12 PERFIS BRASILEIROS DE VIAGENS COM DICAS COMPLETAS NO INSTAGRAM

Eles não poupam nada nas legendas. Preços, fatos históricos e até relatos mais pessoais se misturam nas palavras que acompanham os cliques belíssimos de perfis não óbvios do Instagram. Turistas assíduos, eles desbravam cantos do Brasil e do mundo e inspiram para muito além das poses e das paisagens, dando exemplos para os seguidores de onde podem comer, se hospedar e muito mais. Conheça perfis que realmente aprofundam as indicações na maior rede social de fotos do mundo.

Viajar sem sair do lugar é um dos primeiros passos necessários para quem deseja fazer alguma viagem literal. Em meio às demandas de organização, envolvendo tempo e menos dor no bolso, poder se inspirar e preparar roteiros através de dicas de quem entende do assunto é primordial.

Com o crescimento da maior rede social de fotos do mundo, ficou ainda mais fácil de ter essas desejadas indicações completas que são, de quebra, acompanhadas de exemplos imagéticos e com um toque pessoal que deixa a retirada de dúvidas ainda mais deleitosa.

Resultado de imagem para trip gif illustration

Pensando em perfis turísticos e nacionais (para além do próprio do @nao.obvio – que indica diversos cantos nada óbvios para turistas e nativos de plantão) que vão muito além dos cliques e aprofundam as indicações para os seguidores nas legendas, o NÃO ÓBVIO garimpou arrobas que desbravam cantos do Brasil e do mundo, sempre com apurações confiáveis.

Confira a lista com perfis que inspiram para novos cliques e que não poupam detalhamentos nas legendas, dando exemplos para os seguidores de preços, fatos históricos, onde podem comer, se hospedar e muito mais.

As indicações vão desde os arrobas de casais viajantes e de famílias até perfis feitos para compartilhar experiências dos seguidores.

A lista não está em ordem de preferências e algumas das melhores dicas para você podem estar nos últimos perfis indicados.

1. Mala de Aventuras |@maladeaventuras

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Por Fernanda Hudson e Gaia Vani

Hospedagem, alimentação, locomoção e alertas curiosos. Todos os tópicos primordiais para uma viagem aparecem detalhados nas legendas do perfil Mala de Aventuras, que deixa preços nítidos nas descrições e marca restaurantes e outros locais como dicas extras em meio aos tópicos pontuados.

As amigas Fernanda Hudson e Gaia Vani não poupam as indicações também nos Stories, além de manterem o canal de YouTube e o blog do projeto. No site, inclusive, as jovens produzem listas indicando hotéis, praias e outras locações.

As turistas já compartilharam cliques e detalhes de lugares como a Chapada Diamantina, no Brasil, visitando também Amazonas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e outros destinos na terra verde e amarela. Pelo mundo, já foram para Tailândia, Canadá, Chile, Europa, e mais de 15 destinos que podem ser conferidos nas abas do blog oficial.

Os cliques do perfil são ideais para inspirar quem quer tirar fotos sozinho(a) sem deixar de mostrar a paisagem e o look preparado. Em meio à natureza ou a monumentos, os cliques a dois e os feitos puramente para captar paisagens também não ficam de fora.

2. Dois Pelo Mundo | @2pelomundo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Por Lara Guima e Pedro Esio

Indicações de hotéis, empresas turísticas que podem dar suportes à novas experiências, muita natureza e muito mar são os principais temas que podem ser encontrados no perfil do casal Lara Guima e Pedro Esio, que saem desbravando desde os cantos mais gelados do mundo até os mais quentes do Brasil.

Apesar de algumas legendas do perfil 2 Pelo Mundo citarem apenas o local referido com algumas hastags (que, inclusive, podem servir de dicas para encontrar outros perfis ou para divulgar o próprio), basta procurar um pouco mais e não é difícil de chegar nas longas legendas, que trazem noções de quilômetros, duração de passeios, melhores horários para chegar nos locais e preços às claras.

Uma boa dica é prestar atenção na biografia sempre atualizada pelo casal. Lá, a dupla indica quais são os próximos destinos já confirmados.

Para quem busca inspirações de fotos a dois que utilizem das paisagens para a criatividade principal, os cliques do perfis podem ser aproveitados. Mas o casal não deixa de ter fotos em que apenas um deles aparece, sempre aproveitando um ângulo ou um fundo fora do óbvio.

3. Turista de Carteirinha | @turistadecarteirinha

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Por Aline Yngratis

Brasil e Portugal são alguns dos cantos do mundo que aparecem no perfil da publicitária Aline Yngratis. Com fotos autorais mescladas a cliques de outros perfis, a turista de carteirinha acaba deixando nos créditos das imagens diversas indicações para quem quer encontrar ainda mais arrobas turísticos para seguir.

Mas seria puro engano caso alguém pensasse que não existem indicações de outros lugares do mundo pelas mãos de Aline. Sempre com curiosidades nas legendas, os compilados vão do Japão à Itália.

Como surgiram certas tradições, como estão determinados locais atualmente, apresentações que podem ser vistas em certos pontos turísticos e outros detalhes aparecem pelas palavras que acompanham as imagens.

Quando detalha ainda mais, Yngratis chega a colocar preços para visitar locais, tempo de duração de passeios e dicas de lugares bacanas que ficam próximos do principal indicado.

Com cliques mais focados nos lugares em si, as imagens do perfil Turista de Carteirinha podem ajudar quem deseja não sair nas fotos, mas sim captar as belezas das paisagens, sejam elas urbanas ou não.

4. Viajando com Lívia | @viajandocomlivia

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Por Lívia Pereira

Como chegar, quando ir, quanto tempo ficar, onde se hospedar, quais locais visitar, onde comer e até para onde levar o seu animal de estimação. Os tópicos são somente alguns que Lívia Pereira deslinda nas legendas diversas do perfil Viajando com Lívia.

Com variadas dicas de cantos diferentes para conhecer em São Paulo, as fotos também apresentam aspectos da Grécia, de Nova York e de diversos outros destinos pelo mundo.

Entre cliques mais voltados para a natureza e outros mais urbanos, o projeto ainda inclui preços em muitos dos casos e conta com uma lista de links repleta de descontos para os seguidores.

Para quem quer inspirações com diferentes ângulos e ideias para tirar fotos sozinhos, o perfil é um dos mais ideais. Até fotos em quartos de hotel não ficam de fora e podem servir para quem não vai viajar ou sair por agora e quer apenas criar cliques criativos em casa. Fotos de cidades com vários ângulos ou paisagens diversas também não ficam de fora.

5. Turismo Etc | @turismoetc

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Por Luciano Palumbo

Para quem conseguiu algum clique bacana em alguma viagem ou tem uma dica especial para dar sobre algum canto do mundo, o perfil mais indicado da lista para quem envie as ideias e novas fotos é o Turismo Etc. Nele, Luciano Palumbo costuma compartilhar o que os seguidores enviam ou o que encontra de bacana por aí em outros perfis.

Nas legendas, estão detalhes dos locais indicados, como a profundidade dos rios, a melhor maneira de ter acesso a determinados passeios, as melhores datas para ir até determinado destino e dicas de lugares nada óbvios que ficam perto daqueles principais das fotos.

O mais bacana é que dá para conhecer perfis mais pessoais através do Turismo Etc, além de conferir vídeos dos lugares e dicas diversas de hospedagem, sem faltar um toque de gastronomia.

Mistura total. Apesar do foco maior nas paisagens, o perfil apresenta diferentes pessoas em meio aos lugares indicados, com poses diversas e ângulos variados que podem inspirar cliques de inúmeras formas.

6. Kiki Viagem | @kikiviagem

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Por Henrique (não divulga sobrenome)

História. Esta é uma das principais palavras que pode ajudar na definição do perfil de Henrique, da Kiki Viagem. O jovem compartilha as origens dos locais que visita e explica como estão, para o que servem e o que é possível fazer neles atualmente.

Sempre com tradução em inglês nas legendas, Henrique já mostrou cantos curiosos da Austrália, do Chile, do Japão e de vários outros destinos. No Brasil, o local mais compartilhado é Minas Gerais, onde o perfil foca mais em cantos não óbvios da natureza para exibir e explicar.

Sem ficar em falta com outros estados nacionais, Henrique mistura monumentos, artes das cidades e muitas dicas de turismo ecológico.

Para quem deseja um olhar mais detalhado para os cantos da própria cidade ou de outros espaços que possa visitar, os cliques do perfil são de grande suporte e exemplificam as belezas que podem existir desde as ruínas até as grandes construções modernas.

7. Nossa Trip Br | @nossatripbr

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Por Yara Ferreira e Italo Salles

O casal Yara Ferreira e Italo Salles já deram pulos em Paris, Holanda, Alemanha e República Tcheca, além de acumularem uma lista por vários destinos fora do Brasil. Mas o que mais é possível de encontrar pelo perfil da dupla são dicas pelo próprio país, incluindo, por exemplo, locais como a Bahia e Minas Gerais.

Nas legendas, o casal não poupa detalhes e compartilha alertas exemplificando tudo com as experiências próprias, além de deixarem dados bem apurados com roteiros completos, explicações de como chegar a certos destinos, o que comer e, até, exemplos de valores em alguns momentos. Por vezes, aspectos históricos curiosos também não ficam de fora.

Para quem deseja fotos nada óbvias para tirar em casal ou com alguém que está acompanhando, o perfil é o mais indicado da lista. Cliques com poses que podem ser aproveitadas até dentro de casa aparecem nas diversidades criativas mostradas pelo casal.

Fotos de cidades em variados ângulos, de paisagens diversas e de cada um dos componentes do perfil sozinhos em outros cliques também aparecem para complementar.

8. Pé na Estrada | @penaestrada

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Por Altier Moulin

O jornalista Altier Moulin traz dois diferenciais nas suas legendas. O primeiro é o tom mais pessoal, sempre explicando como se sentiu ao vivenciar ou descobrir algo sobre o local que está indicando. E o segundo aspecto diferenciado é a proximidade que cria com os seguidores, sempre fazendo perguntas e causando maiores interações.

Mas nada disso diminui o espaço deixado para dados e outras informações sobre os destinos. Dos indicados, o perfil de Altier é o que mais coloca os preços referentes. Todos os outros detalhes primordiais também aparecem: distâncias, melhores horários para visitar certos locais e muito mais, sem deixar, ainda, de encaixar pitadas com curiosidades históricas sobre os ambientes.

E os diferenciais de Altier não param por aí. Nos cliques, o jornalista também faz algo pouco visto em outros perfis de viagens. Ele capta não somente as paisagens, os locais e a si mesmo nas interações, mas também busca mostrar outras pessoas, nativas de onde está visitando.

Crianças, idosos, adultos e diversas gerações aparecem nos cliques do profissional, que ainda deixa, na legenda, curiosidades sobre o momento capturado.

Para quem deseja cliques a sós, cliques de ambientes diversos e, até, capturar imagens de pessoas em ações diversas, o perfil é o mais repleto de diferentes opções para inspirar.

9. Trilheiras do Brasil | @trilheirasdobrasil

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Feito por um grupo de mulheres anônimas

Um perfil inteiramente dedicado à natureza, trilhas e esportes de aventura com foco nas mulheres que vivenciaram tais experiências. Casais não ficam de fora dos cliques e, obviamente, as dicas de locais acabam sendo completas independente de gêneros. Afinal, a busca do perfil é pela equidade.

O grande diferencial do Trilheiras do Brasil está nos relatos que são compartilhados nas legendas. As fotos e os detalhes são sempre enviados pelas seguidoras do Instagram, que explicam de forma pessoal como foi viver determinado momento.

Não faltam detalhes como tempo de duração das trilhas, distâncias entre locais, preços e outros aspectos, mas a maior graça fica para a descrição das sensações que as mulheres pontuam a cada nova dica. Os arrobas de cada seguidora, inclusive, ficam sempre à mostra para quem desejar seguir também os perfis mais pessoais.

Muito verde, cachoeiras, pedras e paisagens diversas são exibidas no perfil e podem inspirar em cliques variados. A criatividade principal, porém, fica para os cliques em que as seguidoras aparecem, sempre com algum ângulo que exibe a natureza envolta e acaba mostrando bem os looks escolhidos ou as poses criativas feitas.

10. Juju na Trip | @jujunatripblog

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Por Gabriela Temer, Rico Sombra e Julia (filha do casal)

Tudo começou com o blog de uma família viajante. O casal Gabriela Temer e Rico Sombra passaram a viver desbravando o mundo e levaram a filha Julia para todas as aventuras. A partir daí, não pararam mais.

Com vídeos e fotos, é possível acompanhar os passeios da família pelos mais de 30 países que já visitaram fora do Brasil e pelos mais de 30 destinos nacionais que já desvendaram.

O mais bacana é que é possível acompanhar o crescimento de Julia, hoje adolescente, e as várias fases dos três criadores de conteúdo enquanto eles indicam cantos para os seguidores.

Nas legendas da família, estão listas completas, como, por exemplo, a de coisas bacanas e diferentes para fazer em Paris. Além das listas, dicas de onde comer e onde se hospedar são algumas das que mais aparecem no perfil.

O costume da família, porém, é de rechear uma única legenda com indicações diferenciadas (desde preços de restaurantes e explicações de como chegar aos locais até relatos mais pessoais).

Não é só de cliques em família que vive o perfil Juju na Trip. Com fotos diversas da própria Julia sozinha, de Gabriela e de Rico, o perfil serve para inspirar qualquer pessoa em qualquer situação. Fotos em janelas, na frente de portas, no meio da rua… não importa. Tem de um tudo.

11. Raízes do Mundo | @raizesdomundo

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Por Cris Marques

O título dado para o perfil de viagens de Cris Marques já define bem o rumo principal que ele toma. Raízes. A blogueira de viagens busca cada vez ter um contato maior com a natureza e, ainda que a natureza esteja também nas grandes cidades (já que ela é tudo o que envolve seres vivos e o que existe independente da raça humana), Cris tenta fugir dos centros urbanos e mostra uma vida mais simples.

Trilhas, praias, cachoeiras, acampamentos e diversos outros destinos mais voltados ao verde, ao azul e ao marrom se misturam nos cliques. Nas legendas, o diferencial da blogueira está para o tom pessoal sempre colocado em meio aos dados, como preços, distâncias, duração dos passeios e dicas com alertas para quem for curtir o lugar indicado.

Com frases motivacionais inclusas, por vezes Cris deixa também reflexões sobre ser mulher e sobre a vida humana atual em suas produções. Sororidade e outros aspectos feministas são exibidos como primordiais em vários dos cliques.

Para quem está buscando inspirações para cliques em meio à natureza, o perfil é o mais indicado da lista. Por vezes em cidades mais simples e geralmente na água, na terra ou em montanhas, as fotos de Cris fazem bem o que prometem: levam todos para as próprias raízes.

12. Viagens Cinematográficas | @viagenscine

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Por Fabio Pastorello e Cleber Alcantara

Viagens, fotografias e filmes. Estes foram os três pilares que fizeram Fabio Pastorello e Cleber Alcantara criarem o blog Viagens Cinematográficas. Com uma aba especial só para filmes relacionados a viagens, o blog foi o ponto de partida do casal.

Listas, roteiros completos, hotéis e até destinos especiais para o público LGBTI+ não ficam de fora das produções do site. Mas, para quem seguir o Viagens apenas pelo Instagram, os aprofundamentos também não ficam de fora.

Com muitos vídeos e diversos cliques, o casal vai das pequenas vilas até as arquiteturas mais elaboradas dos centros urbanos, mostrando curiosidades dos lugares por onde passam. Com tons pessoais nas legendas e diversas perguntas para os seguidores, a dupla deixa dicas de hospedagens e do que fazer em variados destinos.

Geralmente, inclusive, o perfil traz dicas dentro de dicas, falando de uma praia e indicando outras, por exemplo. Assim, as listas acabam sendo recorrentes nas legendas detalhadas que, por vezes, trazem preços inclusos nas indicações.

Fotos a dois, fotos sozinho, fotos da natureza, fotos de uma grande cidade. Não importa. Ou melhor, tudo importa. No perfil, são diversos os tipos de cliques e, em geral, o casal aproveita bem os ambientes para mostrar poses criativas. Se tem um balanço: voam eles. Se tem um carro: não é dentro, mas em cima que ficam para as fotos. E, por aí vai. Ou melhor, por aí vão (e inspiram).

EXTRA: Conheça 5 perfis do Instagram para curtir Salvador com outros olhos

Na extensão do NÃO ÓBVIO no jornal Correio da Bahia, fizemos uma lista especial com 5 perfis do Instagram que podem ajudar não somente turistas, mas também os próprios baianos a curtirem Salvador com outros olhos. São perfis que vão desde os focados em gastronomia e hotéis até os que apresentam produtos criativos achados nas lojas baianas.

Relembre também uma lista de blogs de viagens confiáveis para acompanhar (feita pelo Sem Quases, extensão do NÃO ÓBVIO). E, para quem deseja dicas mais diretas sobre o que curtir em São Paulo, um perfil que pode inspirar e ajudar é o @indicasp.

Autor: Vanessa Brunt • @vanessabrunt

Vanessa Brunt é autora premiada internacionalmente, com nove livros lançados no Brasil e em Portugal. Especialista em Influência Digital, Persuasão, Vendas e Copywriting, é também mentora do SEBRAE e de corporações como O Boticário, além de empresária e dona da Agência CiAtive, de Crescimento de Marcas (com Assessoria de Imprensa, MKT e mais). Jornalista e colunista no Correio da Bahia e do Portal iBahia, Brunt produz conteúdos também no seu blog Sem Quases, no site Não Óbvio e em suas redes. Descreve-se como uma apaixonada por metáforas e ansiosa por compartilhar com você tudo de mais bacana e menos óbvio que encontra por aí. • Saiba mais em: https://vanessabrunt.com ou em @vanessabrunt, no Instagram.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: