brazil. 4950-010
Horário de funcionamento: Terça à sábado das 18h às 1h30.
Telefone: (71) 33346871 | (71) 987161077 | (71) 991165140
Instagram | Facebook

EXTRAS:

6. Cien Fuegos| @cienfuegosmexicano

O primeiro restaurante mexicano da cidade de Salvador é o mais conhecido da lista e faz com que o cliente viaje para o México sem sair de Salvador, desde as comidas até a típica decoração.

O ambiente temático conta com janelas e portas de madeira em sua entrada ampla. Mas o melhor é o espaço interno: No teto são penduras algumas gaiolas brancas, verdes, vermelhas e amarelas. E as mesas e cadeiras de madeiras recebem destaque em meio às cores das paredes, que lembram a bandeira do México.

Entre grades brancas em forma de cacto, o Espaço Frida se destaca, também, com suas cores vibrantes no desenho da artista homenageada, Frida Kahlo. O Espaço Caveira, preto e branco, é inspirado nas caveiras mexicanas que representam a vida e proteção contra os maus espíritos. A área da banda é responsável por noites incríveis na capital baiana, com muita música e dança. Cores e desenhos inspirados na cultura mexicana.

O Lounge Vip é um espaço mais reservado e simples, com pouca luz e som, é uma boa pedida para quem quer algo mais reservado. E o terraço é para quem prefere algo ao ar livre, com boa iluminação e cor, comumente usado por fumantes, já que o estabelecimento não permite a saída para fumar. Além disso, a arte deste local é em homenagem a Vila do Chaves, seriado mexicano.

☌ No site do restaurante é possível fazer pedido online, além de conferir todo o cardápio na íntegra, e no Instagram eles também divulgam as promoções, especiais da casa.

O restaurante Cien Fuegos, inaugurado em 1995, tem o objetivo de divulgar a cultura e culinária mexicana. Totopos, flautas mexicanas, quesadilla, tacos, burritos e nachos são as especialidades da casa. Com promoções exclusivas, o espaço é elogiado pela internet, nos comentários do Instagram e avaliação do Ifood.

Endereço: Rua Alexandre Gusmão, 60. Rio Vermelho. Salvador, Bahia, Brazil.
☌ Delivery no Ifood.
Horário de funcionamento: Domingo a quinta das 18h às 0h. Sexta a sábado das 18h às 2h.
Telefone: 71 3334-7711
Site| Instagram | Facebook

7. Mistura Contorno|@misturacontorno

No que diz respeito à sofisticação, o Mistura Contorno se destaca. O restaurante em antigo casarão, mistura estilo e história de forma original. Em frente ao mar, os clientes podem desfrutar de um pôr do sol deslumbrante, em que a capital baiana oferece.

O ambiente planejado pelo arquiteto Sidney Quintela, oferece o interior climatizado, amplo e claro, adornado de canoa convertida em expositor para peixes e crustáceos frescos e uma adega revestida em vidro emoldurado com madeira rústica.

A inovação pode soar artística para aqueles apaixonados por decorações diferenciadas. A inspiração veio do mar e dos elementos náuticos. Na área eterna, os cientes desfrutam da brisa do mar de Itapuã, embaladas pelo aroma e sabor da culinária brasileira e mediterrânea da Chef Andéa Ribeiro e sócio Paolo Alfonsi.

☌ No site é possível conhecer a Chef responsável pela culinária do restaurante, além de outros detalhes imperdíveis, como adega, premiações e galeria.

No restaurante, pode ser escolhido entre as 8 opções do menu – Carne de boi ou cordeiro, lagosta, frutos do mar – risotto ou grelhadinha – badejo). Além das entradas (Buffet de antipasti; Fritura leve de frutos do mar (badejo, camarão, lula e siri mole); Salada de lagosta com melão orange.) e sobremesas (brownie com goiabada, sorvete de côco e mousse de maracujá; Degustação de doces típicos (cocadas).

Endereço: Rua Professor Souza Brito, 41 – Itapuã
Salvador – BA, 41640-485
Horário de funcionamento: Domingo à quarta das 12h às 23h e quinta à sábado das 12h às 00h.
Telefone: (71) 3375-2623|3012-2623|(71) 2137-0782 |2137-0741.
Site | Instagram | Facebook

Esta lista foi feita em colaboração com Vanessa Brunt (@vanessabrunt), editora-chefe do NÃO ÓBVIO.

Autor: Karol Amaral • @versoscafeinados

Karoline do Amaral é baiana de 1999, nascida em Feira de Santana. Acadêmica de Licenciatura em Letras Vernáculas na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Aspirante à poesia, autora do livro Versos Cafeinados, estudante e professora. Com os versos mais sinceros que vêm do coração, encontrou na escrita alento para os pesos e as levezas da vida.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: