9 DICAS NÃO ÓBVIAS PARA ORGANIZAÇÃO E GERENCIAMENTO DE TEMPO

Organizar o tempo de forma mais proveitosa e saudável para o bem-estar mental não é tarefa simples. Mas existem estratégias fora dos clichês que podem mudar a sua rotina e fazer tudo fluir com mais facilidade. Confira as nossas dicas práticas.

O sentimento de não conseguir dar conta de diversas atividades pode gerar níveis graves de ansiedade. É por isto que utilizar técnicas especiais para o gerenciamento de tempo pode ser uma excelente saída para a saúde mental.

Reprodução: Google

Pensando em pontos como esses é que o NÃO ÓBVIO organizou dicas fora dos clichês para auxiliar na organização do seu dia a dia.

Para realizar atividades de forma otimizada, confira a lista:

1. Faça tarefas de um mesmo tipo em sequência


Reprodução: Google

Procure rxecutar todas as tarefas de um mesmo tipo (parecidas) em sequência. Deixe-as inseridas em um único fluxo. Coloque, por exemplo, em uma mesma categoria atividades domésticas como lavar a louça, separar o lixo e organizar o closet, ou faça o mesmo com atividades do trabalho, como escrever aquele relatório, alimentar planilhas ou checar os e-mails.

Fazer de forma sequenciada atividades que requerem raciocínios e/ou organizações semelhantes é algo que ajuda a ampliar a produtividade, já que quando nos familiarizamos com um estilo de ação pela repetição, tudo ocorre mais naturalmente e de forma mais efetiva.

2. Dicas para dormir e acordar melhor


Reprodução: Google

Dormir bem é essencial para nosso cérebro descansar e, de tal forma, conseguir produzir melhor e organizar a execução das atividades diárias. Estudos confirmam a relação de uma boa noite de sono e maiores índices de produtividade, o que naturalmente influencia na organização geral da execução de tarefas.

Confira dicas para usar o ato de dormir e acordar melhor como ferramenta para o aumento da performance na rotina diária:

  • Não coma nada 2 horas antes de dormir. Dê preferência aos chás relaxantes como: camomila, cidreira e valeriana. 
  • Faça atividades relaxantes 1 hora antes de deitar. Escute músicas, medite ou faça algo particular que traga esse efeito.
  • Acorde 1 hora antes do necessário e finalize uma tarefa simples, como arrumar a cama.
  • À noite, liste pelo menos 3 coisas positivas que aconteceram durante o dia. 
  • Pare de trabalhar pelo menos 3 horas antes de dormir e não consuma cafeína ao manos 6 horas antes. 
  • É recomendável filtro de luz azul nos óculos para evitar insônia.
  • Opte pelas luzes amarelas para começar a relaxar. A luz mais recomendável para quartos, porém, é a vermelha.
  • Reorganize o seu planejamento do dia seguinte na noite anterior. 

3. Coloque atividades profissionais e pessoais na mesma agenda


Reprodução: Google

Já existem aplicativos como Trello e Agenda Google que ajudam a manter a agenda organizada e sincronizada com seu estilo de vida. Mas uma dica especial é colocar na mesma agenda, com cores diferentes, as suas atividades profissionais e pessoais, para não esquecer de alguma e acabar gerando mais ansiedade.

Outro detalhe de suporte é optar por ter, no máximo, três prioridades diárias.

4. Separe o urgente do importante seguindo a regra de Covey


Reprodução: Google

Cuide primeiro daquilo que é urgente E importante. Depois, foque nas atividades que são apenas importantes, para que, assim, algo urgente não fique sempre empatando outros quesitos de serem realizados.

Após, volte para o que é só urgente.

Essa técnica foi desenvolvida pelo autor Stephen Covey, que criou o conceito chamado Princípio Eisenhower, o qual ajuda a gerenciar o tempo e desenvolver ações mais assertivas.

☌ O autor escreveu o livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes e destaca como realizar uma boa organização de tarefas, com técnicas que ajudam na administração de um dos bens mais valiosos da atualidade: o tempo.

5. Comece pelo que é menos animador e defina prazos


Reprodução: Google

Sempre que possível, inicie a sua lista de atividades pelas menos animadoras e prazerosas. De tal forma, quando o maior cansaço bater, vai sentir que já realizou grandes coisas, o que ajuda a dar um gás para que conclua outras tarefas (sem ficar pensando nas trabalhosas que ainda estarão por vir).

Também é fundamental definir prazos e fazer restrições de tempo para realização de tarefas. Trabalhar durante 30 minutos, fazer pausas e retornar para mais 30 minutos é uma boa alternativa para descansar e relaxar o cérebro durante a execução de atividades.

☌ Aplicativos existentes ajudam nesse controle de tempo para realização de atividades. Um exemplo é o Forest, que colabora para que o usuário consiga manter o foco e controle de tempo para trabalhos. Outra alternativa é o aplicativo Plantie, que ajuda a gerenciar o tempo permitindo manter o foco no trabalho. 

6. Deixe modelos prontos


person holding pencil near laptop computer

Utilize ferramentas online como Trello e Canva para a sua organização. Crie modelos e deixe bases prontas para automatizar tarefas repetitivas.

7. Ensine algo em todas as semanas


red apple fruit on four pyle books

Saiba dizer não e lembre que, para delegar, é preciso ensinar, então antecipe o ensino. Tire ao menos um tempo em um dia da semana para ensinar algo a alguém. Assim, quando precisar, a pessoa já vai saber o que fazer. Além disso, quando ensinamos, também aprendemos mais.

8. Tenha folgas nas suas agendas


white paper on brown folder beside silver key

Imprevistos sempre acontecem, então organize o seu checklist com pequenas folgas. Também estude métodos como Pomodoro E GTD. Analise os que mais funcionam para você.

Já viu as nossas dicas para ampliar a sua criatividade? Você pode conferir clicando aqui. Também existe um vídeo especial sobre o tema no IGTV de Vanessa Brunt, nossa fundadora. Veja:

9. Leia, estude e aprenda sobre organização do tempo


Reprodução: Google

Para ter uma vida mais organizada, disciplinada e bastante produtiva é essencial se apropriar de conteúdos que auxiliem nesse processo. O aprendizado e a aplicação prática ajudam a gerenciar o tempo em atividades do dia a dia, bem como a manter o hábito da organização para uma melhor qualidade de vida e aproveitamento de períodos livres de formas mais prazerosas. Algumas indicações de livros e canais no YouTube que pode incrementar os estudos nessa área são:

DICAS DE LIVROS:

Isso Me Traz Alegria (Marie Kondo)
Vida Organizada (Thais Godinho)
Gerenciando a Si mesmo (Harvard Bussiness Review)
Essencialismo – A Disciplinada Busca Por menos (Greg McKeown)

CANAIS DE YOUTUBE:

☌ Aqui no NÃO ÓBVIO temos uma lista de canais para ser mais produtivo que abordam gestão de tempo e dicas de organização (confira aqui).

☌ Esta lista foi elaborada por Vanessa Brunt, nossa editora-chefe.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: