6 FILMES COM HISTÓRIAS INSPIRADORAS SOBRE ATLETAS

O esporte é base para inúmeras narrativas retratadas pela sétima arte. São tramas que abordam lutas, grandes polêmicas, rivalidades e retratos históricos que podem servir como metáforas diversas. De cinebiografias a comédias românticas e de lendas da corrida e do automobilismo até detalhes da patinação, confira narrativas de longas emocionantes com histórias de coragem e determinação.

A vida de um atleta é feita de trabalho duro e muita dedicação. Superando grandes desafios, as narrativas inspiram produções cinematografias, que exploram aspectos emocionantes de superação pessoal e profissional. 

Entre os temas abordados estão grandes polêmicas, rivalidade, os rótulos de heróis e vilões, a mudança de vida através do esporte, quebra de barreiras e feitos históricos. 

Com críticas e reflexões, o cinema utiliza desse universo para inspirar e retratar com metáforas a vida real, cheia de batalhas e conquistas que podem servir como lições para quaisquer profissionais.

Histórias marcantes do esporte através de produções cinematografias se tornaram grandes clássicos como Carruagens de Fogo e Rocky.

Com doses de inspiração e grandes reflexões, confira a lista do NÃO ÓBVIO com cinco filmes nada clichês, e sem ordem de preferência, que retratam a vida de grandes atletas. 

1. Raça

Baseado na história do legendário atleta americano Jesse Owens, o filme aborda a jornada de superação do corredor negro, que conquistou quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim (1936), em pleno regime nazista de Adolf Hitler. 

Muito além das pistas de corrida, Raça é um retrato histórico sobre racismo e a luta do atleta para conquistar seu espaço na sociedade e no esporte. 

A foto de abertura desta matéria é a reprodução de uma cena do filme

☌ O filme está disponível online pela Netflix, Itunes e YouTube Filmes

Direção: Stephen Hopkins
Elenco: Stephan James, Jason Sudeikis, Eli Goree
Gênero: Biografia/Drama
Duração: 2h14
Lançamento: 19 de fevereiro de 2016 (EUA)

2. McFarland dos EUA

Com base em uma história real, a longa apresenta Jim White (Kevin Costner), um treinador de futebol que perde seu emprego e começa a dar aulas de educação física em uma escola local, na cidadezinha de McFarland, na Califórnia (Estados Unidos). Humilde e cheia de imigrantes, Jim enxerga um novo caminho para garotos que trabalham no campo. 

Lançado em 2015 e com direção da neozelandesa Niki Caro, o filme inspira ao abordar novos começos e a influência poderosa de um esporte na vida de jovens. 

☌ O filme está disponível online pela Netflix, Itunes, Google Play, Net NOW e YouTube Filmes.

Direção: Niki Caro
Elenco: Kevin Costner, Maria Bello, Ramiro Rodriguez 
Gênero: Biografia/Drama
Duração: 2h09
Lançamento: 20 de fevereiro de 2015 (EUA)

3. Rush: No Limite da Emoção 

Protagonizado por Chris Hemsworth e Daniel Brühl, o longa lançado em 2013 apresenta a história real da rivalidade entre dois pilotos da Fórmula 1: o britânico James Hunt e o austríaco Niki Lauda. 

Indicado não só para fãs da modalidade, a trama explora o aspecto humano dos pilotos, suas personalidades opostas e motivações. O longa também questiona a necessidade dos rótulos de heróis e vilões, muitas vezes colocados nos atletas pelo público e mídia.

Recebeu duas indicações para o Globo de Ouro 2014: Melhor Filme na categoria Drama e Melhor Ator Coadjuvante para Daniel Brühl

☌ O filme está disponível online pela GloboPlay, Net NOW e Looke

Direção: Ron Howard
Elenco: Daniel Brühl, Chris Hemsworth, Olivia Wilde
Gênero: Biografia/Drama
Duração: 2h03
Lançamento: 27 de setembro de 2013 (EUA)

4. Driblando o Destino

Lançado em 2003 e dirigido pela inglesa Gurinder Chadha, Driblando o Destino conta a história de Jesminder Bhamra (Parminder Nagra), uma jovem de família indiana que sonha em se seguir o caminho de seu ídolo David Beckham e se tornar uma jogadora profissional de futebol. 

A comédia romântica retrata de forma leva, as dificuldade de garotas que jogam futebol e almejam ser profissionais no esporte.

Recebeu a indicação de Melhor Filme na categoria Comédia ou Musical no Globo de Ouro 2004. 

☌ O filme está disponível online pela GloboSAT Play, Net NOW, Google Play, Itunes e YouTube Filmes

Direção: Gurinder Chadha
Elenco: Parminder Nagra, Keira Knightley, Jonathan Rhys Meyers
Gênero: Comédia romântica 
Duração: 1h52
Lançamento: 01 de agosto de 2003 (EUA)

5. Poder Além da Vida

Baseado em fatos reais, o filme Poder Além da Vida pode ser considerado um material semiautobiográfico de Dan Millman, autor do livro intitulado O Caminho do Guerreiro Pacífico (Way of the peaceful warrior), best-seller que utiliza de vertentes voltadas para meios de meditação (principalmente budista) para transmitir as morais discutidas.

O protagonista da trama é o próprio Dan Millman em sua juventude, sendo um ginasta muito entusiasmado pelo que faz e desejoso em participar das olimpíadas. Vendo de fora, “quase nada lhe falta”: dinheiro, excelente faculdade, amigos e muitos troféus, mas mesmo tendo tudo isso, um caos atravessa a sua vida.

Em meio à confusão, Dan conhece um homem misterioso que ele denomina de “Sócrates” e que o impulsiona a conhecer mais de si para lidar com os obstáculos. Dentre tantos ensinamentos que Sócrates transmite (sem nenhuma religião sendo imposta), alguns dos mais valiosos estão nas entrelinhas. 

O caos é utilizado para que diversas lições sejam aprendidas pelo atleta. Uma delas é que não adianta ter tudo isso se não sabe abdicar de certos fatores para que possa levar tudo com mais valor. Será que ele estava sendo um bom amigo? Será que ele estava lidando da maneira mais proveitosa com o dinheiro tido? Será que estava aproveitando no ambiente da faculdade, para além dos estudos básicos? Será que estava sendo crítico o bastante?

Entenda mais sobre os ensinamentos e as metáforas da obra na análise feita pelo blog Sem Quases.

☌ O filme está disponível online na plataforma Looke.

Direção: Victor Salva, Shalimar Reodica
Elenco: Scott Mechlowicz, Nick Nolte, Amy Smart
Gênero: Biografia/Drama
Duração: 2h
Lançamento: 02 de junho de 2006 (EUA)

6. Eu, Tonya

Eu, Tonya é uma cinebiografia que narra a história de Tonya Harding, patinadora artística americana que se envolveu em um dos maiores escândalos da história do esporte nos Estados Unidos. Interpretada por Margot Robbie, Tonya disputou por duas vezes os Jogos Olímpicos e se consagrou sendo a segunda mulher a realizar o salto triplo axel em competições.

O longa retrata uma jovem ambiciosa, de origem humilde, que tem uma relação conturbado com a mãe e não mede esforços para se tornar uma atleta profissional. 

O final trágico de sua carreia, o escândalo com um ataque a sua principal concorrente, também é abordado na trama e abre questões sobre a verdade dos acontecimentos. 

Vencedor de um Oscar, em 2018, na categoria Melhor Atriz Coadjuvante para Allison Janney. Recebeu mais duas indicações: Melhor Atriz para Margot Robbie e Melhor Edição para Tatiana S. Riegel

☌ O filme está disponível pelo TeleCine Play, Itunes e Net NOW.

Direção: Craig Gillespie 
Elenco: Margot Robbie, Sebastian Stan, Allison Janney
Gênero: Biografia/Drama
Duração: 2h
Lançamento: 15 de fevereiro de 2018 (BRA)

Resultado de imagem para gif typing woman laptop ilustraçao

Esta lista foi produzida juntamente com Vanessa Brunt (@vanessabrunt), editora-chefe do NÃO ÓBVIO.

Autor: Jéssica Zoleti • @jessicazoleti

Produtora audiovisual, apaixonada por arte e viagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: