5 FILMES OU SÉRIES NADA ÓBVIOS SOBRE O UNIVERSO PUBLICITÁRIO

Com narrativas que abordam temas como os conflitos dentro das agências, construção de campanhas publicitárias e o impacto delas na sociedade, confira três filmes e duas séries pouco conhecidos e que abordam os bastidores do mundo da publicidade e propaganda.

Seja para divulgação de produtos, marcas, serviços ou ideias, os anúncios publicitários tem papel fundamental na sociedade moderna, assim como já definiu culturas há anos atrás. Além de servir atualmente como meio primordial de divulgação para quaisquer projetos (seja com influencers ou não), a publicidade continua tendo seu papel fundamental e cada vez mais mesclado a todas as outras profissões.

A vida dos profissionais que se dedicam a construir e criar tal universo do marketing já ganhou diversas representações para o cinema e a televisão. Os bastidores da profissão, as técnicas e conceitos por trás de grandes campanhas publicitárias e a importância da evolução para acompanhar o público são alguns temas abordados que mostram como a rotina dos mestres da publicidade vai muito além da criação.

Séries como Mad Men e filmes como Obrigado por Fumar se consagraram explorando narrativas que abordam a rotina nas agências e o impacto das campanhas publicitárias na sociedade.

Pensando em como essas obras são aclamadas por diversas outras áreas profissionais e como acaba se misturando com Relações Públicas, Jornalismo, Marketing e muitas outras, o NÃO ÓBVIO selecionou, sem ordem de preferência, três filmes e duas séries que retratam e trazem reflexões importantes sobre o universo da propaganda, de forma a incentivar novas ideias para qualquer área da vida. Confira: 

1. No | Filme

Produção chilena que estreou em 2012, o longa narra um momento histórico do país, quando o ditador Augusto Pinochet foi obrigado pela comunidade internacional a abrir um plebiscito sobre o apoio ou não do povo à ditadura.

É aí que começa o trabalho de René (Gael García Bernal), um jovem publicitário contratado pelos líderes da oposição para criar a campanha do Não. 

O filme explora todo o processo de criação da campanha, a elaboração de um conceito e como a publicidade impacta e pode mudar a opinião pública.

Indicado ao Oscar 2013 na categoria Melhor Filme Estrangeiro.

A foto de abertura desta matéria é a reprodução de uma cena do filme.

Direção: Pablo Larraín
Elenco: Gael García Bernal, Alfredo Castro, Antonia Zegers
Gênero: Drama
Lançamento: 28 de dezembro de 2012
Duração: 1h58
Onde assistir: YouTube Filmes

2. Mera Coincidência | Filme

Lançado em 1998 e dirigido por Barry Levinson, o longa Mera Coincidência apresenta a história do bem sucedido plano dos assessores do governo para driblar um escândalo sexual do presidente dos Estados Unidos. 

Robert De Niro interpreta Conrad Brean, o agente publicitário contratado para mediar a crise, que resolve forjar uma guerra para desviar a atenção da mídia sobre a polêmica presidencial. 

Com sarcasmo, o longa aborda aborda temas importantes como manipulação de fatos, ética e os efeitos da publicidade no governo. 

O filme recebeu duas indicações ao Oscar 1998: Melhor Ator para Dustin Hoffman e Melhor Roteiro adaptado para Hilary Henkin e David Mamet

Direção: Barry Levinson
Elenco: Dustin Hoffman, Robert De Niro, Anne Heche 
Gênero: Comédia dramática 
Lançamento: 09 de janeiro de 1998 (EUA)
Duração: 1h37
Onde assistir: adquira o DVD do filme.

3. 99 Francos | Filme

O longa francês 99 francos, baseado no livro de mesmo nome do publicitário Frédéric Beigbeder, apresenta a história de Octave (Jean Dujardin), prestigiado redator da fictícia agência Ross and Witchcraft em Paris.

Questionando as motivações do marketing na publicidade de consumo, Octave desenvolve um quadro de depressão, que piora quando uma de suas ideias é recusada por um de seus grandes clientes.  

Com diálogos ácidos, o longa faz críticas e traz reflexões sobre o abuso da propagando e os problemas de uma sociedade do consumo. 

Direção: Jan Kounen
Elenco: Jean Dujardin, Jocelyn Quivrin, Patrick Mille
Gênero: Comédia dramática
Lançamento: 26 de setembro de 2007 (FRA)
Duração: 1h40

4. Happyish | Série

A comédia britânica Happyish acompanha a história de Thom Payne (Steve Coogan), um publicitário de 42 anos que vê sua carreira tomar novos rumos com a chegada de um novo chefe, muito mais novo que ele. 

Sentindo-se obsoleto, Thom Payne lida com a pressão de se reinventar para acompanhar as mudanças na nova geração do mercado da publicidade. 

A série aborda de forma cômica questões importantes como os confrontos de gerações no trabalho e a importância de acompanhar o mercado para se manter atualizado. 

Gênero: Comédia dramática 
Ano: 2015 
Quantidade de temporadas: 1
Quantidade de episódios: 11
Finalizada? Sim.
Duração: 30 minutos por episódio.
Onde assistir: Showtime (sem legenda).

5. The Crazy Ones | Série

Estrelada por Robin Williams e Sarah Michelle Gellar, a comédia americana The Crazy Ones apresenta a rotina de trabalho dos funcionários da agência publicitária Roberts & Roberts. 

Os dois personagens principais lideram o dia-a-dia da agência e representam o embate entre dois perfis de profissionais: Simon Roberts, o excêntrico e consagrado publicitário, cheio de ideias loucas e sua filha Sydney, profissional focada e racional, que se baseia em dados para suas ideias.

Com apenas uma temporada, a série retrata o mercado publicitário com um certo exagero na comédia, mas abre espaço para questões relevantes como a ideia de realizar uma campanha contendo apenas verdades sobre os produtos.

Gênero: Comédia 
Ano: 2013 – 2014
Quantidade de temporadas: 1
Quantidade de episódios: 22
Finalizada? Sim.
Duração: 30 minutos por episódio.
Onde assistir: adquira o DVD da série.

Autor: Jéssica Zoleti • @jessicazoleti

Produtora audiovisual, apaixonada por arte e viagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: