5 LISTAS COM VÍDEOS CRIATIVOS SOBRE COMO USAR O TEMPO EM CASA COM O SEU PET

Picolés de frutas, truques e comandos básicos de adestramento, brinquedos que estimulam o desenvolvimento mental e músicas que acalmam seu amiguinho. Muitas são as opções de coisas para se fazer em casa com seu pet e elas estão reunidas nessa lista.

Quem tem um animalzinho em casa sabe que nada supera o bem-estar que é possível sentir ao passar um tempo de qualidade com eles. Eles são, muitas vezes, a única companhia que algumas pessoas têm, então, nada de subestimar. Podem ser ótimos companheiros, carinhosos, divertidos, engraçados e, ainda assim, precisam de atenção e cuidados especiais como todo ser vivo.

Para ajudar a usar os momentos dentro de casa como tempo de mais atenção para os bichanos, o NÃO ÓBVIO fez uma seleção com dicas e vídeos sobre como entreter e cuidar do seu pet de maneiras divertidas e nada clichês. As ideias variam de cuidados e inovação com a alimentação até tutoriais de brinquedos que podem ajudar com a estimulação física e mental.

Confira:

☌ Aproveite e, antes, dê uma espiadinha na nossa lista de: 5 MARCAS BRASILEIRAS COM PRODUTOS NADA ÓBVIOS PARA PETS

1. CRIE ALIMENTOS DIVERTIDOS E SEGUROS DENTRO DE CASA


Por mais que tenhamos certeza do quanto se parecem conosco, os animais não podem comer qualquer tipo de alimento e precisam manter uma alimentação balanceada na medida do possível.

O que não significa que não possamos usar a criatividade para criar lanches gostosos, divertidos e saudáveis para os pets. Dependendo do caso, dá para usar frutinhas congeladas, cupcakes veganos, comidinhas naturais, legumes, biscoitos e tudo que a imaginação permitir.

É importante lembrar da importância de sempre consultar o veterinário do bichinho ou sites confiáveis sobre o que ele pode comer sem preocupação, o que pode fazer mal e as quantidades corretas.

Confira abaixo 4 vídeos com ideias caseiras de como deixar a alimentação dos seus pets mais gostosa e diferente. É bacana também seguir os canais para conhecer mais opções:

2. APROVEITE PARA DAR TRUQUES E COMANDOS DE ADESTRAMENTO


Ensinar truques e comandos básicos de adestramento para seu animalzinho pode ser muito divertido tanto para você quanto para ele, além de ajudar a melhorar o convívio entre todos.

Exercícios e comandos seguidos de recompensas podem ajudar na estimulação mental e física do seu pet, além de trabalharem a obediência e o comportamento do seu animal. As técnicas podem ser usadas para fins específicos ou gerais, dependendo das intenções e necessidades dos donos.

A seguir, confira 4 vídeos com dicas de como ensinar truques e comandos básicos para se divertir com o(a) seu melhor amigo(a). É bacana também seguir os canais para conhecer mais opções:

3. USE JOGOS E BRINQUEDOS QUE ESTIMULAM O FÍSICO E A MENTE DO BICHINHO


Brinquedos podem ser muito mais do que objetos de divertimento e passatempo para os pets. Além disso, eles podem ajudar na estimulação mental e ainda se tornarem aliados dos donos.

Circuitos e percursos elaborados, brincadeiras que envolvam e estimulam o faro dos animais podem ser ótimas iniciativas e podem variar de acordo com o animal. É possível criar labirintos com caixas e canos para hamsters, criar um circuito num corredor com direito a obstáculos como bancos, cadeiras e mesinhas para cachorros ou bolar um desafio com prateleiras de diferentes tamanhos para gatos.

O melhor é que quase todas essas ideias podem ser feitas em casa a partir de materiais fáceis de se conseguir e através de tutoriais rápidos da internet.

Confira a seguir os vídeos que o NÃO ÓBVIO separou para ajudar. É bacana também seguir os canais para conhecer mais opções:

4. ESTUDE CURIOSIDADES SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CERTAS ROTINAS PARA SEU PET


Alguns animais, além de terem um comportamento territorialista, ainda possuem necessidades específicas quanto as suas rotinas. Cachorros e gansos, por exemplo, mantém um certo nível de rotina, mas não tanto quanto os gatos e hamsters, que merecem uma atenção especial quanto a isso.

Os hamsters são animais de hábitos noturnos, costumam passar a noite inteira em atividade, e por isso é tão importante que não sejam acordados durante o dia, já que é o momento em que repõem a energia. Manter a gaiola do seu amiguinho bem equipada e recheada de brinquedos para ele morder e esconder durante a noite pode ajudar, já que provavelmente todos estarão dormindo. Deixar a gaiola longe dos quartos também é uma boa dica, já que barulho não vai faltar.

Os gatos são mais ativos no período da manhã e no início da noite, horário em que geralmente os donos estão em casa. Portanto, é importante saber que o melhor a ser feito é interferir o mínimo possível na rotina dos felinos, principalmente quando estiverem descansando durante o dia. O melhor a fazer é criar um ambiente confortável e agradável para os bichanos pertinho de onde você trabalha em casa.

Descubra mais sobre a importância de certas rotinas para alguns animais e aproveite para pesquisar esse tipo de curiosidade sobre o seu próprio bichinho (caso não seja gato ou hamster):

5. ESTABELEÇA MOMENTOS DE TRANQUILIDADE


Como qualquer ser vivo, os animais também precisam de momentos de tranquilidade. É muito importante que esses momentos sejam estabelecidos pelo menos uma vez ao dia, já que os animais também sofrem de cansaço mental e ansiedade.

O ideal é que os animais possam ouvir músicas tranquilas como música clássica, havaiana ou instrumental. Lembre-se que eles
escutam 4x mais alto do que nós, portanto, por mais relaxante que seja, tome cuidado com o volume.

Aproveite esses momentos para fazer carinhos no seu bichinho. Escovar o pelo lentamente, fazer cafuné no pescoço e uma massagem ao longo da coluna são boas escolhas. Mantenha-o
relaxado todos os dias até que isso se torne um hábito.

Abaixo estão alguns vídeos com sons que podem divertir e relaxar nossos amiguinhos, mas, não esqueça: é também importante equilibrar com momentos de brincadeiras todos os dias, principalmente se forem cachorros.

Importante: se você ainda não tem um animalzinho de estimação e pretende adotar um, lembre-se que isso requer muita responsabilidade. Alimentação, diversão, saúde, segurança e afeto precisam ser garantidos, independente do animalzinho que você escolher.

Autor: Isabel Lima • @porisabellima

Isabel Lima é acadêmica de jornalismo e amante das redes sociais. Gosta de ler, escrever e enxergar o mundo não como ele é, mas como deveria ser: cheio de magia. Tímida, mas curiosa, adora produzir conteúdo e prefere que a chamem de "Bel".

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: