5 SÉRIES NÃO ÓBVIAS PARA QUEM AMA FICÇÃO CIENTÍFICA

Produções com temáticas que vão desde o clássico sci-fi até o cyberpunk, fazem críticas ao mundo atual enquanto mergulham nas possibilidades de um futuro cada vez mais tecnológico. Veja antologias, dramas e comédias que debatem diversos temas no mundo da ficção científica.

Há mais ou menos 15 anos, ser nerd e geek seria considerado algo esquisito. Gostar de HQs, sejam elas de super-heróis ou não, de filmes e livros sci-fi, ter uma saga como meio de estudo e se chamar de gamer não era algo tão legal assim – na visão de muitos. Às vezes, claro, um produto de um gênero excluído fazia tanto sucesso que estourava a bolha, atingia os demais e virava um fenômeno, como foi o caso de Arquivo X e Lost.

Aos poucos, esse cenário de nicho foi mudando. Séries, filmes, livros e outras tantas produções de tramas diversas passaram a ter públicos cada vez mais heterogêneos. Assim, o mundo do entretenimento começou a adaptar cada vez mais produtos considerados nerds. E, de tal forma, cada vez mais o público nerd ganhava força e um reconhecimento diferenciado através do conhecimento pelos novos conteúdos.

Séries como Black Mirror ajudaram a quebrar essa bolha trazendo críticas com conceitos relacionados ao futuro, ciência e tecnologia, assim como seus impactos e/ou consequências em uma determinada sociedade ou em seus indivíduos.

Foram tramas assim que ajudaram a popularizar o conteúdo do público que antes era mal compreendido. Essas produções acabam fazendo diversas críticas aos sistemas atuais e trazem reflexões sobre os relacionamentos humanos mais profundos e sociais enquanto apresentam possibilidades sobre o amanhã.

E foi para ajudar a bolha entre os públicos a estar cada vez mais estourada que o NÃO ÓBVIO escolheu cinco séries voltadas para o universo da ficção científica e que estão disponíveis na Netflix, podendo gerar diversas especulações sobre o futuro. Confira, sem ordem de preferência:

☌ Confira também nossa lista de indicações de lojas para comprar produtos geek e nerd.

1. Better than Us

Better Than Us é uma série russa de ficção científica. É a primeira série russa sob o título Netflix Original, apesar de originalmente ser exibida na Rússia no canal C1R.

A trama se passa no futuro em que androids servem a população de diversas maneiras, chegando até a substituí-la em alguns empregos. Esses androids são babás de crianças, podem ser seguranças ou trabalhar como faxineiros. Arisa (Paulina Andreeva) é uma android que foi feita na China, para um homem inconformado com a lei de ter apenas um filho.

Ela foi programada para ser esposa desse homem e mãe de seus filhos adotados. Porém, após a morte dele, ela é vendida para fora do país para uma empresa robótica e, após um humano tentar molestá-la, ela foge e encontra uma garota humana, com quem cria um laço. A garota faz com que Arisa entre para a família.

A série, então, começa a acompanhar o desenvolvimento de Arisa e debate sobre questões éticas, tais como: robôs são capazes de sentir? Há estupro contra robôs? Além disso, paralelamente, há tramas sobre conspirações empresariais, manipulação robótica e assassinatos.

 Ano: 2018 – atualmente.
☌ Quantidade de temporadas: 2.
☌ Quantidade de episódios: 16 de 50 minutos, aproximadamente.
☌ Finalizada? Aguardando pronunciamento da Netflix.

2. Dirk Gently’s Holistic Detective Agency

Dirk Gently’s Holistic Detective Agency é uma parceria entre a BBC America e a Netflix. A série é baseada nos livros de Douglas Adams e mistura comédia e ficção-científica. A trama narra a história de um detetive britânico excêntrico chamado Dirk Gently (Samuel Barnett), que tem um relutante assistente americano, chamado Todd Brotzman (Elijah Wood).

Um dia, Dirk aparece na vida de Todd e revela a ele todo um universo surreal, em que tudo no universo está interligado, ao mesmo tempo em que não está. Enquanto Dirk é otimista e excêntrico, Todd é o completo oposto, em que já teve uma vida regrada a roubos e enganos.

No meio das investigações atrapalhadas de Dirk, há a presença de Bart Curlish (Fiona Dourif), uma assassina holística que acha que o universo a leva até as pessoas para ela matar. Ela sente que sua obrigação é matar Dirk, mas tem um porém: ela não sabe quem ele é.

A série é carregada do humor irônico tipo das obras de Douglas Adams, além das diversas referências a ficção científica e cultura pop.

 Ano: 2016 – 2017
☌ Quantidade de temporadas: 2
☌ Quantidade de episódios: 18 de 1h, aproximadamente.
☌ Finalizada? Sim.

3. Love, Death & Robots

Série antológica e de animação, Love, Death & Robots foi criada por Tim Miller e produzida por David Fincher. Como em Black Mirror, cada episódio funciona de forma independente. Porém, em Love, Death & Robots, a independência vai além: seus episódios variam também de duração, podendo ter de 6 minutos a 20 e também de direção.

É uma animação para adultos, ou seja, possui classificação indicativa para maiores de 18 anos. Algumas tramas são baseada em contos de ficção científica de autores como Alastair Reynolds, Marko Kloos e Ken Liu.

São vários estilos de traços presente em cada episódio, indo do 2D ao photo-real 3D CGI, uma técnica digital que parece ser filmada com atores reais. Os subgêneros variam do steam-punk ao cyberpunk e ao terror sci-fi.

 Ano: 2019
☌ Quantidade de temporadas: 1
Quantidade de episódios: 18, com menos de 20 minutos cada.
☌ Finalizada? Renovada para a segunda temporada.

4. Lost in Space

Remake do clássico de mesmo nome de 1965, Lost in Space é narra a história da família Robinson. Quando os americanos tentam colonizar o espaço, uma agência secreta acaba sabotando a missão. A família Robinson, então, acaba se perdendo em um planeta completamente desconhecido, já habitados por alguns colonos não tão confiáveis. Enquanto vivem isso, eles precisam lidar com as questões de ter uma família disfuncional.

A série mudou algumas coisas em relação a sua original, como o gênero de alguns personagens. Entretanto, isso não afeta sua narrativa, pelo contrário: deixa-a atualizada. A trama mistura thriller espacial, ficção científica e drama familiar e, tal como a original, a ameaça principal não é o desconhecido e sim a própria humanidade.

 Ano: 2018 – atualmente.
☌ Quantidade de temporadas: 1
☌ Quantidade de episódios: 
☌ Finalizada? Renovada para segunda temporada.

5. Altered Carbon

Baseada na série de livros de Richard K. Morgan, Altered Carbon é uma série com estilo cyberpunk, com visual que chega lembrar o clássico Blade Runner. A trama se passa a 366 anos no futuro, no ano de 2384, na cidade de Bay City. No futuro, as memórias das pessoas podem ser armazenada em uma espécie de disco chamado pilha cortical. Este disco é implantado nas vértebras, na parte traseira do pescoço.

Os corpos humanos ou sintéticos, então, passaram a ser chamados de “capas”, pois uma pessoa agora pode trocar de capa e introduzir sua pilha cortical em seu novo corpo. Dessa forma, é como se sua consciência vivesse eternamente, sempre trocando de capa a medida que ela fosse danificada.

Entretanto, isso não significa que qualquer um possa viver eternamente: somente os mais ricos têm meios para fazerem clones e deixar suas consciência em acessos remotos, pronto para fazer download a qualquer hora.

Takeshi Kovacs (Joel Kinnaman / Will Yun Lee) é um mercenário e o único sobrevivente dos Envoys, um grupo rebelde que foi derrotado ao se revoltarem contra a nova ordem mundial. Após 250 anos dessa derrota, a pilha corporal de Kovac é tirada da prisão por Laurens Bancroft (James Purefoy), um homem de 300 anos e uma das pessoas mais ricas que existe. Bancroft tirou Kovacs da prisão com um propósito: tentar descobrir quem matou o próprio Bancroft.

 Ano: 2018 – atualmente.
☌ Quantidade de temporadas: 1.
☌ Quantidade de episódios: 10 de aproximadamente 1h.
☌ Finalizada? Renovada para segunda temporada.

Extra! Na Netflix está disponível o filme Annihilation (2018), de ficção científica. A trama acompanha a bióloga Lena (Natalie Portman) procurando seu marido, que está desaparecido. Em busca de respostas, ela topa fazer parte de um grupo de cientistas mulheres formadas pela Dra. Ventress (Jennifer Jason Leigh), Anya (Gina Rodriguez), Josie (Tessa Thompson) e Sheppard (Tuva Novotny), que vão entrar em The Shimmer, uma área selada pelo governo e classificada como zona de desastre químico.

Autor: Catarina Barbosa • @catarinapbarbosa

Catarina Barbosa é jornalista e fotógrafa. Baiana, atualmente mora em São Paulo. Amante de café, nerd assumida e apaixonada por viagens, sonha em sempre ter uma mochila nas costas para desbravar o mundo.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: