5 NEWSLETTERS PARA RECEBER DICAS NA SUA CAIXA DE ENTRADA

As newsletters servem como blogs privados nos quais as postagens chegam apenas para os leitores cadastrados. É gratuito e sem esforço: os conteúdos exclusivos simplesmente aparecem no seu e-mail em uma determinada periodicidade. Confira cinco newsletters não óbvias que são escritas por especialistas e vão de temas como fotografia até dicas de culinária e empreendedorismo.

Desde a criação da internet, o correio eletrônico se consagrou como forma básica de comunicação na web e, muito antes das redes sociais, quebrou barreiras geográficas e alavancou a produtividade das empresas. E, apesar da web ter passado por muitas evoluções e ganhado novos formatos firmes, é ele que segue mantendo o propósito de enviar e receber mensagens de forma prática, mas também com um aprofundamento mais formal e aprofundados das informações trocadas entre usuários.

Como é popularmente conhecido, o e-mail também ganhou força na publicidade e, através dela, surgiu uma ideia que hoje passa a ir muito além do marketing. O termo em inglês newsletters significa, em tradução livre, boletins informativos. Ele, hoje, denomina a prática de envios de e-mails com distribuição regular a assinantes e geralmente tem foco em algum determinado assunto.

Com a finalidade de informar e/ou causar reflexões diversas, o conteúdo tem vantagem por ser segmentado: o público se cadastra para receber, ou seja, nada chega de forma aleatória. E, por isso, as newsletters têm sido utilizadas por criadores de conteúdo como uma coluna de jornal ou quase como um blog mais privado, que envia os posts única e diretamente para os assinantes – servindo como uma forma de conversa e relação mais próxima entre produtores e leitores.

Resultado de imagem para gif messenger ilustration

Sejam mensais, quinzenais ou semanais, as newsletters podem atingir diferentes searas e abordam textos informativos e críticos sobre arte ou autoconhecimento, por exemplo – sempre com um conteúdo exclusivo para quem assinou. 

Geralmente criadas por especialistas nos assuntos a que se referem, as newsletters podem ajudar a ampliar ou mudar visões de mundo e pensando nesse impacto foi que o NÃO ÓBVIO garimpou cinco opções gratuitas para quem quer conhecer produções especiais e detalhadas com informações que vão direto para a tela do seu e-mail. Confira: 

1. Carolina Nalon | Comunicações diferenciadas e mais convincentes

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Especialista em Comunicação Não Violenta, Carolina Nalon mudou o rumo de sua carreira para trabalhar com o que acredita que pode impactar o mundo: o poder da autenticidade. A profissional já prestou consultorias para empresas como Natura, GOL, Bayer, USP, Ministério do Meio Ambiente e Superior Tribunal Militar.

A Comunicação Não-Violenta (CNV) apoia o estabelecimento de relações de parceria e cooperação, em que a comunicação eficaz acontece através de atos que se baseiam na empatia. A proposta visa exibir a importância de determinar ações à base de valores comuns para que se convença melhor o outro, mesmo (ou principalmente) quando o caso for o de pontuar aspectos negativos.

Graduada pela Esalq-USP em Biologia, Carolina se tornou coach especializada em Coaching Ontológico pelo Instituto Appana, além de ser hoje certificada pelas instituições Sociedade Brasileira de Coaching em Executive & Business Coaching, Alpha Coaching e Personal & Professional Coaching.

Em 2012, fundou o Institute Tiê que oferece treinamentos para pessoas e empresas que queiram aprender a lidar e resolver seus conflitos utilizando as ferramentas da comunicação não violenta. E, em 2016, a jovem empreendedora apresentou a palestra Para Início de Conversa, em um evento do TED Talks e contou como surgiu a ideia de trabalhar com comunicação – e como o poder da conversa e empatia mudou sua vida.

Em sua newsletter, Carolina compartilha seus novos projetos, parcerias e estudos, divulga cursos e matérias, sempre voltados para o universo de seu estudo (ou seja, a Comunicação Não Violenta e as ferramentas para que os argumentos sejam melhor ouvidos).

Cadastre-se e receba de graça em seu e-mail. Para fazer a inscrição, basta rolar até o final da página do site e preencher a caixa da Newsletter que aparece no rodapé.

Conheça mais sobre o assunto: o Institute Tiê disponibiliza gratuitamente um minicurso sobre Comunicação Não Violenta. Inscreva-se clicando aqui. | No Instagram, a profissional compartilha ainda mais dicas, como de livros e entrevistas.

2. Aline Valek | Descobertas literárias e ilustrações

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png
Fotografia: Marcos Felipe

Nascida em Minas Gerais, a escritora e ilustradora Aline Valek compartilha seus trabalhos, criações, descobertas literárias, inspirações e muito mais em sua newsletter. 

Autora de contos, com dois livros publicados e mais dois e-books lançados de forma independente, Aline entrou para o universo das newsletters em 2014, com a criação do Bobagens Imperdíveis.

A publicação era enviada semanalmente e suas 129 edições alcançaram 5.000 assinantes. Alguns anos mais tarde, em 2017, sua criação virou uma zine mensal que chegava na casa dos leitores e teve 15 edições. 

☌ Atualmente, o projeto Bobagens Imperdíveis segue em forma de podcast, e Aline segue compartilhando mais de suas ideias em suas newsletters, que podem ser assinadas clicando aqui

☌ Acompanhe a artista no Instagram.

3. Outra Cozinha | Dicas de séries, cursos e mais sobre alimentação

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png
Foto: Divulgação

Autora do blog Outra Cozinha, a mineira Carla Soares compartilha suas reflexões sobre alimentação e a importância da alfabetização verde em uma newsletter mensal.

Apesar do nome, Carla não se limita ao universo da culinária e introduz, ainda, todo tipo referência para enriquecer o material e ampliar a conversa enviada aos seus leitores. Prepare-se, portanto, para receber muitas informações valiosas, dicas de livros, documentários, séries, cursos e muito mais. Uma verdadeira aula sobre conscientização de como a alimentação é uma forma de cuidado com nós mesmos e sobre como isso impacta no mundo.

Graduada em Comunicação Social, Carla trabalhou como professora universitária e foi ao cursar formação como cozinheira que a mineira despertou seu interesse pela escrita e pesquisa.

☌ Enquanto aguarda as próximas edições da newsletter, já é possível conhecer o que já foi compartilhado clicando aqui

☌ Agora morando no interior do Paraná, Carla desfruta de uma vida mais tranquila e divide suas descobertas em seu Instagram, onde também é possível acompanhar mais reflexões e dicas preciosas sobre o tema.

4. Jonathan Holdorf | Fotografia misturada com outras artes

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Todas as segundas-feiras de manhã o fotógrafo Jonathan Holdorf compartilha suas ideias sobre preciosos registros e reflexões sobre arte em sua newsletter semanal. Em seus textos, o jovem cria paralelos sobre a história da fotografia e o mundo atual e divide com seus leitores referências, dicas de vídeos, séries, podcasts e muitos mais.

Natural de Santa Catarina, o jovem descobriu sua paixão por fotografia quando cursava Jornalismo e, desde então, dedica-se a estudar e compartilhar sua arte.

É possível conhecer melhor o trabalho do profissional na Exposição virtual da Coletiva Eixo 2019. Jonathan também desenvolve cursos presenciais e online sobre fotografia. 

☌ Bateu curiosidade? É possível ter uma ideia do que te espera lendo as últimas edições da newsletter. Clique aqui para fazer a sua inscrição.

☌ Acompanhe o trabalho do artista no Instagram.

5. Claraboia | Como ensinar de forma cada vez mais atrativa

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png
Foto: Divulgação

A Claraboia é uma plataforma online de cursos práticos sobre educação criativa, voltada para educadores que buscam ideias para diversificar seu repertório pedagógico. Criada pela jornalista e professora Selma Vital, o projeto visa compartilhar com professores de todo o Brasil suas experiências e pesquisas sobre o tema geral.

Com uma newsletter semanal, a plataforma compartilha reflexões sobre educação e o mundo atual, visando a troca de experiências para inspirar quem continua buscando conhecimento e formas mais atrativas de passá-los adiante.

Temas como a importância da leitura, como motivar seus alunos e desconstrução de algumas frases feitas são abordados no boletim e podem interessar não somente quem faz parte do universo pedagógico.

☌ Para fazer a inscrição na newsletter, basta clicar aqui ou no nome Claraboia acima.

☌ É possível encontrar mais reflexões sobre o tema no blog da Claraboia, que também conta com um podcast.

EXTRA! A comunicadora Gabi Barbosa (@umacertagabi), que já teve o seu podcast literário indicado na lista de podcasts brasileiros para refletir de forma lúdica, também mantém uma newsletter com conteúdos diferenciados.

Os textos sempre surgem de alguma reflexão que brotou a partir de alguma leitura, de acontecimentos da vida ou outras coisas que chamaram a atenção da blogueira consciente (que fala de minimalismo e feminismo, por exemplo).

As cartas já passaram das 40 edições e são enviadas para uma lista de mais de 1.000 e-mails. Faça a sua inscrição e acompanhe.

Autor: Jéssica Zoleti • @jessicazoleti

Produtora audiovisual, apaixonada por arte e viagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: