4 MARCAS BAIANAS DE PRODUTOS VEGANOS PARA ACOMPANHAR NO INSTAGRAM

Produtos que têm como proposta lutar contra a exploração de animais para obtenção de matéria-prima e, em paralelo, promovem beleza e saúde com itens artesanais como perfume sólido, bálsamo labial e até shampoo. Confira quatro marcas que seguem a linha consciente e que, na maior parte dos casos, vendem para todo o Brasil.

A instituição Vegan Society define a prática do veganismo como um modo de vida que procura excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade com animais para alimentação, vestuário ou qualquer outro propósito. Esta prática, cada vez mais presente no Brasil, já é realizada por mais de 14% da população brasileira, como indica a pesquisa do IBOPE de 2018.

Os produtos veganos para cuidado da pele e das madeixas têm, também, ganhado destaque. A Lola Cosmetics, por exemplo, é uma das empresas nacionais que fazem produtos com esta proposta. É um exemplo do quanto é possível promover itens de beleza e saúde (para a pele e cabelo, por exemplo) enquanto se faz a luta contra a exploração de animais para obtenção de matéria-prima, bem como criação de animais destinados a viver como cobaias.

Desta forma, tais itens não possuem nenhum ingrediente de origem animal e não são testados também em nos bichanos. Além disso, há um comprometimento por parte da indústrias com a sustentabilidade, uma vez que as embalagens são recicladas e os produtos não causam impacto na natureza.

A prática está sendo também abraçada por diversos baianos, que aos poucos têm se interessado por fabricações veganas, não só no uso, mas também na confecção. Cosméticos naturais, orgânicos e exclusivos têm sido feitos à mão por gente da Bahia.

Cor, aroma e propriedades terapêuticas adquiridas pelo uso de óleos vegetais aparecem nos itens ecológicos e biodegradáveis, que dão um show de sustentabilidade e respeito à natureza.

As possibilidades vão desde perfumes sólidos até bálsamo labial e facial. No Instagram, essas marcas apresentam propostas e produtos com cliques inspiradores para a prática do veganismo. Confira:

1. Yayá Tentém | @yaya_tentem

ENVIO PARA TODO O BRASIL

Na Yayá, da Perfumaria Botânica à Saboaria Artesanal toda a linha de cuidado pessoal é 100% natural e biodegradável. A marca dispõe de métodos de produção diferenciados e exclusivos. Desde a compra da matéria-prima ao produto final, toda unidade de qualquer produto é única. São cores, cheiros e texturas com leves variações de um lote para o outro.

A compra dos produtos produzidos em pequenos lotes é feita diretamente com agricultores em suas propriedades, incentivando, também, a agricultura familiar e, obviamente, sem testes em animais.

☌ No Instagram, a marca divulga os novos produtos, explicando suas respectivas funcionalidades e propriedades terapêuticas com detalhes.

Banho afrodisíaco de sais de flores, hidratante esfoliante de banho, óleo corporal relaxante, manteiga capilar modeladora, perfume botânico em óleo e sabonetes em barra, são apenas alguns produtos listados dentre a variedade oferecida pela marca.

Preocupados com a natureza, Yayá vende o sabonete em barra em sua versão mais simples, apenas com o rótulo descritivo impresso com tinta ecológica em papel reciclado. Desta forma, se comprometem a vender a embalagem caso o consumidor queira, pagando separadamente.

ONDE ENCONTRAR | LOJA COLABORATIVA: a Agridoce Loja Colaborativa, loja física localizada na Avenida João Durval da cidade de Feira de Santana, disponibiliza todos os produtos da Yayá Tentem.

Pedidos também podem ser feitos através do Direct da marca.

2. Menina Terra | @menina.terra

ENTREGAS PARA SALVADOR E FEIRA DE SANTANA | ENVIO PARA TODO O BRASIL

Marca de mulheres baianas, Menina Terra faz a produção dos cosméticos com matéria-prima natural, vegetal e livre de substâncias nocivas a qualquer forma de vida.

O que poucas pessoas sabem é que além dos detalhes, a marca é também um empreendimento materno. A maternidade foi o motivo para que uma das donas da Terra buscasse alternativas naturais para cuidados pessoais.

O catálogo da Menina Terra dispõe de sabonete em barra, condicionador e shampoo sólido, óleo corporal, esfoliante, máscara facial de argila, pomada natural, sais de banho, desodorante hidratante, protetor labial, tônico capilar, perfume sólido e vela de massagem afrodisíaca.

☌ No Instagram, a marca divulga os produtos, destacando a composição, propriedades terapêuticas e modo de usar de cada um. Além de, também, informar o valor de cada produto.

Cientes da importância do cuidado com a natureza, a marca busca minimizar os impactos, optando majoritariamente por usar embalagens de vidros que podem ser reutilizadas. Caso o consumidor queira continuar a usar o mesmo produto, o mesmo devolve o frasco e têm 10% de desconto na compra.

ONDE ENCONTRAR | LOJAS COLABORATIVAS: embora não tenha loja física própria, os produtos da Menina Terra estão disponíveis em três lojas colaborativas, sendo elas: Guapa, localizada no Shopping Rio Vermelho, em Salvador, e Agridoce Loja Colaborativa, localizada na Avenida João Durval, na cidade de Feira de Santana.

Também podem ser encontrados produtos da Menina Terra no Eli Capirunga, localizada em Jaguaribe, na cidade Salvador.

É possível, ainda, fazer as encomendas no Direct da loja virtual, para envio pelos Correios.

3. Awake | @awake.loja

ENTREGA GRÁTIS EM ARACAJÚ/SERGIPE | ENVIO PARA TODO O BRASIL

Awake é uma marca que faz seus produtos baseados em um processo natural. Com matéria-prima vegetal, os produtos das linhas de Cosmetologia natural da marca são óleos essenciais, argilas e ervas, sendo os óleos comuns à todos os produtos.

Os itens são produzidos artesanalmente e “programados” com a técnica Theta Healing para atender as propriedades de maneira elevada. A marca oferece linhas como a de argila, com cuidado especial para a pele do rosto; e a linha aromaterapia que combina sabonetes, óleos corporais, velas e aromatizadores, para estender a limpeza energética do ambiente.

☌ No Instagram, a marca divulga os produtos com opções de tamanhos, formatos e aromas. Além de informar a composição e propriedades terapêuticas.

Awake, há menos de um ano no mercado, dispõe de diversos produtos veganos, sendo eles os sabonetes artesanais e naturais, livres de conservantes; desodorantes cremosos; aromatizadores em spray e velas perfumadas; shampoo biodegradável e sólido, dispondo de linha capilar completa, com hidratação e reparador de pontas; bálsamos labiais e faciais hidratantes.

A marca deseja espalhar a cosmetologia natural e aromaterapia pelo máximo de locais possíveis. Para isso, foi criada as condições especiais para revendedor dos produtos Awake, com descontos especiais nas vendas de atacado, sendo possível solicitar a tabela dos produtos com catálogo ilustrado através do Direct.

ONDE ENCONTRAR: além de dispor da opção de revendedor, nas vendas à atacado, a marca também possibilita a compra à varejo.

Na cidade de Feira de Santana, La Belle Boutique é a única loja que fornece os produtos da Awake.

Na cidade de Aracajú/Sergipe, é possível também adquirir os itens na loja Energia da Terra.

Outra possibilidade é fazer o pedido via Direct no Instagram da Awake.

Curiosidade: a Energia da Terra, indicada no Onde Encontrar (acima), tem o propósito de preservar a natureza, apoiando o consumo de produtos naturais veganos. Dispõe de três opções de entregas, com e sem taxa. Na opção de pagar a taxa de entrega, o valor significativo cobrado é destinado à doações. Além dos produtos da Awake, é possível conferir através do Instagram da loja e comprar via Direct.

4. Cheiro de Mato | @cheiro_de_mato_

ENTREGA EM SALVADOR, VALE DO CAPÃO E CHAPADA DIAMANTINA

Produzido artesanalmente na Chapada Diamantina, Bahia, desde 2015, a Cheiro do Mato é uma marca que dispõe de cosméticos 100% naturais, não testados em animais.

“Minha proposta é poder criar cosméticos mais leves e naturais que tragam benefícios, tanto para as pessoas como para a natureza, e que trabalhem tanto com o corpo físico como o espiritual. Afirmo a cada dia, como mulher, que somos capazes de tomar decisões sobre os nossos negócios, sonhos e vida”

Revela Neidinha- mulher, mãe, idealista e empreendedora do Cheiro do Mato, em post do Instagram

☌ No Instagram, a marca divulga os produtos disponíveis no Capão, local de fabricação e na cidade de Salvador, onde dez revendedores espalham os cosméticos pela Bahia.

Sabonete em barra, desde os esfoliantes até os hidratantes e íntimos, com propriedades terapêuticas e medicinais, são produzidos pela marca. Óleos, shampoo e condicionador também ficam no catálogo. Todos os produtos são feitos no Capão, com canto aberto para receber os consumidores.

ONDE ENCONTRAR: apesar da marcar não contar com lojas físicas, é possível fazer pedidos através do Direct do Instagram, no qual serão disponibilizados contatos do revendedor mais próximo ao cliente para facilitar a compra.

Autor: Karol Amaral • @versoscafeinados

Karoline do Amaral é baiana de 1999, nascida em Feira de Santana. Acadêmica de Licenciatura em Letras Vernáculas na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Aspirante à poesia, autora do livro Versos Cafeinados, estudante e professora. Com os versos mais sinceros que vêm do coração, encontrou na escrita alento para os pesos e as levezas da vida.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: