5 TATUADORAS BAIANAS PARA SEGUIR NO INSTAGRAM

Fazer uma tatuagem requer uma pesquisa cuidadosa para que o desenho feito seja o mais próximo daquilo que se deseja. Com esta lista, não precisa mais esquentar a cabeça. Conheça tatuadoras baianas de confiança e com tipos diferentes de traços para acompanhar pelo Instagram.

A tatuagem é uma das formas mais antigas de modificação do corpo. Algumas evidências apontam que seu surgimento ocorreu entre os anos 4000 e 2000 a.C, nas regiões do Egito Antigo, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia.

Na sociedade do século XX, a tatuagem chegou a ser vista com certo preconceito por uma parcela da população. As frases, desenhos e diversos simbolismos, chegaram a ser ditos como sinônimo de uma vida sem esforço, como se aqueles que os utilizassem não fossem sérios profissionais (por exemplo).

Porém, atualmente, a realidade é outra: ainda que resistam julgamentos antigos sobre quem é tatuado(a), hoje os desenhos pelo corpo são também considerados arte para muita gente e a noção de que tatuagem não define caráter também está se alargando.

Enquanto uns utilizam os riscos para falar algo sobre si ou sobre o que acredita, outros prosseguem optando por aquilo que enxergam como uma arte visualmente bela. Em meio aos vários tipos de corpos e mentes que escolhem pelas tatuagens, são vários estilos que os tatuadores utilizam, como pontilhismo, fineline, blackwork, aquarela e colorido.

No universo de mudanças em relação ao tema, outro importante detalhe tem também ganhado espaço. A área, considerada majoritariamente masculina, também tem recebido um número maior de tatuadoras nos studios.

A primeira pesquisa disseminada sobre o tema foi feita pela revista Super Interessante, em 2016, e mostra que a maioria das pessoas tatuadas no Brasil é formada por mulheres. Elas já eram mais de 59,9% da parcela da profissão na época.

Com respeito ampliado pelo sexo masculino e feminino, muitas, inclusive, se juntam para criar o próprio ambiente e assim desenvolverem trabalhos. Na Bahia, elas também têm dominado seus lugares e conquistado clientes fiéis.

Confira uma lista de cinco tatuadoras baianas para acompanhar pelas redes sociais e para inspirar não somente os apaixonados pelas artes dos corpos, mas também aqueles que buscam mensagens em boas ilustrações e frases. São mulheres de cidades como Ilhéus, Vitória da Conquista e também de Salvador.

1. Dyala Lisieux | @dyalatattoo

Dyala Lisieux é uma tatuadora de Ilhéus. Ela costuma atender no estúdio Ilhéus Tattoo Shop – Ios Ink. Localizado na rua Visconde de Mauá no centro da cidade, o lugar além de realizar as tatuagens, também fornece suprimentos para elas e trabalha com piercings e micropigmentação de pele.

Para aqueles que curtem um traço mais fino, Dyala é a opção certa na cidade. Além disso, ela também trabalha com cores, podendo ser aquarela ou não e realiza coberturas. Ela tatua quase todo tipo de desenho, menos maori (tribal).

Em seu perfil, é possível acompanhar todos seus desenhos já feitos. A tatuadora trabalha apenas com hora marcada. O orçamento é feito via whatsapp e varia de acordo com o tamanho e a complexidade do desenho.

Em fevereiro deste ano, Dyala ficou em 3º lugar na categoria Blackwork da 3ª Convenção FSA Tattoo, uma das maiores convenções de tatuagem na Bahia, feita em Feira de Santana.

Onde: Ilhéus, a 446 km de Salvador.
 Endereço: Ilhéus Tattoo Shop – Ios Ink: Rua Visconde de Mauá, 208 – Centro. CEP: 45652-468.
 Orçamento: (73) 991807928, via WhatsApp.

Esta jornalista que vos escreve tem uma tatuagem feita por Dyala Lisieux.

2. Maria Marta Santanta | @mmsantana.tattoo

Maria Marta Santana é uma tatuadora de Salvador e trabalha com os estilos de pontilhismo, blackwork e também fine line. Costuma atender nos estúdios Mandah Gotsfritz Art & Tattoo de terça à sábado e nas segundas no Studio Urbano Tattoo. Aqueles que gostam de desenhos maiores, bem coloridos e que curtem pontilhismo podem apreciar o trabalho da tatuadora.

Seu trabalho no estúdio Mandah Gotsfritz Art & Tattoo é acompanhado por mais outras duas tatuadoras: Mandah Gotsfritz e Carla Santana. O estúdio fica localizado em Matatu de Brotas e conta somente com mulheres tatuando. Uma de suas tatuagens realizadas no local foi premiada em primeiro lugar na Convenção FSA Tattoo.

Orçamentos podem ser feitos através do WhatsApp e a tatuadora indica informar em qual região do corpo pretende tatuar, tamanho e levar referências.

Onde: Salvador.
Endereço: Mandah Gotsfritz Art & Tattoo: Espaço Fama – Rua Barros Falcão, 128 – sala 303 – Matatu. CEP: 40255-370.
Studio Urbano Tattoo: Ao lado do Açaí do Monstro – Largo de Santana (Largo do Acarajé da Dinha). Rua João Gomes, 25 – Rio Vermelho.
Orçamento: (71) 996019952

3. Lis Nogueira | @lisnogueiratattoo

Também de Salvador, Lis Nogueira trabalha com tatuagens e ilustrações originais. Ela possui um estúdio próprio na Pituba e, por isso, trabalha com horários agendados. A tatuadora utiliza muito os estilos de aquarela, colorido e trabalha com desenhos maiores.

Lis quem fez a ilustração do estúdio Mandah Gotsfritz Art & Tattoo. Recentemente, ela tatuou a tatuadora Maria Marta Santana. Seu trabalho possui colorido, aquarela e blackwork. Os orçamentos das tattoos podem ser feitos através do WhatsApp ou por e-mail e ela recomenda informar o tamanho em centímetros e imagens como referências.

Onde: Salvador.
Endereço: Rua das Hortênsias, 740, sala 502 – Pituba. CEP: 41810-010.
Orçamento: (71) 71 99294-5440, via WhatsApp ou pelo e-mail contato@lisnogueira.com.

4. Lara Campos | @laracampostattoo

Lara Campos é de Salvador e tatua no estúdio C’Ink Tattoo, localizado na Pituba e que também só trabalha com tatuadoras na equipe. Além dela, o local conta com a arte de Carol Hidalgo, Ana Clara, Milena Correia, Rêka Bittencourt e Mirna Garcia.

Lara conta com trabalhos autorais e que ficam disponíveis em seu feed do Instagram. Ela tatua apenas com hora marcada e costuma colocar a abertura de agenda sempre no perfil. Com traços mais finos, a tatuadora trabalha com desenhos de diversos tamanhos, recebendo elogios por manter a delicadeza e os detalhes enriquecidos nas artes pequenas.

O orçamento é feito apenas por e-mail, o valor mínimo é de R$ 200 e ela costuma dar feedback em até 6 dias. A artista recomenda indicar o local do corpo em que quer fazer a tatuagem, o tamanho em centímetros e, caso tiver imagem de referência, apresentar.

Onde: Salvador.
Endereço: Av. Prof. Magalhães Neto, 1856 – Pituba. CEP: 41810-012.
Orçamento: Através do e-mail laracampostattoo@gmail.com.

5. Gabriela Viana | @gabrisatattoo

Para os que moram em Vitória da Conquista, Gabriela Viana é uma indicação. Formada em Jornalismo, Gabrisa, como é conhecida no Instagram, começou a tatuar em 2017 e trabalha com vários estilos. Entretanto, seus favoritos são o fineline e o blackwork, ideais para quem procura tatuagens mais delicadas. Há poucos meses, a desenhista Nina Ramos disponibilizou para Gabriela alguns desenhos exclusivos para serem tatuados.

Gabriela procura sempre estudar para melhorar sua arte. Por isso, participa de workshops sempre que possível. No primeiro em que frequentou, ela era a única mulher mulher da sala. Quando distribuíram as apostilas, pularam ela, dando a entender que sua presença era apenas “a passeio”.

Atualmente, a tatuadora trabalha em estúdio próprio, no bairro Urbis III e atende apenas com hora marcada. Os orçamentos são feitos por WhatsApp.

Onde: Vitória da Conquista, 509 km de Salvador.
Endereço: Na Urbis III.
Orçamento: (77) 988554984, pelo WhatsApp.

Dica de leitor(a)! As tatuadoras soteropolitanas @anaclara.ink, @helenaktattoo e @fernandaink foram indicações extras da leitora @maisaparaguassu. A leitora @leilacpc também deixou a sua dica de acréscimo e indicou a tatuadora @mandaharts para a lista.

Autor: Catarina Barbosa • @catarinapbarbosa

Catarina Barbosa é jornalista e fotógrafa. Baiana, atualmente mora em São Paulo. Amante de café, nerd assumida e apaixonada por viagens, sonha em sempre ter uma mochila nas costas para desbravar o mundo.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: