5 PODCASTS SOBRE ASSUNTOS QUE VOCÊ NEM IMAGINA

Crimes reais, explicações sexuais, relatos para seguir com a vida após uma separação e curiosidades com dicas para mergulhar em certos tipos de livros ou filmes. Estes são somente alguns dos temas que podem ser encontrados em podcasts com conteúdos nada óbvios.

Com a popularização dos podcasts no Brasil e no mundo, diversos programas começaram a surgir no país para contemplar variados nichos. De acordo com pesquisa realizada pela plataforma Deezer, só em 2019 houve um crescimento de 67% desse tipo de programa de áudio.

O NÃO ÓBVIO, inclusive, já tinha feito uma lista de podcasts brasileiros com diversas temáticas reflexivas para acompanhar.

Mas existem temas nada óbvios ganhando aprofundamentos também pelas vozes nacionais. Crimes, sexo, separação, novas formas de entender literatura e diversos outros tópicos podem ser encontrados de maneiras criativas e bem aprofundadas em programas feitos por profissionais.

Foi para trazer esses conteúdos que surpreendem e não deixam a desejar que o NÃO ÓBVIO mergulhou mais uma vez no mundo dos áudios e selecionou cinco programas sobre temas diferentões, que você provavelmente não pensou em procurar ou achar em meio aos podcasts. Confira:

1. MODUS OPERANDI


Em Modus Operandi, Carol Moreira (youtuber e formada em Cinema), Bel Rodrigues (youtuber e formada em Criminologia) e Mabê se unem para contar, em detalhes, as histórias de vida e crimes de serial killers que chocaram o mundo. 

Uma curiosidade bacana é que o nome do programa é derivado do latim e significa “modo de operação”. Ou seja, há um aprofundamento em como o criminoso orquestrava suas ações para realizar o crime perfeito.

O podcast estreou em 2019 e a primeira temporada terá cinco episódios. Até então, Modus Operandi falou sobre Ted Bundy, Andrew Cunanan, Charles Manson e Michael Peterson. Cada um dos episódios têm em média uma hora. 

Uma curiosidade é que diversos desses assassinos já tiveram suas vidas abordadas em livros, filmes, séries, documentários e outros formatos. As três apresentadoras conseguem ir além dessas artes sem que deixem de citá-las.

Carol, Mabê e Bel são extremamente minuciosas ao contar a trajetória de vida dos assassinos, evidenciando traços da personalidade de cada um e tendências que foram aderidas pelos assassinos. 

Modus Operandi tem como lema fugir do sensacionalismo, por isso as apresentadoras garimpam a fundo a trajetória de vida dos personagens, tendo cuidado na seleção e apresentação dos fatos.

☌ A primeira temporada do podcast está disponível no Spotify, no site oficial e na Apple Podcast.

2. COMO COMEÇAR


Com dificuldade para começar? O podcast do Nexo pode te dar um empurrão. 

Como começar deu as caras em 2018, com o episódio “Como começar a ler Guimarães Rosa” e, até hoje, ao todo, são 34 podcasts disponíveis. 

Comandado por José Orenstein, editor responsável pela produção de podcasts do Nexo, Como Começar foca sua temática para as áreas da música, literatura e cinema. Cada episódio é comandado por um integrante da redação do jornal online, que indica para o ouvinte o caminho para… isso mesmo, começar. 

Os episódios variam de 10 minutos a uma hora de duração. Com a ajuda de especialistas, um caminho é criado para você pisar com segurança e se aventurar em mundos novos da arte. Curiosidades sobre o autor ou o tipo de filme abordado, por exemplo, sempre vão sendo pontuados no decorrer.

Outros exemplos de temas já abordados foi sobre como assistir filmes sul-coreanos ou ler Philip K. Dick.

☌ Como começar está disponível no SoundCloud, Spotify e Apple Podcast.

3. SEXO EXPLÍCITO 


O podcast Sexo Explícito é para maiores de 18 anos e pelo nome fica fácil de entender o porquê.

Podcasts sobre sexo e pornografia estão cada vez mais populares no mercado, tanto é que em 2018 o iTunes hospedava 240 programas sobre o tema.

O diferencial do programa é que ele funciona como uma espécie de Ponto Pê, da MTV, mas em áudio. Ou seja, os próprios ouvintes mandam suas perguntas. 

Na voz da jornalista Priscila Armani, as questões são respondidas com a ajuda de especialistas. Até então, 24 episódios estão no ar abordando assuntos como sexo anal, BDSM, tantra e swing, em cerca de meia hora cada. 

Sexo Explícito é um programa sem tabus, para curiosos de plantão que querem aprender mais sobre sexualidade.

Os episódios vão ao ar, em média, três vezes ao mês.

☌ Para encontrar o podcast, você pode acessar o site oficial do Sexo Explícito, clicar aqui para ouvir no Spotify ou aqui para escutar na Apple Podcast.

4. VIDA PÓS DIVÓRCIO


Vida pós Divórcio é um programa comandado por Tarsila Cimino (produtora de conteúdos) e Michelle Martins (atriz), ambas divorciadas e plenas com as vidas que têm. 

O programa é novo e, por isso, ainda tem apenas quatro episódios no ar. Mesmo assim, vale a pena ouvir para uma busca maior de autoconhecimento e para cicatrizações diversas após qualquer tipo de separação amorosa.

Há alguns anos, inclusive, o número de divórcios no Brasil aumentou enquanto o índice de casamentos diminuiu. Em 2016 houve um aumento de 4,7% na taxa de separações em comparação a 2015.

A cada episódio do Vida pós Divórcio, Tarsila e Michelle falam sobre suas experiências pessoais que ocorreram após o divórcio, mostrando que passar por isso não é o fim do mundo; na verdade, pode ser a chave para uma vida mais saudável e feliz.

Bem humoradas, elas transparecem tranquilidade, paz e felicidade. Por mais que tenham tido muita dor de cabeça no processo, com certeza essa foi uma das experiências mais transformadoras na vida delas.

☌ O programa pode ser ouvido pela Apple Podcast, Spotify ou Podtail.

SEMELHANTE: outro podcast que trata do mesmo tema é o Unidas Pela Separação, que é comandado pela escritora Thalita Rebouças, 44, e pela publicitária Roberta Senna, 45. Elas sempre recebem uma convidada famosa para bater um novo papo com alguma temática principal pontuada. Um dos episódios, por exemplo, foi com a apresentadora Luana Piovani. | OUÇA AQUI

5. ALÉM DA TERRA VERMELHA


Quantas vezes você já parou para pensar na história das pessoas que moram ou já passaram pela sua cidade? E sobre aqueles que moram na cidade vizinha? O podcast Além da Terra Vermelha responde todas essas perguntas.

Na primeira temporada do programa, Em Busca de Terra Firme, a jornalista Larissa Burchard conta a história de imigrantes que moram em cidades localizadas na Região das Missões, na fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

Em Além da Terra Vermelha, os personagens contam um pouco de suas histórias e seus caminhos até encontrarem o Rio Grande do Sul. 

E Larissa relaciona seus passos a acontecimentos de relevância nacional e internacional. 

São histórias de superação, conquistas e sucesso distribuídas em episódios com menos de 20 minutos. 

O podcast foi lançado em dezembro de 2019 e Em Busca de Terra Firme tem três. Ainda não há data de estreia definida para a segunda temporada.

☌ Você pode conhecer o podcast acessando a página do Facebook, Apple Podcast, SoundCloud ou Spotify.

EXTRA: 6. ARQUIPAPO


Se você é estudante ou arquiteto formado, o Arquipapo é um tesouro certeiro para você. Mas, mesmo se você for leigo no assunto, as curiosidades para quem ama turismo e diversos outros temas que se misturam com a arquitetura também podem tornar o programa cada vez mais interessante.
 
No podcast, Renata, Gabriel e Kazu, três arquitetos, se reúnem para contar aos ouvintes, de forma informal, tudo sobre arquitetura e urbanismo. Até quem tem interesse pela área e deseja seguir a profissão consegue entender os temas debatidos. 

No primeiro podcast, por exemplo, Renata, Gabriel e Kazu apresentam filmes com personagens arquitetos, apontando representações estereotipadas ou fiéis a profissão. 

Tem episódio sobre tudo: vida após a faculdade e desafios, como é a busca por emprego, o vocabulário que arquitetos utilizam…

É arquitetura na teoria e na prática. 

O podcast foi lançado em 2016 e continua ativo até hoje. Ao todo são 95 episódios com cerca de uma hora lançados esporadicamente.

☌ Para ouvir, você pode acessar o site do Arquipapo, Spotify ou Apple Podcast.

Autor: Carolina Rodrigues • @carolinahelfstein

Jornalista apaixonada por k-pop e aficionada pela cultura pop em geral.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: