5 LUGARES NADA ÓBVIOS PARA VISITAR A EUROPA EM BUDAPESTE

A capital da Hungria, no Leste Europeu, surpreende com opções fora do convencional como tours em cavernas, ilhas, bares alternativos, espaços com artes feitas na hora e o charme da pitoresca cidadezinha de Szentendre. Confira as opções e as formas gratuitas de curtir lados nada clichês da Europa.

Além da imponente arquitetura e da mansidão das verdes águas do Danúbio , Budapeste, capital do Leste Europeu, está localizada na Hungria às margens do segundo mais extenso rio da Europa, o Rio Danúbio, que recorta a paisagem entre Buda e Pest e desenha cenários poéticos com vistas cinematográficas na cidade que mescla o antigo e o contemporâneo.

Os dois bairros – Buda e Pest – formavam até 1871 duas cidades distintas e a união em 1873 deu origem a Budapeste, que exibe história, cultura e muita diversão regada aos sabores picantes da gastronomia local.

Buda fica na margem direita do rio, e Peste, na margem esquerda da icônica Ponte das Correntes e sua deslumbrante estrutura de 5.200 toneladas de ferro que forma correntes de sustentação, distribuídas ao longo de sua extensão. Ela foi a primeira travessia permanente entre os dois bairros.

Buda fica na parte alta e encanta pela riqueza da arquitetura medieval e pela história que abriga em suas ruelas, casarios e pelo centro antigo, além de atrações como o Palácio Real ou Castelo de Buda, onde estão a Galeria Nacional Húngara e o Museu de História de Budapeste.

Do outro lado do rio, Peste ostenta a modernidade e o agito da metrópole, revelando uma Budapeste cosmopolita, com largas e movimentadas avenidas, grande concentração de comércio, restaurantes e um extenso e arborizado parque municipal.

A mistura do moderno e antigo tornam a região de Peste ainda mais interessante, especialmente por abrigar atrações como o majestoso Parlamento e o Mercado Central de 1897, que exibe em seu teto os ladrilhos coloridos Zsolnay: provenientes de Pécs.

Budapeste é uma festa para os olhos e destino recheado para os amantes das artes, arquiteturas e apreciadores de história e cultura. A cidade banhada pelo Danúbio, rio que inspirou a valsa do compositor vienense Johann Strauss, oferece atrações que vão além dos pontos turísticos tradicionais.

O NÃO ÓBVIO foi, então, buscar locais fora do radar turístico convencional para quem deseja explorar um pouco mais da capital da Hungria. Ela surpreende com opções como tours em cavernas, ilhas, pubs em ruínas e o charme da pitoresca cidadezinha Szentendre. Confira:

☌ Veja no vídeo abaixo a valsa O Danúbio Azul, que teve o rio como inspiração, embora as águas do Danúbio sejam verdes e não azul como diz a canção imortalizada por Johann Strauss – compositor austríaco, nascido em Viena: cidade também banhada pelo Danúbio.

☌ Vale lembrar que o idioma oficial em Budapeste é o húngaro, mas é fácil encontrar informações em inglês, idioma que é dominado pela população – especialmente a mais jovem. A moeda oficial do país (que ainda não adotou o Euro) é o florim húngaro (HUF), forint: em húngaro.

1. O charme de Szentendre | @szentendreofficial

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

A pequena cidadezinha chamada Szentendre, Santo André em português, fica apenas a 40 minutos de trem de Budapeste e é um convite para explorar um pouco mais além da pulsante capital do país.

A charmosa Szentendre fica situada na chamada Curva do Danúbio, que ganha ares de praia com um calçadão e uma pequena faixa de areia e se abre em meio a natureza selvagem transformando Szentendre em um Balneário poético de casario barroco, ruas estreitas e paisagens bucólicas.

Além dos passeios pela orla e pelas encantadoras ruelas que estão repletas de artesanato hungáro e delicias gastronômicas locais, Szentendre tem atrações singulares como o Museu Mikró Csodák e o Museu do Marzipan.

No primeiro, uma exposição permanente do ucraniano Mikola Szjadrisztij exibe esculturas em ouro super pequenas que só podem ser vistas pelo microscópio; já o segundo, reúne esculturas coloridas, maquetes de vilas e do Parlamento Húngaro, tudo elaborado com a massa do tradicional doce à base de amêndoas moídas e açúcar, chamado marzipã.

No verão, vale a pena ir a Szentendre de barco, navegando pelas águas do Danúbio, que por si só já é uma atração ímpar.

☌ Uma boa pedida é experimentar a pizza húngara em Szentrede em uma das barracas com forno a lenha espalhadas pelas ruas da pequena cidade. Lá é também possível encontrar os típicos pães cilíndricos, os kurtoskalacs, servidos quentes e com canela e açúcar.

Onde fica: Condado de Pest, perto de Budapeste, Hungria
☌ Consulte mais informações da cidade aqui.

COMO CHEGAR:
Trem: trem de Batthyány Square para Szentendre a cada 20 minutos. É preciso comprar o ticket com extensão para Szentendre.
Preço: cerca de 350HUF por pessoa
☌ Mais informações de transporte em Budapeste e região aqui.
Barco: os barcos estão disponíveis em Szentendre no cais da cidade todos os dias da semana, exceto às segunda-feiras. Saindo de Budapeste, os barcos partem da praça de Vigadó e Batthayány Square e o percurso dura cerca de 2h.
☌ Mais informações sobre horários e barcos em Budapeste aqui.
Preço: cerca de 2.540HUF por pessoa

2. A noite agitada e artística de Budapeste | @simplakert

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Além da beleza que invade a cidade quando a noite cai e os monumentos que se iluminam nas margens do Danúbio – criando paisagens dignas de cartão-postal, Budapeste revela uma agitada vida noturna com surpreendentes opções de bares e, não por acaso, é um dos melhores destinos para baladas e festas.

O Szimpla Kert é um desses espaços inusitados para curtir a noite da capital húngara. É um dos primeiros bares alternativos da cidade que funciona também como centro cultural e galeria de arte.

O Pub fica no bairro judeu, no 7º distrito de Budapeste, em um prédio originalmente abandonado, de onde vem o nome de Ruínas bar. A decoração inusitada e atraente domina o ambiente com uma mistura de objetos que criam cenários totalmente inesperados em meio a uma atmosfera vibrante.

Regado a boa música, drinks, cervejas artesanais e um público eclético, o bar ganha durante o dia ares de descontração, permitindo que seja possível observar seus labirintos e curtir tranquilamente a área ao ar livre que remete a um jardim. Durante a noite, a movimentação é de festa com shows ao vivo, pelo menos 3 vezes por semana.

O bar tem um conceito comunitário que promove feiras aos domingos com alimentos tradicionais e alternativos, produtos frescos do agricultor, compotas, mel, frutas, queijos e vegetais. O espaço ainda abriga uma biblioteca viva, oficinas e área para arte, projetos independentes e filmes.

A experiência em um pub como Szimple Kert proporciona uma visão diferente da vida alternativa de Budapeste e dos húngaros locais, bem como dos estrangeiros que vivem na cidade. Uma oportunidade para vivenciar a cultura local e conhecer a cidade com outros olhos, fora dos roteiros tradicionais.

Onde fica: VII District, na 14 Kazinczy Street, Budapeste, Hungria
Horários: De segunda a sábado, das 9h às 4h; e aos domingos, às 9h
Preço: entrada gratuita
Consulte o site para reservas e outras informações.

COMO CHEGAR:
Metrô: as linhas 2 para perto do Szimpla Kert Ruin Pubs
Ônibus: as linhas  178, 5 e 7 têm ponto de parada próximo ao Szimpla Kert Ruin Pubs

3. Descubra a Ilha Margarita | Pelo Instagram

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Localizada na região Norte de Budapeste, a Ilha Margarita (Margitsziget) é um refúgio cênico no meio do Rio Danúbio com uma ampla área verde transformada em parque flutuante que abriga hotéis, piscinas e exibe vistas exuberantes para Buda e Peste.

A Ilha recebeu este nome em homenagem a princesa Margarida (Margit), filha do rei Béla IV, que viveu grande parte da sua vida em um antigo convento que existia no local, no século XIII.

Além de ser um local para lazer, esportes ou simplesmente para relaxar em contato com a natureza, apreciando o belo cenário entre o rio e cidade dividida, a ilha possui atrações que merecem uma visita.

Entre elas, o jardim japonês, o jardim de esculturas, a Igreja Dominicana e as ruínas do antigo convento, além da torre de água de 57 metros de altura e a Fonte Musical, que são patrimônios históricos da Unesco. A torre funciona como mirante e oferece vistas espetaculares.

Onde fica: entre Buda e Peste na Ponte da Margarida – Distrito 13
Horários: O parque fica aberto durante o dia e geralmente recebe mais público pela manhã e nos dias ensolarados.
Preço: entrada gratuita
☌ Consulte o site para mais informações

COMO CHEGAR:
Bonde Margitsziget, linhas 4 e 6 (Ponte de Margarida)
Barco: os barcos saem do cais localizado em Peste, perto da Margaret Bridge. Barcos D-11 e D-12 nos dias de semana, e C-13 nos fins de semana.
Ônibus: use a linha 26 para a ilha

4. Descubra as Cavernas Naturais de Budapeste | @palvolgyibarlang

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Com 33 km de extensão e localizada em Buda Hills, uma das opções de passeios para curtir a capital húngara é o que vai pela Pál-völgy Cave, caverna rica em gotejamentos e uma das mais longas da Hungria.

A caverna é uma área de proteção do Parque Nacional Duna-Ipoly desde 1944 e o tour em seu interior envolve emoção, aventura e conhecimento – com a possibilidade de explorar as belezas e histórias no subsolo da cidade.

A caverna tem cristais de calcita e barita, os depósitos de calcita são provenientes de antigos lagos de água quente. Estalactites e estalagmites também podem ser encontradas pelos labirintos de vários níveis com formações rochosas que revelam um mundo de beleza natural ao longo do percurso visitável.

A temperatura constante no interior da caverna fica em torno de 11 a 10 °C e as visitas guiadas – em inglês – duram em torno de 2h entre escaladas em degraus íngremes e passagens estreitas e sinuosas.

A experiência com ar de mistério e aventura ganha um toque espetacular quando, em uma das seções, a música do filme O Senhor do Anéis é tocada e enche o ambiente de magia.

Onde fica: Budapest, Szépvölgyi út 162, 1025 Hungria
Horários: de terça a domingo, das 10h às 16h
Preço: Ingresso normal – 1 950 HUF/por pessoa
Consulte o site para mais informações

COMO CHEGAR:
Ônibus: linha 65 saindo de Kolosy tér, em direção a Szépvölgyi dűlő. Desça em Pál-völgyi cseppkőbarlang.

5. Mercado Gastronômico do Centro | Pelo Facebook

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Além do tradicional Mercado Central, que esbanja sabores, cores e uma arquitetura deslumbrante, Budapeste oferece opções de mercados gastronônomicos fora do radar turístico convencional. É o caso, por exemplo, do Belvárosi Piac, ideal para uma vasta experiência gastrômica em Budapeste.

Localizado no coração da região central da cidade, no Distrito V, o Belvárosi Piac ostenta uma bela arquitetura em seus dois pisos, além de uma atmosfera aconhegante. O local inovador está alinhado com o estilo da área em que se encontra, conhecida por sua originalidade e perfil de inovação.

O espaço passou por um processo de modernização objetivando facilitar o acesso de produtores rurais e agricultores ao mercado, fornecendo aos residentes produtos húngaros frescos e de qualidade, além de refeições saborosas e práticas para quem trabalha ou passa pela região.

O lugar aparece também como mais uma opção para os turistas experimentarem os sabores singulares da gastronomia local. O mercado oferece alimentos que passeiam do informal ao sofisticado e privilegia os sabores da terra, como a páprica, tempero muito utilizado pelos húngaros e que confere um sabor único à culinária do país.

Onde fica: Budapest, Unit 22, Hold u. 13, 1054 Hungria
Horários: de terça a sexta-feira das, 6h30 ás 18h, e as segundas e sábados encerra as atividades às 17h e 16h, respectivamente. Aos domingos permanece fechado.
Preço: entrada gratuita, mas pratos pagos
Consulte o site para mais informações

COMO CHEGAR:
Metrô: as linhas 2 e 3 passam perto do mercado
Ônibus: as linhas 115, 15 e 9 têm ponto de parada próximo ao mercado.

Autor: Iza Fernandes • @wilzanandes

Iza Fernandes é pedagoga, mineira de fato e paulista de coração, curiosa, ama pão de queijo, viajar e conhecer lugares novos. Apaixonada pelo mundo da escrita e pelo conhecimento.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: