5 FILMES QUE VOCÊ PODE NEM IMAGINAR QUE SÃO REMAKES

Drama, comédia e suspense se misturam em um compilado de filmes que foram recriados para os cinemas em diferentes épocas. Alguns são mais elogiados pelas tramas originais, enquanto outros são remakes ainda mais aclamados.

Fazer a refilmagem de filmes antigos nunca foi algo tão comum na história do cinema. Segundo dados levantados pelo site Esquina da Cultura, em 2019, 12,5% dos filmes exibidos no Brasil eram remakes ou reboots. Até mesmo as maiores bilheterias de 2019 não escaparam: das 10, sete eram não-originais.

No mesmo ano, só a Disney lançou mais de cinco refilmagens em estilo live action. Entram para a conta: O Rei Leão, Dumbo, Aladdin e A Dama e o Vagabundo. 

E ainda estão por vir: Mulan (2020), Cruella (2021), A Pequena Sereia, Branca de Neve, Peter Pan e O Corcunda de Notre Dame, estes sem data de estreia. 

Facilidade para exibir produções ao redor do mundo, custos mais baixos e lucro são aspectos que influenciam diversos estúdios a produzirem refilmagens – mesmo que estas não sejam, em sua maioria, tão lucrativas quanto as suas primeiras versões. 

O público se divide entre amor e ódio, nostalgia e raiva.

Para evitar esse estresse fílmico, o NÃO ÓBVIO fez uma lista com cinco produções e suas devidas refilmagens, a fim de oferecer um norte sobre filmes e remakes que valem a pena serem assistidos. Alguns ganham mais elogios para as tramas originais, enquanto outros são aclamados pelas refilmagens criativas e intensas. Confira:

1. OLDBOY – DIAS DE VINGANÇA (2013)


Oldboy é um clássico do cinema coreano, que já era aclamado antes mesmo de Parasita ganhar o público mundial. Você acredita que o primeiro longa é da Coréia do Sul e não norte-americano? Após tantas críticas positiva, os EUA fizeram a nova versão.

O filme original (2003) é uma adaptação direto do mangá de mesmo nome, Oldboy, publicado entre 1996 e 1998 no Japão. Na trama, Oh Dae-su, pai de família, é mantido em cativeiro, sem saber o motivo. Apenas com uma televisão de companhia, é por ela que o homem descobre ser o principal suspeito do assassinato de sua esposa. 

Depois de anos 15 anos preso, a primeira ação de Oh Dae-su é ir atrás de quem o prendeu e entender suas motivações.

É um filme violento baseado em vinganças brutais e suas consequências. Por ser tão aclamado pela crítica e pelos espectadores, Oldboy é considerada uma obra cult. 

Já seu remake, Oldboy – Dias de Vingança, não tem a mesma fama. O filme dirigido por Spike Lee (Infiltrado no Klan é seu trabalho mais recente) arrecadou US$ 4,8 milhões, mas não alcançou nem metade da popularidade do primeiro – mesmo tendo nomes como Elizabeth Olsen, Josh Brolin e Samuel L. Jackson no elenco.

SEGUNDO FILME FEITO:
Onde assistir: Google Play Filmes | YouTube
Gênero: suspense | drama
Duração: 1h44min
Lançamento: 2013
Direção: Spike Lee
Elenco: Elizabeth Olsen, Josh Brolin, Samuel L. Jackson, Sharlto Copley
Nacionalidade: Estados Unidos

2. OS INFILTRADOS (2006)


Para conter a guerra entre a polícia e o crime organizado em Boston, o policial Billy Costigan (Leonardo DiCaprio) é selecionado para se infiltrar no grupo mafioso comandado por Frank Costello (Jack Nicholson). Ao mesmo tempo, um integrante da máfia, Colin Sullivan (Matt Damon), se infiltra na polícia como informante de Costello.

Contudo, quando ambas as organizações descobrem que existem infiltrados atuando tanto na polícia quanto na máfia, a situação começa a ficar perigosa para Billy e Colin.

Agora, imagine todo esse roteiro em honconguês. Os Infiltrados, filme dirigido por Martin Scorsese, na verdade é um remake do filme Conflitos Internos, de 2002, de Alan Mak e Wai Keung Lau, produzido em Hong Kong.

Conflitos Internos e Os Infiltrados são bem avaliados pela crítica, mas o remake de 2006 leva a melhor na disputa. O desenvolvimento dos personagens principais e secundários, além da violência scorsesseana, traço característico em todas as obras de Scorsese, tornam Os Infiltrados superior ao filme original.

Martin Scorsese levou o prêmio de Melhor Diretor no Oscar (também ganhou o prêmio de Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Montagem) com Os Infiltrados.

Em 2016, o site Hollywood Reporter oficializou que o filme seria adaptado, desta vez, como série de TV pela Amazon. Mas, de lá para cá, nenhuma nova informação foi lançada.

SEGUNDO FILME FEITO:
Onde Assistir: YouTube | Google Play Filmes
Gênero: thriller, drama, policial
Duração: 2h30min
Lançamento: 2006
Direção: Martin Scorsese
Elenco: Leonardo DiCaprio, Matt Damon, Jack Nicholson
Nacionalidade: Estados Unidos

3. QUANTO MAIS QUENTE MELHOR (1959)


Estrelado por Marilyn Monroe, Quanto Mais Quente Melhor é considerado uma das melhores comédias da história. 

Durante o ano de 1929, Joe (Tony Curtis) e Jerry (Jack Lemmon) testemunham o Massacre do Dia de São Valentim. Recém desempregados, e com medo de serem as próximas vítimas dos mafiosos envolvidos no atentado, eles fogem da cidade.

Tentando levar a vida normalmente, os amigos arranjam um emprego numa banda só de garotas. Por isso, Joe transforma-se em Josephine e Jerry em Daphne. Mas, Joe se apaixona pela vocalista da banda, Sugar Kane (Marilyn Monroe). E um milionário cai em encantos por Daphne. Toda a confusão acontece durante a reunião dos Amigos da Ópera Italiana, uma convenção de criminosos.

O longa é um remake da comédia alemã Fanfaren der Liebes, de 1951, dirigido por Kurt Hoffman (que também é uma refilmagem do filme francês, Fanfare D’Amour, de 1935. Nenhum dos dois tem tanto apreço quanto o longa de 1959.

Quanto Mais Quente Melhor é visto como um filme criativo e provocativo por conter inúmeras referências que quebravam tabus na época. Estão presentes temas como a Grande Depressão de 1929 (nos Estados Unidos) e homossexualidade. Por causa deste último, a trama foi proibida em algumas regiões norte-americanas. Mesmo assim, se tornou um sucesso mundial.

SEGUNDO FILME FEITO:
Onde assistir: Canal Curta!
Gênero: comédia, romance
Duração: 1h53min
Lançamento: 1959
Direção: Billy Wilder
Elenco: Marilyn Monroe, Tony Curtis, Jack Lemmon, George Raft, Joe E. Brown, Pat O’ Brien
Nacionalidade: Estados Unidos

4. NASCE UMA ESTRELA (2018)


Você acredita que Nasce uma Estrela na verdade é um remake de um filme muito mais antigo, feito em 1937? Antes da produção de 2018, outras três já tinham sido lançadas.

Além da versão de 1937, com os atores Janet Gaynor e Fredric March, outro filme foi lançado em 1954, com Judy  Garyland e James Mason; e mais um remake foi feito em 1976, com Barbra Streisand e Kris Kristofferson. 

A diferença entre o filme de 1937 e o de 2018 é que, enquanto no primeiro a personagem da longa original, Esther Blodgett, tem o sonho de se tornar uma estrela de Hollywood, no segundo, Ally carrega o dom da música. Norman Maine (1937) e Jackson Maine (2018) se apaixonam pelas respectivas personagens e a trama segue a mesma história: enquanto elas ascendem na indústria, eles se afundam em vícios.

Dentre todas, a produção melhor avaliada pelo Rotten Tomatoes, agregador de críticas norte-americano, foi A Star Is Born de 1937, com 100%.

Mesmo assim, a trama de 2018 rendeu à Lady Gaga três prêmios por conta de sua atuação, incluindo o Critics Choice Awards de Melhor Atriz. E Shallow, música que a cantora escreveu com Mark Ronson, recebeu 32 prêmios, sendo a faixa mais premiada da história.

QUARTO FILME FEITO:
Onde assistir: YouTube | Google Play Filmes
Gênero: drama, romance
Duração: 2h16min
Lançamento: 2018
Direção: Bradley Cooper
Elenco: Lady Gaga, Bradley Cooper, Sam Elliott
Nacionalidade: Estados Unidos

5. VIOLÊNCIA GRATUITA (2007)


Em algum momento de sua vida, o diretor austríaco Michael Haneke decidiu produzir um filme transgressor. Em 1997, lançou Funny Games, conhecido por ser sádico e incômodo. 

O longa tem em seu elenco os atores alemães Susanne Lothar, Ulrich Mühe, Frank Giering e Arno Frisch. Uma década depois, em 2007, Haneke fez a refilmagem do filme nos Estados Unidos com nomes de peso como Naomi Watts, Tim Roth e Michael Pitt.

Funny Games, título original, é um filme que merece atenção por seu perfil extremamente perverso. Nele, acompanhamos uma família feliz indo passar férias longe das responsabilidades da cidade grande. Tudo daria certo, se dois psicopatas não batessem à porta pedindo ovos, para então, obrigá-los a participar de jogos psicológicos, afirmando que nenhum membro da família sobreviveria até o amanhecer. 

Os filmes, de 1997 e 2007, são idênticos, a não ser pelos atores. Mas, os fãs de Haneke afirmam que o remake é ruim se comparado ao primeiro lançamento. 

Violência Gratuita, em português, põe à prova o consumo de violência por parte dos espectadores. Fica claro, com a quebra da quarta parede, quando o psicopata conversa com o público, que estes são cúmplices de seus atos.

SEGUNDO FILME FEITO:
Onde assistir: Amazon Prime
Gênero: drama psicológico
Duração: 1h51min
Lançamento: 2007
Direção: Michael Haneke
Elenco: Naomi Watts, Tim Roth, Michael Pitt
Nacionalidade: Estados Unidos

EXTRA CURIOSO: A CASA AMALDIÇOADA (1999)


Nell, Theo e Luke são convidados para participarem de um estudo sobre insônia comandado pelo doutor David Marrow. Durante o estudo, Nell começa a se sentir extremamente atraída pela casa, conhecida como Hill House. Na verdade, a Mansão Hill guarda um terrível segredo. 

Conhece esse enredo? Ele é bem parecido com sua última adaptação, A Maldição da Residência Hill, lançada pela Netflix em 2018 e dirigida por Mike Flanagan (também de Doutor Sono, 2019). 

Ambas as produções derivam de um filme mais antigo, lançado em 1963, com a direção de Robert Wise, Desafio do Além. Todos os longas, na verdade, foram inspirados pelo livro da consagrada autora Shirley Jackson, considerada a rainha do terror. 

Quarenta anos antes do lançamento de Desafio do Além, a autora havia escrito A Assombração da Casa da Colina, considerado um dos melhores livros de terror do século XX. 

A Casa Amaldiçoada é considerado, por muitos, como um longa razoável. Porém, é curioso elucidar que antes da série A Maldição da Residência Hill, outras produções com base no livro de Shirley Jackson já existiam.

SEGUNDO FILME FEITO:
Onde assistir: YouTube | Google Play Filmes
Gênero: suspense, terror
Duração: 1h53min
Lançamento: 1999
Direção: Jan De Bont
Elenco: Lili Taylor, Catherine Zeta-Jones, Liam Neeson, Owen Wilson
Nacionalidade: Estados Unidos

Autor: Carolina Rodrigues • @carolinahelfstein

Jornalista apaixonada por k-pop e aficionada pela cultura pop em geral.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: