5 AGÊNCIAS LITERÁRIAS PARA CONHECER OU DIVULGAR NOVOS LIVROS

Para autores que buscam suportes para divulgações e distribuições das suas obras, para blogs que buscam parcerias para receber livros, para novos escritores que não sabem bem como começar ou até para leitores que querem ficar por dentro dos eventos literários e de novos autores que estão aparecendo no cenário nacional, as agências literárias podem ser a pedida ideal.

Escritores pouco conhecidos ou sem grandes números de seguidores enfrentam dificuldades em acessar as grandes editoras, o que faz com que muitos desistam ou procurem outras formas de publicação no Brasil. As agências literárias, por outro lado, surgem como uma ponte entre o artista, a obra, as editoras, os influenciadores, os leitores e diversas outras possibilidades.

Os agentes trabalham de braços dados com o escritor, orientando-o, indicando pontos fortes e fracos e sugerindo modificações relevantes. Com a obra finalizada e revisada, é chegada a hora de entrar em contato com as editoras e apresentá-la, na tentativa de fechar a publicação – momento em que o agenciamento também se mostra ativo, acompanhando a produção, edição e cumprimento do contrato.

O serviço ainda conta com divulgação, distribuindo a obra para influenciadores, levando para feiras e dando outros suportes. O trabalho dessas agências é muito comum nos Estados Unidos, onde praticamente todo autor tem um agente. No Brasil, entretanto, esse tipo de trabalho acontece de maneira discreta e poucos são os escritores, blogueiros ou leitores que desfrutam ou mesmo conhecem a possibilidade.

Para quem é leitor e não autor as agências podem ajudar, inclusive, a conhecer novos escritores (e suas novas obras) e a impulsioná-los para uma carreira mais promissora. Afinal, uma leitura que chama para outra já é um tesouro para qualquer escritor.

Para os leitores que desejam conhecer talentos refrescantes ou para os autores que buscam mais caminhos para as carreiras, o NÃO ÓBVIO foi em busca de agências literárias brasileiras que recebem obras e apostam em uma publicação dos sonhos.

Confira as empresas que apresentam eventos literários, livros e outras novidades nas redes sociais – e que servem para dar suportes a autores de todo o país:

1. Agência Página 7 | @agenciapag7

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png
As fotos desta matéria são meramente ilustrativas. | Todas são do site Unsplash.

A Página 7 é uma das empresas mais conhecidas no trabalho de agenciamento de novos escritores nacionais, que escrevem obras voltadas ao público juvenil e jovem adulto. São aceitos livros de ficção (gêneros contemporâneo, fantasia, ficção científica, terror, suspense e quadrinhos) e não-ficção (auto-ajuda, crônicas).

Fundada em 2015 pela diretora e editora Gui Liaga, em parceira com a agente e editora Taissa Reis, a Página 7 já agenciou obras de autores como Babi Dewet e Iris Figueiredo (Perigo: Garotas Unidas!), Eric Novello (Sabor da Maré), Lucas Rocha e Vitor Martins (Todas das Cores do Natal), grandes nomes da literatura nacional contemporânea.

No momento a agência não está recebendo originais, por isso, o interessado deve ficar de olho nas redes sociais da Página 7 e aguardar a nova submissão. No entanto, é possível contratar os serviços de leitura crítica, coaching, tradução e versão, de modo a investir na qualidade do seu material, aprimorá-lo e adequá-lo ao mercado editorial.

☌ É possível acessar informações e orçamentos através do site da agência, Facebook e Instagram.

2. Oasys Cultural | @oasyscultural

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

A Oasys Cultural atua desde 2008 nos segmentos de agenciamento de escritores para divulgação e comunicação global – ou seja, enviando os livros para influenciadores, fazendo assessoria de imprensa, levando a obra para eventos, colocando em mais mídias sociais e dando orientação (coaching).

A agência ainda dá suporte no momento do projeto editorial de uma nova obra, dentro das feiras de livro e em todas as etapas de curadoria em produção de eventos literários.

Criada pela jornalista Valéria Martins, a empresa é localizada no Rio de Janeiro, mas conta com clientes em todo o Brasil e até no exterior. Blogs que tenham interesse em fazer parcerias com a marca (para receber os novos livros) podem fazer a inscrição clicando aqui.

☌ É possível acessar informações e orçamentos através do site da agência, Facebook e Instagram.

3. Increasy Consultoria Literária | @increasycl

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

A Increasy trabalha com análise de originais, acompanhamento de escrita, revisão, tradução, coaching e agenciamento de autores. O objetivo da agência é fazer uma ponte entre o original e as expectativas do mercado editorial, dessa maneira, os seus serviços proporcionam a identificação de pontos de melhoria, de modo a tornar o material adequado, possibilitando uma futura publicação.

Um ponto de partida no trabalho com a agência é a análise crítica, serviço em que serão enfatizados aspectos editoriais e, se ainda não for o caso, sugestões de adaptação do texto. A Increasy deixa claro que nem todos os originais enviados serão aceitos para agenciamento, assim como, obras sem grandes problemas serão publicados por uma editora. Por isso, o trabalho de “primeira leitura” profissional e lapidação do texto são partes importantes no processo de produção de um livro.

A agência acredita no trabalho de autores nacionais, com projetos que possam encantar leitores e o mercado. Nomes como Aimeé Oliveira (Invisível), Babi A. Sette (Lágrimas de Amor e Café), Clara Alves (Conectadas), Graciele Ruiz (Saga de Datahriun) e Larissa Siriani (As Bruxas de Oxford) compõem a lista de autores agenciados pela Increasy. 

☌ Para mais informações e orçamentos, é preciso enviar um email para contato@increasy.com.br.

4. Magh Agência Literária | @agenciamagh

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

A literatura fantástica ganha destaque nos serviços oferecidos pela Magh, que trabalha com romances e novelas de ficção científica, terror e fantasia. Seu objetivo vai além do suporte ao autor e ponte com editoras, mas enfatiza a visibilidade do gênero literário no mercado. 

A agência também trabalha com serviços extras, como leitura crítica e revisão de texto, que são realizados e cobrados de maneira independente ao agenciamento. Nomes como Anna Fagundes Martino (A Casa de Vidro) e Lady Sybylla (Deixe as Estrelas Falarem) fazem parte do seu time de autores.

Para submeter o original à Magh, é preciso se atentar ao gênero literário aceito pela agência e garantir que o material está realmente finalizado. Para novelas, são aceitas obras com um total de 17.500 e 40 mil palavras, enquanto para romances, o livro deve ter mais de 40 mil palavras.

☌ As submissões deste ano estão encerradas, portanto, é importante ficar atento às redes sociais da agência, como Facebook, Instagram e o site, onde é possível verificar todas as informações referentes ao serviço prestado pela Magh.

5. Authoria Agência Literária & Studio | @authoria_als

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Authoria é a agência literária de Alessandra Ruiz, que já tem mais de 25 anos de bagagem na área. São abarcados os gêneros de ficção (Jovem Adulto, romance feminino e thriller) e de não-ficção (negócios, desenvolvimento pessoal, crônicas, comportamento, biografias).

Com o objetivo de abrir portas para autores nacionais nas editoras, a agência expande as possibilidades em outros países, além de ter como perspectiva a venda de direitos ao cinema, televisão, teatro.

Thalita Rebouças (Confissões de Uma Garota Linda, Popular e (secretamente) Infeliz), Fred Elboni (Coragem é Agir com o Coração) são exemplos de autores agenciados pela Authoria. Por outro lado, é também possível investir no seu material, através de cursos e workshops promovidos pela agência.

☌ O site da empresa está em reforma, no entanto, é possível entrar em contato pelo e-mail contato@authoriastudio.com.br, pelo Facebook e pelo Instagram.

Imagem relacionada

Esta matéria foi feita em conjunto com Vanessa Brunt (@vanessabrunt), editora-chefe do NÃO ÓBVIO.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: