Os veículos de informação ganharam força na internet criando espaço para compartilhar notícias e artigos de forma gratuita. Com a liberdade de acesso e maior alcance, as opções de sites informativos também cresceram e deram oportunidade para veículos de diversos formatos aparecerem.
Apesar do pequeno passo para a democratização da informação, as fake news também dominaram espaços e a desconfiança perante os sites informativos ganhou ainda mais motivações.
Pensando, portanto, na credibilidade necessária e em veículos que não são tão conhecidos pelo grande público, o NÃO ÓBVIO garimpou sites diferenciados, que produzem conteúdo de qualidade e fora das vertentes seguidas pelos grandes jornais já conhecidos. A lista traz informações segmentadas, que trazem um novo olhar para a notícia.

Confira, abaixo, sete sites não óbvios, com temas como notícias positivas, avanços tecnológicos, meio ambiente, saúde mental, empoderamento, política e América Latina. Com conteúdos atuais e credíveis, é possível acompanhar os portais criativos ficando longe das fake news.
1. Só Notícia Boa


Criado pelo jornalista Rinaldo de Oliveira, que apresentava o telejornal local na TV Band-Brasília, o site Só Notícia Boa teve o seu início em 2011, já como uma agência nacional de notícias positivas, ou seja, servindo (como faz até hoje) como uma plataforma jornalística que mostra boas ações.
A ideia veio para exibir fatos não compartilhados em grandes veículos e que podem dar um respiro perante as tragédias diárias vistas na maior parte dos jornais. O portal apura ideias criativas, gentilezas, momentos em que o suporte coletivo falou mais alto e outras curiosidades que estão acontecendo pelo país e pelo mundo.
Com vídeo, áudio e texto, o portal traz diferentes informações em categorias como Saúde, Educação, Turismo, Sustentabilidade e Tecnologia. O site compartilha as boas ações nas mídias sociais (como o Instagram), no podcast e no canal no YouTube (que conta com as melhores notícias da semana e reportagens exclusivas, em pílulas).
Com a promessa de ter 30% de conteúdo totalmente exclusivo, o projeto, desde 2014, é acessível a pessoas com dificuldades visuais e auditivas. Sendo assim, foi pioneiro no jornalismo com tais acessibilidades.
☌ Outro portal que segue a mesma linha do Só Notícia Boa é o Razões Para Acreditar, um dos mais famosos no ramo atualmente. E, para quem deseja encontrar mais histórias inspiradoras e tocantes, o portal @_midiamor fica como mais uma indicação.
2. Azmina


Azmina é uma revista digital e sem fins lucrativos. O projeto, que conta com o site constantemente atualizado, pretende construir um novo senso de beleza (nos mostrando que ela está em tudo e é, de fato, um conceito sempre relativo) e dar ferramentas para que todas as mulheres brasileiras sejam ainda mais poderosas.
O carro-chefe do site é o jornalismo investigativo. A plataforma traz à tona temas usualmente “esquecidos” pela imprensa brasileira em relação à mulher, trazendo a ideia de que vai de temáticas de “A” até “Z”.
Histórias críticas ou motivacionais e enriquecidas em detalhes informativos e práticos são compartilhadas. O principal lema da Azmina é o fim do silêncio. Com grandes reportagens (algumas premiadas), artigos e até com matérias especiais (que contam com uma aba específica), as editoriais são diversas, agregando desde meio ambiente e política até saúde e sexo.
Existem ainda criações de debates, palestras, oficinas, parcerias com pequenas empresárias e projetos de apoio psicológico feitos pela organização. Tudo é compartilhado no Instagram da plataforma.
☌ O site é parceiro de criação do aplicativo PenhaS, que busca ajudar mulheres a lidar com relacionamentos abusivos. O aplicativo informa sobre as delegacias da mulher, além de dar espaço para que mulheres conversem de maneira anônima sobre as violências sofridas e para que possam produzir provas contra o agressor ou traçar sua rota até pontos de acolhimento e denúncia.
3. Ideologia Coletiva


Focado na sustentabilidade, o site Ideologia Coletiva é reúne notícias nada óbvias sobre meio ambiente. O veículo se destaca por compartilhar as informações com um olhar de positividade, dando enfoque a ideias e ações humanas que visam a sustentabilidade e mudanças diversas para um futuro melhor.
No site, é possível descobrir novos alimentos criados, novas tecnologias e outros detalhes que exemplificam criatividade e conexão com a natureza. Ciência, Saúde, Educação e Esportes são somente algumas das categorias principais do portal, que ainda traz informações para além de fatos brasileiros e busca mostrar evoluções em locais como a Ásia, Europa, Oceania, América do Norte, África e mais. É possível encontrar facilmente os avanços sustentáveis dos outros cantos do mundo através da aba Regiões do site.
É possível também acompanhar mais notícias do projeto pelo Instagram. Com interatividade, a rede social conta traz, além de pinceladas das matérias do portal, também dicas extras sobre reciclagem, arborização e consumo consciente.
O espaço também conta com vídeos curtos, curiosos e informativos, que são inclusos no site através da parceria com o canal de YouTube MomentoAmbiental.
☌ O projeto ainda conta com uma loja virtual própria repleta de produtos sustentáveis.
4. Spotniks
