6 FESTAS LITERÁRIAS BAIANAS QUE ACONTECEM EM TODOS OS ANOS

Bate-papo com autores, palestras, stands curiosos, apresentações teatrais, recitais, momentos de autógrafos e diversos outros detalhes artísticos e interativos se unem às vendas de livros nos eventos literários anuais da Bahia. Conheça opções que vão desde Salvador até outros cantos baianos.

A Bienal do Livro do Rio de Janeiro é a maior festa literária do Brasil e teve mais de 600 mil visitantes e mais de 4 milhões livro vendidos em 2019. O momento é repleto de palestras, mesas interativas com autores nacionais e intercionais, além de sessões de autógrafos e outros detalhes – como stands sobre tecnologia e afins.

Mas, para além da Bienal, outros diversos eventos literários que acontecem anualmente também contam com as mesmas possibilidades.

Além da Flip (Festa Internacional de Literária de Paraty) e outras grandes festas de literatura que ocorrem no Brasil, a Bahia também recebe diversos eventos do tema que trazem, em todos os anos, diversos bate-papos, apresentações, encontros com autores e interações que vão para além das vendas dos livros.

Confira as maiores festas literárias para acompanhar, indo desde as várias opções que ocorrem com frequência na capital baiana até as que acontecem em Feira de Santana, Cachoeira, Ilhéus e outros cantos.

1. FLISE | Feira Literária de Santo Estevão

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Na intenção de reunir autores e artistas, no âmbito da literatura, música, do teatro, da dança, artes plásticas e demais linguagens artísticas, tanto da Bahia quanto do Brasil, a I Festa Literária de Santo Estevão – FLISE é um evento gratuito que teve sua primeira edição no primeiro fim de semana do mês de setembro deste ano.

A programação contou com a participação de autores baianos como Daniel Pinto, Ingrid Azevedo, Rita Queiroz, Alexandra Patrocínio, Clarissa Macêdo, entre outros. Contação de história, recitais, teatro musicais e shows animaram ainda mais a festa. Além da participação do poeta nordestino, Bráulio Bessa.

“Promovida pela Prefeitura de Santo Estêvão, através da Secretaria Municipal da Educação, a primeira edição da FLISE abre os festejos de comemoração do aniversário da cidade e é resultado da união de muitos esforços, muitas mãos, várias cabeças e muito coração.”

Cita o site.

☌ A próxima edição do evento aconteceu em setembro deste ano (dos dias 04 a 06). Através do site é possível conferir a programação da 1ª edição. Veja também mais informações no Instagram.

2. FLIFS | Feira do Livro de Feira

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

A FLIFS ou Feira do Livro de Feira é um evento promovido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com a parceria da Prefeitura Municipal, do Estado da Bahia, da Arquidiocese de Feira de Santana e do Serviço Social do Comércio (Sesc), com o apoio de diversas empresas, inclusive o Coletivo Culturas. 

Em 2018, a Feira tornou-se patrimônio cultural imaterial do estado da Bahia instituída pela Lei 13.934/2018, o que evidencia a notoriedade do evento para todo o estado. Com programação variada, a FLIFS oferece oficinas, palestras, recitais, mesas com autores, contação de história, apresentação de cordel, lançamentos de livros, shows musicais, além da exposição e venda de livros. 

Confira a entrevista feita pela TV Olhos D’Água na 11ª edição da FLIFS, no ano de 2018:

☌ A FLIFS ocorre em sua 12ª edição nos próximos dias 24, 25, 26, 27, 28 e 29 deste mês, na cidade de Feira de Santana, na Praça Matriz.

3. FLIOS | Festival Literário de Ilhéus

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

O Festival Literário de Ilhéus é um evento organizado pela Academia de Letras de Ilhéus (ALI), que conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Esporte (Setur), Fundação Calmon, Etesi e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

Nos dias do Festival são desenvolvidas oficinas de poesia visual, mostra flios (exposição de contos inéditos produzidos por estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de redes públicas e particulares de Ilhéus), oficinas culturais, lançamento de livros, mesas literárias, saraus, apresentações musicais e café literário, com toda programação aberta ao público.

Com 2ª edição em julho deste ano, o Festival é marcado pela entrega do Prêmio Sosígenes Costa de Poesia- concurso realizado pela Universidade de Santa Cruz (Uesc) em parceria com a Academia de Letras de Ilhéus, que premia uma obra inédita de poesia durante o Festival.

☌ O festival, que ocorre anualmente, é integrado a Feira do Livro da UESC. Como já ocorreu este ano, é esperado que a próxima edição aconteça no ano que vem. Fique de olho no site e no Instagram da Secretaria de Cultura da Bahia, onde são publicadas as principais notícias sobre o evento.

4. FLIGÊ | Feira Literária de Mucugê

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Em sua 4ª edição, a Feira Literária de Mucugê ou apenas Fligê, ocorre em Mucugê, na Chamada Diamantina. Em 2019, o evento que aconteceu há um mês, nos dias 15, 16, 17 e 18 de agosto, teve Castro Alves como poeta homenageado.

A programação da feira conta com sessões, encontros literários com ateliê das artes, mesa de conversas, lançamento de livros e casa conversa. Além dos espetáculos e exposições. Neste cenário também ocorre a Fligêzinha, o espaço preparado para os pequenos leitores. Com uma programação focada no universo da criança, atividades lúdicas, brincadeiras, contação de estórias, teatro e música promovem o encontro da criança leitora com a literatura.

Outra programação para lá de especial é o FligêCine, que oferece documentários e filmes ao público; e a Fligê&TU, vila de Igatu, povoado da cidade de Andaraí, que também recebe um pedacinho da Fligê.

Confira ao vídeo sobre a FLIGÊ:

☌ Como a edição deste ano já aconteceu, resta esperar por 2020 para conferir as novidades desta Feira. Para mais informações, é possível acessar ao site e conferir.

5. FLIPELÔ | Festa Literária Nacional do Pelourinho

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Realizada pela Fundação Casa de Jorge Amado com realização do SESC, prestou uma homenagem ao poeta Castro Alves, em sua 3ª edição que ocorreu em agosto deste ano.

A Flipelô acontece anualmente no Pelourinho, bairro turístico da terra do dendê. Mesas de debates, bate-papos com públicos de todas as idades, encontros com autores, lançamentos de livros, saraus de poesia e intervenções de slams, exposições, apresentações teatrais e musicais fazem parte desta festa.

A criançada não fica de fora dessa. Com programação especial, a Flipelô dá uma atenção especial ao público infantil, e oferece contação de história, oficinas, espetáculo e bate-papo.

☌ Prevista para ser uma movimentação anual, a próxima edição da Flipelô vai acontecer no ano de 2020. É possível conferir as programações das últimas edições através do site.

6. FLICA | Festa Literária Internacional de Cachoeira

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

A Festa Literária Internacional de Cachoeira, mais conhecida como Flica, é um festival literário gratuito que acontece anualmente no mês de outubro na cidade histórica de Cachoeira, situada no Recôncavo baiano.

“Teve sua primeira edição no ano de 2011 com 16 mesas de debate e 33 autores, público de cerca de 4 mil pessoas e mais de 10 mil pessoas transitando pela cidade durante os 6 dias do evento”

Cita o site o site do evento.

Atualmente evento tem o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, o apoio da Prefeitura Municipal de Cachoeira, Caixa e Governo Federal, e realização da Icontent e Cali, e conta com diversos convidados da literatura baiana, nacional e mundial, que se apresentam em mesas que ocorrem nos dias do evento.

Neste espaço também ocorre a fliquinha, desde 2013, as crianças ganharam um espaço exclusivo na programação da Flica. A Fliquinha garante uma programação especial à garotada, com contação de histórias, bate-papos com autores infantis e apresentações teatrais e musicais direcionados para o público infantil.

Este ano a escritora, jornalista e professora baiana Kátia Borges é curadora do evento, sendo esta a responsável por escolher as atrações das “Mesas Literárias”.

Confira ao vídeo 8ª edição da festa literária, com depoimentos de Conceição Evaristo, Valter Hugo Mãe, Djamila Ribeiro, Aleiton Fonseca, entre outros:

☌ A programação deste ano ainda não foi divulgada. Mas é possível estar atento às informações através do Instagram e do site, onde é disponibilizada toda a programação do evento.

ATENÇÃO! Em novembro deste ano acontecerá a 1ª edição da FLIPIM (Feira do Livro PIBID MODELO), idealizada pela bolsista do Programa de Iniciação à docência, Ana Caroline. A feira será sediada no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, na cidade de Feira de Santana, destinada ao público do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) do colégio. Os bolsistas estão aceitando doação de livros para que a feira ocorra. Para doar, entre em contato através do Direct do Instagram.

Autor: Karol Amaral • @versoscafeinados

Karoline do Amaral é baiana de 1999, nascida em Feira de Santana. Acadêmica de Licenciatura em Letras Vernáculas na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Aspirante à poesia, autora do livro Versos Cafeinados, estudante e professora. Com os versos mais sinceros que vêm do coração, encontrou na escrita alento para os pesos e as levezas da vida.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: