5 DICAS COM SITES E APLICATIVOS PARA VIAJAR MESMO COM POUCA GRANA

Sites especiais para encontrar hospedagens seguras e mais baratas, dicas para uma roadtrip de sucesso e aplicativos para salvar qualquer viajante em situações diversas. Confira essas e outras dicas que vão ajudar você a fazer uma viagem mais econômica.

Conhecer um novo destino e aprender uma cultura diferente pode parecer sonho distante para alguns, mas é um equívoco pensar que não dá para viajar sem gastar muito. Atualmente, existem diversas alternativas mais econômicas para quem tem pouca grana e muita sede de viagem, e a internet é uma forte aliada para tornar esse desejo o mais real possível.

Esta época de isolamento social pode ser útil para começar a planejar uma viagem a longo prazo. E mesmo com pouca grana, é possível curtir as férias em um novo destino. Quer saber como? Acompanhe as dicas preparadas do NÃO ÓBVIO:

VEJA TAMBÉM: 4 dicas nada óbvias para quem quer fazer intercâmbio.

1. Crie um planner completo de viagem e analise preços baixos em sites


Se planejar com antecedência é a chave principal para quem deseja fazer uma viagem econômica. Por isso, é importante colocar cada passo na ponta do lápis antes de tomar a decisão final. Uma das melhores formas é separar um caderninho só para isso e anotar tudo. O primeiro passo é definir o seu orçamento máximo para essa viagem e o quanto (e como) esse dinheiro será obtido até lá. Vale dar uma pesquisadinha em orçamentos e intinerários no Rome2rio.

Em um planejamento, é possível pesquisar todas as opções e concluir qual a melhor forma de viajar: por uma agência de turismo, comprando um pacote online, ou por conta própria. E, ainda, conferir todas as dicas que a internet oferece sobre o destino escolhido. O mais recomendado é ir na baixa temporada, onde os preços são melhores, e optar por lugares mais próximos, nacionais ou pela América do Sul.

Comprar passagens aéreas requer muita paciência e pesquisa. É preciso estudar a variância diária deles até encontrar a melhor opção. O recomendado é comprar numa antecedência de aproximadamente 2 meses.

Um site interessante para avaliar o valor médio em casa mês e ver o custo e destino mais baixos é o Skyscanner (ou o aplicativo Hopper). É possível acompanhar promoções de passagens pelos sites Melhores Destinos e Passagens Imperdíveis. Confira com o seu cartão de crédito sobre programa de milhas e seguro viagem.

2. Escolha uma hospedagem alternativa e confira sites especiais para o tema


Uma outra dica é reservar sua hospedagem também com antecedência – para não correr riscos de lotação. É possível encontrar bons preços de hotéis e pousadas (ótimos sites para isso são: Booking, Hoteis.com e Trivago), mas você já pensou em expandir seus horizontes e optar por alternativas diferentes de hospedagem? Geralmente são mais econômicas e tão confortáveis quanto as tradicionais.

Encontre ótimas opções de hostels (quartos compartilhados com desconhecidos) no Hostel World. Pelo site Airbnb, dá para alugar um quarto, apartamento ou casa de um morador local – uma ótima opção principalmente para quem viaja em grupo.

Preste atenção na localização que a sua hospedagem se encontra. O ideal é escolher os que estão perto do centro ou das atrações que você pretende visitar, para economizar no transporte. Se não for possível, selecione as que possuem um ponto de ônibus ou estação de metrô em suas proximidades.

No Couchsurfing, você pode conhecer pessoas que morem no destino e que oferecem, gratuitamente, um cantinho para você dormir.

Ainda é possível trabalhar em troca de hospedagem, e os sites WorldPackers e Workaway são os mais indicados para esse tipo de acomodação. No Hotwire, a reserva acontece às cegas: você só saberá da região onde ele se encontra, quantas estrelas ele tem e quais os serviços que oferece.

3. Opte por roadtrips (veja dicas)


É fato que a passagem aérea pode ser o maior gasto do seu orçamento. Portanto, para viajar e gastar ainda menos, escolha fazer uma roadtrip pelo seu estado ou em estados vizinhos. Com certeza existem tesouros escondidos bem próximos de onde você vive. Basta pesquisar (e uma ideia é navegar em sites como o próprio NÃO ÓBVIO).

1. Para esse tipo de organização, é importante lembrar de deixar Planos B ‘na gaveta‘. Então, por exemplo, mesmo que tenha definido que ia ficar ou passar um tempo (ou uma noite) no Hotel X, é ideal dar uma olhada em algumas opções que ficam localizadas logo antes e logo depois do X. Para ajudar em qualquer situação de mudança de planos, levar malas levinhas também é ponto-chave.

2. Também é importante verificar com antecedências as regras das estradas pelas quais passará, assim como pesquisar o que pode ter de bacana para aproveitar pelo caminho. É ideal já deixar algumas atrações do caminho (ou do destino) compradas, já que algumas podem ter seus ingressos meses antes.

3. Separar as moedas para os pedágios, ter um carregador portátil e comidas extras são pontos basilares: não precisamos relembrar, não é? Verificar com antecedência onde ficam alguns dos postos de gasolina também pode ser a salvação para algum aperto.

Uma boa dica extra é utilizar o aplicativo maps.me, que funciona offline: é só fazer download do mapa do país quando tiver wi-fi que depois ele fica à sua disposição sem internet. Afinal, mesmo que compre um chip e tenha internet no exterior, mil coisas podem acontecer com o aparelho.

☌ Há duas formas de fazer esse tipo de viagem: de carro (próprio ou alugado) e de ônibus. Dirigindo, o cuidado é redobrado, tanto na preparação do carro quanto na estrada, mas há mais benefícios como privacidade e liberdade de paradas. De ônibus, você só precisa se preocupar em embarcar e chegar, e o melhor site para comparar e reservar sua poltrona é no ClickBus.

4. Use a tecnologia ao seu favor e descubra aplicativos para cada situação do dia


Seja antes ou durante da viagem, o celular e a internet são ótimos aliados para te ajudar a economizar o máximo possível. Leia resenha e relatos de viagem, se guie com o GPS, e baixe aplicativos:

Confira aplicativos que podem ajudar desde a preparação da mala até saber o que tem à sua volta (veja mais em uma lista especial do blog Sem Quases e descubra mais na lista do link mais formas de cuidar do dinheiro na viagem).

Se o seu destino for internacional, compre chips com internet ilimitada para te acompanhar desde a aterrissagem. A EasySim4You é a mais popular e recomendada para isso. Também dá para comprar chips ao chegar no local, se preferir. Mas em hipótese alguma ative o roaming internacional da sua operadora – os preços são elevadíssimos!

5. Aproveite tudo o que for grátis e/ou mais barato: viva mais como morador do que como turista


Na hora de montar o seu roteiro, use e abuse da internet para conhecer tudo sobre o seu destino: dicas básicas, de segurança, de alimentação, de transporte, passeios, pontos turísticos, lugares para comer, entre outras.

Compre City Passes (pacotes de entretenimento), prefira atrações com valores mais acessíveis ou gratuitas – muitas geralmente possuem um dia da semana com entrada franca. Ir em parques, praias ou fazer um Walking Tour (tour à pé) também são ótimas alternativas. Muitas atrações ainda oferecem descontos para quem comprar os ingressos online, com antecedênia.

Dá para economizar, também, na alimentação. Evite restaurantes mais caros e localizados em locais turísticos e opte por comprar comidas em mercados, feiras e fast foods. Converse com nativos para pedir recomendações.

☌ Através do TripAdvisor é possível verificar o cardápio, fotos, avaliações e comentários de vários restaurantes no seu destino – além de outras resenhas, como hotéis, restaurantes e atrações.

Esta lista foi produzida em conjunto com Vanessa Brunt, editora-chefe do NÃO ÓBVIO.

Autor: Stephanie Vasques • @omundoporste

Futura administradora, blogueira e viajante nas horas vagas, a Ste é apaixonada por tudo que envolva cultura. É dona do Não é Berlim, onde compartilha todas as suas experiências pelo mundo afora. E quando não está em alguma viagem, vira turista na própria cidade.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: