6 PINTORES BAIANOS NADA ÓBVIOS PARA ACOMPANHAR PELO INSTAGRAM

Para muito além das simbologias sobre a própria terra, pintores baianos promovem as suas artes em quadros e outros produtos que trazem temas diversos. Conheça profissionais que vão desde as artes mais metafóricas até pinturas que representam pessoas e objetos reais.

Indo da aquarela ao graffiti, os pintores baianos vão para muito além das visões que representam suas próprias terras e compartilham, ainda, desde obras contemporâneas à releituras de clássicos nada óbvios na plataforma de fotos e vídeos que mais cresce no mundo.

Pinturas se misturam a desenhos, graffitis e ilustrações nas redes sociais de artistas da terra do dendê que, em meio a artes poéticas, vão das obras mais literais às mais metafóricas.

Para quem deseja fazer um verdadeiro passeio cultural por realidades brasileiras ou para quem quer observar temas universais vistos de outras maneiras (ainda mais poéticas), os cliques das artes de pintores baianos podem ser as melhores pedidas.

Do preto e branco ao super colorido, os perfis dos artistas plásticos da Bahia podem servir para quem deseja fazer pedidos por encomenda que tragam a pintura do próprio pet ou de alguém real ou para quem deseja se surpreender com artes além do óbvio e do literal.

O NÃO ÓBVIO reuniu, portanto, arrobas e histórias de pintores baianos que colorem feeds com traços singulares e de maneiras diferenciadas entre si. Confira:

1. Cida Porto | @cidaportoarts

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Cida Porto, baiana de Feira de Santana, é artista plástica e apaixonada por animais e orquídeas. A profissional é extremamente versátil e pinta ou desenha desde rostos e corpos de pessoas reais até paisagens e objetos diversos.

De cactos meigos, frutas e doces até as figuras mais abstratadas ou personagens criados para representar pessoas e profissões, Cida vende quadros e outros produtos com suas obras.

Graduada em artes visuais na Escola de Belas Artes em Salvador, ela é também professora do CUCA/UEFS em Feira de Santana, ilustradora e administradora do grupo Urban Sketchers – grupo que reúne pessoas entusiastas de atividades artísticas como o desenho.

A pintora também ministra workshops em diversas instituições, entre elas o SESC, onde as oficinas são totalmente gratuitas. Em suas obras, Cida trabalha com diferentes texturas, indo do graffiti ao acrílico, e também faz projetos personalizados sob encomenda.

☌ Antenada com as mais diferentes mídias sociais ela mostra no seu canal de youtube o processo de criação dos seus desenhos. A artista também possui um blog, onde divulga mais sobre suas ideias e trabalhos. Vale a pena conferir aqui.

2. Olívia Pitô | @oxenteolivia

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Olivia Ribeiro Peixoto de Oliveira, ou Olivia Pitô (como utiliza no nome artístico), é uma jovem artista baiana de 21 anos que reproduz em cores e traços sua criatividade e talento. Com personagens que exibem diferentes emoções e brincam com as poesias formadas pela natureza, as obras de Pitô vão do colorido ao preto e branco.

Morando atualmente em São Paulo, onde está cursando Desenho na Quanta Academia, Olivia nasceu na capital baiana e conta que começou a desenhar desde pequena, incentivada pelo pai que é amante da arte e sua maior fonte de inspiração.

Além do pai, ela também se inspira em artistas como Edu Reis, Brunna Mancuso e Mag Magrela no graffiti. A técnica da pintura com aquarela é uma das mais utilizadas por Olivia, além de outros tipos de textura como o guache, acrílico ou graffiti.

O trabalho da profissional ainda conta com colagens e outras expressões artísticas, além de ser marcado pela profusão de cores que sempre esteve presente na sua vida e pela figura da mulher como protagonista de sua arte, independente da técnica utilizada por ela.

☌ Para adquirir uma das obras de Pitô – includo pedidos mais personalizados e por encomenda –, basta entrar em contato com a artista através do Direct do Instagram.

3. Jorge Galeano | @galeano314

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Argentino mais feirense da Bahia, Jorge Abel Galeano nasceu em Concórdia, na Argentina, e chegou em Feira de Santana em 1986. Mais de trinta anos depois o pintor se tornou uma das figuras mais importantes da vida cultural de Feira de Santana.

As principais obras do artista vão dos rostos pintados e repletos de expressões até coloridas representações da vida urbana que chegam repletas de metáforas. Sua obra, que transborda cores, mescla também de forma inusitada o sertão e a cultura andina como alguns dos principais temas. O artista expressa em suas telas a vida do povo nordestino e retrata também sua relação com a natureza vibrante que o cerca.

Seu primeiro contato com a arte começou aos 17 anos, através do artesanato feito e vendido por ele mesmo, na Argentina. Alguns anos depois estudou na Escola de Belas Artes de Buenos Aires, onde aperfeiçoou suas habilidades artísticas e já formado veio para o Brasil.

Jorge chegou em Feira para trabalhar como diretor de arte na TV Subaé e pouco tempo depois mergulhou de vez nas artes plásticas fazendo da pintura o seu ofício.

Galeano vive há mais de 17 anos em uma chácara no bairro Pampalona, cercado de aroeiras, cajueiros e mangueiras, além de um extenso jardim habitado por pássaros, micos e sariguês.

E é dessa fonte mágica que bebem seus pincéis e suas telas, e também dessa mesma fonte vem a inspiração que nomeia suas mostras, como foram os casos de Meus Mundos Desconhecidos, Suíte Pampalona e Trópico Utópico, que foi exposta no Equador, em 2014.

☌ Jorge Galeano se considera um artista baiano, de Feira de Santana, que ama a terra onde escolheu viver e fica profundamente entristecido quando não o incluem entre os artistas locais. Além do rico feed no Instagram, você pode conferir mais sobre o artista e sua obra clicando aqui.

5. Fátima Tosca | @fatima_tosca

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

A baiana de Salvador, Fátima Tosca, iniciou na carreira artística aos 16 anos e ao longo de sua trajetória possui obras em coleções particulares no mundo todo. Suas exposições de sucesso estão dentro e fora do Brasil, como no Museu Fur Volkerunde, na Alemanha e em Xunta de Galícia na Espanha.

Para a artista, que pinta com olhos de poeta, a arte expressa a reconstrução da realidade e sua inspiração vem das situações vivenciadas em seu cotidiano. A natureza e os objetos utilizados em suas obras servem como metáforas para as emoções a serem debatidas ou retratadas.

Autodidata, Fátima iniciou suas atividades artísticas com desenho e aquarela, ilustrando livros, diários e revistas. Frequentou o curso de Artes Plásticas na Universidade Católica de Salvador (Ucsa), do qual saiu para cursar Direito na Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Retornando na década de 80 ao Instituto Mauá de Salvador, ela foi selecionada pela OEA para o Curso Interamericano de Desenho Artesanal. | Saiba mais e veja uma entrevista da artista dada para a Vanessa Brunt no jornal Correio.

☌ Fátima mantém um feed atualizado no Instagram que é uma verdadeira exposição digital das suas obras e poesia para os olhos. Veja mais sobre as exposições da artista aqui.

5. Ógbá | @ogba_art

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Cleber Ógbá é natural de Ipiaú, na Bahia, e vive na capital paulista desde 1984. O artista baiano é multifunção: grafiteiro, artista plástico, arte educador, professor de Educação Física e fundador do OsGDV – Os Garotos da Viela –, projeto onde atua.

Seu trabalho tem como técnicas principais o graffiti, nanquim, a aquarela e acrílica. Os temas que inspiram suas criações passam pelo cotidiano da metrópole paulista à cultura nordestina e as brincadeiras populares dos tempos de criança, além disso sua obra reflete as questões da realidade brasileira, ancestralidade e representatividade afro.

Autodidata, Ógbá teve contato com o mundo das artes e da criação vem desde a infância. O incentivo da família aliado ao prazer de criar e experimentar novas técnicas teve papel fundamental no seu desenvolvimento artístico.

Desde 1999, Ógbá atua como profissional em graffiti, artes plásticas e ilustrações e tem participado de eventos ligados a Secretaria de Cultura de São Paulo e projetos da área social.

☌ Além de compartilhar alguns de seus trabalhos no Instagram, Cleber Ógba também divulga por lá eventos e projetos dos quais participa.

6. Alinne França | @alinnefranca.arte

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Alinne França é natural de Juazeiro, na Bahia, e vive agora na capital Sergipana, Aracajú, onde estuda e divulga seu trabalho. A artista plástica começou a pintar ainda criança, aos 6 anos de idade, e desde então vem aperfeiçoando seus traços e estilo.

Além de telas autorais, Alinne França faz releituras de obras de artistas consagrados ou até utiliza personalidades como personagens das suas pinturas. A realidade e os sentimentos próprios, assim como dos clientes, também a inspira.

Sua obra brinca com noções do Cubismo pela utilização das formas geométricas para retratar a natureza e os personagens. Além do cubismo, a artista baiana, tem como inspiração os pintores nordestinos de forma geral.

De acordo com ela, o nordestino é um povo que seria poeticamente representado por cores fortes, e seus trabalhos têm como uma das características marcantes a profusão de cores vivas – representando sua gente.

Alinne França tem como referências no mundo da arte pintores como Pablo Picasso, criador do estilo com o qual ela tem grande identificação, e entre os Brasileiros, ela destaca a importância de Anita Malfati, Tarsila do Amaral, Di Cavalcante e Romero Britto.

☌ Alinne França está participando da Exposição Três Traços, em sua terra natal, Juazeiro, até 30 de setembro de 2019. A exposição conta a trajetória da artista plástica, através de suas obras em conjunto com outro artista local, Luis Carlos Bispo. A exposição acontece no Centro de Cultura João Gilberto. Saiba mais no site.

Autor: Iza Fernandes • @wilzanandes

Iza Fernandes é pedagoga, mineira de fato e paulista de coração, curiosa, ama pão de queijo, viajar e conhecer lugares novos. Apaixonada pelo mundo da escrita e pelo conhecimento.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: