5 FILMES LEVES DA NETFLIX PARA AUMENTAR A AUTOESTIMA

Nem todo filme sobre autoestima e superação precisa ser um drama complexo. Comédias, romances e aventuras com cenas tranquilizantes e que deixam o coração quentinho também podem abordar o assunto de forma leve e, assim, ajudar a melhorar o dia de alguém. Confira uma lista feita para relaxar e se sentir melhor consigo e com o mundo.

A autoestima, autoaceitação e superação têm sido temas recorrentes em produções cinematográficas. Às vezes, são os filmes mais densos e dramáticos que exploram a fundo as questões psicológicas e sociais envolvendo os assuntos. 

Outras vezes, os filmes que pertencem a gêneros considerados mais leves, como comédias e animações, são os que ficam encarregados das mensagens, fazendo com que seja ainda mais prazeroso e fácil, em muitos casos, a sensação ficar melhor consigo.

Essas tramas conseguem fazer boas análises e de forma sutil. Obras como Divertida Mente (que fala sobre emoções e saúde mental de forma lúdica) ou Hairspray – Em Busca da Fama (musical sobre aceitação, integração racial e superação) são alguns exemplos de abordagens mais despretensiosas sobre temas delicados. E, mesmo assim, conseguem ser divertidos e atingirem seu objetivo.

Resultado de imagem para gif remote control

Assistir filmes dramáticos é necessário para que alguns temas sejam lidados de formas mais sérias, assim chamando a atenção do público para o assunto. Porém, para quem quer uma carga de animação e leveza que ajude o coração a bater mais tranquilo, existem outras diversas opções.

Pensando nisso, o NÃO ÓBVIO trouxe uma lista de filmes que saem dos mais indicados por aí e que prometem levantar a autoestima com cenas tranquilizantes. Para facilitar as coisas, todos eles estão disponíveis no maior streaming de filmes e séries do mundo. Confira, sem ordem de preferência:

ATENÇÃO! Temos dica extra no final.

1. De Onde Eu te Vejo

Filme nacional com Denise Fraga e Domingos Montagner, conta a história do casal Ana Lúcia (Fraga) e Fábio (Montagner), que decide se separar após 20 anos de casamento. Fábio resolve se mudar para um apartamento do outro lado da rua. Além disso, eles enfrentam uma crise no trabalho e a filha está no processo de entrar na faculdade e mudar de cidade. 

Pode parecer que é um drama, mas na verdade trata-se de uma comédia romântica e bem apreciada pelo público. Ana Lúcia e Fábio, através de situações cômicas, enfrentam situações que são melancólicas, mas que nos fazem pensar e refletir sobre o amor e relacionamentos. 

Ou seja, naqueles dias em que nos pegamos pensando sobre se vale a pena ainda acreditar no amor, esse é o filme para a ocasião.

A direção é de Luiz Villaça e conta ainda com Marisa Orth e Laura Cardoso. Para os que sentem falta de Domingos Montagner, que faleceu em um acidente durante as gravações da novela Velho Chico, o ator está muito bom em seu papel.

☌ Direção: Luiz Villaça
☌ Elenco: Denise Fraga, Domingos Montagner, Marisa Orth, Laura Cardoso e Laila Zaid.
☌ Gênero: Romance
☌ Duração: 1h30 minutos
☌ Lançamento: 2016

A foto de abertura da matéria é do filme De Onde Eu Te Vejo.

2. Colegas 

Stallone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pook) e Márcio (Breno Viola) são três amigos e vivem juntos em uma instituição para portadores de Síndrome de Down, com outros colegas. Um dia, eles resolvem fugir do lugar e cada um realizar seus sonhos, como tinham visto em filmes que assistiam na videoteca da instituição.

Para isso, eles roubam o carro do jardineiro (Lima Duarte). A imprensa começa a cobrir o caso e, pressionada, a polícia coloca dois policiais atrás dos jovens. Porém, os policiais são muito atrapalhados.

Filme brasileiro, Colegas ganhou alguns prêmios assim que foi lançado, como o Melhor Filme do Festival de Gramado. Mas seu maior mérito é abordar o preconceito só que de forma despretensiosa, leve e cheia de aventura. O trio de protagonistas, para tentar realizar seus sonhos, acaba fazendo alguns assaltos durante o caminho, com os policiais atrapalhados em seu encalço.

Há várias referências a diversos filmes clássicos, como Thelma e Louise, Pulp Fiction, Taxi Driver, Blade Runner, dentre outros, fazendo com que seja, também, uma homenagem ao cinema. Aliás, os três amigos assaltando e fugindo lembra um pouco a trama de fuga de Thelma e Louise.

Divertido, a trama promete melhorar o dia de quem conferir, trazendo reflexões sobre os lados mais positivos das diferenças, quando tratadas com leveza, respeito e a noção de que o tesouro está justamente onde tudo parece nó e, então, se cruzam os porquês (frase).

☌ Direção: Marcelo Galvão
☌ Elenco: Ariel Goldenberg, Rita Pook, Breno Viola, Lima Duarte, Marco Luque e Juliana Didone.
 ☌ Gênero: Aventura
☌ Duração: 1h42 minutos
☌ Lançamento: 2012

3. Burn Burn Burn

Comédia de humor ácido, tipicamente britânico, Burn Burn Burn conta sobre Seph (Laura Carmichael) e Alex (Chloe Pirrie), duas garotas que acabaram de perder o melhor amigo, Dan (Jack Farthing). Antes de morrer, Dan deu instruções às duas para que elas espalhassem suas cinzas pelos locais que o tornaram especial. Ele deixou diversos vídeos em um pendrive e traçou o roteiro por onde elas deveriam ir.

A princípio, pode soar um pouco pesado por causa do tema. Porém, a obra nos faz refletir as várias maneiras de se lidar com o luto e a perda de uma pessoa amada. É um filme sobre amadurecimento e que lida de forma um pouco mais cômica e irônica com um tema delicado.

Há paisagens belíssimas como cenário, dando aquela vontade de entrar no carro e cair na estrada.

A abordagem e a temática até podem soar um pouco cliché, ainda mais que o filme é uma espécie de road movie. No entanto, as atuações são boas e serve para aquele momento em que todos sabemos que um dia vai chegar, mas nunca estamos preparados para lidar: a morte. E ensina que é necessário passar por todas as fases do luto para seguir em frente.

Direção: Chanya Button
Elenco: Joe Dempsie, Laura Carmichael, Susan Wokoma e Chloe Pirrie
Gênero: Dramédia (comédia/drama)
Duração: 1h46 minutos
Lançamento: 2015

4. Alguém Especial

A Netflix tem investido bastante em suas comédias românticas ultimamente. Alguém Especial é um filme com Gina Rodriguez, DeWanda Wise e Brittany Snow, interpretando Jenny, Erin e Blair, respectivamente. As três são amigas, mas a trama gira ao redor de Jenny. Ela é uma jornalista que terminou seu relacionamento de nove anos com Nate (LaKeith Stanfield). Para superar a dor que está sentindo, ela e as amigas resolvem sair e é nesse dia e noite em que muitas coisas acontecem.

De forma cômica, intercalada com loucuras e até discussões entre as amigas, elas passam esse dia e noite juntas, numa jornada para ajudar Jenny. Como Jenny conseguiu o emprego dos sonhos e está de mudança, essa jornada acaba sendo muito mais importante.

Foi escrito e dirigido por Jennifer Kaytin Robinson e, além do trio de protagonistas, têm Rosario Dawson e RuPaul como participações especiais. Dado seu lançamento recente, o filme pode até parecer não tão não óbvio assim. Porém, o que parece ser uma história apenas sobre um relacionamento, demonstra ser sobre amizade, amadurecimento e aprendizado para a vida. E, com certeza, passa a mensagem de que precisamos nos amar em primeiro lugar e valorizar nossas amizades.

Direção: Jennifer Kaytin Robinson
Elenco: Gina Rodriguez, DeWanda Wise, Brittany Snow, Rosario Dawson e RuPaul.
Gênero: Comédia
Duração: 1h32 minutos
Lançamento: 2019

5. Dumplin

Filme mais famoso da lista no momento, Dumplin é baseado no livro de Julie Murphy e conta a história de Willowdean Dickson (Danielle MacDonald), uma jovem fora dos padrões. Willow cresceu escutando e admirando a cantora Dolly Parton, muito porque sua tia Lucy (Hilliary Begley), já falecida, a influenciou. Inclusive, sua figura materna é a tia Lucy.

Willow não respeita muito a mãe Rosie (Jennifer Aniston), uma ex-miss, que vive numa realidade bem diferente da filha, não conseguindo criar uma verdadeira ligação. Como forma de protesto, Willow decide se inscrever no concurso de beleza da cidade, o mesmo que sua mãe venceu décadas atrás.

Dumplin é o filme que fala sobre gordofobia, mas vai além: fala sobre se amar, se aceitar e ser feliz consigo mesma. O filme tem núcleos diversos: há drag queens que aconselham Willow, tem suas amigas que, mesmo no padrão, não deixam de brigar por igualdade. Inclusive, os fãs de RuPaul’s Drag Race vão identificar a participação da queen Ginger Minj, ex-participante do reality show na sétima temporada.

É aquele filme empoderador e que dá esperança de que as coisas podem mudar. E, apesar de algumas críticas negativas pontuarem problemáticas na obra, como os recheios de clichês – sendo uma produção com diversos caminhos previsíveis –, várias das mensagens podem ser aprofundadas em debates posteriores, fazendo do longa ainda mais importante.

O debate sobre gordofobia, machismo e outros quesitos pode levar também a outras discussões saudáveis sobre os assuntos, já que pessoas em seus lugares de fala podem pontuar outras problemáticas importantes da trama.

Direção: Anne Fletcher
Elenco: Danielle Mcdonald, Jennifer Aniston, Odeya Rush, Dove Cameron e Ginger Minj
Gênero: Comédia
Duração: 1h50 minutos
Lançamento: 2018

6. EXTRA! Talvez uma História de Amor

EXTRA! Outra dica é o filme Talvez uma História de Amor (clique para assistir ao trailer), que não está na Netflix, mas também promete deixar o coração quentinho. Confira tudo sobre a obra no vídeo acima e, de quebra, ainda descubra simbologias que o longa apresenta para já assistir com outro olhar.

Autor: Catarina Barbosa • @catarinapbarbosa

Catarina Barbosa é jornalista e fotógrafa. Baiana, atualmente mora em São Paulo. Amante de café, nerd assumida e apaixonada por viagens, sonha em sempre ter uma mochila nas costas para desbravar o mundo.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: