8 CAFETERIAS CRIATIVAS E NÃO ÓBVIAS DE SALVADOR

Fora de shoppings e de grandes livrarias, Salvador também conta com cafeterias criativas e que trazem diferentes propostas pelos meios das ruas da capital baiana. Cantos ideais para quem quer refletir, escrever, trabalhar, ler ou até marcar uma reunião de negócios, as cafeterias não óbvias da terra do dendê provam que a Bahia vai muito além do acarajé e pode inovar nesses cantos mesmo para quem não é fã da bebida forte – além de trazer ideias universais de formas pouco vistas por aí.

Quantos filmes que trazem viagens como temáticas principais já não inspiraram corações com cenas em cafeterias? Geralmente, nos momentos em que elas aparecem estão atreladas questões como romances, calmarias, fases de autoconhecimento ou reflexões em geral. Todos esses tópicos surgem porque cafeterias são cantos feitos para saborear as entrelinhas da vida, colocar uma reunião em prática ou, até, parar para escrever, trabalhar ou estudar.

Resultado de imagem para write coffee gif

Não é difícil, porém, encontrar cafeterias dentro de shoppings ou de outros locais mais turbulentos em Salvador. A localização mais externa pode até não tirar a essência de um espaço que tem como proposta maiores reflexões, mas não dá para negar que encontrar uma opção pela rua, com mais contato com a própria cidade, dá aquele gostinho especial.

Imagem relacionada

E como não é só acarajé e dendê que vive a capital baiana, não é impossível encontrar cafeteriais criativas e com diferentes propostas pelos cantos da cidade colorida.

Com decorações variadas e inspiradoras, confira a lista que vai de cafeterias que contam com lançamentos de livros e palestras até aquelas com galerias de arte e que servem para ver o pôr do sol de forma privilegiada em Salvador.

1. Solange Biscoitos Finos

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

☌ Poesias e frases escritas nas paredes e decoração que mistura madeira, vintage e grandes janelas são os destaques do espaço.

De requeijão na chapa até capuccino, a Solange Biscoitos Finos, que conta com duas sedes na capital baiana (na Graça e na Pituba), surpreende pela variedade do cardápio, mas, antes mesmo de fazer o pedido, os olhos já podem ficar arregalados com o local.

Para além dos elogios para as opções culinárias, como muito acontece com os bolos e biscoitos, a cafeteria sempre recebe críticas positivas também pela decoração e conforto. Com área interna e externa, o local conta com diversas frases espalhadas pelas paredes (das mais clichês até a menos óbvias, mas que sempre conquistam o público).

Além de quotes como “Antes arte do que nunca“, o espaço também conta com objetos que chamam a atenção, como gaiolas penduradas e decoradas com flores de madeira, espelhos variados, relógios de diversos estilos e pratos coloridos, que ficam nas paredes. As grandes janelas de vidro que amplificam as vistas para a cidade também valorizam o ambiente.

O estilo vintage e rústico chama a atenção de modelos e fotógrafos, que passaram a solicitar horários para ensaios fotográficos na Biscoitos Finos. Além da possibilidade, o local ainda conta com uma parte superior (na Graça) que pode ser fechada para eventos, como aniversários.

☌ A cafeteria também tem uma sede em Vitória da Conquista.

Endereço: Rua das Hortênsias, 422 – Pituba ou Rua da Paz, 18 – Graça
☌ Horário de funcionamento: das 7h às 21h20, em todos os dias da semana, exceto domingo: das 8h às 21h20.
☌ Telefone: (71) 3011-9830 
Instagram | Facebook

2. Cafélier do Carmo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

☌ O estilo vintage artístico, com galeria de arte inclusa, e a área externa com longos bancos, vista para o pôr do sol e grandes árvores são os destaques do Cafélier.

Quem tem costume de pesquisar sobre cafeterias, já pode ter visto o Cafélier em alguma indicação pela web. O espaço é elogiado pela internet em diversos blogs e não é difícil encontrar imagens do local com todas as mesas lotadas.

Ainda com o grande movimento, a cafeteria não deixa de ser um canto tranquilo e agradável, afinal, o clima feito para o curtir o pôr do sol (com vista para a Baía de Todos os Santos) e a extensa parte ao ar livre não perdem suas essências nem mesmo com as lotações.

Fora dos ambientes mais conturbados da vida urbana na capital, o Cafélier, apesar de comentado em sites diversos, pode ser pouco conhecido pelos baianos que não têm o costume de passear pelo Pelourinho ou para turistas que não fizeram um roteiro pelo Santo Antônio Além do Carmo.

Com bebidas para os momentos mais quentes e para aqueles que desejam esquentar o coração, o espaço serve também sobremesas bem elaboradas e aperitivos como quibes e coxinhas.

☌ O local conta com a galeria de arte e atelier do artista plástico Paulo Vaz, incluindo também fotos de artistas dos anos 40, exposição de xícaras e móveis antigos.

Endereço: R. do Carmo, 50 – Santo Antônio
☌ Horário de funcionamento: das 14h às 21h30, em todos os dias da semana.
☌ Telefone: (71) 3241-5095
Instagram | Facebook

3. Tiamate Coffe

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

☌ Atendimento rápido, nomes escritos nos copos e ambiente com iluminação propícia para leitura são alguns dos destaques da Tiamate.

Com uma pegada semelhante à do Starbucks – que não existe na capital baiana –, o Tiamate escreve nomes (ou outros detalhes) nos copos das bebidas, contando com opções quentes e geladas. Para quem quer um atendimento rápido e prático, o espaço pode ser a melhor pedida. Em geral, as bebidas demoram bem menos de 5 minutos para ficarem prontas.

Especializado em café gourmet, o espaço traz junto a chocolates, expressos e capuccinos, também opções de comida, como pão de queijo e croissant. Com embalagens de estética cuidadosa e decoração moderna, o ambiente conta com luzes propícias para leituras, além de incluir detalhes como quadros que não são grudados nas paredes e de pilastras estilosas.

A cafeteria também é destinada para bate-papos, palestras e até aulas de inglês, muitas vezes criando eventos com profissionais convidados.

☌ A marca, que tem sede em Salvador e Fortaleza, inclui no Instagram principal variados cliques de clientes nas cafeterias. As fotos criativas, com diferentes poses e estilos de capturas, acabam servindo para inspirar em imagens que podem ser feitas em quaisquer restaurantes. Confira o @ abaixo.

Endereço: Av. Sete de Setembro, 1019 – Dois de Julho
☌ Horário de funcionamento: das 8h às 18h, de domingo a segunda-feira.
☌ Telefone: (71) 3014-4488
Instagram | Facebook

4. Ravel Café

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

☌ Palestras, lançamentos de livros, suportes para reuniões (como wifi potente), eventos que exibem todas as etapas de feitura do café e degustações diversas com todos os processos de café e suportes para reuniões são destaques da Ravel.

No início de 2018, a Ravel Café trouxe um novo conceito no cenário gastronômico de Salvador, fazendo parte da chamada de Terceira Onda do Café. O conceito define uma experiência mais ampla ao consumidor, que envolve toda cadeia produtiva do produto principal.

Apesar de contar com doces e salgados, o espaço aposta, portanto, em profissionais com experiência, treinamento específico e atendimento personalizado voltados para a área do café. Assim, o Ravel promete oferecer uma imersão no universo dos cafés especiais. E, para isso, cria eventos específicos em que os clientes podem degustar os produtos e entender mais sobre as produções em diferentes metódos.

Mas os eventos promovidos pelo local não param por aí. A marca também faz a integração com arte e cultura, sendo um espaço onde acontecem sessões de autógrafos de livros, palestras, bate-papos e outros movimentos.

Para quem deseja ter uma reunião ou apenas escrever, por exemplo, o local também conta com mesas mais reservadas, mas não deixa de abrir espaço para o público que também chega por lá e pode acabar desejando participar de algum dos eventos. O espaço, inclusive, dá suportes para reuniões e afins, sempre ratificando na rede sobre o wifi liberado.

☌ No cardápio variado, além tortas e alimentos salgados, o lugar conta com sorvetes exclusivos, bolos veganos, refeições completas e outras opções. E, como o espaço vai muito além dos comes e bebes, no Instagram, a marca divulga previamente vários dos eventos culturais que irão acontecer por lá.

Endereço: R. Alexandre Herculano, 69 – Pituba
☌ Horário de funcionamento: das 12h às 21h, de terça-feira a sexta-feira. E das 15h às 22h aos sábados e domingos.
☌ Telefone: (71) 3032-1555
Instagram | Facebook

5. Paris Delicatessen

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

☌ Para quem quer mais opções no cardápio e um lugar mais próximo do estilo de um restaurante (para reuniões, por exemplo), a Paris pode ser a melhor indicação. O espaço mistura cafeteria com padaria, confeitaria e buffets.

A Paris Delicatessen já traz no nome o conceito oficial: tratar-se de uma delicatesse (loja, geralmente com padaria inclusa, que vende comidas finas e iguarias). A diferença, porém, fica para a cafeteria inclusa no local. Diferente dos pequenos espaços com opções de mesas que são encontrados na maior parte das delicatesses, o local dá destaque para o ambiente em que serve os clientes.

Já postas em cima das mesas, as xícaras não deixam negar que ali, o café e as delícias que circundam o tema são grandes destaques. O subtítulo utilizado pela marca, inclusive, já deixa claro: “Padaria, confeitaria, café e restaurante“.

Com áreas estufadas e opções de mesas mais extensas, a Paris fica como uma das melhores opções para reuniões de negócios, já que o tom de restaurante (o que é muito aproveitado no horário de almoço para os encontros empresariais, por exemplo) se mistura ao de cafeteria. A variedade do cardápio, inclusive, surge de forma diferenciada para cada etapa do dia.

☌ Com buffets, o local serve café da manhã, almoço e jantar, para além dos lanches e sobremesas.

Endereço: Av. Prof. Pinto de Aguiar, 293 – Pituaçu
☌ Horário de funcionamento: das 6h às 21h30, em todos os dias da semana.
☌ Telefone: (71) 3052-8402
Instagram | Facebook

6. Nonna Confeitaria e Café

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

☌ Com milk-shakes de diversos tamanhos, incluindo os gigantes e feitos para mais de quatro pessoas, a Nonna pode ser uma boa pedida para quem quer extravasar e misturar sabores em um ambiente que, por outro lado, é leve, tranquilo e aconchegante.

Com quadros espalhados pelas paredes, tons coloridos pelas cadeiras e uma decoração de estilo industrial, o Nonna Confeitaria e Café mistura de maneira ideal a pegada das novas gerações com o conceito das ‘extravagâncias de vó’. A expressão já aparece explícita desde o título do local, já que “Nonna” significa avó em italiano.

Mas, afinal, o que seriam os tais esbanjamentos? Com croissants, tortas, folhados e alguns dos melhores milk-shakes a ideia pode parecer apenas estar na grande variedade de aperitivos do cardápio, mas vai além disso. A tal extravagância aparece nos ingredientes, por exemplo, que podem ser misturados nas bebidas: como leite ninho e chocolates diversos.

E não para por aí. As bebidas são servidas em vários tamanhos, existindo até as feitas especialmente como compartilháveis, que são preparadas para um máximo de cinco pessoas.

Além de todas as questões que envolvem os pedidos possíveis, o local ainda abre espaço para quem quiser deixar um recado pelas paredes, assim dando ainda mais o tom de ‘casa de vó’ que fica nas memórias de boa parte do público.

☌ Um dos milk-shakes, com 1,2 litro, chega a custar R$ 119,90. Mas não deixam de existir os preços mais amigos e as bebidas para uma única pessoa, trazendo opções diversas.

Endereço: Av. Paulo VI, 355, loja 5 – Pituba
☌ Horário de funcionamento: das 14h às 20h, em todos os dias da semana.
☌ Telefone: (71) 3036-3738
Instagram | Facebook

7. Coffeetown Salvador

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

☌ Com inspiração americana, o Coffeetown já foi reconhecido por grandes veículos por conta dos sabores dos seus doces e um dos seus destaques são as diversas opções de espaços: desde o balcão compartilhado que serve como mesa até os cantos mais reservados.

Para baianos que querem se sentir como turistas dentro da própria cidade ou para os visitantes da terra do dendê que querem perceber a mistura da capital, o Coffeetown é uma cafeteria de rua e de inspiração americana. Lembrando bastante as cafeterias encontradas, por exemplo, em séries de televisão americana, a marca está presente em cinco estados brasileiros e chegou recentemente a Salvador.

Desde quando chegou na capital baiana, no ano passado, o local já fez barulho para o público. Talvez sendo a mais conhecida da lista, a cafeteria já foi indicada pelo jornal Correio da Bahia, parceiro do NÃO ÓBVIO, como uma das que tiveram os melhores ovos de páscoa de 2019. Mas, por não ter acumulado ainda muitos anos de existência na cidade, é possível que parte significativa do público não saiba da chegada da marca.

A decoração com diversas lâmpadas ‘caídas’ e uma linha industrial misturada com moderna e minimalista têm gerado cliques em diversos perfis do Instagram de clientes pela cidade. Com opções de assentos acochoados e de mesas mais extensas, o espaço brinca com formatos de diversas ambiências vistas em filmes e séries, como é o caso do balcão industrial que serve como mesa (com aquela ‘cara de bar’). Lembrou de PLL?

Mas, apesar de seguir o estilo de cafeterias tradicionais por aí, o local vai muito além dos cafés e dos doces e salgados, trazendo também opções como um bufê mensal. Uma vez no mês e sempre aos sábados, o espaço promove o Boozy brunch, que acontece das 10h às 14h. No momento, o cliente pode escolher livremente o que e o quanto irá comer, pagando um total fixo de R$ 59,90 por pessoa (para menores de 12 anos o valor fica por R$ 29,90 e para quem tem até 4 anos é gratuito).

☌ Inaugurada em janeiro de 2018, a loja na capital baiana também abriga uma confeitaria, padaria e uma mini loja de produtos selecionados.

Endereço: Av. Sete de Setembro, 1755 – Vitória
☌ Horário de funcionamento: das 9h às 22h, em todos os dias da semana.
☌ Telefone: (71) 3565-1325
Instagram | Facebook

8. Porto dos Livros

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

☌ Livraria de rua, a Porto tem como diferencial ter sua maior parte dedicada à cafeteria que abriga e que é misturada a estantes repletas de livros em promoção.

Música, poesia, teatro e diversas expressões artísticas são mescladas no Porto dos Livros, sebo que, criado em 2016, traz a vista para o Porto da Barra, um dos principais cartões postais de Salvador, em meio às grandes janelas de vidro.

Tranquilo e respeitoso durante o dia e o final da tarde para quem está buscando um espaço para ler ou escrever, o ambiente disponibiliza mais de 15 mil livros, revistas, discos de vinil, CDs e DVDs. O local tem costume de receber não apenas quem deseja adquirir livros, mas também quem está buscando um canto para trabalhar, fazer uma reuniões ou tomar um café.

A cafeteria traz opções mais simples no cardápio, como um chocolate quente e um pão delícia, mas ganha diferenciais pelo ambiente que proporciona, ainda contando com almofadas pelo chão e grandes poltronas.

Com uma vasta programação artística e cultural, o Porto inclui com constância shows de cantores do cenário baiano, assim como o Sarau do Porto, evento que acontece quinzenalmente aos domingos reunindo artistas independentes interessados em mostrar seus trabalhos. Além dos eventos, ainda são inclusas outras atividades como aulas de yoga e teatro (em horários alternativos).

Mas, para quem está pensando que o barulho pode atrapalhar, dá para não se desesperar. Durante a semana é raro que ocorram eventos extras assim, mas todos são sempre divulgados nas redes sociais da Porto (confira abaixo) e ninguém precisa ser pego de surpresa.

☌ O local já havia sido indicado no NÃO ÓBVIO na lista de livrarias de Salvador para achar raridades contemporâneas.

Endereço: Av. Sete de Setembro, 3564 – Porto da Barra
☌ Horário de funcionamento: das 10h às 19h, de terça-feira a sexta-feira; das 10h às 17h, aos sábados; e domingo, quinzenalmente, às 17h: para o sarau.
☌ Telefone: (71) 3015-0093
Instagram | Facebook

Para quem busca opções não óbvias também dentro de shoppings pela cidade de Salvador, o Silver Café, do shopping Barra e o La Belle Paris Café, do Wallstreett Center, podem ser boas pedidas extras.

Autor: Vanessa Brunt • @vanessabrunt

Vanessa Brunt é autora premiada internacionalmente, com nove livros lançados no Brasil e em Portugal. Especialista em Influência Digital, Persuasão, Vendas e Copywriting, é também mentora do SEBRAE e de corporações como O Boticário, além de empresária e dona da Agência CiAtive, de Crescimento de Marcas (com Assessoria de Imprensa, MKT e mais). Jornalista e colunista no Correio da Bahia e do Portal iBahia, Brunt produz conteúdos também no seu blog Sem Quases, no site Não Óbvio e em suas redes. Descreve-se como uma apaixonada por metáforas e ansiosa por compartilhar com você tudo de mais bacana e menos óbvio que encontra por aí. • Saiba mais em: https://vanessabrunt.com ou em @vanessabrunt, no Instagram.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: