5 PLATAFORMAS ONLINE DE FINANCIAMENTO COLETIVO

Artistas independentes, empreendedores ou pessoas diversas com boas ideias nas mãos podem ganhar ajuda financeira para impulsionar o próprio negócio através dos sites de financiamento coletivo. Livros, projetos sociais, iniciativas digitais ou movimentos culturais são apenas algumas das categorias possíveis para quem quer ajudar ou ser ajudado através das plataformas.

A captação de recursos viabilizada por financiamentos coletivos cresceu no último ano e se consolidou no mundo todo como uma nova modalidade de investimento. De acordo com a Comissão de Valores Imobiliários (CMV), o sistema de captação de recursos subiu 451% em 2018 comparado a 2016.

Seja para resgatar uma recompensa ou contribuir para um ação solidária, as plataformas de crowdfunding – como também são chamadas – têm com objetivo a união de projetos que precisam de contribuição financeira e que são, ali mesmo pela web, apresentados a potenciais apoiadores. 

Para quem deseja lançar uma campanha e capitalizar, as plataformas recebem inscrições e oferecem ferramentas para viabilizar o processo na capitalização dos recursos. Além de empresas e iniciativas solidárias, o financiamento coletivo pode ser utilizado em projetos culturais ou artistas independentes como forma de patrocínio para lançar novos projetos.

Livros e projetos digitais são alguns dos exemplos abraçados. E para quem tem o foco de contribuir, os sites possibilitam encontrar ações independentes e fazer parte do processo de construção de iniciativas que só são possíveis graças ao movimento coletivo e colaborativo.

Várias campanhas atingiam suas metas e foram viabilizadas por meio do financiamento coletivo. O podcast Mamilos, por exemplo, garante uma parte de sua renda pelos contribuintes mensais e o Festival Anima Mundi 2019 capitalizou R$ 439.737 para realizar sua 27ª edição.

Pensando nos artistas que desejam encontrar uma forcinha financeira para levar seus projetos adiantes, em mentes criativas e/ou empreendedoras que estão com ideias em mãos e, até, em pessoas que estão caçando onde investir ou em boas chances de ajudar, o NÃO ÓBVIO foi atrás de sites confiáveis de financeiro coletivo e não tão conhecidos assim.

Encontre iniciativas para apoiar ou viabilize seu projeto através dos endereços da web. Confira a lista e conheça cinco plataformas para transformar ideias em realidade: 

1. Benfeitoria

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

A Benfeitoria é uma plataforma de mobilização de recursos para projetos de impacto cultural, social, econômico e ambiental. Em seus oito anos de existência no Brasil, já viabilizou mais de 2.300 projetos e arrecadou mais de 42 milhões de reais.

Com uma taxa de 70% de êxito nas iniciativas, seu diferencial foi ser a primeira plataforma de financiamento coletivo do mundo a optar por não cobrar comissão obrigatória. A Benfeitoria se mantêm da receita de contribuição espontânea, com três fontes de receita: comissão livre do realizador, contribuição espontânea do colaborador e Sócios-Benfeitores (pessoas que toparam apoiar a Benfeitoria com um valor mensal, em um esquema de financiamento recorrente). 

No blog da plataforma é possível acompanhar posts que tiram dúvidas sobre financiamentos específicos e suas modalidade. Confira: como Crowdfunding para livros: como funciona? e 5 motivos para fazer um financiamento coletivo recorrente.

Instagram: @benfeitores
Facebook: Benfeitoria
Site: www.benfeitoria.com

2. Idea.me

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Idea.me é uma plataforma lationamericana que tem como missão dar espaço para ideias se tornem realidade e cada vez mais pessoas possam ver seus projetos acontecerem pelo mundo a fora. Fundada em 2011, está presente em sete países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Estados Unidos e Uruguai.

O site trabalha com os dois tipos de financiamento mais conhecidos, nomeados na plataforma como: Tudo ou Nada (fixo) e Tudo Ajuda (flexível). No primeiro, o usuário só fica com o dinheiro se atingir a meta. Se o projeto não alcançar o valor desejado no prazo determinado, o autor não leva o dinheiro e os incentivadores recebem o investimento de volta. Já na modalidade Tudo Ajuda, o idealizador pode receber o valor que foi arrecadado, mas para isso precisa apresentar o “Projeto Alternativo”. Saiba sobre as condições de cada modalidade, clicando aqui.

A plataforma aceita doações internacionais e é possível conhecer e contribuir com projetos dos sete países. Conheça histórias inspiradoras (em espanhol), que viabilizaram projetos pelo Idea.me, clicando aqui

Instagram: @ideamecom
Facebook: Idea.me
Site: www.idea.me

3. Catarse

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

Talvez a mais conhecida das indicadas, o Catarse foi a primeira plataforma a oferecer financiamento coletivo para projetos criativos no Brasil. No ar desde janeiro de 2011, já ajudou a viabilizar mais de 10 mil projetos, arrecadando 110 milhões de reais. 

Além das modalidades pontuais já conhecidas (tudo ou nada e flexível), a plataforma também trabalha com projetos de financiamento recorrente, com assinaturas mensais. A arrecadação não tem prazo pra acabar e o autor recebe dinheiro todo mês de seus assinantes. Descubra projetos mensais para apoiar e conheça as vantagens dessa modalidade

Dentro da plataforma, é disponibilizado a Escola do Financiamento Coletivo, que conta com e-books, vídeo-aulas, entrevistas e guias ilustrados para ajudar no planejamento das campanhas. 

Conheça as condições e valores de comissão para viabilizar seu projeto, e se inscreva clicando aqui

Instagram: Catarse
Facebook: Catarse
Site: www.catarse.me

4. Kickante

Fundada em outubro de 2013 pela baiana Candice Pascoal, a Kickante é um dos maiores sites e crowdfunding do Brasil. Focada em projetos sociais, culturais e fomento ao empreendedorismo, a plataforma já lançou mais de 72 mil campanhas e captou mais de R$ 57 milhões. 

A Kickante trabalha com dois tipos de modalidades: campanha tudo ou nada (o usuário receberá o valor arrecadado apenas se atingir ou ultrapassar a meta e a taxa administrativa é de 10%) e a campanha flexível (o usuário leva o valor arrecadado independente de atingir a meta e a taxa administrativa permanece de 10%). 

Vale lembrar que não é cobrado nenhum valor para  para campanhas serem lançadas, só será cobrado quando arrecadar e não é cobrada taxa para quem quer contribuir. A plataforma também permite doações internacionais, via PayPal.

As doações podem ser feitas em troca de uma recompensa ou pelo simples fato de ajudar uma causa. Busque campanhas pra participar ou inscreva seu projeto

A plataforma também compartilha informações e orientações no blog do site, como dicas de recompensas para campanha de crowdfunding, e disponibiliza e-books gratuitos sobre o tema.

Instagram: @kickante
Facebook: Kickante
Site: www.kickante.com.br

 5. StartMeUp

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é linha-4-1024x5.png

A StartMeUp é um plataforma que viabiliza modelos de investimento em startups, empresas em estágio inicial, mas com alto potencial de crescimento. Com classificação de renda variável e de alto risco, tem como objetivo conectar investidores a empresas inovadoras. 

Para quem deseja investir, a plataforma oferece uma ferramenta exclusiva de simulação do potencial de rendimento baseado em indicadores de mercado. Saiba mais como funciona o processo e conheça as ofertas de investimento, clicando aqui

Para se captar com a plataforma é necessário aguardar as datas de abertura de prazo de inscrição e participar do processo de seleção. Entre os critérios utilizados na triagem estão inovação da empresa e risco de oportunidade. Conheça mais sobre as etapas, clicando aqui

No blog da plataforma é possível tirar dúvidas e encontrar informações. Destaque para as 5 principais perguntas dos investidores e a empresa vai ter 1000 investidores.

Instagram: @startmeupbr
Facebook: StartMeUpBr
Site: www.startmeup.com.br

Extra! Sendo outra plataforma focada em startups, a Kria tem a missão de impulsionar e revelar empreendedores. Desde seu lançamento já arrecadou mais de 31 milhões de reais, investidos em 61 empresas. Conheça as empresas que já captaram com a plataforma e descubra as etapas para começar a investir.

Autor: Jéssica Zoleti • @jessicazoleti

Produtora audiovisual, apaixonada por arte e viagens.

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ GOSTAR: