5 PROGRAMAS NADA ÓBVIOS PARA FAZER NO CENTRO DE SÃO PAULO

Seja para quem busca opções para curtir a noite ou para quem deseja respirar arte durante o dia, o centro paulista mistura cantos fora dos mais famosos e que surpreendem pelas programações constantes. Confira museus, bibliotecas e lugares para sair do óbvio e provar da gastronomia da maior capital do Brasil.

O centro da capital paulista vai muito além do Mercado Municipal, da Catedral da Sé e da famosa 25 de Março. Repleta de programações culturais e grastronômicas, é a pedida ideal para quem quer garimpar artes e sabores pela maior cidade do país.  

A área central da cidade, apesar do desgaste dos anos, ainda guarda preciosidades que contam partes fundamentais da história brasileira e paulista. É uma das maiores provas de que em São Paulo existe, sim, um grande coração sentimental e pulsante.

Entre o vai e vem apressado das pessoas e o trânsito, quem pode se dar ao luxo de um olhar mais demorado e atento à região vai encontrar atrações inusitadas e belezas escondidas em meio ao burburinho. Para facilitar as descobertas fora dos clichês, o NÃO ÓBVIO misturou literatura, artes plásticas e restaurantes para preencher os roteiros.

1. Galeria INK | Pelo Instagram

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

A Galeria INK chegou ao centro de São Paulo em 2017 e fica na cobertura da já famosa Galeria do Rock. O espaço é um daqueles lugares inesperados e repleto de atrações.

Criado pela Week Tatoo – empresa que realiza a maior convenção de tatuagem do planeta –, o local abriga, além do escritório da empresa, uma área que recebe exposições de arte e fotografia, palco para shows, bar e jardim. Para os amantes da tatuagem, ainda existem os espaços específicos, como uma loja de roupas, salas para wokshops, barbearia e guest para tatuadores.

O lugar é multifuncional e oferece diversas opções de serviços e entretenimento para o público em geral. Vale a pena um passeio pelo jardim no rooftop, de onde é possível apreciar a vista da cidade e ao mesmo tempo desfrutar do verde que se destaca em meio ao concreto dos prédios.

Preço: entrada gratuita
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9h às 19h
Endereço: Rua 24 de maio, 62 – 5º andar/cobertura- Galeria do Rock
Como chegar: Metrô São Bento, República e Anhangabaú
Pela internet: Site | Facebook

2. Biblioteca Mário de Andrade | @bibliotecamariodeandrade

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

A Biblioteca Mário de Andrade conta com um acervo de quatro milhões de títulos, indo de grandes autores internacionais até obras de destaque nacional (veja uma lista das mais procuradas). Recheada de histórias, a área é mais um presente cultural que o centro de São Paulo oferece aos paulistas e aos visitantes. 

O edifício em estilo art déco projetado pelo arquiteto Jacques Pilon – francês radicado no Brasil –, ocupa uma ampla área com espaços para leitura, exposições e auditório para eventos, além de parte circulante e uma torre de 22 andares para abrigar seu vasto acervo.

A Mário, como é carinhosamente chamada pelos frequentadores, é a segunda maior biblioteca pública do país, atrás apenas da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Um dos destaques do seu edifício é o Salão Principal, que ostenta um revestimento luxuoso em mármore, além de obras e esculturas dos personagens relevantes para a história da biblioteca e mobiliário original dos anos 40.

Do terraço. no 3º andar, é possível visualizar, além das inúmeras árvores que quebram a rigidez dos prédios, a Hemeroteca, inaugurada em 2012 em prédio em anexo ao conjunto principal. Ela abriga um extenso acervo de jornais e revistas, à disposição para consulta.

A Biblioteca tem uma vida intensa e uma programação variada que promete agradar os mais variados gostos. Ela possui serviço de autoatendimento que permite o empréstimo e a devolução de livros 24 horas por dia. Vale a pena agendar uma visita e desvendar os tesouros guardados no patrimônio cultural.

Preço: entrada gratuita
Endereço: R. da Consolação, 94 – República
Horário de funcionamento: de segunda a domingo, das 8h às 20h
Como chegar: Estações de metrô Anhangabaú 
Pela internet: Site | Facebook | Instagram

3. Bar dos Arcos | @bardosarcos

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Para curtir um fim de noite especial no centro de São Paulo, vale a pena conhecer o Bar dos Arcos, instalado no subsolo do Teatro Municipal. O lugar surpreende os visitantes com seu cenário intimista entre tijolos e os arcos romanos que sustentam a estrutura do teatro.

Composto por dois ambientes, o bar se destaca pelos balcões coletivos que emitem luz e criam uma atmosfera que teve como inspiração o bar do filme O Iluminado, de 1980.  Já a segunda parte do local recebe um mobiliário confortável e sofisticado, um convite ao relaxamento com boa música. 

As surpresas do lugar não param por aí, já que os drinks e as opções gastronômicas são um capítulo à parte e prometem sabores e cores inesperados. Outra atração totalmente inusitada é a piscina de bolinhas que fica escondida atrás de um espelho.

Preço: entrada gratuita. | As reservas podem ser feitas apenas pelo Facebook do Bar (abaixo), clicando no botão (reservar agora).
Endereço: Praça Ramos De Azevedo, s/n – República, São Paulo
Horário de funcionamento: terça e quarta, das 18h à 1h. Quinta e sexta, das 18h às 2h. Sábado, das 18h às 3h
Como chegar: Estações de metrô próximas: São Bento, República e Anhangabaú
Pela internet: Facebook | Instagram

4. Mundo Pão do Olivier | @mundopaodooliver

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Na hora que bater a fome, que tal uma ida à padaria? Uma das grandes paixões dos paulistas fica muito bem representada pela nada clichê Mundo Pão do Olivier.

A padaria é comandada pelo Chef Francês Olivier Anquier e fica instalada no térreo do icônico edifício Esther, onde o chef possui também um badalado restaurante na cobertura, o Esther Rooftop, que leva o mesmo nome do prédio. Olivier é um apaixonado pelo centro da cidade e grande incentivador da revitalização da área.

A Mundo Pão aposta no serviço self service para atender a todos os bolsos e gostosuras, as quais variam dos folhados com toque francês e massas, como os pães de fermentação longa, até os saborosos sanduíches que são feitos na hora, na frente dos clientes.

O espaço oferece uma experiência de compartilhamento com janelas abertas para a calçada e mesas comunitárias. Um convite para saborear as delícias do centro de São Paulo.

Preço: entrada gratuita | valor total a depender dos pedidos feitos com cardápio
Endereço: Rua 7 de Abril, 425 Loja 1, São Paulo
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 8h30 às 19h.
Como chegar: Metrô República
Pela internet: Facebook | Instagram

5. Museu da Diversidade | @museudadiversidadesexual

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

O Museu da Diversidade é o primeiro espaço do gênero na América Latina, localizado dentro do Metrô República e tem um papel importante no que diz respeito à visibilidade e valorização da diversidade sexual. 

O projeto ocupa um espaço ainda pequeno, de apenas 110m². O local recebe apenas exposições temporárias (até então) sobre os mais diversos temas relacionados ao universo do público LGBT e promove atividades culturais como palestras, debates, encontros e também exposições itinerantes e seminários fora das suas instalações.

Uma visita ao Museu da Diversidade, enquanto caminha pelos corredores da Estação República é mais uma das surpresas nada óbvias que o centro de São Paulo oferece.

Preço: entrada gratuita
Endereço: Dentro da Estação República do Metrô, atrás da bilheteria. Piso Mezanino, loja 518 – São Paulo
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h ás 18h
Como chegar: Metrô República
Pela internet: Site | Facebook | Instagram

Autor: Iza Fernandes • @wilzanandes

Iza Fernandes é pedagoga, mineira de fato e paulista de coração, curiosa, ama pão de queijo, viajar e conhecer lugares novos. Apaixonada pelo mundo da escrita e pelo conhecimento.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: