5 CASTELOS NADA ÓBVIOS DA INGLATERRA PARA VISITAR EM KENT

Das misturas de paisagens românticas e floridas até as construções com labirintos, os castelos de Kent trazem eventos especiais e, por vezes, um pouco da gastronomia local. Conheça opções fora dos clichês para visitar por dentro e por fora e viajar no tempo.

A terra da rainha abriga inúmeros castelos, palácios e ruínas medievais que encantam os apaixonados por história, cultura e beleza arquitetônica. Além das construções em si, os entornos também contam com paisagens de tirar o folêgo.

Com tantas opções, o NÃO ÓBVIO foi garimpar castelos fora dos clichês no Condado de Kent, região próxima a capital londrina. Para quem não sabe muito sobre a região, o condado fica no sudeste da Inglaterra, a aproximadamente 80 km de Londres. O local foi denominado de The Garden of England por conta da sua vasta área verde, jardins floridos e natureza exuberante, como exibe o Nacional Parque – Kentdowns – e seus castelos.

Com uma economia forte e diversificada, baseada no turismo, transporte, pesquisa científica e logística, a região é considerada de alta renda, por ter em grande parte do seu território, ótima conexão de transporte para a capital londrina.

Para além do patrimônio cultural e histórico, Kent abriga cidades como Catenbury, Patrimônio da Humanidade, onde está localizada a Catedral de Catenbury – que impressiona pela grandiosidade e pela arquitetura em estilo Gótico –, e pelos pequenos vilarejos que mesclam história e nostalgia em paisagens românticas e bucólicas.

Foi mergulhando nesse universo que o NÃO ÓBVIO preparou uma imersão na história dos castelos ingleses, que além de majestosas residências para reis, rainhas, duques e príncipes, foram importantes na conquista e defesa de territórios nos tempos medievais.

O condado de Kent foi o escolhido pela ótima rede de transporte de Londres para a região, facilitando a vida de quem está na capital e deseja descobrir um pouco mais sobre os castelos da Inglaterra. Confira, sem ordem de preferências:

☌ Veja aqui seis castelos britânicos que voltaram à vida das ruínas através de reconstruções digitais.

1. O florido Leeds Castle | @leedscastleuk

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

O Castelo de Leeds foi construído no século XII, guardando 900 anos de história em seus 200 hectares preservados até os dias atuais. Envolto pela água dos lagos e cercado de amplos jardins que são uma festa para os olhos, o castelo é considerado um dos mais belos da Inglaterra e é comparado aos castelos franceses.

Os gramados dos jardins são um convite para um piquenique ou para apreciar a natureza. Neles, é possível se deparar com uma espécie rara de animal, como o pavão albino, ou admirar os belos cisnes negros desfilando majestosamente pelos lagos que cercam a propriedade.

O Castelo tem uma extensa história com vários papéis diferentes ao longo dos anos. Foi residência de rainhas medievais, como rei Henrique VIII e sua primeira esposa. Ele foi, ainda, uma fortaleza nos tempos normandos.

Uma das muitas atrações do Leeds é o The Maze & Grotto, um labirinto cujos corredores levam a uma gruta. Os labirintos eram uma forma tradicional de proporcionar entretenimento aos convidados, já que eles se divertiam tentando achar a saída.

Quem visita o Leeds pode se perder por sua decoração histórica, pelas enormes salas e pelos inúmeros eventos que o Castelo oferece. Os serviços incluem restaurante, café e hospedagem (bed&breakfast), além do famoso chá da tarde inglês, o afternoon tea.

☌ Endereço: Maidstone ME17 1PL.
☌ Horários: aberto de segunda a domingo, das 10h às 16h30.
 Preço: £26 para adultos e £17.50 para crianças de 4 a 15 anos (entrada gratuita para menores de 4 anos).
Consulte o site para saber mais sobre eventos, descontos na compra de ingressos e outras informações.

COMO CHEGAR
Trem: saindo de Londres da London Victoria até Hollingbourne, caminhe por 32 minutos até Leeds ou tome um táxi.
Duração da vigem: aproximadamente 1h45.

2. O imponente Dover Castle | No Facebook

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Dover Castle é um dos maiores castelos da Inglaterra, uma verdadeira fortaleza medieval que foi construída no século XI a pedido do rei Henrique II. O castelo ficou conhecido como A Chave da Inglaterra por seu relevante papel defensivo ao longo da história.

Acima das falésias que cercam o litoral sul da Inglaterra, o local é a primeira construção vista de longe por quem chega pelo mar, o que confere à cidade uma importância única na região.

A pequena cidade de Dover, localizada no litoral em uma posição estretégica de frente para a França, tem um dos portos mais importantes do país conectados com o Canal da Mancha. A cidade tem, ainda, os enormes penhascos de giz em tons de branco em sua costa, os chamados de White Cliffs ou falésias brancas, que impressionam pela beleza.

O castelo ostenta um passado fascinante que remete a quase dois mil anos atrás. Uma das atraçōes do castelo, além da paisagem, são os túneis que foram convertidos em abrigos anti-aéreos durante a Segunda Guerra Mundial em seus quase 3 km de comprimento – depois virando um centro de comando militar e mais tarde, um hospital subterrâneo.

O castelo também abriga o PWRR Museu, dono de uma coleção extensa, além do Museu do Regimento Real da Princesa de Gales e do Regimento da Rainha, que fica no pátio ao lado da Torre Grande e promete uma viagem pelo passado histórico.

Os visitantes podem ainda saborear delícias da gastronomia inglesa no The Great Tower Café, NAAFI Restaurant e Ice Cream Parlour em cenários que mesclam história e encantos e revelam uma vista elogiada para o Canal da Mancha do alto das falésias brancas.

☌ Endereço: Castle Hill, Dover, Kent, CT16 1HU.
☌ Horários: de novembro a março de quarta a domingo, das 10h às 16h, e de abril a a outubro diariamente, de 10h às 18h.
Preço: £20,90 para adulto e £12,50 para criança. Combo por £59,80 para família (até 3 crianças).
Consulte o site para saber mais sobre eventos, descontos na compra de ingressos e mais informações. | Confira dias e horários exatos no link.
Pelo Instagram

COMO CHEGAR
Trem: saindo de Londres da London Victoria, London St Pancras International ou London Charing Cross sentido Dover Priory.
Duração da vigem: o percurso leva de 1h a 2h.

3. As ruinas de Rochester Castle | No Facebook

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

O Castelo de Rochester ostenta uma construção fortificada em pedra e tem como destaques as torres de menagem do século XII, com 38 metros de altura. Localizado nas muralhas da cidade de Rochester, em um cruzamento do rio Medway, ele foi erguido pelo bispo de Rochester, Gundulf, na década de 1080, e teve como papel fundamental defender o território das invasões inimigas.

A cidade histórica que abriga o castelo de mesmo nome, Rochester, está situada as margens do Rio Medway, a 50 km a leste de Londres.  Durante séculos, ela teve grande importância estratégica devido à sua localização próxima a junção dos rios Tâmisa e Medway.

Além do imponente castelo, a cidade abriga a Catedral de Rochester ou Catedral da Bendita Virgem Maria, que foi totalmente recuperada no século XIX após sofrer com incêndios. A arquitetura gótica e romanica continua preservada entre os prédios históricos e museus do local.

O castelo não se encontra preservado em seu interior e sofreu diversas alterações ao longo dos séculos, mas ainda há muito o que ver em Rochester Castle. A visita rica em história e cultura é um tanto quanto curiosa, uma vez que o castelo não tem mais teto e em muitos lugares também não há piso, o que faz dele, uma opção nada óbvia para um passeio cultural pelo interior da Inglaterra, na região de Kent.

O Rochester presenteia quem se aventura a subir até seus últimos andares com uma bela vista da cidade e há também a possibilidade de visita guiada (que não tem em português) com informações de cada canto da construção.

☌ Endereço: Castle Hill, Rochester, Kent, ME1 1SW.
☌ Horários: de segunda a domingo, das 10h às 18h.
Preço: £6.40 para adulto e £4.00 para criança. Combo por £16.80 para família (até 3 crianças).
Consulte o site para saber mais sobre a visita ao Castelo de Rochester. | Confira dias e horários exatos no link.
Pelo Instagram

COMO CHEGAR
Trem: saindo de Londres da London Victoria,  sentido Rochester.
Duração da vigem: O percurso leva aproximadamente 1h.

4. O romântico Scotney Castle | @scotneygarden_nt

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

A região de Kent surpreende com mais um romântico castelo circundado por jardins floridos e lagos que emprestam ao Castelo de Scotney uma beleza ímpar com ares bucólicos.

O castelo fica localizado ao sudeste de Lamberhurst, no vale do rio Bewl, e pertence atualmente ao National Trust, orgão que cuida e preserva parques e áreas verdes. Ele foi construído para proteger o então Conservador da Paz em Kent e Sussex, Roger de Ashburnham, contra as possíveis invasões de inimigos.

O castelo de Scotney é formado por duas propriedades. A mais nova construção, de 1837, foi erguida no topo da colina, projetada por Anthony Salvin em estilo elisabetano. Ela foi construída por Edward Hussey III, que inspirou o estilo pitoresco.

Já mais ao fundo do vale econtram-se as ruínas do romântico castelo em estilo medieval, de onde é possível visualizar apenas uma das quatro torres que ainda permanece de pé e que deixa o lugar com ares de castelo de conto de fadas.

O romântico castelo convida os visitantes para longas caminhadas e passeios por seus belos jardins ricamente decorados pelo estilo pitoresco e com um cenário de cartão postal. O espaço ainda tem teatro ao ar livre e um tea-room para os apreciadores de uma boa xícara de chá.

☌ Endereço: Scotney castle, TN38 Lamberhurst, United Kingdom.
☌ Horários: de segunda a domingo, das 10h às 17h.
Preço: £14.20 para adulto e £7.10 criança. Combo por £35,50 para família (até 3 crianças).
Consulte o site para saber mais sobre a visita ao Castelo de Scotney. | Confira dias e horários exatos para visitar o castelo e os jardins no link .

COMO CHEGAR
Trem: saindo de Londres da London Charing Cross,  sentido Paddock Wood e de Paddock tome o táxi até o Castelo, por aproximadamente 15 min e £20.
Duração da vigem: o percurso total leva aproximadamente 1h15.

5. O pequeno Deal Castle | No Facebook

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

O pequeno e charmoso Castelo de Deal fica localizado à beira mar, o que o torna duplamente agradável para um passeio em um dia de sol na terra da rainha, fora da capital londrina.

O espaço foi construido entre os anos de 1539 e 1540 no reinado de Henry VIII, na bela costa de Kent, em Deal, pequeno vilarejo próximo a Dover.

Quando visto de cima, o castelo possui um projeto arquitetônico em formato de uma flor da Dinastia Tudor. Ele foi pensado para ser um forte de defesa e artilharia, protegendo a costa inglesa contra invasōes francesas e espanholas.

Quem vai visitar Deal pode conciliar uma visita cultural a uma ida a praia se o dia estiver ensolarado. O forte litorâneo revela passagens escuras no subsolo que são uma das atrações a serem exploradas, além de contar com o chamativo exterior por sua estrutura ímpar, terraços e área verde.

☌ Endereço: Marine Road, Deal, Kent, CT14 7BA.
☌ Horários: de segunda a domingo, das 10h às 18h.
Preço: £7.60 para adulto e £4.60 para criança. Combo por £19.80 para família (até 3 crianças).
Consulte o site para saber mais sobre a visita ao Castelo de Scotney. | Confira dias e horários exatos para visitar o castelo e saber mais mais no link.

COMO CHEGAR
Trem: saindo de Londres London St Pancras International, sentido Deal.
Duração da vigem: o percurso total leva aproximadamente de 1h20 a 2h20.

EXTRA: veja também o charme do Bodiam Castle.

Autor: Iza Fernandes • @wilzanandes

Iza Fernandes é pedagoga, mineira de fato e paulista de coração, curiosa, ama pão de queijo, viajar e conhecer lugares novos. Apaixonada pelo mundo da escrita e pelo conhecimento.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: