5 LUGARES NÃO ÓBVIOS EM LONDRES PARA CONHECER O FAMOSO CHÁ DA TARDE

Que tal conhecer uma das maiores tradições da Inglaterra de jeitos nada óbvios? Descubra onde provar da gastronomia local em um Chá da Tarde em meio a um amplo jardim ou veja opções que acontecem em passeios de ônibus ingleses. Misturas de sabores com a culinária indiana e oriental também não ficam de fora nesta lista de espaços que fogem dos clichês.

Londres é famosa por ser uma cidade vibrante, repleta de atrações e por sua importância histórica e financeira no continente europeu e no mundo. Repleta de tradições, o que mais chama a atenção na capital inglesa são detalhes que parecem simples, mas carregam diversos significados, como é o caso do chá inglês.

O famoso Chá da Tarde, Chá das 5 ou Afternoon Tea, como eles dizem, é tradição em todos os cantos da Inglaterra, mas os britânicos consomem a bebida a qualquer hora e não apenas à tarde. Para os ingleses qualquer momento é motivo para uma boa xícara de chá.

O chá que foi massivamente adotado pelos ingleses não é cultivado em terras britânicas e chegou ao país vindo de Portugal, quando Catarina de Bragança, filha de D. João IV, casou com o Rei Carlos II da Inglaterra, em 1662, levando o hábito do chá para a corte britânica.

Já a instituição do famoso e tradicional chá das 5, que os ingleses chamam de Afternoon Tea, surgiu no século XIX, com a duquesa de Belfort, Anna Maria Russell, que tinha como hábito fazer um lanche à tarde, por volta das 17h, quando o chá com leite era acompanhado por doces e bolos.

A duquesa costumava compartilhar o momento com alguns convidados e logo o hábito virou tradição dentro da corte inglesa e fora dela. Assim, o Chá da Tarde se tornou um momento de descontração e convívio entre amigos e familiares regado de delícias da gastronomia local, como o scone, o bolinho servido com creme e geléia que é uma das estrelas do cardápio.

O evento do Chá da Tarde foi se modernizando e ganhando sofisticação ao longo dos anos com a introdução de novos sabores como as especiarias indianas e champagne. A experiência única para quem está na capital da Inglaterra hoje vai dos os sabores inesperados aos lugares inusitados, como o famoso ônibus vermelho londrino.

Seja para quem está em Londres ou para quem tem planos de visitar a terra da rainha, o NÃO ÓBVIO reuniu lugares e alternativas de chás fora do comum para fazer da sua experiência, um verdadeiro ritual poético. A lista vai da mistura com culinárias orientais ou indianas até espaços móveis ou com jardins.

☌ Veja mais curiosidades sobre o chá inglês no vídeo abaixo:

1. Chá da Tarde em um tour de ônibus |@brigitsbakery

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

A B Bakery é uma casa especializada em Chá da Tarde e oferece opçōes variadas para a experiência. O chá sem glúten e vegetariano chamam a atenção. Para quem deseja vivenciar algo mais tradicional, o espaço glamuroso oferece ambiente totalmente fora dos clichês, como o Afternoon Tea Bus Tour.

O Afternoon Tea Bus Tour disponibiliza um Chá da Tarde completo durante um passeio que passa pelos principais pontos turísticos do centro de  Londres. Tudo acontece a bordo do charmoso ônibus vermelho de 2 andares em uma versão vintage.

O tour tem duração de 1 hora e meia e passa por vistas privilegiadas como o Big Ben, o Parlamento, St James Park e o Hyde Park. Enquanto o ônibus percorre a capital londrina, um menu com toque francês e sabores requintados de chás ficam misturados a saborosos sanduíches, bolos e doces servidos aos passageiros.

☌ NO BARCO:

A casa oferece ainda mais uma experiência nada óbvia de Chá da Tarde, que é o Afternoon Tea Boat Tour. O projeto é um passeio de barco pelas águas do Rio Thamis, enquanto saboreia o tradicional Chá da Tarde inglês. A opção é ideal para ocasiões especiais, como aniversários ou celebrações entre amigos e familiares.

O barco em estilo elizabetano, brinda os visitantes com um serviço elogiado e proporciona vistas incríveis de Londres a partir do convés superior, onde os passageiros podem brindar com drinks especiais como espumantes – antes de descerem para o Chá da Tarde no térreo do restaurante.

☌ Endereço: 6-7 Chandos Pl, Covent Garden, London WC2N 4HU
☌ Horários: 12h30 e 15h com tours saindo diariamente de: 8 Northumberland Avenue, Trafalgar Square WC2N 5BY | 12h, 14h30 e 17h com tours saindo diariamente de Victoria Coach Station.
 Preço: £45
 Consulte o site para saber mais sobre a compra de ingressos e outras informações e veja aqui mais sobre Afternoon Tea Boat Tour.

2. Chá da Tarde com Inspiração Indiana | Cinnamon Bazaar

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Mais uma opção surpreendente de Chá da Tarde na terra da rainha é a experiência com inspiração indiana oferecida pelo Cinnamon Bazaar Restaurante e Bar.

O restaurante que fica no coração de Covent Garden – área conhecida pelos artistas de rua e que traz a Royal Opera House – empresta os sabores da sedutora culinária indiana ao tradicional Chá da Tarde inglês, formando uma experiência exótica.

O Cinnamon Bazaar tem inspiração nos bazares e mercados antigos. Sem deixar de lado o toque de modernidade, o restaurante trouxe a energia vibrante desses lugares para sua casa em Londres e a possibilidade de oferecer às pessoas a descoberta de novos sabores.

O Chá da Tarde com ares da Índia oferece salgados com sabores picantes e uma seleção perfumada de opções doces, todos apresentados com o colorido toque indiano. O menu variado que traz exotismo ao tradicional, oferece também o Masala Chai, o chá indiano – além de alternativas vegetarianas.

☌ O Chá da Tarde com toques da Índia, além dos sabores picantes, também traz um quê de sofisticação com Prosseco no menu.

☌ Endereço: 28 Maiden Lane-Covent Garden, London-WC2E 7J
☌ Horários: a casa abre de segunda a domingo, das 12h às 23h45. O Chá da Tarde é servido das 14h30 às 17h.
 Preço: £25 por pessoa. Prosseco: £4,50 a taça.
 Consulte o site para saber mais sobre reservas e outras informações.
Fotos pelo Instagram

3. Chá da Tarde Vegano |@cakeboyldn

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Londres é conhecida por ser uma das cidades com mais opções veganas e vegetarianas no mundo e o tradicional Afternoon Tea não poderia deixar de ter uma versão totalmente voltada para o público vegano/vegetariano.

Localizado em Battersea Reach, sob o comando do confeiteiro Eric Lanlard, o Cake Boy Café é um descontraído e glamouroso lounge-café próximo ao rio Thames no sudeste de Londres. O espaço ainda não é muito conhecido pelo grande público e funciona também como escola de culinária, onde é possível ter aulas com o próprio dono do café.

O Chá da Tarde vegan foi lançado em 2018 e é puro sabor e requinte. Entre as delícias veganas do local, merecem destaque o bolo de veludo vermelho, macarons franceses de framboesa e abacate, além de mini sanduíches de pão sem glúten com pesto de pistache, pão de azeitona com húmus de coentro marroquino e queijo sem laticínios.

O lugar é um convite ao relaxamento e aos prazeres da mesa e os visitantes podem saborear o sofisticado Afternoon Tea Vegan acompanhado de uma taça de champanhe, chá, café ou bebidas quentes especiais com opções de leite de soja, aveia e amêndoa.

☌ O curso de culinária comandado pelo confeiteiro e dono do café, Eric Lanlard, oferece uma gama completa de aulas de confeitaria francesa e confeitaria moderna – indo até receitas de chocolate especializadas e decoração de cupcakes.

☌ Endereço: Kingfisher House, Battersea Reach, Juniper Drive, SW18 1TX
☌ Horários: a casa abre de segunda a sábado, das 8h às 18h.
 Preço: £45 por pessoa.
 Consulte o site para saber sobre reservas, aulas de culinárias e mais.

4. Chá da Tarde no Jardim | @kewgardens

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

O Kew Gardens é um patrimônio Mundial da UNESCO. Localizado no sudoeste de Londres, entre a bela região de Richmond e Kew, ele abriga 250 anos de histórias em um dos jardins mais famosos do mundo e é mais uma das atrações mais chamativas de Londres.

Os jardins revelam paisagens impressionantes com diversas espécies de plantas vindas dos mais diferentes países, além da arquitetura icônica de suas estufas.

Kew Garden é o local ideal para os amantes da natureza e um programa encantador para quem está na terra da rainha. Nada mais romântico do que se perder pelos exuberantes jardins e tirar uma pausa para um charmoso e atípico Chá da Tarde em meio à natureza.

O Chá é servido no restaurante The Botanical, que presenteia os clientes com uma vista para a lagoa e o exótico Palm House, além de um saboroso cardápio de Chá da Tarde, com opções para duas pessoas que vão do tradicional ao vegetariano, incluindo sanduíches frescos ou salgados, biscoitos com creme e compotas, além de delicados bolos de chá e diferentes tipos de chás.

☌ A Palm House, é uma  belíssima construção da era vitoriana, erguida em estrutura de ferro e vidro, onde estão os tesouros das florestas tropicais de várias partes do mundo, inclusive espécies que correm risco de extinção e algumas já extintas.

☌ Logo atrás do Palm House, fica o Rose Garden ou Jardim das Rosas, onde está o perfumado lar de mais de 170 espécies da flor. A área segue a planta original da construção que surgiu em 1848.

☌ Endereço: Richmond TW9 3AB
☌ Horários: o espaço abre de segunda a sábado, das 10h às 19h e o Chá da Tarde é servido a partir das 14h.
 Preço: £32,50 por pessoa.
 Consulte o site para saber sobre compra de ingresso, horários e eventos.

5. Chá da Tarde com inspiração oriental | Onodera London

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Das movimentadas ruas de Tóquio no Japão para o coração de Londres, na terra da rainha, o Ginza Onodera, localizado na Bury Street – na bela região de St James –, oferece uma experiência gastronômica japonesa autêntica à capital londrina.

Além do seu menu com pratos elaborados e um bar de coquetéis, o Ginza Onodera conta com o famoso Chá da Tarde inglês em uma versão nada óbvia, emprestando ao tradicional evento inglês os sabores orientais.

Na experiência oriental os clientes são recebidos com uma taça de champagne como no chá tradicional e logo a seguir as prateleiras de madeira individuais trazem os pratos doces e salgados acompanhados por uma seleção variada de chás orientais com sabores inesperados.

Os pratos salgados são elaborados com ingredientes frescos e ideais para os amantes da culinária japonesa. O destaque é o Sashimi com gengibre fresco e teriyaki de carne. Entre os doces, o destaque fica para os Chocolates Gateaux servidos com sorvete de mochi e molho matcha.

☌ O Chá da Tarde do Ginza Onodera é associado a Tsujiri, loja de chá, que foi fundada em 1860 em Uji, Kyoto, pelo Sr. Riemon Tsuji, famoso por seu espírito de YUWA, que significa “continue inovando e sustentando a tradição“.

Tsuji refinou o cultivo de Gyokuro (o mais alto grau de chá verde japonês) e o método continua sendo usado nos dias atuais.

☌ Endereço: 15 Bury St, St. James’s, London SW1Y 6AL
☌ Horários: o restaurante abre de segunda a domingo, de 12h às 22h. O Chá da Tarde é servido apenas no fim de semana, das 14h às 16h.
 Preço: a partir de £27.50 por pessoa; £35 com coquetel incluso e £38 com uma taça de frisante.
 Consulte o site para saber sobre mais sobre horários e reserva.

EXTRA: veja também o charme do Sketch, uma casa com espaços surpreendentes e decoração em 3D. Lá, o The Gallery, espaço decorado em tons de rosa, é uma boa pedida para um Chá da Tarde entre amigas. Entre entre suas atraçōes está o toalete, que se assemelha a uma espaçonove.

Confira o site para conhecer mais.

Autor: Iza Fernandes • @wilzanandes

Iza Fernandes é pedagoga, mineira de fato e paulista de coração, curiosa, ama pão de queijo, viajar e conhecer lugares novos. Apaixonada pelo mundo da escrita e pelo conhecimento.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: