5 LISTAS COM INDICAÇÕES DE CANAIS DO YOUTUBE PARA SAIR DO ÓBVIO

Canais de covers fora dos clichês, de tutoriais com gambiarras criativas ou até de aulas dadas por profissionais com exercícios para serem feitos em casa se misturam em um compilado especial com diversas listas de temas diversos. Confira, ainda, dicas de projetos literários ou que debatem temas como o racismo em vídeos que não aparecem nas indicações mais batidas do YouTube.

Em 14 de fevereiro de 2005, o universo da internet ganhou uma plataforma que compila vídeos de fácil acesso e com maleáveis publicações. Naquela época, poucos poderiam imaginar a força que o YouTube teria hoje.

Muito além da comédia e de um universo para o surgimento de novas profissões, a plataforma se tornou meio de disseminação de ensinamentos e conteúdos de diversos profissionais já consolidados. Médicos (veja uma lista de canais de profissionais da saúde), professores (veja uma lista de canais de professores de gramática, literatura e português) e praticantes de diversas outras áreas abrem seus conhecimentos gratuitamente nos vídeos compartilhados.

O mesmo acontece com artistas que desejam compartilhar seus talentos ou com personais trainers que dão aulas no YouTube com treinos para serem feitos em casa.

Os temas são diversos e o NÃO ÓBVIO separou cinco listas especiais que foram produzidas por parceiros e que continuam válidas para quem busca canais que saiam daquelas indicações já batidas por aí. Confira:

Não esqueça de acessar a aba Pelo YouTube do NÃO ÓBVIO para conhecer outros canais que saem dos clichês.

1. Sete canais do YouTube nada óbvios de covers internacionais | CONFIRA

LISTA DO BLOG SEM QUASES | VINCULADO AO NÃO ÓBVIO

Produtores de artes e conteúdos repletos de inovações e que buscam alguma chance de mostrar seus reinventos para o mundo estão podendo, graças à plataforma de vídeos, exibir cada vez mais os próprios talentos.

Cantar e compor fazem parte de alguns desses dons, que requerem profundidade para captar e expor sentimentos diversos, ainda mais quando uma canção não foi escrita por si, mas está sendo dita por.

Pensando em quem transmite as emoções das músicas de forma intensa e deixa nos covers aquele toque próprio foi que o Sem Quases separou sete canais do YouTube que estão ganhando o mundo aos poucos e apresentam, de fato, uma nova versão da obra original.

Através dos canais, além de ser possível conhecer músicas novas de diversos estilos, é também possível de acompanhar as canções próprias dos artistas que vão para além dos covers.

☌ Na lista, é possível de encontrar canais que convidam outros artistas, que cantam acapella, que tocam diversos instrumentos simultaneamente, que misturam diferentes estilos musicais, que fazem vídeos criativos com diversas locações ou que apresentam grande quantidade de músicas autorais.

2. Dezesseis canais do YouTube para aprender truques com gambiarras e tutoriais | CONFIRA

LISTA DO JORNAL CORREIO DA BAHIA | PARCEIRO DO NÃO ÓBVIO

Mais do que casa de novas profissões e meio para entretenimento, o YouTube virou professor: escola para autonomia. Com possibilidades para todos os gostos, o site reúne canais que ensinam de tudo: desde gambiarras tecnológicas para salvar quem quer poupar grana até tutoriais decorativos para quem quer mais liberdade criativa.

A sigla DIY (Do It Yourself: Faça Você Mesmo, em tradução livre), virou termo simples na ponta da língua dos internautas, que caçam os vídeos para dar seus jeitinhos das formas mais práticas possíveis.

Foi pensando nesse alastro de trocas evolutivas e criativas, que ampliam possibilidades de autoconhecimento, que o Sem Quases criou um compilado fora do óbvio com indicações certeiras. Alguns dos canais já tinham aparecido no blog em postagens como a de 7 canais do YouTube que ensinam de forma prática temas diversos, mas como a nova lista traz incrementos, foi selecionada pelo NÃO ÓBVIO como a principal.

☌ Decoração, maquiagem, gastronomia, limpeza, música, fotografia, penteados e até yoga são somente alguns dos temas que aparecem no compilado.

3. Treze canais literários do YouTube para devorar | CONFIRA

LISTA DO BLOG SEM QUASES | VINCULADO AO NÃO ÓBVIO

Seja para quem está em busca de resumos de livros que são cobrados por universidades ou para quem está caçando boas indicações de obras literárias dos mais variados gêneros, o compilado de canais literários do YouTube feito pelo Sem Quases traz opções para todos os tipos de buscas.

Indo dos clássicos aos livros mais contemporâneos e dos livros nacionais aos que chegam de fora do país, os canais ainda trazem, de quebra, dicas para quem quer ler com mais frequência ou outros debates para quem segue a vida de leitor assíduo. 

☌ Certos canais da lista focam em curiosidades por trás das obras resenhadas enquanto outros aprofundam as lições que podem ser retiradas de cada livro. O que aproxima todos os indicados é que é possível captar bem do que se trata cada trama, ainda recebendo visões bem apuradas e críticas em cada análise.

4. Oito canais do YouTube para fazer exercícios em casa | CONFIRA

LISTA DO BLOG SEM QUASES | VINCULADO AO NÃO ÓBVIO

Resultado de imagem para gif youtube illustration

O Sem Quases já havia apresentado uma lista de aplicativos que auxiliam e estimulam na hora de fazer exercícios, mas ampliou o universo com as indicações de vídeos que dão suporte para quem deseja fazer exercícios rápidos em casa, sem a necessidade de equipamentos.

O compilado não trata de defender algum tipo de estética, mas sim da noção de que para vida saudável de fato, é necessário fazer atividades físicas, independente dos cunhos externos. As indicações, portanto, exibem como ficou ainda mais fácil fazer essas atividades em casa depois que educadores físicos e personais trainers passaram a mostrar seus treinos profissionais em canais do YouTube, dando dicas e pondo a saúde sempre como quesito primordial.

Ainda assim, é importante lembrar de sempre de consultar um médico antes de começar a fazer exercícios. Qualquer atividade física feita sem a prévia supervisão personalizada de um profissional competente pode causar lesões.

☌ A lista conta apenas com canais feitos por profissionais e que focam em dicas variadas de alimentação e treinos caseiros. São aulas de dança (como zumba), de exercícios aeróbicos diversos e, de quebra, ainda ficam alguns vídeos com dicas extras para melhorar a rotina de desempenhos.

5. Dicas de canais do YouTube sobre feminismo, racismo e outros temas de importância | Indicações de Kéfera em entrevista

LISTA DO CANAL SEM QUASES | VINCULADO AO NÃO ÓBVIO

Ao ser convidado para conferir – antes do lançamento – o filme Eu Sou Mais Eu, lançado em janeiro deste ano, o Sem Quases também conversou com os atores Kéfera Buchmann e João Côrtes. Na entrevista, os artistas participaram de uma dinâmica feita pelo canal, sendo impulsionados a darem indicações de livros, séries e outras artes que se conectam de alguma maneira com o filme que estavam divulgando. 

Foi em meio às indicações solicitadas, que Kéfera foi indigada sobre um canal que abordasse temas como autoestima. A atriz, no entanto, foi além e deixou uma lista de indicações com canais do YouTube que falam, de formas esclarecedoras, sobre feminismo, racismo e outros temas de importância.

☌ Logo após as conversas com os atores, é apresentada a crítica do filme Eu Sou Mais Eu – no mesmo vídeo. 

EXTRAS! Confira também a lista dos 10 melhores canais de YouTube não óbvios de 2017, o compilado de canais diversos para aprender e refletir e uma lista especial de canais com curiosidades gerais.

Autor: Vanessa Brunt • @vanessabrunt

Vanessa Brunt é autora premiada internacionalmente, com nove livros lançados no Brasil e em Portugal. Especialista em Influência Digital, Persuasão, Vendas e Copywriting, é também mentora do SEBRAE e de corporações como O Boticário, além de empresária e dona da Agência CiAtive, de Crescimento de Marcas (com Assessoria de Imprensa, MKT e mais). Jornalista e colunista no Correio da Bahia e do Portal iBahia, Brunt produz conteúdos também no seu blog Sem Quases, no site Não Óbvio e em suas redes. Descreve-se como uma apaixonada por metáforas e ansiosa por compartilhar com você tudo de mais bacana e menos óbvio que encontra por aí. • Saiba mais em: https://vanessabrunt.com ou em @vanessabrunt, no Instagram.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: