6 CURSOS ONLINE E COM CERTIFICADOS PARA SE INSCREVER GRATUITAMENTE

Vídeos, interatividade e atividades práticas se misturam em cursos gratuitos pela web. Com emissão de certificado, eles podem alavancar o seu currículo e dar suporte para novas técnicas e ideias que podem também fazer o seu negócio decolar. Confira a lista especial de cursos confiáveis em sites para se inscrever agora mesmo.

Não precisa sair de casa e nem pagar por eles. Você pode estudar na hora e no dia em que bem entender. Tem até prova, com gabarito divulgado logo em seguida. E, sim, tem certificado. Achou bom demais para ser verdade? Neste caso, não desconfie do santo. A esmola é grande e honesta mesmo.

Disponíveis na internet gratuitamente, esses cursos podem te capacitar para diversas áreas e dar um up no seu currículo – sem que você precise se desdobrar em mil para isso.

Imagem relacionada

Confira os cursos que mais chamaram a atenção do NÃO ÓBVIO e aproveite. Caso queira conferir outras opções, vale visitar os sites linkados e dar uma olhada nas outras opções oferecidas. Já abriu (ou pegou) o bloco de notas?

1. Marketing Digital

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha22-3-1024x5.png
Foto: Unsplhash/Divulgação

Para muita gente, o uso das redes sociais é apenas recreativo. Porém, desde sempre (e cada vez mais!) as plataformas midiáticas estão sendo utilizadas para gerar dinheiro. Existem milhares de estratégias e formas de fazer isso. Todas elas, integram o que chamamos de Marketing Digital.

Disponível no site LearnCafe, o curso dura sete dias, e cada dia tem uma hora de carga horária. A grade é bem completa e engloba diversos pontos importantes da área.

Os temas foram divididos em dez aulas: Fazendo Marketing Digital na Prática, O que é Marketing Digital?, Os Benefícios do Marketing Digital, Inbound e Outbound Marketing, Plataformas Digitais Disponíveis na Internet, Como Escolher a Melhor Plataforma Para Seus Negócios, Como Criar Campanhas Mais Atrativas, Planejando Uma Ação de Marketing Digital, Criando Gatilhos Para Aquisição de Clientes, Métricas e Indicadores Para Medir o Sucesso.

Não existe um período específico para estudar, todas as aulas ficam disponíveis 24h.

2. Roteiro

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha22-3-1024x5.png
Foto: Unsplhash/Divulgação

Para escritores, cineastas e até para profissionais que trabalham com a criatividade aguçada em geral (como publicitários), o Curso de Roteiro Online com Prática de Escrita e Feedback de Roteirista Profissional pode ser fundamental.

Com certificação da Academia Internacional de Cinema, o projeto conta com acompanhamento semanal de um roteirista profissional e ainda permite ao aluno desenvolver habilidades nas principais ferramentas da dramaturgia audiovisual, dando foco, por exemplo, na construção de personagens.

O curso ainda traz momentos focados na escrita criativa e no poder de conquista/convencimento que ela pode causar. Mas não para por aí. No final, o aluno terá criado o próprio projeto de longa-metragem, a partir de um argumento original – e a promessa é que ele vai estar prontinho para inscrição em editais e participação de pitchings.

São oito semanas de aulas compostas por textos, vídeos, exemplos de filmes e séries, discussões em grupo e muitas atividades.

O curso indicado é o único da lista que custa um valor para fazer a inscrição. Existem cupons de desconto e atendimento online para dar suporte no momento. O valor total é de R$ 1.890. Também é possível conferir comentários de alunos antes de concluir o pagamento.

Onde fazer gratuitamente? O curso (com certificado) de Roteiro para Cinema e TV pode ser encontrado sem custos no LearnCafe. Ele tem carga horária de 10 horas, porém o acesso livre dura apenas por 7 dias.

3. Introdução à Psicanálise

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha22-3-1024x5.png
Foto: Unsplhash/Divulgação

Fundada por Sigmund Freud, a psicanálise é uma teoria da personalidade que possui um procedimento psicoterapêutico próprio, que envolve, fundamentalmente, a associação livre de palavras e a interpretação de aspectos como os sonhos.

A criação foi revolucionária por ser a primeira psicoterapia de cura pela fala, ao invés de utilizar métodos mais invasivos, como medicações, sugestões hipnóticas ou internações em asilos psiquiátricos.

Para qualquer profissional, como os psicólogos, escritores, jornalistas ou até médicos de plantão, o curso que trata do tema acaba sendo um acréscimo recheado. A noção influenciou diversas correntes de pensamento e promoveu uma nova perspectiva de entendimento sobre a ética, a moralidade e sobre como se produz a cultura humana.

Nas aulas (da Prime Cursos) é possível entender os conceitos básicos da psicanálise, a técnica psicanalítica clássica e estrutura da personalidade, entre diversos outros tópicos, como os tipos de ansiedade citadas por Freud e aprofundamentos sobre depressão, melancolia e luto.

Com carga de 30 horas, o aluno pode fazer as aulas quando desejar.

4. Introdução à Fotografia

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha22-3-1024x5.png
Foto: Unsplhash/Divulgação

Ok, depois do Instagram, todo mundo acha que entende de fotografia. Apesar disso, vale lembrar que a área vai muito além de um belo feed na rede social. Para se intitular fotógrafo é preciso, no mínimo, conhecer as noções básicas de uma câmera e de uma boa imagem. E isso é bem mais complicado do que a maioria das pessoas imagina.

Se você tem apreço pelo ramo e gostaria de saber mais sobre esses conhecimentos primordiais, o curso Introdução à Fotografia Digital, ministrado pela Fundação Bradesco, é uma excelente alternativa.

As aulas são divididas em quatro módulos: Apresentação, Luz, Câmera, Assunto e Ação!, Recursos e Vantagens e Como Fotografar Melhor.

Assim como a dica anterior, você fica livre para estudar no momento que quiser. A única exigência é terminar no curso em, no máximo, 30 dias.

5. Gestão de Finanças Pessoais

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha22-3-1024x5.png
Foto: Unsplhash/Divulgação

Se ganhar dinheiro já é uma tarefa pra lá de complicada, imagine administrá-lo. Multiplicar, então, nem se fala. Exatamente por isso, aqui está um curso que ensina a cuidar melhor do dinheiro conquistado é uma boa pedida para qualquer pessoa, de qualquer idade.

Quando se trata de gestão financeira, quase sempre, as informações são passadas de forma muito complexa e confusa, o que, além de gerar incompreensão, faz com que as pessoas –  principalmente as que estão bem longe das áreas exatas – cultivem certa aversão ao tema. Exatamente por isso o curso oferecido pelo Banco Central do Brasil (sim!) é bem esclarecedor.

Com linguagem simples e vídeos animados, no total, são sete aulas. São abordados temas como a relação das pessoas com o dinheiro, orçamento, crédito, investimento, endividamento, poupança e outros serviços financeiros.

A carga horária é de 20 horas e o curso dura 30 dias.

6. Idiomas

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha22-3-1024x5.png
Foto: Unsplhash/Divulgação

Se você sempre quis aprender outro idioma, mas sempre adiou por falta de dinheiro ou tempo, agora, não tem mais desculpas. Cursos de quatro idiomas diferentes estão disponíveis na Educa: inglês, espanhol, italiano e alemão.

Os dois primeiros estão disponíveis em todos os níveis, do básico ao avançado. Já italiano e alemão são oferecidos apenas para iniciantes. Além da parte gramatical e do vocabulário, também são praticadas atividades de pronúncia e conversação.

Em média, cada nível tem cerca de 60 horas de carga horária.

Esta postagem foi feita em colaboração com Vanessa Brunt (@vanessabrunt), editora-chefe do NÃO ÓBVIO.

Autor: Rafaela Fleur • @rafaelafleur

Jornalista extravagante, faz-tudo de moda e beleza, apaixonada por vermelho e tudo aquilo que brilha - de glitter a David Bowie. Baianíssima.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: