10 FILMES NÃO ÓBVIOS PARA DEIXAR O CORAÇÃO QUENTINHO

Das cinebiografias às adaptações de livros, existem filmes que conseguem causar um suspiro aliviado no fim das contas. Fazendo com que a vida pareça mais simples de lidar, confira obras que podem motivar a sua vida profissional e pessoal deixando o coração quentinho.

Nada de besteirol e nada de dramalhão. Os filmes conhecidos como aqueles que deixam o coração quentinho são produções que conseguem fazer com que a fé nos lados positivos da vida se restaurem de alguma maneira. Ainda que momentos tensos e tristes aconteçam nessas obras (e que nem sempre os desfechos sejam dos mais felizes), a sensação final costuma ser a mesma causada pela frase que diz:

“Você pode se queixar porque a rosa tem espinhos ou se alegrar porque os espinhos têm rosas.” (Zig Ziglar).

Profissão, amizades, família, romance e outros lados da vida ganham motivações através de tramas que deixam aquela vontade de agradecer pelo que se tem ou de lutar pelo que ainda se deseja. E justamente para validar esses sentimentos, o NÃO ÓBVIO trouxe uma lista especial com produções que fogem das mais famosas e indicadas por aí.

Seja para abraçar a almofada, a si mesmo(a), ao seu amor, a sua família ou até o seu trabalho, confira tramas que prometem deixar o seu coração quentinho:

1. Apenas uma Chance | Vida profissional

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

O longa Apenas uma Chance apresenta a trajetória real e repleta de perrengues de Paul Potts: carismático e tímido vendedor que surpreendeu o Reino Unido ao interpretar impecavelmente uma ária de ópera no programa Britain’s Got Talent.

Com ritmo sem enrolações, o filme é uma história de superação regada pelos nãos da vida. Com diversas entrelinhas repletas de mensagens, a produção ganhou uma música da compositora e cantora Taylor Swift (ouça Sweeter Than Fiction, que foi escrita como se fosse a esposa do Paul falando para ele) por mostrar também a força que um amor saudável traz para os objetivos de vida.

No fim, a obra promete deixar aquele gostinho de acordar sorrindo independente dos problemas e de lutar um pouco mais pelos sonhos deixados nas gavetas.

☌ Saiba mais sobre as mensagens do filme e veja outras cinebiografias inspiradoras clicando aqui.

☌ Onde assistir: YouTube Play | Globo Play
☌ Gênero: Biografia + Comédia dramática
☌ Duração: 1h44
 Lançamento: 2014
Direção: David Frankel
☌ Elenco: James Corden, Alexandra Roach e Julie Walters
Nacionalidade: Reino Unido, EUA

2. A Caminho de Casa | Animal de estimação

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

A Caminho de Casa traz a trama de Bella, uma cadelinha da raça pitbull que é resgatada das ruas por Lucas, um estudante de medicina veterinária que trabalha como voluntário em um hospital local. Extremamente dócil, Bella cresce ao lado de Lucas e o filme vai mostrar os pensamentos que ela apresenta no dia a dia.

Em determinado momento, porém, Bella é encontrada pelo Controle de Animais na rua e acaba sendo levada para um abrigo a 400 milhas de distância de seu dono. No entanto, ela não deixa de ser leal e corajosa, decidindo iniciar sozinha uma longa jornada de volta para a casa, ensinando lições e emocionando a todos que cruzam o seu caminho.

É bom preparar o coração para respirar com algumas lágrimas satisfeitas e com a vontade de abraçar os animais, os filhos e os amigos assim que o filme acabar.

☌ Veja uma crítica completa sobre o filme (entenda as mensagens) e conheça outras produções que trazem cachorros como centro das tramas clicando aqui.

☌ Onde assistir: YouTube Play | Globo Play
☌ Gênero: Aventura
☌ Duração: 1h36
 Lançamento: 2019
Direção: Charles Martin Smith
☌ Elenco: Ashley Judd, Jonah Hauer-King e Edward James Olmos
Nacionalidade: EUA

3. Te Amarei para Sempre | Romance

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Em Te Amarei Para Sempre, Henry DeTamble (Eric Bana) conheceu Clare Abshire (Rachel McAdams) quando tinha apenas 6 anos, em um campo perto da casa de seus pais. Logo eles se tornaram grandes amigos, avançando para confidentes e depois namorados. Só que há um problema: o futuro de Clare é o passado de Henry. Ele é um viajante do tempo.

Devido a uma modificação genética rara, Henry leva a vida sem saber em que época estará. O fato dele conhecer o futuro sempre incomodou Clare, mas há um momento em que a situação se inverte. Clare, em sua fase adulta, vai saber qual será o futuro de seu amado.

A trama, repleta de lições sobre os relacionamentos humanos e suas dificuldades, pode não ser vista de forma literal. As viagens no tempo podem ser compreendidas como metáforas sobre obstáculos da vida que chegam como testes para um casal ou para uma única pessoa. No fim, o filme é sobre as marcas deixadas por cada um.

☌ Outro filme que deixa o coração quentinho e que se assemelha ao indicado é Questão de Tempo. Mais famosa, a produção trata da vida de Tim (Domhnall Gleeson), que é surpreendido com a notícia de que pertence a uma linhagem de viajantes no tempo. Sua primeira decisão é usar a capacidade para conquistar a mulher pela qual se apaixona, mas logo ele percebe que tudo isso pode ter consequências inesperadas.

☌ Onde assistir: YouTube Play | Google Play
☌ Gênero: Romance/Fantasia/Drama
☌ Duração: 1h50
 Lançamento: 2009
Direção: Robert Schwentke
☌ Elenco: Eric Bana, Rachel McAdams e Ron Livingston
Nacionalidade: EUA

4. Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível | Amizade, família e criança interior

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Quem não lembra do Ursinho Pooh? O urso fictício trouxe diversas tramas pertencentes à Disney. Mas em um universo repleto de live-actions, houve mais do que a utilização da nostalgia para trazer o Pooh de volta às telas. Mais do que a mera saudade, o filme Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível traz novas lições a serem aprendidas de formas leves.

Apesar do live-action ter ganhado boas divulgações nas grandes mídias, ele não ficou tanto na boca do povo como os novos títulos (a exemplo de O Rei Leão) e, por tal motivo, aparece na nossa lista de filmes para deixar o coração quentinho.

Na trama com críticas à vida moderna, Christopher Robin (Ewan McGregor) já não é mais aquele jovem garoto que adorava embarcar em aventuras ao lado de Ursinho Pooh e outros adoráveis animais no Bosque dos 100 Acres. Agora um homem de negócios, ele esqueceu da importância de pausar e perdeu o rumo de sua vida.

É em meio a essa realidade que os amigos de infância conhecidos pelo público entram no mundo real (como metáforas sobre a importância da criatividade e da criança interior) para ajudá-lo a se lembrar que aquele amável e divertido menino ainda existe em algum lugar.

☌ Onde assistir: Telecine Play | YouTube Play | Google Play
☌ Gênero: Família
☌ Duração: 1h43
 Lançamento: 2018
Direção: Marc Forster
☌ Elenco: Ewan McGregor, Hayley Atwell e Mark Gatiss
Nacionalidade: EUA

5. Talvez uma História de Amor | Romance

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Quando chega em casa, depois de mais um dia corriqueiro no trabalho, Virgílio (Mateus Solano) liga a secretária eletrônica e ouve um recado perturbador. É uma mensagem de Clara (Thaila Ayala), comunicando o término do relacionamento dos dois. Virgílio, contudo, não faz a menor ideia de quem é Clara. 

Perturbado devido ao seu jeito metódico e controlador, ele não se lembra de ter se relacionado com ninguém, mas todos ao seu redor pareciam saber do relacionamento dos dois, perguntando como ele está se sentindo com o término. Agora, ele precisa encontrar essa mulher misteriosa.

Assim é a trama de Talvez uma História de Amor, adaptação do livro do escritor francês Martin Page que traz nas entrelinhas diversas lições e críticas sobre os relacionamentos humanos atuais. Leve, a obra se propõe a deixar quentinhos aqueles corações que estão em dúvida sobre o amor.

☌ Veja a análise completa das entrelinhas do filmes clicando aqui. Talvez uma História de Amor já foi também uma indicação (extra) na lista do NÃO ÓBVIO de filmes leves para aumentar a autoestima.

☌ Onde assistir: YouTube Play | Google Play
☌ Gênero: Comédia dramática/romântica
☌ Duração: 1h45
 Lançamento: 2018
Direção: Rodrigo Bernardo
☌ Elenco: Mateus Solano, Thaila Ayala e Bianca Comparato 
Nacionalidade: Brasil

6. Estão Todos Bem | Família

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Frank Goode (Robert De Niro) sempre trabalhou arduamente, dedicando sua vida a sustentar a família. Mas o carrancudo senhor ficou viúvo e sem perspectivas. Ele nunca foi um pai muito presente e sempre achou que sua única ligação firme com seus filhos fosse a sua esposa. Então, ao se ver sozinho, resolveu que queria formular vínculos mais fortes com a família.

Aposentado e lidando com sentimento de solidão, ele aguarda a vinda dos quatro filhos – David (Austin Lysy), Robert (Sam Rockwell), Rosie (Drew Barrymore) e Amy (Kate Beckinsale) –, que moram em distintas cidades. Entretanto, de última hora eles desmarcam o compromisso.

Querendo vê-los, Frank desobedece a recomendação de seu médico e decide visitá-los em suas casas. O que ele não espera é que verdades sobre as vidas dos seus filhos possam surgir, demonstrando problemas e omissões que, em grande parte, são causados pela distância que o pai sempre impôs nas suas relações.

Nunca estamos todos bem. Essa é a principal questão do longa. Sempre há algo pinicando as calças. E só repara a tal etiqueta ainda não cortada quem está próximo no cotidiano de alguma maneira.

O filme Estão Todos Bem, no fim das contas, deixa aquela vontade de grudar na família, ligar para os amigos e se fazer presente mesmo em meio às correrias da vida.

Clique aqui para conferir as mensagens das entrelinhas de Estão Todos Bem e para ver outros filmes que tratam sobre diferentes faces da velhice.

☌ Onde assistir: YouTube Play | Google Play
☌ Gênero: Comédia dramática
☌ Duração: 1h39
 Lançamento: 2010
Direção: Kirk Jones (II)
☌ Elenco: Robert De Niro, Drew Barrymore e Kate Beckinsale
Nacionalidade: EUA

7. Billy Elliot | Sonhos pessoais ou profissionais

Billy Elliot (Jamie Bell) é um garoto de 11 anos que vive numa pequena cidade da Inglaterra, onde o principal meio de sustento são as minas da cidade. Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy fica fascinado com a magia do balé, ao qual tem contato através de aulas de dança clássica que são realizadas na mesma academia onde pratica boxe.

Incentivado pela professora de balé (Julie Walters), que vê em Billy um talento nato para a dança, ele resolve então pendurar as luvas de boxe e se dedicar de corpo e alma às sapatilhas, mesmo tendo que enfrentar a contrariedade de seu irmão e de seu pai para sua nova atividade.

Indicado ao Oscar de roteiro adaptado, com diversas quebras de preconceitos, Billy Elliot é uma obra para incentivar aqueles que temem tomar alguma atitude por receio do que os outros podem pensar. Com diversas outras lições envolvidas, a ideia é ficar com o coração preparado para fazer o que bem entender depois dos créditos subirem.

☌ Onde assistir: Netflix
☌ Gênero: Comédia dramática
☌ Duração: 1h50
 Lançamento: 2000
Direção: Stephen Daldry
☌ Elenco: Jamie Bell, Julie Walters e Gary Lewis 
Nacionalidade: Reino Unido

8. As Aventuras de Paddington 2 | Família e vida social (infantil)

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

O mais ideal da lista para assistir com crianças, Paddington ganhou diversos elogios no seu primeiro longa, mas não tanto quanto da segunda vez em que foi para as telonas. Com a continuação ainda mais adorada pelo público e pelos críticos, o ursinho esforçado traz diversas críticas sociais profundas nas suas caminhadas.

No novo filme, após ser adotado pela família Brown, Paddington ganhou muita popularidade na comunidade de Windsor Gardens. No aniversario de 100 anos de sua tia Lucy, ele sai em busca do presente e acaba encontrando um livro raro na loja de antiguidades do senhor Gruber. Paddington se submete a uma série de trabalhos bizarros para poder comprá-lo, e quando o livro é roubado, ele e sua família farão de tudo para encontrar o ladrão.

Em meio às trapalhadas literais, o filme traz analogias para criticar os sistemas e preconceitos sociais. Tratando a cadeia como uma espécie de casa de bonecas (abordando as problemáticas da noção de vida perfeita), as questões raciais também aparecem quando o ursinho é confundido com um ladrão.

Para quem quer tratar de temas complexos de uma forma leve com os pequenos ou mesmo para quem deseja entretenimento para deixar o coração mais tranquilo, abrir a porta para Paddington pode ser a melhor visita.

☌ Onde assistir: YouTube Play | Google Play
☌ Gênero: Comédia
☌ Duração: 1h43
 Lançamento: 2018
Direção: Paul King
☌ Elenco: Bruno Gagliasso, Márcio Garcia e Hugh Bonneville (dublagem)
Nacionalidade: Reino Unido, França

9. Meu Pé de Laranja Lima | Amizade e criatividade

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Lançado em 1968, o livro Meu Pé de Laranja Lima é hoje umas das publicações brasileiras mais traduzidas. O filme é a adaptação das páginas para as telas e, da lista, é a indicação com mais apelo para o choro livre. Nele, as impressões de uma infância sofrida – que trazem diversas críticas sobre agressões físicas e psicologicas – são salvas pela força da imaginação.

Mas o engano acontece para aqueles que acham que o filme é pesado ou doloroso de assistir. Leve, o filme aborda, no fim das contas, os lados das soluções mais do que dos problemas e acaba seguindo o tranquilo estilo Sessão da Tarde para que toda a família possa acompanhar.

Na trama, Zezé (João Guilherme de Ávila) é um garoto de oito anos que, apesar de levado, tem um bom coração. Ele leva uma vida bem modesta, devido ao fato de que seu pai está desempregado há bastante tempo, e tem o costume de ter longas conversas com um pé de laranja lima que fica no quintal de sua casa. Até que, um dia, conhece Portuga (José de Abreu), um senhor que passa a ajudá-lo e logo se torna seu melhor amigo, levando diversas lições para o garoto e também aprendendo com ele.

☌ Onde assistir: YouTube Play | Google Play
☌ Gênero: Drama
☌ Duração: 1h39
 Lançamento: 2013
Direção: Marcos Bernstein
☌ Elenco: João Guilherme Ávila, José de Abreu e Caco Ciocler 
Nacionalidade: Brasil

10. Your Name | Romance

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Longa animado japones que foi indicado ao Oscar e mexeu com corações ao redor do mundo, o filme Your Name conta a história de dois jovens que um dia acordam um no corpo do outro.

Mitsuha Miyamizu (Mone Kamishiraishi) é uma jovem que mora no interior do Japão e que deseja deixar sua pequena cidade para trás para tentar a sorte em Tóquio. Já Taki Tachibana (Ryûnosuke Kamiki) é um jovem que trabalha em um restaurante italiano em Tóquio e deseja largar o seu emprego para tentar se tornar um arquiteto.

Os dois adolescentes não se conhecem, mas estão direta e misteriosamente conectados pelas imagens de seus sonhos. Eles começam, então, a se comunicar através de bilhetes. E em meio à trajetória – que pode ser vista como uma metáfora sobre a importância da empatia para que qualquer amor funcione –, os protagonistas vivem reviravoltas dramáticas que, no fim, prometem causar um suspiro emocionado.

☌ Onde assistir: YouTube Play | Google Play
☌ Gênero: Animação/Fantasia
☌ Duração: 1h50
 Lançamento: 2017
Direção: Makoto Shinkai
☌ Elenco: Ryûnosuke Kamiki, Mone Kamishiraishi e Masami Nagasawa
Nacionalidade: Japão

11. Extra: Um Senhor Estagiário

Extra! Apesar de mais conhecido, o filme Um Senhor Estagiário é uma das melhores pedidas para quem ficar com o coração quentinho. Saiba mais sobre ele clicando aqui.

No filme, Jules Ostin (Anne Hathaway) é a criadora de um bem-sucedido site de venda de roupas que, apesar de ter apenas 18 meses, já tem mais de duas centenas de funcionários. Ela leva uma vida bastante atarefada, devido às exigências do cargo e ao fato de gostar de manter contato com o público.

Quando a empresa inicia um projeto de contratar idosos como estagiários, em uma tentativa de colocá-los de volta à ativa, cabe a ela trabalhar com o viúvo Ben Whittaker (Robert De Niro). Aos 70 anos, Ben leva uma vida monótona e vê o estágio como uma oportunidade de se reinventar. Por mais que enfrente o inevitável choque de gerações, logo ele conquista os colegas de trabalho e se aproxima cada vez mais de Jules, que passa a vê-lo como um amigo.

☌ Onde assistir: YouTube Play | Google Play
☌ Gênero: Comédia dramática
☌ Duração: 2h01
 Lançamento: 2015
Direção: Nancy Meyers
☌ Elenco: Robert De Niro, Anne Hathaway e Rene Russo
Nacionalidade: EUA

Autor: Vanessa Brunt • @vanessabrunt

Vanessa Brunt é autora premiada internacionalmente, com nove livros lançados no Brasil e em Portugal. Especialista em Influência Digital, Persuasão, Vendas e Copywriting, é também mentora do SEBRAE e de corporações como O Boticário, além de empresária e dona da Agência CiAtive, de Crescimento de Marcas (com Assessoria de Imprensa, MKT e mais). Jornalista e colunista no Correio da Bahia e do Portal iBahia, Brunt produz conteúdos também no seu blog Sem Quases, no site Não Óbvio e em suas redes. Descreve-se como uma apaixonada por metáforas e ansiosa por compartilhar com você tudo de mais bacana e menos óbvio que encontra por aí. • Saiba mais em: https://vanessabrunt.com ou em @vanessabrunt, no Instagram.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: